Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Sinedrio » 30/6/2025 17:20

Aqui_Vale Escreveu:Quem acredita reforça, e eu acredito por isso já fui buscar :-" umas MOTAS parta o stand \:D/

CumPrim/
ValeAquilino

A Mota, como está do ponto de vista fundamental, qualquer compra abaixo dos 4 euros arrisca-se a ser uma excelente compra a médio prazo. Também tenho ido buscar algumas.

Registado: 20/11/2015 17:22

por Aqui_Vale » 30/6/2025 13:43

Quem acredita reforça, e eu acredito por isso já fui buscar :-" umas MOTAS parta o stand \:D/

CumPrim/
ValeAquilino

Anexos
MOTA 30Junho.png
MOTA reforço.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por luislobs » 27/6/2025 18:21

Pelo fecho em maximos esperemos entao as proximas sessoes para confirmação de inversao de curto prazo para ascendente.

Pode ser acordo comercial UE/USA seja o click de disparo..
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por luislobs » 27/6/2025 16:31

Parece pronta para ter um dia daqueles tipo 6,/7%, basta ver o rsi q bateu no fundo e faz agora a inversao...

Target acima dos 4.30
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por MarcoAntonio » 26/6/2025 19:32

Pessoal, só para recordar que é importante justificar as previsões. O argumento pode ser mais simples ou mais complexo, pode ser técnico ou fundamental, pode ser baseado em notícias ou o que seja. Mas há que justificar...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dragon56 » 26/6/2025 18:41

MotaEngil em Dezembro está a valer 5 €/:ação

Registado: 28/5/2025 23:55

por JUKIMSUNG » 26/6/2025 13:23

Está com cara de quem vai mesmo dar um salto considerável já hoje.

Registado: 7/3/2007 19:42

por Aqui_Vale » 26/6/2025 8:20

Porque eu acredito, já tenho dois terços da mercadoria.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 26Junho.png

José Ortega Y Gasset

por Punitor » 26/6/2025 2:00

Sinedrio Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/africa/angola/detalhe/mil-milhoes-a-caminho-do-corredor-do-lobito

Este projeto megalómano pode levar a Mota-Engil para uma dimensão que nunca teve.

Acredito piamente por vários motivos que têm acontecido nos últimos anos e que são do conhecimento de todos, desde mudança de administração, aumento dos lucros e dos dividendos, entrada de acionistas com grandes participações, aumento de projetos, previsivibilidade dos que hão-de vir, que esta atinja uma dimensão que nunca teve no passado. 100% de acordo!!!

Registado: 1/11/2015 12:47

por MarcoAntonio » 24/6/2025 18:21

Actualizado:

Imagem

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Sinedrio » 24/6/2025 13:12

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... -do-lobito

Este projeto megalómano pode levar a Mota-Engil para uma dimensão que nunca teve.

Registado: 20/11/2015 17:22

por Luzemburg » 23/6/2025 13:48

Indicadores SO e MACD em valores mínimos. Desvalorização recente sem qualquer fundamento. Pronta para novos máximos anuais. Quem vos avisa amigo é ou não?
Anexos
Screenshot_20250623_134333_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg
Editado pela última vez por Luzemburg em 27/6/2025 17:44, num total de 1 vez.

Registado: 2/1/2024 11:03

por Luzemburg » 23/6/2025 11:34

Petróleo mais caro, ceteris paribus, ajuda os negócios e reduz o riscos da mota!

por Rolling_Trader » 21/6/2025 9:32

Dragon56 Escreveu:Respondo com uma pergunta!
Porque será que estes hedge funds não têm posições a descoberto no BCP, Galp ou J. Martins?? Só para citar empresas cotadas portuguesas?

Essa sua pergunta não é uma resposta a nenhuma das minhas. Mas como já percebi que não consegue responder não vou insistir.

Apenas lhe recomendo refletir sobre o caricato de estar "dar conselhos" ao CFO de uma cotada em bolsa quando não sabe quais são os princípios financeiros subjacentes à movimentação dos short sellers.

