Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pageup Escreveu:Depois desta subida, ficar com mota para o fim de semana é um risco muito elevado, as minhas já foram todas!
Fiz o mesmo. Nâo acredito que haja qualquer acordo.
A paciência é a chave do negocio
- Mensagens: 1279
- Registado: 5/11/2002 13:18
- Localização: Aveiro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Depois desta subida, ficar com mota para o fim de semana é um risco muito elevado, as minhas já foram todas!
- Mensagens: 900
- Registado: 1/4/2019 10:52
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Goya777 Escreveu:Pageup Escreveu:Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...
Ontem disse que ia atacar forte à noite, e meia duzia de horas depois anunciou o fim da guerra, que já so falta assinar. Hoje deixa mercados subir, e à noite anuncia que afinal nao se assina nada, para que desçam na segunda.
Pelo menos durante mês e meio vamos ter sossego nas bolsas, depois em novembro pode ser que o vento norte nos states ajude ( eleicoes intercalares)
- Mensagens: 227
- Registado: 28/5/2025 23:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Kiko_463 Escreveu:Abriu com Gap!
........... .............. ................
O problema dos gaps é que muita gente olha para eles como uma inevitabilidade: "mais tarde ou mais cedo vai fechar". Depois vê uma subida forte, assume que o preço vai recuar para fechar o gap e vende.
Mas os gaps também podem ser sinais de mudança de tendência. Se houver volume e a ação recuperar resistências importantes, quem vende à espera do fecho do gap arrisca-se a ficar a ver o comboio partir da estação.
Na Mota-Engil, mais importante do que o gap é perceber se a recuperação dos 4,66€ e depois dos 4,80€ confirma força compradora. Se isso acontecer, o mercado pode começar a olhar para cima e esquecer o gap durante bastante tempo.
J.f.vieira
- Mensagens: 643
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Abriu com muita força, e com Gap!
Editado pela última vez por Kiko_463 em 12/6/2026 12:25, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Caros Moteiros, ontem consegui duplicar as motas no stand, e ainda deixei mais duas encomendas para esta manhã, mas era +/- pelo preço de fecho de ontem
Primeiro objetivo: 5,05€ topo do canal da lateralização
Segundo objetivo: 5,72€
Bons Negócios
Primeiro objetivo: 5,05€ topo do canal da lateralização
Segundo objetivo: 5,72€
Bons Negócios
- Mensagens: 43
- Registado: 29/11/2007 3:13
- Localização: Ponta Delgada
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pageup Escreveu:Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...
Ontem disse que ia atacar forte à noite, e meia duzia de horas depois anunciou o fim da guerra, que já so falta assinar. Hoje deixa mercados subir, e à noite anuncia que afinal nao se assina nada, para que desçam na segunda.
- Mensagens: 3980
- Registado: 17/7/2014 22:33
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...
- Mensagens: 900
- Registado: 1/4/2019 10:52
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Começou o Mundial de Futebol, vai haver paz no mundo e nas bolsas, depois regressa a trumpalhada....
- Mensagens: 227
- Registado: 28/5/2025 23:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
- Mensagens: 253
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Fibonacci points:
- 23,8% - 4,46 euros
- 38,2% - 4,79 euros
- 50% - 5,07 euros
- 61.8%: 5,34 euros
- 23,8% - 4,46 euros
- 38,2% - 4,79 euros
- 50% - 5,07 euros
- 61.8%: 5,34 euros
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Depois de atingir um topo nos 6,21€, a Mota-Engil corrigiu cerca de 30% até aos 4,35€.
Historicamente, este título tem mostrado que quedas desta dimensão após uma tendência forte de subida costumam coincidir com fases de esgotamento da correção e preparação para um novo ciclo ascendente.
J.f.vieira
Historicamente, este título tem mostrado que quedas desta dimensão após uma tendência forte de subida costumam coincidir com fases de esgotamento da correção e preparação para um novo ciclo ascendente.
J.f.vieira
- Mensagens: 643
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
I love de smell of panic buy in the morning.
