Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Quem acredita reforça, e eu acredito por isso já fui buscarumas MOTAS parta o stand
![]()
CumPrim/
ValeAquilino
A Mota, como está do ponto de vista fundamental, qualquer compra abaixo dos 4 euros arrisca-se a ser uma excelente compra a médio prazo. Também tenho ido buscar algumas.
- Registado: 20/11/2015 17:22
Quem acredita reforça, e eu acredito por isso já fui buscar
umas MOTAS parta o stand
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pelo fecho em maximos esperemos entao as proximas sessoes para confirmação de inversao de curto prazo para ascendente.
Pode ser acordo comercial UE/USA seja o click de disparo..
Pode ser acordo comercial UE/USA seja o click de disparo..
.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Parece pronta para ter um dia daqueles tipo 6,/7%, basta ver o rsi q bateu no fundo e faz agora a inversao...
Target acima dos 4.30
Target acima dos 4.30
.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Pessoal, só para recordar que é importante justificar as previsões. O argumento pode ser mais simples ou mais complexo, pode ser técnico ou fundamental, pode ser baseado em notícias ou o que seja. Mas há que justificar...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MotaEngil em Dezembro está a valer 5 €/:ação
- Registado: 28/5/2025 23:55
Está com cara de quem vai mesmo dar um salto considerável já hoje.
- Registado: 7/3/2007 19:42
Porque eu acredito, já tenho dois terços da mercadoria.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Sinedrio Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/africa/angola/detalhe/mil-milhoes-a-caminho-do-corredor-do-lobito
Este projeto megalómano pode levar a Mota-Engil para uma dimensão que nunca teve.
Acredito piamente por vários motivos que têm acontecido nos últimos anos e que são do conhecimento de todos, desde mudança de administração, aumento dos lucros e dos dividendos, entrada de acionistas com grandes participações, aumento de projetos, previsivibilidade dos que hão-de vir, que esta atinja uma dimensão que nunca teve no passado. 100% de acordo!!!
- Registado: 1/11/2015 12:47
Actualizado:

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... -do-lobito
Este projeto megalómano pode levar a Mota-Engil para uma dimensão que nunca teve.
- Registado: 20/11/2015 17:22
Indicadores SO e MACD em valores mínimos. Desvalorização recente sem qualquer fundamento. Pronta para novos máximos anuais. Quem vos avisa amigo é ou não?
Editado pela última vez por Luzemburg em 27/6/2025 17:44, num total de 1 vez.
Petróleo mais caro, ceteris paribus, ajuda os negócios e reduz o riscos da mota!
Dragon56 Escreveu:Respondo com uma pergunta!
Porque será que estes hedge funds não têm posições a descoberto no BCP, Galp ou J. Martins?? Só para citar empresas cotadas portuguesas?
Essa sua pergunta não é uma resposta a nenhuma das minhas. Mas como já percebi que não consegue responder não vou insistir.
Apenas lhe recomendo refletir sobre o caricato de estar "dar conselhos" ao CFO de uma cotada em bolsa quando não sabe quais são os princípios financeiros subjacentes à movimentação dos short sellers.
Quanto à Galp e ao BCP, posso-lhe dizer o seguinte:

Já agora, para que saiba, a Galp arrancou com a recompra de ações no final de fevereiro deste ano e isso não a impediu de cair 17% desde então, nem isso impediu a entrada de um dos maiores "fundos abutre" do mundo, a Elliot Investment Management, em maio deste ano.
Não fosse o aumento do preço do petróleo resultante do escalar de tensões entre o Irão e Israel a Galp continuaria a cair e foi só por isso que a queda estancou. Mas falar da Galp no fórum da Mota-Engil é ir offtopic, pelo que me fico por aqui.
Espero no entanto que tenha percebido que a recompra de ações tem de ser bem equacionada para não fazer subir artificialmente a cotação da ação e gastar dinheiro mal gasto no processo. No imediato pode permitir aliviar a pressão vendedora, mas a médio/longo prazo, se o timing for incorreto, acarretará mais custos para o acionista dado que a "asneira" irá refletir-se nas contas da empresa e a cotação irá cair.
A Mota Engil tem feito recompras de ações estratégicas, sempre que o valor da cotação cai abaixo do seu valor contabilístico, vendendo-as apenas quando a cotação está em alta (muito em alta), financiando-se assim com o seu próprio capital social (isso sim foi dar a "devida lição" aos short sellers).
Não me leve a mal, mas os CFO da altura conseguiram fazer isso sozinhos, sem os seus doutos conselhos

Respondo com uma pergunta!
Porque será que estes hedge funds não têm posições a descoberto no BCP, Galp ou J. Martins?? Só para citar empresas cotadas portuguesas?
Dragon56 Escreveu:Muito simples., faça uma pesquisa das empresas cotadas na bolsas americanas Dow Jones. SP 500 , e mesmo no PSI( BCP muiyo recentemente, IBex( ACCOR, ACS) CAC 40 ( Vinci, Bouygues, Engie ),só para nomear algumas e veja o valor da ação destas empresas antes e depois da recompra , é uma valorização em bolsa va ordem dos 500%.
Dragon56, estando-se a dirigir ao CFO de uma empresa cotada em bolsa, achei que seria capaz de fundamentar o que escreveu em termos financeiros e não ficar-se por uma mera observação de correlação entre recompra de ações e subida de cotação.
É que correlação não prova causalidade.
De qualquer forma, essa sua resposta (de observador atento) não respondeu a nenhuma das minhas questões objetivas, que volto a repetir, na (agora vã) esperança que me consiga responder em termos de lógica financeira:

Muito simples., faça uma pesquisa das empresas cotadas na bolsas americanas Dow Jones. SP 500 , e mesmo no PSI( BCP muiyo recentemente, IBex( ACCOR, ACS) CAC 40 ( Vinci, Bouygues, Engie ),só para nomear algumas e veja o valor da ação destas empresas antes e depois da recompra , é uma valorização em bolsa va ordem dos 500%.
Dragon56 Escreveu:À atenção do CFO da Mota Engil:
Convenhamos que dispor de 2% de ações próprias no mercado, é por se a jeito para os short sellers porem e disporem da Mota a seu bel prazer, e assim afasta os pequenos acionistas. Recompra de ações em free float é a unica solução para alavancar valor em mercado.
Olá Dragon56,
Quer explicar melhor porque é que dispor de 2% de ações próprias (1.986% para sermos mais precisos) é pôr-se a jeito para os short sellers?
Mais intrigado estou ainda em saber o que acha que vai acontecer à cotação depois de acabar a recompra de ações, deixa de ser atrativa para os short sellers? Em que medida?
À atenção do CFO da Mota Engil:
Convenhamos que dispor de 2% de ações próprias no mercado, é por se a jeito para os short sellers porem e disporem da Mota a seu bel prazer, e assim afasta os pequenos acionistas. Recompra de ações em free float é a unica solução para alavancar valor em mercado.
Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
O caminho faz-se caminhando, desta vez para baixo
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Dragon56 Escreveu:Na minha modesta opiniao, a Mota só consegue estabilizar em bolsa quando a administração avançar para um investimento de recompra de ações que estão fm free float enquanto não der esse passo vai ser esta volatilidade que temos visto
Luzemburg Escreveu:Faria sentido opar a Martifer? Mesmo que não tivesse sucesso, faria subir o valor da participação e por tal já valeria a pena. Concordam?
Bem recompra de ações não é possivel a Mota Engil está no limite com um free float reduzissimo perto do limite, quanto á Martifer a posição mantem-se desde longa data e recentemente cerca de 25% das ações da Martifer foram para a Visabeira. Já agora a Hoding dos irmãos Martins IM HOLDING tem cerca de 3% da Mota Engil
No mercado Português , para conquistar dimensão no mercado de capitais só a Teixeira Duarte cumpre os requisitos , outra que faria sentido mas que não está cotada é a Visabeira que é a segunda maior construtora Portuguesa
- Registado: 13/7/2011 20:38
Na minha modesta opiniao, a Mota só consegue estabilizar em bolsa quando a administração avançar para um investimento de recompra de ações que estão fm free float enquanto não der esse passo vai ser esta volatilidade que temos visto
1- Faria sentido opar a Martifer? Mesmo que não tivesse sucesso, faria subir o valor da participação e por tal já valeria a pena. Concordam?
2- Sendo o caldeirão da bolsa uma fonte de criatividade e análises diversas, pode ser que o CEO o consulte e se inspire no que aqui se diz. Concordam?
2- Sendo o caldeirão da bolsa uma fonte de criatividade e análises diversas, pode ser que o CEO o consulte e se inspire no que aqui se diz. Concordam?
Editado pela última vez por Luzemburg em 20/6/2025 14:17, num total de 1 vez.
O CEO do grupo defende uma maior consolidação do setor da construção em Portugal, mas assegura que não vai tomar parte em nenhum processo de fusão ou aquisição. Sobre o investimento na espanhola Duro Felguera reafirma que a Mota-Engil não irá pôr fundos adicionais.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... m-portugal
a mota deve melhorar a sua margem na operação.
a mota deve melhorar as rubricas de custos de financiamento.
a mota deve melhorar, reduzindo, substancialmente, a dívida líquida.
- Registado: 2/4/2025 19:55
A Mota Engil é uma das ações com maior volatilidade e amplitude nos movimentos a entrada dos Chineses da CCC aparentemente ainda provocou maior amplitude e esse é o pormenor ,maior volume de negociação na Ação.
A empresa tem crescido e apresentado resultados e julgo que neste momento a questão a ser colocada é.
Como crescer mais sem ser por via organica ?
Será que haverá vantagens ?
O que provocaria no mercado esse eventual crescimento por via de aquisições ou fusões ?
A empresa tem crescido e apresentado resultados e julgo que neste momento a questão a ser colocada é.
Como crescer mais sem ser por via organica ?
Será que haverá vantagens ?
O que provocaria no mercado esse eventual crescimento por via de aquisições ou fusões ?
Editado pela última vez por Pmart 1 em 20/6/2025 15:05, num total de 1 vez.
- Registado: 13/7/2011 20:38
Quem está ligado: