Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
julgo que não...
devem fazer imediatamente cobertura quando assinam contratos
devem fazer imediatamente cobertura quando assinam contratos
- Registado: 3/7/2023 13:03
Nota que me parece estar a passar um bocado ao lado:
O dólar subiu cerca de 2,5% este mês e isso é positivo para a Mota-Engil.
Grande parte da atividade da empresa é internacional e uma fatia relevante das receitas vem em USD. Isto significa que, só por efeito cambial, essas receitas passam a valer mais em euros.
J.f.vieira
O dólar subiu cerca de 2,5% este mês e isso é positivo para a Mota-Engil.
Grande parte da atividade da empresa é internacional e uma fatia relevante das receitas vem em USD. Isto significa que, só por efeito cambial, essas receitas passam a valer mais em euros.
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
caiu 15% ultimo mes..quando apresentou os resultados estava a 5.10 Eur
SalvaFP Escreveu:mais de 10M de acoes em posições curtas...onde conseguem os shorts estes emprestimos?? não acredito que sejam os accionistas de referencia!!
Devem pedir aos Tipos dos ETf´s que replicam Indices !!!! Assim. á medida que a engil perde peso no iNDICE, em vez de chorarem por vender tamanha preciosidade, emprestam.....
E depois mais tarde ............ Quando a Guerra acabar.... A Arabia saudita Bombar e a dívida cortar.....
voltam à ENGIL para comprar !!!!
Porque uma coisa é certa !
Temos de olhar pela positiva !!! Se a Mota não fez 180 milhões de resultados perspetivados em 2025
e se a Guerra não acabar e , porventura , outra não começar
Vai fazê-los mais dia menos dia !!!!
O que é preciso é não desesperar e acreditar !!!!
Passava-me lá pela cabeça que o SPORTING, ia dar 5 ao BODO//GLINTT ,,,,,,,,,,,
Nestas coisas do JOGO, nunca há impossíveis !!!!
Mota - Engil
Rolling the TRIP
Toy - Estupidamente apaixonado
https://www.youtube.com/watch?v=BFSCKP5J-Ig&t=37s
- Registado: 23/11/2011 21:02
váo ter de as comprar e ainda pagar o dividendo...se não comprarem até lá
mais de 10M de acoes em posições curtas...onde conseguem os shorts estes emprestimos?? não acredito que sejam os accionistas de referencia!!
Acabo de receber um mail da Muddy Waters Research a informar que estão short na Sofi (US)
Talvez sosseguem um bocado com a Mota
Talvez sosseguem um bocado com a Mota
- Registado: 25/10/2019 10:15
- Registado: 29/11/2007 3:13
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
E agora...
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Por aqui, os meus Bonecos estão assim, sem merd@s.
Entrei depois de acreditar que se tinha formado uma base, nos 4,56, e com a subida de praticamente 5,5%, com mais de 4 Milhões de papel a bombar.
CumPrim/
ValeAquilino
Entrei depois de acreditar que se tinha formado uma base, nos 4,56, e com a subida de praticamente 5,5%, com mais de 4 Milhões de papel a bombar.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!
O mercado não quebra quem erra. Quebra quem não controla o erro.
O MACD no gráfico 5H pregou-me uma partida, mas estou a ver assim o meu boneco.
Mesmo com opiniões aparentemente divergentes (que por vezes no fundo não o são), é importante manter esta pluralidade. Bons negócios.
Mesmo com opiniões aparentemente divergentes (que por vezes no fundo não o são), é importante manter esta pluralidade. Bons negócios.
- Registado: 29/11/2007 3:13
J Alves Escreveu:(...)
Para mim no trading tb importante é saber ser humilde e respeitar a estratégia e os processos de cada um. Quando alguém se põe de cátedra a tentar diminuir a estratégia dos outros como se o mesmo fosse o Santo Graal dos mercados... desses já vi muitos e com o tempo o mercado faz com que eles desapareçam.
Criticar a estratégia de outro trader é fácil, pela simples razão que não é a nossa, mas não nos podemos esquecer duma coisa se é a estratégia dele e não muda talvez é porque deve funcionar....
Há várias formas de pescar e se todas têm sucesso na pesca só temos de as respeitar.
Acho surreal alguém que anda por estes fóruns a fazer de "catedrático" explicando aos "tótós" como investir em ações, venha acusar outros de falta de humildade.
Pois senhor professor J Alves, deixe-me que lhe repita que estava a ler mal o padrão "Right-Angled Broadening Formation, Descending", a probabilidade de breakout naquele ponto era maior que a probabilidade de voltar a tocar no suporte, o que se verificou como eu referi.
Ademais, esse padrão foi anulado a partir do momento em que teve um breakout pelo upside com 5 fechos consecutivos acima da resistência.
O bear trap que se verificou acima da resistência dos 5.20 só foi formada por advento da guerra no Irão, caso contrário a acção teria provavelmente ido a 6€ devido ao grande catalisador que era a a apresentação do guidance para 2030.
Mais lhe digo "s'outor" que o que está a ver agora não é um "Right-Angled Broadening Formation, Descending", mas sim uma "Broadening Formation", que ocorre quando há uma severa divergência entre os compradores e os vendedores, facilmente explicada entre as ambiciosas metas traçadas no guidance até 2030 e os desafios económicos de lá chegar se esta guerra no Irão se prolongar no tempo.
Quanto ao respeito, à única forma que tem de ganhar o meu é contra argumentando tecnicamente e não fazendo sermões de moral revestidos de hipocrisia.
Garanto-lhe que todo o fórum ganharia mais por um debate técnico aguerrido do que com insultos e amuos.
Quando alguém se põe de cátedra a tentar diminuir a estratégia dos outros como se o mesmo fosse o Santo Graal dos mercados... desses já vi muitos e com o tempo o mercado faz com que eles desapareçam.
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Obrigado, j Alves.
Eu também utilizo a Lugaritma, quando puder vou ver melhor, o que não me está a bater com os teus riscos.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu também utilizo a Lugaritma, quando puder vou ver melhor, o que não me está a bater com os teus riscos.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Vale, eu analiso os graf em escala logaritmica

Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
Aqui_Vale Escreveu:J Alves, antes de terminares a tua intervenção neste Tópico, mostra-me por favor o Ponto de origem da Linha a Verde.
Não a consigo nos meus Bonecos.
Obrigado
CumPrim/
Vale Aquilino
Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
J Alves, antes de terminares a tua intervenção neste Tópico, mostra-me por favor o Ponto de origem da Linha a Verde.
Obrigado
CumPrim/
Vale Aquilino
Obrigado
CumPrim/
Vale Aquilino
José Ortega Y Gasset
Vou dar por terminada a minha participação neste tópico.
Há quase 1 mês disse o que pensava sobre a ação face ao padrão que se estava a formar, e tb face ao que estava a ver que poderia acontecer no sp, por força das pás ventiladoras descendentes.
Face à minha posição, houve muita indignação e outras coisas.
Para mim no trading o importante é saber perder pouco, pois os ganhos não nos criam moça alguma.
Para mim no trading tb importante é saber ser humilde e respeitar a estratégia e os processos de cada um. Quando alguém se põe de cátedra a tentar diminuir a estratégia dos outros como se o mesmo fosse o Santo Graal dos mercados... desses já vi muitos e com o tempo o mercado faz com que eles desapareçam.
Criticar a estratégia de outro trader é fácil, pela simples razão que não é a nossa, mas não nos podemos esquecer duma coisa se é a estratégia dele e não muda talvez é porque deve funcionar....
Há várias formas de pescar e se todas têm sucesso na pesca só temos de as respeitar.

Há quase 1 mês disse o que pensava sobre a ação face ao padrão que se estava a formar, e tb face ao que estava a ver que poderia acontecer no sp, por força das pás ventiladoras descendentes.
Face à minha posição, houve muita indignação e outras coisas.
Para mim no trading o importante é saber perder pouco, pois os ganhos não nos criam moça alguma.
Deixo aqui a minha leitura muito simples do gráfico da Mota-Engil.
Depois da correção recente, parece-me que a ação está novamente a ganhar alguma força. Se o movimento continuar, na minha opinião pode ficar bem encaminhada para ir fechar o próximo gap na zona dos 4,55€.
Caso esse nível seja ultrapassado com consistência, o gap seguinte aparece na zona dos 5,72€, que poderá passar a ser a próxima referência técnica mais relevante.
Claro que no curto prazo pode continuar a haver volatilidade, mas tecnicamente estes são os níveis que estou a acompanhar.
Vamos ver como o mercado reage nos próximos dias.
J.f.vieira
Depois da correção recente, parece-me que a ação está novamente a ganhar alguma força. Se o movimento continuar, na minha opinião pode ficar bem encaminhada para ir fechar o próximo gap na zona dos 4,55€.
Caso esse nível seja ultrapassado com consistência, o gap seguinte aparece na zona dos 5,72€, que poderá passar a ser a próxima referência técnica mais relevante.
Claro que no curto prazo pode continuar a haver volatilidade, mas tecnicamente estes são os níveis que estou a acompanhar.
Vamos ver como o mercado reage nos próximos dias.
J.f.vieira
Hoje aproveitei a descida e dobrei a minha posição na Mota-Engil a 4,31€.
Tal como já tinha referido antes, a minha ideia aqui é longo prazo, pelo menos até 2030. Se houver quedas significativas que não estejam ligadas a problemas estruturais da empresa, poderei voltar a reforçar.
J.f.vieira
Tal como já tinha referido antes, a minha ideia aqui é longo prazo, pelo menos até 2030. Se houver quedas significativas que não estejam ligadas a problemas estruturais da empresa, poderei voltar a reforçar.
J.f.vieira
SalvaFP Escreveu:mais vale perder um ganho que ganhar uma perda...o tempo não está para brincadeira...
https://en.wikipedia.org/wiki/Fear_of_missing_out
mais vale perder um ganho que ganhar uma perda...o tempo não está para brincadeira...
Right-Angled Broadening Formation, Descending

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 40 visitantes