Também gosto do cheiro de fecho de curtos à tarde.
Também gosto do cheiro de fecho de curtos à tarde.
- Mensagens: 1433
- Registado: 7/3/2007 19:42
- Localização: évora
Re: Mota Engil - Tópico Geral
GAP fechado e aquisição de posição a preço bem mais simpático do que da última vez.
Agora é aguentar até à resolução da questão iraniana.
Agora é aguentar até à resolução da questão iraniana.
- Mensagens: 1433
- Registado: 7/3/2007 19:42
- Localização: évora
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Poderá ser este o catalisador? https://agenciainfra.com/blog/mota-engil-aguarda-autorizacao-da-antt-para-assumir-fiol-1-diz-ministro/
- Mensagens: 7
- Registado: 16/7/2025 18:29
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Poderá ser uma cabeça com dois ombros invertido? Porém precisa de um catalisador que acelere o volume.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 11/6/2026 5:03, num total de 1 vez.
- Mensagens: 43
- Registado: 29/11/2007 3:13
- Localização: Ponta Delgada
Re: Mota Engil - Tópico Geral
veio à EMA 50, tudo normal.
o resto é ruído, siga para a zona dos € 8,50
o resto é ruído, siga para a zona dos € 8,50
- Mensagens: 253
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
NirSup Escreveu:J.f.vieira Escreveu:
Cada um tira as suas conclusões, mas eu continuo a achar que há uma diferença considerável entre o valor que o mercado está atualmente a atribuir à Mota-Engil e o potencial que a empresa pode vir a demonstrar nos próximos anos.
Uma coisa é o potencial, outra coisa é a realidade nua e crua dos números.
Os resultados são ridículos em relação à faturação.Se avaliada pelo lucro líquido (Múltiplo 8,7x): A Mota-Engil valeria € 1,15 mil milhões, um valor ligeiramente abaixo dos atuais € 1,44 mil milhões que vale hoje na Bolsa de Lisboa.
Fatura quase tanto como a empresa de construção civil americana adquirida pelo Gregor Abel e vale em Bolsa 5 vezes menos.
Porquê?
By Nirvana
........... ............... ...............
NirSup,
O problema dessas contas é que estás a olhar apenas para os lucros de 2025.
Se utilizarmos os 133 milhões de lucro de 2025 e aplicarmos o múltiplo de 8,7x, tens razão: a valorização seria inferior à atual. Mas as ações não negoceiam pelo passado, negoceiam pelas expectativas futuras.
As previsões para 2026 apontam para lucros próximos dos 188 milhões de euros. Aplicando exatamente o mesmo múltiplo de 8,7x, a Mota-Engil passaria a valer cerca de 1,64 mil milhões de euros, ou aproximadamente 5,33€ por ação.
Mas o que me parece mais relevante é outra questão: o próprio mercado está constantemente a avaliar a capacidade de crescimento das empresas.
Se a Mota-Engil conseguir executar o plano Focus 2030 e atingir lucros na ordem dos 360 milhões de euros, então, usando o mesmo múltiplo de 8,7x, estaríamos a falar de uma capitalização próxima dos 3,1 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 10,20€ por ação.
Naturalmente, isso não acontece amanhã nem está garantido. Mas é precisamente por isso que existe mercado: uns acreditam que a empresa conseguirá lá chegar, outros não.
Eu apenas constato que a Mota-Engil passou de 50 milhões para 133 milhões de lucro em poucos anos, continua a aumentar a carteira de encomendas, ganha novas concessões, reforça a presença no Brasil e continua à procura de novos projetos.
Por isso, mais do que discutir quanto valia com os lucros de ontem, prefiro discutir quanto poderá valer se continuar a executar como tem vindo a executar.
J.f.vieira
- Mensagens: 643
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Eu acho que os americanos arriscam mais e têm fundos e etf que investem no mercado. A mota tem que pensar em ser cotada noutros mercados que lhe reconheçam o devido valor.
