Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:jls1 Escreveu:Vale, pedia que explicasse os gráficos (bonecos), de 3/4 e o de hoje e o porquê das conclusões.
Obrigado
O Boneco de hoje, está resumido na resposta que dei o "kikoff" às 12:17.
O do dia 3/ 4 terei que ir à procura dele, quando tiver tempo (mais) disponível, vou fazer por não me esquecer.
CumPrim/
ValeAquilino
" jls1", Bom dia.
Sobre o Boneco de dia 3, não há muito a dizer, para além do que está inserido. È uma atualização, onde os indicadores apontavam para baixo

Tracei as resistências e suportes do Canal ascendente. E seguido o mesmo critério, o próximo alvo: 3,89.
Se fizeres as contas, verificarás que as progressões têm sido entre os 16/ 17,5/e 24% (dependendo do ponto de apoio que escolheres), e as retrações entre os 11 e 13% (números redondos).
O imprevisto, foi a TRAMPALHADA das Taxas.
Neste momento, as indicações que temos são que o papel voltou para "a linha do caminho de ferro". E assim sendo, eu mantenho o preço no objetivo anterior:3,89.
Fui tão claro quanto possível.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Em dia de feriado, portugueses de férias e com os bancos fechados e sociedades de investimento QEM movimenta o mercado?
Já agora que se passou, para em 5 minutos serem negociadas 1 milhão de ações? Será que a família brasileira e nigeriana que venderam as suas empresas de construção à Mota não desejam investir esses dinheiro e entrar no capital da Mota?
Já agora que se passou, para em 5 minutos serem negociadas 1 milhão de ações? Será que a família brasileira e nigeriana que venderam as suas empresas de construção à Mota não desejam investir esses dinheiro e entrar no capital da Mota?
Editado pela última vez por Kikoff em 25/4/2025 12:54, num total de 1 vez.
Bem, a Semapa veio dos 2,5 euros até aos 16 do fecho de hoje. A contenção das manas não tem corrido muito bem
a Semapa tem mais de 18% do capital disperso na bolsa. Não é muito, mas parece-me mesmo muito difícil elas terem mão a controlar tamanha quantidade de capital.
Sou gajo de apostar bem apostado como a Semapa vai ser das cotadas que mais vai subir este ano (fácil) e que brevemente vai estar na casa dos 20 e tal euros. Passou despercebido mas ainda este ano fizeram grande aquisição
https://eco.sapo.pt/2025/01/24/empresa- ... -de-peixe/
Vamos ver
Já 2024 foi o quarto melhor ano de sempre da Semapa.

Sou gajo de apostar bem apostado como a Semapa vai ser das cotadas que mais vai subir este ano (fácil) e que brevemente vai estar na casa dos 20 e tal euros. Passou despercebido mas ainda este ano fizeram grande aquisição
https://eco.sapo.pt/2025/01/24/empresa- ... -de-peixe/
Vamos ver

Já 2024 foi o quarto melhor ano de sempre da Semapa.
- Registado: 20/11/2015 17:22
Sinedrio Escreveu:Lucky_Luke Escreveu:Sinedrio Escreveu:
Eu diria que a par da Semapa são as ações com mais margem de progressão e mais subavaliadas do psi-20.
A Semapa não serve de exemplo, anda há 6 anos com um valor de mercado inferior aos capitais próprios do grupo.
As filhas do Pequepê controlam aquilo e controlam a cotação, e ainda por cima aziadas com os acionistas que não quiseram vender as ações naquela OPA em que ofereciam uma esmola de 11.4Eur em 2021.
sim, as gajas mais ricas de Portugal andam com azia de uma cena que ocorreu há 4 anos atrás. A SEMAPA tem investido como nunca e se elas tivessem preocupadas com o guito e não com o crescimento das acções, distribuíam dividendos e não investiam. Mas este não é o tópico para discutir a Semapa. Dito isto, afirmo convictamente, Semapa Mota e Sonae são as acções com mais potencial do nosso índice por esta ordem. Na minha opinião claro. Respeito as outras.
É uma coisa que aconteceu há 4 anos atrás mas que as obriga a manter a empresa em bolsa contra a sua vontade.
