Caldeirão da Bolsa

Englobamento de mais valias com menos de um ano.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Englobamento de mais valias com menos de um ano.

por Ze nabo » 29/7/2025 9:48

Obrigado, essa é exactamente a minha opiniao, as mais valias inferiores a um ano, apenas só somam aos salarios ou pensoes para efeitos de apuramento do valor dos 83.000€, BN.

Registado: 28/1/2019 22:27

Re: Englobamento de mais valias com menos de um ano.

por mjcsreis » 29/7/2025 7:11

Também já andei às voltas por causa disto...

O artigo em questão é o 72, cujo número 14 diz:

"Não obstante o disposto na alínea c) do n.º 1, o saldo entre as mais-valias e menos-valias, resultante
das operações previstas na alínea b) do n.º 1 do artigo 10.º, incluindo os rendimentos referidos nas alíneas
b) e c) do n.º 18, são obrigatoriamente englobados quando resultem de ativos detidos por um período
inferior a 365 dias e o sujeito passivo tenha um rendimento coletável, incluindo este saldo, igual ou superior
ao valor do último escalão do n.º 1 do artigo 68.º"

A minha interpretação é que contam para o cálculo todos os rendimentos que façam parte do rendimento coletável, incluindo os dividendos se optares pelo seu englobamento. Caso não tenhas optado pelo englobamento dos dividendos só contam os teus rendimentos da categoria A e as mais valias (todas, de curto prazo e de longo prazo) para o cálculo que irá determinar se as mais valias de curto prazo são englobadas ou não.

Há uma questão adicional: os dividendos de títulos europeus são tributados em metade do seu valor, pelo que teoricamente em caso de englobamento apenas metade entraria para o rendimento coletável. Isto no teu caso significaria que não chegarias ao limite dos 83k, mesmo englobando os dividendos.

Nota: não sou fiscalista, é apenas a minha opinião pessoal.

Registado: 22/7/2025 21:48

Englobamento de mais valias com menos de um ano.

por Ze nabo » 29/7/2025 3:21

Hoje em conversa com um colega fiquei com uma dúvida, os dividendos contam para a materia colectável em sede de irs para determinar o valor dos 83000 no caso do englobamento obrigatorio por causa das mais valias com menos de ano? Por exemplo este caso prático, 60.000 de dividendos + 20.000 de vencimento+5 000 de mais valias com menos de um ano, isto obriga a englobamento? Ou para para o apuramento do valor dos 83000€, contam apenas o valor das mais valias+ mais rendimentos do trabalho ou pensões? Obrigado, BN.

Registado: 28/1/2019 22:27

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 454 visitantes