Quanto à Galp e ao BCP, posso-lhe dizer o seguinte:
    :arrow: O BCP foi provavelmente a cotada do PSI que mais atraiu short sellers ao longo da sua existência. Isto porque se trata de uma cotada cuja margem financeira está intimamente ligada aos ciclos financeiros da economia global. Isto aliado ao facto de ter tido, no seu passado, uma gestão danosa/desastrosa, tornou-a um alvo preferencial dos shorters durante largos anos.

:arrow: A Galp é outra cotada que tem um ciclo económico previsível, altamente dependente do preço do crude, o que a torna outro dos alvos preferidos dos short sellers. Note que atualmente a Galp tem uma posição a descoberto, sobre 0.7% do seu capital, pela "Elliott Investment Management, LP", um dos maiores fundos ativistas do mundo, equiparado à Muddy Waters.

Já agora, para que saiba, a Galp arrancou com a recompra de ações no final de fevereiro deste ano e isso não a impediu de cair 17% desde então, nem isso impediu a entrada de um dos maiores "fundos abutre" do mundo, a Elliot Investment Management, em maio deste ano.
Não fosse o aumento do preço do petróleo resultante do escalar de tensões entre o Irão e Israel a Galp continuaria a cair e foi só por isso que a queda estancou. Mas falar da Galp no fórum da Mota-Engil é ir offtopic, pelo que me fico por aqui.

Espero no entanto que tenha percebido que a recompra de ações tem de ser bem equacionada para não fazer subir artificialmente a cotação da ação e gastar dinheiro mal gasto no processo. No imediato pode permitir aliviar a pressão vendedora, mas a médio/longo prazo, se o timing for incorreto, acarretará mais custos para o acionista dado que a "asneira" irá refletir-se nas contas da empresa e a cotação irá cair.

A Mota Engil tem feito recompras de ações estratégicas, sempre que o valor da cotação cai abaixo do seu valor contabilístico, vendendo-as apenas quando a cotação está em alta (muito em alta), financiando-se assim com o seu próprio capital social (isso sim foi dar a "devida lição" aos short sellers).
Não me leve a mal, mas os CFO da altura conseguiram fazer isso sozinhos, sem os seus doutos conselhos :wink: .

Registado: 1/1/2024 14:39

por Dragon56 » 21/6/2025 0:03

Respondo com uma pergunta!
Porque será que estes hedge funds não têm posições a descoberto no BCP, Galp ou J. Martins?? Só para citar empresas cotadas portuguesas?

por Rolling_Trader » 20/6/2025 23:13

Dragon56 Escreveu:Muito simples., faça uma pesquisa das empresas cotadas na bolsas americanas Dow Jones. SP 500 , e mesmo no PSI( BCP muiyo recentemente, IBex( ACCOR, ACS) CAC 40 ( Vinci, Bouygues, Engie ),só para nomear algumas e veja o valor da ação destas empresas antes e depois da recompra , é uma valorização em bolsa va ordem dos 500%.

Dragon56, estando-se a dirigir ao CFO de uma empresa cotada em bolsa, achei que seria capaz de fundamentar o que escreveu em termos financeiros e não ficar-se por uma mera observação de correlação entre recompra de ações e subida de cotação.

É que correlação não prova causalidade.

De qualquer forma, essa sua resposta (de observador atento) não respondeu a nenhuma das minhas questões objetivas, que volto a repetir, na (agora vã) esperança que me consiga responder em termos de lógica financeira:

:arrow: Porque é que acha que dispor de 2% de ações próprias é pôr-se a jeito para os short sellers :?:

:arrow: O que o leva a crer que depois de acabar a recompra de ações os short sellers não voltam a atacar ? Especialmente depois da empresa gastar caixa que podia usar para abater dívida ou reinvestir :?:

por Dragon56 » 20/6/2025 22:53

Muito simples., faça uma pesquisa das empresas cotadas na bolsas americanas Dow Jones. SP 500 , e mesmo no PSI( BCP muiyo recentemente, IBex( ACCOR, ACS) CAC 40 ( Vinci, Bouygues, Engie ),só para nomear algumas e veja o valor da ação destas empresas antes e depois da recompra , é uma valorização em bolsa va ordem dos 500%.

por Rolling_Trader » 20/6/2025 21:56

Dragon56 Escreveu:À atenção do CFO da Mota Engil:
Convenhamos que dispor de 2% de ações próprias no mercado, é por se a jeito para os short sellers porem e disporem da Mota a seu bel prazer, e assim afasta os pequenos acionistas. Recompra de ações em free float é a unica solução para alavancar valor em mercado.

Olá Dragon56,

Quer explicar melhor porque é que dispor de 2% de ações próprias (1.986% para sermos mais precisos) é pôr-se a jeito para os short sellers?

Mais intrigado estou ainda em saber o que acha que vai acontecer à cotação depois de acabar a recompra de ações, deixa de ser atrativa para os short sellers? Em que medida?

por Dragon56 » 20/6/2025 21:20

À atenção do CFO da Mota Engil:
Convenhamos que dispor de 2% de ações próprias no mercado, é por se a jeito para os short sellers porem e disporem da Mota a seu bel prazer, e assim afasta os pequenos acionistas. Recompra de ações em free float é a unica solução para alavancar valor em mercado.

Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '

por Aqui_Vale » 20/6/2025 18:13

O caminho faz-se caminhando, desta vez para baixo :-"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 20Junho.png

José Ortega Y Gasset

por Pmart 1 » 20/6/2025 14:20

Dragon56 Escreveu:Na minha modesta opiniao, a Mota só consegue estabilizar em bolsa quando a administração avançar para um investimento de recompra de ações que estão fm free float enquanto não der esse passo vai ser esta volatilidade que temos visto
Luzemburg Escreveu:Faria sentido opar a Martifer? Mesmo que não tivesse sucesso, faria subir o valor da participação e por tal já valeria a pena. Concordam?

Bem recompra de ações não é possivel a Mota Engil está no limite com um free float reduzissimo perto do limite, quanto á Martifer a posição mantem-se desde longa data e recentemente cerca de 25% das ações da Martifer foram para a Visabeira. Já agora a Hoding dos irmãos Martins IM HOLDING tem cerca de 3% da Mota Engil

No mercado Português , para conquistar dimensão no mercado de capitais só a Teixeira Duarte cumpre os requisitos , outra que faria sentido mas que não está cotada é a Visabeira que é a segunda maior construtora Portuguesa

Registado: 13/7/2011 20:38

por Dragon56 » 20/6/2025 14:12

Na minha modesta opiniao, a Mota só consegue estabilizar em bolsa quando a administração avançar para um investimento de recompra de ações que estão fm free float enquanto não der esse passo vai ser esta volatilidade que temos visto

por Luzemburg » 20/6/2025 14:07

1- Faria sentido opar a Martifer? Mesmo que não tivesse sucesso, faria subir o valor da participação e por tal já valeria a pena. Concordam?
2- Sendo o caldeirão da bolsa uma fonte de criatividade e análises diversas, pode ser que o CEO o consulte e se inspire no que aqui se diz. Concordam?
Editado pela última vez por Luzemburg em 20/6/2025 14:17, num total de 1 vez.

por @nmv! » 20/6/2025 13:47

O CEO do grupo defende uma maior consolidação do setor da construção em Portugal, mas assegura que não vai tomar parte em nenhum processo de fusão ou aquisição. Sobre o investimento na espanhola Duro Felguera reafirma que a Mota-Engil não irá pôr fundos adicionais.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... m-portugal

a mota deve melhorar a sua margem na operação.

a mota deve melhorar as rubricas de custos de financiamento.

a mota deve melhorar, reduzindo, substancialmente, a dívida líquida.

Registado: 2/4/2025 19:55

por Pmart 1 » 20/6/2025 13:00

A Mota Engil é uma das ações com maior volatilidade e amplitude nos movimentos a entrada dos Chineses da CCC aparentemente ainda provocou maior amplitude e esse é o pormenor ,maior volume de negociação na Ação.

A empresa tem crescido e apresentado resultados e julgo que neste momento a questão a ser colocada é.

Como crescer mais sem ser por via organica ?

Será que haverá vantagens ?

O que provocaria no mercado esse eventual crescimento por via de aquisições ou fusões ?
Editado pela última vez por Pmart 1 em 20/6/2025 15:05, num total de 1 vez.

Registado: 13/7/2011 20:38

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, josehenry400, PAULOJOAO e 65 visitantes