Para mim Mota Engil e Semapa são coisas diferentes. A Mota Engil pode subir à vontade que a familia até agradece, já a Semapa parece estar com um valor de cotação baixo para agrado da família. Assim um dia destes lançam outra OPA a ver se é desta, mas daqueles lados as ofertas são esmolas, por isso convém manter a cotação baixa.
Lucky_Luke Escreveu:Sinedrio Escreveu:
Eu diria que a par da Semapa são as ações com mais margem de progressão e mais subavaliadas do psi-20.
A Semapa não serve de exemplo, anda há 6 anos com um valor de mercado inferior aos capitais próprios do grupo.
As filhas do Pequepê controlam aquilo e controlam a cotação, e ainda por cima aziadas com os acionistas que não quiseram vender as ações naquela OPA em que ofereciam uma esmola de 11.4Eur em 2021.
sim, as gajas mais ricas de Portugal andam com azia de uma cena que ocorreu há 4 anos atrás. A SEMAPA tem investido como nunca e se elas tivessem preocupadas com o guito e não com o crescimento das acções, distribuíam dividendos e não investiam. Mas este não é o tópico para discutir a Semapa. Dito isto, afirmo convictamente, Semapa Mota e Sonae são as acções com mais potencial do nosso índice por esta ordem. Na minha opinião claro. Respeito as outras.
Sinedrio Escreveu:
Neste momento está a EDP e a Mota exatamente ao mesmo preço de 3,35€. Qual delas ganhará a corrida a 31 de dezembro?
jls1 Escreveu:Vale, pedia que explicasse os gráficos (bonecos), de 3/4 e o de hoje e o porquê das conclusões.
Obrigado
O Boneco de hoje, está resumido na resposta que dei o "kikoff" às 12:17.
O do dia 3/ 4 terei que ir à procura dele, quando tiver tempo (mais) disponível, vou fazer por não me esquecer.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Vale, pedia que explicasse os gráficos (bonecos), de 3/4 e o de hoje e o porquê das conclusões.
Obrigado
Obrigado
- Registado: 11/1/2020 17:01
Como isto vem a seguir ao meu Pos,t, considero que é comigo.
E assim sendo:
Não estou obrigado a dizer-te o que faço, ou deixo de fazer, mas se isso te serve de alguma coisa ou te deixa feliz...
Estou a comprar para vender por volta dos 3,86
CumPrim/
ValeAquilino
E assim sendo:
Não estou obrigado a dizer-te o que faço, ou deixo de fazer, mas se isso te serve de alguma coisa ou te deixa feliz...
Estou a comprar para vender por volta dos 3,86

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
aqui o que interessa não é o que vês (olhar), que importa.
é o que fazes de forma consistente
uns vendem o que não é deles….shortam
outros compram para acumular
https://www.mota-engil.com/app/uploads/ ... 4_2025.pdf
e tu vais fazer o quê
é o que fazes de forma consistente
uns vendem o que não é deles….shortam
outros compram para acumular

https://www.mota-engil.com/app/uploads/ ... 4_2025.pdf
e tu vais fazer o quê

- Registado: 2/4/2025 19:55
Kikoff Escreveu:No gráfico do Senhor Vale vemos de imediato mais oferta que procura, e pela lei da oferta e da procura ....porém isso não é o mais importante. Tens que analisar os fundamentais para ver se está barata. Agora quando começam a chegar ao mercado investidores que não sabem o que compram, isso sim é sinal de maior procura e que vem aí a exuberância irracional
Aqui temos, muito a propósito e atempadamente o que acabei de dizer no Post anterior.
Cada um faz a sua interpretação...
O que acabas de referir quanto à oferta e procura, está relativamente certo, mas... Tens estado atento aos negócios?
As ofertas / procuras, não basta a visualização das mesmas. È preciso segui-las.
As ofertas (6) de: 17.210 papéis a 3,35 desapareceram e foram compradas algumas a 3,36.
Onde vez aqui uma oferta superior à procura?!
Quando aparece uma oferta de Venda (grande) em primeira ou segunda posição, muitas vezes estão do outro lado a comprar, e não interessa que sejam N. nº tudo num molho. Não passa de uma ilusão, pode muito bem ser o mesmo, o que leva muito boa gente a acreditar.
A prova, neste caso, de que estás enganado é que as ofertas (6) de 17.210 a 3,35 foram à vida .