- Mensagens: 596
- Registado: 5/9/2013 12:26
Re: Mota Engil - Tópico Geral
J.f.vieira Escreveu:
Cada um tira as suas conclusões, mas eu continuo a achar que há uma diferença considerável entre o valor que o mercado está atualmente a atribuir à Mota-Engil e o potencial que a empresa pode vir a demonstrar nos próximos anos.
Uma coisa é o potencial, outra coisa é a realidade nua e crua dos números.
Os resultados são ridículos em relação à faturação.
Se avaliada pelo lucro líquido (Múltiplo 8,7x): A Mota-Engil valeria € 1,15 mil milhões, um valor ligeiramente abaixo dos atuais € 1,44 mil milhões que vale hoje na Bolsa de Lisboa.
Fatura quase tanto como a empresa de construção civil americana adquirida pelo Gregor Abel e vale em Bolsa 5 vezes menos.
Porquê?
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Re: Mota Engil - Tópico Geral
o mesmo se passou com a entrada dos chinos CCCC no aumento de capital pós pandemia
na altura ainda me recordo haver muita resistência, e que a mota era uma empresa próximo da falência.
ademais, havia por aqui alguém que dava um target de € 0,52
, enfim.
a mota, muito em breve, estará com o preço nos dois dígitos.
na altura ainda me recordo haver muita resistência, e que a mota era uma empresa próximo da falência.
ademais, havia por aqui alguém que dava um target de € 0,52
a mota, muito em breve, estará com o preço nos dois dígitos.
- Mensagens: 253
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Só para relembrar um detalhe que o mercado parece já ter esquecido: os 4.326.429 títulos correspondentes a 1,41% do capital mudaram de mãos com um preço médio próximo dos 4,72€.
Naturalmente ninguém sabe quem comprou nem quais são os seus objetivos, mas uma coisa parece-me evidente: quem investe dezenas de milhões de euros numa operação desta dimensão não o faz, em princípio, com a expectativa de perder dinheiro.
Entretanto, a empresa continua a apresentar resultados sólidos, carteira de encomendas em máximos, novos projetos a surgir e perspetivas de crescimento que permanecem intactas.
Cada um tira as suas conclusões, mas eu continuo a achar que há uma diferença considerável entre o valor que o mercado está atualmente a atribuir à Mota-Engil e o potencial que a empresa pode vir a demonstrar nos próximos anos.
Bons negócios.
J.f.vieira
Naturalmente ninguém sabe quem comprou nem quais são os seus objetivos, mas uma coisa parece-me evidente: quem investe dezenas de milhões de euros numa operação desta dimensão não o faz, em princípio, com a expectativa de perder dinheiro.
Entretanto, a empresa continua a apresentar resultados sólidos, carteira de encomendas em máximos, novos projetos a surgir e perspetivas de crescimento que permanecem intactas.
Cada um tira as suas conclusões, mas eu continuo a achar que há uma diferença considerável entre o valor que o mercado está atualmente a atribuir à Mota-Engil e o potencial que a empresa pode vir a demonstrar nos próximos anos.
Bons negócios.
J.f.vieira
- Mensagens: 643
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O gap dos 4.354 vai coincidir com a LTA de longo prazo, que pode servir de suporte para um step up de curto prazo.
O exército do Borja e o resto dos curtos, não podem ser ignorados, penso que podem levar a cotação aos 4, se a macro continuar a ajudar.
Seja como for, agora é um excelente ponto de entrada.
O exército do Borja e o resto dos curtos, não podem ser ignorados, penso que podem levar a cotação aos 4, se a macro continuar a ajudar.
Seja como for, agora é um excelente ponto de entrada.
- Mensagens: 5
- Registado: 9/12/2025 16:04
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Eu tenho a 5€ preço médio e já não ponho nem mais um centimo. Vai servir para descontar das mais valias até ao fim do ano. Foi um erro ter entrado nela e foi a minha primeira vez após tantos anos de bolsa.
- Mensagens: 224
- Registado: 4/11/2019 21:29
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Aqui_Vale, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, jcovas77, peterteam2, Rolling_Trader e 149 visitantes

