Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silva_39 » 12/6/2026 16:48

Pageup Escreveu:Depois desta subida, ficar com mota para o fim de semana é um risco muito elevado, as minhas já foram todas!



Fiz o mesmo. Nâo acredito que haja qualquer acordo.
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1279
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 12/6/2026 14:47

Depois desta subida, ficar com mota para o fim de semana é um risco muito elevado, as minhas já foram todas!
 
Mensagens: 900
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragon56 » 12/6/2026 14:25

Goya777 Escreveu:
Pageup Escreveu:Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...


Ontem disse que ia atacar forte à noite, e meia duzia de horas depois anunciou o fim da guerra, que já so falta assinar. Hoje deixa mercados subir, e à noite anuncia que afinal nao se assina nada, para que desçam na segunda.

Pelo menos durante mês e meio vamos ter sossego nas bolsas, depois em novembro pode ser que o vento norte nos states ajude ( eleicoes intercalares)
 
Mensagens: 227
Registado: 28/5/2025 23:55

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 12/6/2026 12:24

Kiko_463 Escreveu:Abriu com Gap!




........... .............. ................



O problema dos gaps é que muita gente olha para eles como uma inevitabilidade: "mais tarde ou mais cedo vai fechar". Depois vê uma subida forte, assume que o preço vai recuar para fechar o gap e vende.

Mas os gaps também podem ser sinais de mudança de tendência. Se houver volume e a ação recuperar resistências importantes, quem vende à espera do fecho do gap arrisca-se a ficar a ver o comboio partir da estação.

Na Mota-Engil, mais importante do que o gap é perceber se a recuperação dos 4,66€ e depois dos 4,80€ confirma força compradora. Se isso acontecer, o mercado pode começar a olhar para cima e esquecer o gap durante bastante tempo.

J.f.vieira
 
Mensagens: 643
Registado: 29/11/2007 3:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Kiko_463 » 12/6/2026 11:58

Abriu com muita força, e com Gap!
Anexos
Screenshot_20260612_120011_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg
Editado pela última vez por Kiko_463 em 12/6/2026 12:25, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 243
Registado: 2/1/2024 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MADPIX » 12/6/2026 11:09

Caros Moteiros, ontem consegui duplicar as motas no stand, e ainda deixei mais duas encomendas para esta manhã, mas era +/- pelo preço de fecho de ontem :wall:
Primeiro objetivo: 5,05€ topo do canal da lateralização
Segundo objetivo: 5,72€
Bons Negócios
Anexos
1.jpg
 
Mensagens: 43
Registado: 29/11/2007 3:13
Localização: Ponta Delgada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 12/6/2026 11:00

Pageup Escreveu:Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...


Ontem disse que ia atacar forte à noite, e meia duzia de horas depois anunciou o fim da guerra, que já so falta assinar. Hoje deixa mercados subir, e à noite anuncia que afinal nao se assina nada, para que desçam na segunda.
 
Mensagens: 3980
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 12/6/2026 10:34

Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...
 
Mensagens: 900
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragon56 » 11/6/2026 23:51

\:D/
Começou o Mundial de Futebol, vai haver paz no mundo e nas bolsas, depois regressa a trumpalhada....
 
Mensagens: 227
Registado: 28/5/2025 23:55

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por @nmv! » 11/6/2026 21:25

:arrow: com o disparo dos índices e o VIX a descer mais de 7%, a ver se a mota sobe à zona dos €4,80 para testar a resistência
 
Mensagens: 253
Registado: 2/4/2025 19:55

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Kiko_463 » 11/6/2026 11:34

Fibonacci points:
- 23,8% - 4,46 euros
- 38,2% - 4,79 euros
- 50% - 5,07 euros
- 61.8%: 5,34 euros
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 243
Registado: 2/1/2024 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 11/6/2026 11:11

Depois de atingir um topo nos 6,21€, a Mota-Engil corrigiu cerca de 30% até aos 4,35€.

Historicamente, este título tem mostrado que quedas desta dimensão após uma tendência forte de subida costumam coincidir com fases de esgotamento da correção e preparação para um novo ciclo ascendente.

J.f.vieira
 
Mensagens: 643
Registado: 29/11/2007 3:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 11/6/2026 9:14

I love de smell of panic buy in the morning.

Também gosto do cheiro de fecho de curtos à tarde.
 
Mensagens: 1433
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 10/6/2026 12:15

GAP fechado e aquisição de posição a preço bem mais simpático do que da última vez.

Agora é aguentar até à resolução da questão iraniana.
 
Mensagens: 1433
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora


Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Kiko_463 » 9/6/2026 10:02

Poderá ser uma cabeça com dois ombros invertido? Porém precisa de um catalisador que acelere o volume.
Anexos
Screenshot_20260609_140913_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg
Editado pela última vez por Kiko_463 em 11/6/2026 5:03, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 243
Registado: 2/1/2024 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MADPIX » 8/6/2026 13:33

Boa semana a todos, já chegaram as primeiras Motas ao stand.
Anexos
1.jpg
 
Mensagens: 43
Registado: 29/11/2007 3:13
Localização: Ponta Delgada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por @nmv! » 4/6/2026 22:01

veio à EMA 50, tudo normal.
o resto é ruído, siga para a zona dos € 8,50
Anexos
IMG_2023.png
IMG_2024.png
 
Mensagens: 253
Registado: 2/4/2025 19:55

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 3/6/2026 19:43

NirSup Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:
Cada um tira as suas conclusões, mas eu continuo a achar que há uma diferença considerável entre o valor que o mercado está atualmente a atribuir à Mota-Engil e o potencial que a empresa pode vir a demonstrar nos próximos anos.


Uma coisa é o potencial, outra coisa é a realidade nua e crua dos números.
Os resultados são ridículos em relação à faturação.
Se avaliada pelo lucro líquido (Múltiplo 8,7x): A Mota-Engil valeria € 1,15 mil milhões, um valor ligeiramente abaixo dos atuais € 1,44 mil milhões que vale hoje na Bolsa de Lisboa.

Fatura quase tanto como a empresa de construção civil americana adquirida pelo Gregor Abel e vale em Bolsa 5 vezes menos.
Porquê?

By Nirvana



........... ............... ...............


NirSup,

O problema dessas contas é que estás a olhar apenas para os lucros de 2025.

Se utilizarmos os 133 milhões de lucro de 2025 e aplicarmos o múltiplo de 8,7x, tens razão: a valorização seria inferior à atual. Mas as ações não negoceiam pelo passado, negoceiam pelas expectativas futuras.

As previsões para 2026 apontam para lucros próximos dos 188 milhões de euros. Aplicando exatamente o mesmo múltiplo de 8,7x, a Mota-Engil passaria a valer cerca de 1,64 mil milhões de euros, ou aproximadamente 5,33€ por ação.

Mas o que me parece mais relevante é outra questão: o próprio mercado está constantemente a avaliar a capacidade de crescimento das empresas.

Se a Mota-Engil conseguir executar o plano Focus 2030 e atingir lucros na ordem dos 360 milhões de euros, então, usando o mesmo múltiplo de 8,7x, estaríamos a falar de uma capitalização próxima dos 3,1 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 10,20€ por ação.

Naturalmente, isso não acontece amanhã nem está garantido. Mas é precisamente por isso que existe mercado: uns acreditam que a empresa conseguirá lá chegar, outros não.

Eu apenas constato que a Mota-Engil passou de 50 milhões para 133 milhões de lucro em poucos anos, continua a aumentar a carteira de encomendas, ganha novas concessões, reforça a presença no Brasil e continua à procura de novos projetos.

Por isso, mais do que discutir quanto valia com os lucros de ontem, prefiro discutir quanto poderá valer se continuar a executar como tem vindo a executar.

J.f.vieira
 
Mensagens: 643
Registado: 29/11/2007 3:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apramg » 3/6/2026 19:40

Eu acho que os americanos arriscam mais e têm fundos e etf que investem no mercado. A mota tem que pensar em ser cotada noutros mercados que lhe reconheçam o devido valor.
 
Mensagens: 596
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 3/6/2026 18:48

J.f.vieira Escreveu:
Cada um tira as suas conclusões, mas eu continuo a achar que há uma diferença considerável entre o valor que o mercado está atualmente a atribuir à Mota-Engil e o potencial que a empresa pode vir a demonstrar nos próximos anos.


Uma coisa é o potencial, outra coisa é a realidade nua e crua dos números.
Os resultados são ridículos em relação à faturação.
Se avaliada pelo lucro líquido (Múltiplo 8,7x): A Mota-Engil valeria € 1,15 mil milhões, um valor ligeiramente abaixo dos atuais € 1,44 mil milhões que vale hoje na Bolsa de Lisboa.

Fatura quase tanto como a empresa de construção civil americana adquirida pelo Gregor Abel e vale em Bolsa 5 vezes menos.
Porquê?

By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4383
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por @nmv! » 3/6/2026 17:50

o mesmo se passou com a entrada dos chinos CCCC no aumento de capital pós pandemia
na altura ainda me recordo haver muita resistência, e que a mota era uma empresa próximo da falência.
ademais, havia por aqui alguém que dava um target de € 0,52 :lol: , enfim.
a mota, muito em breve, estará com o preço nos dois dígitos.
 
Mensagens: 253
Registado: 2/4/2025 19:55

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 3/6/2026 15:48

Só para relembrar um detalhe que o mercado parece já ter esquecido: os 4.326.429 títulos correspondentes a 1,41% do capital mudaram de mãos com um preço médio próximo dos 4,72€.

Naturalmente ninguém sabe quem comprou nem quais são os seus objetivos, mas uma coisa parece-me evidente: quem investe dezenas de milhões de euros numa operação desta dimensão não o faz, em princípio, com a expectativa de perder dinheiro.

Entretanto, a empresa continua a apresentar resultados sólidos, carteira de encomendas em máximos, novos projetos a surgir e perspetivas de crescimento que permanecem intactas.

Cada um tira as suas conclusões, mas eu continuo a achar que há uma diferença considerável entre o valor que o mercado está atualmente a atribuir à Mota-Engil e o potencial que a empresa pode vir a demonstrar nos próximos anos.

Bons negócios.

J.f.vieira
 
Mensagens: 643
Registado: 29/11/2007 3:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por pmlcastanho » 3/6/2026 15:28

O gap dos 4.354 vai coincidir com a LTA de longo prazo, que pode servir de suporte para um step up de curto prazo.

O exército do Borja e o resto dos curtos, não podem ser ignorados, penso que podem levar a cotação aos 4, se a macro continuar a ajudar.

Seja como for, agora é um excelente ponto de entrada.
 
Mensagens: 5
Registado: 9/12/2025 16:04

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ferreiratrade » 3/6/2026 14:48

Eu tenho a 5€ preço médio e já não ponho nem mais um centimo. Vai servir para descontar das mais valias até ao fim do ano. Foi um erro ter entrado nela e foi a minha primeira vez após tantos anos de bolsa.
 
Mensagens: 224
Registado: 4/11/2019 21:29

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Aqui_Vale, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, jcovas77, peterteam2, Rolling_Trader e 149 visitantes