Anexo, Boneco comparativo
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
jls1 Escreveu:Olá a todos, sou um "voyeur" deste forum, sem nunca ter participado, apesar de investir na bolsa.
Seria pedir muito ( ao Vale) para me explicar estes gráficos (bonecos) e respetivas conclusões, uma vez que a minha área profissional não está minimamente ligada à economia??
Os meus Bonecos são todos diferentes.
Se quiseres, diz-me sobre o qual queres que faça a minha interpretação, nas atenção, cada um faz uma interpretação que não tem que ser consentânea com a minha.
È como aquele ditado: "Há um falar e dois entenderes".
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
No gráfico do Senhor Vale vemos de imediato mais oferta que procura, e pela lei da oferta e da procura ....porém isso não é o mais importante. Tens que analisar os fundamentais para ver se está barata. Agora quando começam a chegar ao mercado investidores que não sabem o que compram, isso sim é sinal de maior procura e que vem aí a exuberância irracional
Olá a todos, sou um "voyeur" deste forum, sem nunca ter participado, apesar de investir na bolsa.
Seria pedir muito ( ao Vale) para me explicar estes gráficos (bonecos) e respetivas conclusões, uma vez que a minha área profissional não está minimamente ligada à economia??
- Registado: 11/1/2020 17:01
A MOTA amanheceu nervosa, mas observando os negócios, e espero não estar enganado, estará a preparar-se para um salto à vara.
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
A Mota Engil tem 307 milhões de ações emitidas e fazendo umas contas, à cotação de 3,3 €, obtemos um valor de mercado de 1,013 M€, o que lhe dá um PER em 8,5 (abaixo da média histórica de 13).
O PSR é 0,18, enquanto a média é 0,27.
O PSR é 0,18, enquanto a média é 0,27.
A recompra de ações próprias... pode trazer várias vantagens estratégicas.
1. Valorização das ações:
Ao reduzir a quantidade de ações em circulação, a empresa pode aumentar o lucro por ação (LPA), tornando as ações mais atraentes para investidores e, muitas vezes, elevando seu preço no mercado.
2. Sinalização positiva ao mercado:
A recompra pode ser interpretada como um sinal de que a administração acredita que as ações estão subvalorizadas e que as perspectivas da empresa são boas.
3. Uso eficiente de caixa:
Em vez de deixar o caixa ocioso ou aplicá-lo em investimentos de baixo retorno, a empresa pode gerar valor para os acionistas recomprando ações.
4. Flexibilidade financeira:
Diferente dos dividendos, que criam uma expectativa de pagamento contínuo, a recompra é pontual, dando mais flexibilidade para a gestão do capital.
5. Defesa contra aquisições hostis:
A recompra pode concentrar o controle acionário, dificultando que terceiros acumulem uma posição significativa para tentar uma aquisição indesejada.
6. Programas de incentivo a empregados:
Mais motivação e empenho dos administradores com os prémios em ações.
Já a recompra de obrigações próprias rentabiliza o dinheiro em caixa.
1. Valorização das ações:
Ao reduzir a quantidade de ações em circulação, a empresa pode aumentar o lucro por ação (LPA), tornando as ações mais atraentes para investidores e, muitas vezes, elevando seu preço no mercado.
2. Sinalização positiva ao mercado:
A recompra pode ser interpretada como um sinal de que a administração acredita que as ações estão subvalorizadas e que as perspectivas da empresa são boas.
3. Uso eficiente de caixa:
Em vez de deixar o caixa ocioso ou aplicá-lo em investimentos de baixo retorno, a empresa pode gerar valor para os acionistas recomprando ações.
4. Flexibilidade financeira:
Diferente dos dividendos, que criam uma expectativa de pagamento contínuo, a recompra é pontual, dando mais flexibilidade para a gestão do capital.
5. Defesa contra aquisições hostis:
A recompra pode concentrar o controle acionário, dificultando que terceiros acumulem uma posição significativa para tentar uma aquisição indesejada.
6. Programas de incentivo a empregados:
Mais motivação e empenho dos administradores com os prémios em ações.
Já a recompra de obrigações próprias rentabiliza o dinheiro em caixa.
Editado pela última vez por Kikoff em 24/4/2025 15:35, num total de 1 vez.
Os acionistas da Mota-Engil apreciam a 15 de maio a renúncia apresentada esta terça-feira por António Mota à vice-presidência da construtora e a entrada do chinês Li Guangming para o Conselho de Administração.
De acordo com uma convocatória enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a assembleia-geral (AG) de 15 de maio irá “discutir e deliberar sobre a aceitação das renúncias” apresentadas pelo vice-presidente do Conselho de Administração António Manuel Queirós Vasconcelos da Mota (que presidiu à Mota-Engil entre 1995 e 2023) e ainda pelos vogais Ana Paula Chaves e Sá Ribeiro, Vai Tac Leong, Feng Tian e João Pedro dos Santos Dinis Parreira.
Em cima da mesa estará ainda a eleição para o Conselho de Administração, para o mandato em curso, correspondente ao triénio 2024-2026, de Li Guangming, diretor-geral do departamento Financeiro da CCCC Malaysia East Coast Railway Project.
A China Communications Construction Co (CCCC) controla atualmente 32,41% do capital da Mota-Engil, segundo a informação disponível no ‘site’ da empresa de engenharia e construção.
Em resultado da saída dos cinco membros que renunciaram e da entrada de Li Guangming, o Conselho de Administração da Mota-Engil será reduzido, no mandato em curso, dos atuais 19 para 15 membros, proposta esta que irá também a votos na reunião magna de acionistas.
Com um total de 13 pontos, a ordem de trabalhos da AG prevê também a apreciação, discussão e votação dos documentos referentes às contas e gestão de 2024, bem como da proposta de aplicação de resultados e a distribuição de um dividendo de 14,97 cêntimos por ação.
Em 2024, a Mota-Engil registou o melhor resultado de sempre, com os lucros atribuíveis ao grupo a aumentarem 8%, para 123 milhões de euros, o volume de negócios a subir 7%, para 5.951 milhões de euros, e o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) a crescer 14%, para 955 milhões.
Em 15 de maio, os acionistas da construtora serão ainda chamados a deliberar sobre a eleição para o triénio 2025/2027 dos membros da Mesa da Assembleia Geral, assim como a apreciar o Relatório de Remunerações da Administração e Fiscalização e a administração e fiscalização da sociedade, a deliberar sobre a política de remunerações e a discutir a aquisição e alienação de ações e obrigações próprias.
com Lusa
De acordo com uma convocatória enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a assembleia-geral (AG) de 15 de maio irá “discutir e deliberar sobre a aceitação das renúncias” apresentadas pelo vice-presidente do Conselho de Administração António Manuel Queirós Vasconcelos da Mota (que presidiu à Mota-Engil entre 1995 e 2023) e ainda pelos vogais Ana Paula Chaves e Sá Ribeiro, Vai Tac Leong, Feng Tian e João Pedro dos Santos Dinis Parreira.
Em cima da mesa estará ainda a eleição para o Conselho de Administração, para o mandato em curso, correspondente ao triénio 2024-2026, de Li Guangming, diretor-geral do departamento Financeiro da CCCC Malaysia East Coast Railway Project.
A China Communications Construction Co (CCCC) controla atualmente 32,41% do capital da Mota-Engil, segundo a informação disponível no ‘site’ da empresa de engenharia e construção.
Em resultado da saída dos cinco membros que renunciaram e da entrada de Li Guangming, o Conselho de Administração da Mota-Engil será reduzido, no mandato em curso, dos atuais 19 para 15 membros, proposta esta que irá também a votos na reunião magna de acionistas.
Com um total de 13 pontos, a ordem de trabalhos da AG prevê também a apreciação, discussão e votação dos documentos referentes às contas e gestão de 2024, bem como da proposta de aplicação de resultados e a distribuição de um dividendo de 14,97 cêntimos por ação.
Em 2024, a Mota-Engil registou o melhor resultado de sempre, com os lucros atribuíveis ao grupo a aumentarem 8%, para 123 milhões de euros, o volume de negócios a subir 7%, para 5.951 milhões de euros, e o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) a crescer 14%, para 955 milhões.
Em 15 de maio, os acionistas da construtora serão ainda chamados a deliberar sobre a eleição para o triénio 2025/2027 dos membros da Mesa da Assembleia Geral, assim como a apreciar o Relatório de Remunerações da Administração e Fiscalização e a administração e fiscalização da sociedade, a deliberar sobre a política de remunerações e a discutir a aquisição e alienação de ações e obrigações próprias.
com Lusa
- Registado: 5/10/2009 12:35
Rolling_Trader Escreveu:tami Escreveu:SalvaFP Escreveu:pela queda de quinta feira...alguem sabia!!
Até aqui no fórum se sabia, o resultado foi conhecido há mais de 1 semana.
Hehe, o pessoal anda distraído tami.
A adjudicação foi transmitida em direto, via streaming de domínio público, divulgado aqui no fórum e o tami até foi o primeiro a divulgar o vencedor (neste post).
Entretanto Já se passaram mais de duas semanas completas de negociação desde que essa informação foi divulgada ao público (e neste fórum), nesse entretanto já a cotação caiu por causa das tarifas e já quase recuperou ao topo do canal ascendente de curto prazo.
A cotação da Mota-Engil não costuma (por norma) dar nenhum concurso como adquirido nem refletir a perda dos mesmos.
Falando em potenciais concursos que a Mota pode ganhar... este também seria interessante:In Gazeta do Povo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), embarcará para a Europa na próxima segunda-feira (21) para apresentar o projeto do túnel Santos-Guarujá a possíveis investidores internacionais.
...
Com 17,6 quilômetros de extensão, será o maior túnel desse tipo no mundo, com previsão para ser concluído em 2029.
...
A parceria público-privada (PPP) prevê investimentos de R$ 5,7 bilhões entre recursos do estado de São Paulo e do governo federal.
...
Apesar da viagem de Tarcísio, algumas empresas estrangeiras já se movimentam nos bastidores para participar do leilão que será realizado em 1º de agosto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Entre os interessados estão o grupo espanhol Acciona, a China Communications Construction Company (CCCC), a portuguesa Mota-Engil e o italiano Webuild. Entre os brasileiros, a Novonor, antiga Odebrecht, também tem interesse.
...
5,7 bilhões de Reais seria qualquer coisa na ordem dos 852M€ (salvo erro)
Não é por acaso a compra da empresa brasileira por parte da Mota Engil.
A execução desta obra tem muito haver da contratação de mão de obra brasileira.
- Registado: 5/10/2009 12:35
Na passada quinta-feira houve uma ligeira redução do short Capital Fund Management S.A., de 0.6% para 0.59%.
- Registado: 8/3/2012 17:31
Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
Cá vai Boneco...
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
tami Escreveu:SalvaFP Escreveu:pela queda de quinta feira...alguem sabia!!
Hehe, o pessoal anda distraído tami.
A adjudicação foi transmitida em direto, via streaming de domínio público, divulgado aqui no fórum e o tami até foi o primeiro a divulgar o vencedor (neste post).
Entretanto Já se passaram mais de duas semanas completas de negociação desde que essa informação foi divulgada ao público (e neste fórum), nesse entretanto já a cotação caiu por causa das tarifas e já quase recuperou ao topo do canal ascendente de curto prazo.
A cotação da Mota-Engil não costuma (por norma) dar nenhum concurso como adquirido nem refletir a perda dos mesmos.
Falando em potenciais concursos que a Mota pode ganhar... este também seria interessante:
In Gazeta do Povo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), embarcará para a Europa na próxima segunda-feira (21) para apresentar o projeto do túnel Santos-Guarujá a possíveis investidores internacionais.
...
Com 17,6 quilômetros de extensão, será o maior túnel desse tipo no mundo, com previsão para ser concluído em 2029.
...
A parceria público-privada (PPP) prevê investimentos de R$ 5,7 bilhões entre recursos do estado de São Paulo e do governo federal.
...
Apesar da viagem de Tarcísio, algumas empresas estrangeiras já se movimentam nos bastidores para participar do leilão que será realizado em 1º de agosto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Entre os interessados estão o grupo espanhol Acciona, a China Communications Construction Company (CCCC), a portuguesa Mota-Engil e o italiano Webuild. Entre os brasileiros, a Novonor, antiga Odebrecht, também tem interesse.
...
5,7 bilhões de Reais seria qualquer coisa na ordem dos 852M€ (salvo erro)
SalvaFP Escreveu:pela queda de quinta feira...alguem sabia!!
- Registado: 28/12/2015 16:15
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes