Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por mauroxavier » 13/9/2024 12:54

PMP69 Escreveu:A espanhola Ferrovial, voltou este ano em força ao mercado portugês, tenho ganho a empreitada da Infraestruturas de Portugal "IP3 COIMBRA / VISEU - TROÇO SANTA COMBA DÃO / VISEU - DUPLICAÇÃO / REQUALIFICAÇÃO", com um preço de € 103.280.960,00.

A este concurso concorreram 21 empresas, sendo que 5 eram espanholas.

Pedro

Para quem acha que os Tugas têm de se atirar ao chão para ganhar obras:

ECO
"A Infraestruturas de Portugal (IP) tinha selecionado o agrupamento composto pela Teixeira Duarte, Gabriel Couto e Embeiral para a construção da primeira fase das obras no IP3, com a qualidade do projeto a permitir uma classificação no concurso mais elevada face aos concorrentes, apesar do custo mais elevado: 118,15 milhões de euros.
...
A administração da IP optou então por entregar a obra à Ferrovial, que fez a proposta com o valor mais baixo: 103,3 milhões de euros. A construtora espanhola terá também de cumprir com a entrega da documentação necessária. Se for bem-sucedida, o contrato poderá ser assinado ainda em julho."

TDSA SA - Nota de Esclarecimento
Tendo presente a notícia recentemente publicada por alguns órgãos de comunicação social, TEIXEIRA DUARTE – ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A., na qualidade de líder do Agrupamento concorrente ao «Concurso Público Internacional IP3 Coimbra / Viseu – Troço Santa Comba Dão / Viseu – Duplicação / Requalificação», esclarece que, ao contrário do constante no teor das referidas publicações, o Agrupamento em causa entregou oportunamente todos os documentos de habilitação exigidos nos procedimentos conducentes à formalização do contrato.

A decisão de caducidade da adjudicação ficou a dever-se a um alegado impedimento da EMBEIRAL– ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A., empresa integrante do Agrupamento, em poder participar no procedimento.

14,85 Milhões abaixo da proposta apresentada pela Teixeira Duarte.

Registado: 6/9/2024 18:18

por PMP69 » 13/9/2024 12:22

A espanhola Ferrovial, voltou este ano em força ao mercado portugês, tenho ganho a empreitada da Infraestruturas de Portugal "IP3 COIMBRA / VISEU - TROÇO SANTA COMBA DÃO / VISEU - DUPLICAÇÃO / REQUALIFICAÇÃO", com um preço de € 103.280.960,00.

A este concurso concorreram 21 empresas, sendo que 5 eram espanholas.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 13/9/2024 11:43

mauroxavier Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades:

Para quem acha que a MOTA subiu muito.

CumPrim/
ValeAquilino

Bom dia,

Caro Vale, pode incluir no seu gráfico também a empresa de construção Sacyr SA, só para comparar com uma empresa fora do universo Mota.

Obrigado

Aqui vai. Sacyr Esp.

CuymPrim/
ValeAquilino
Anexos
MARTIFER. MOTA. SACYR.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por mauroxavier » 13/9/2024 11:28

Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades:

CumPrim/
ValeAquilino

Bom dia,

Caro Vale, pode incluir no seu gráfico também a empresa de construção Sacyr SA, só para comparar com uma empresa fora do universo Mota.

Obrigado

Registado: 6/9/2024 18:18

por Aqui_Vale » 13/9/2024 11:13

Curiosidades:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTa vs MARTIFER.png

José Ortega Y Gasset

por Aqui_Vale » 13/9/2024 9:31

STRESSZERO Escreveu:Boas

J.f.vieira

"Esse novo lote 100 mil ações que vou comprar por até 2,5€ serão vendidas por 3,015€, um pequeno gap que ficou para trás, entre 2.993€ e 3.015€..."

J.f.vieira[/quote]

Não existe nenhum GAP para fechar nessa zona

Bons negócios![/quote]

Vê melhor... :mrgreen:

Está assinalado num boneco anterior

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por STRESSZERO » 13/9/2024 9:27

Boas

J.f.vieira[/quote]

"Esse novo lote 100 mil ações que vou comprar por até 2,5€ serão vendidas por 3,015€, um pequeno gap que ficou para trás, entre 2.993€ e 3.015€..."

J.f.vieira[/quote]

Não existe nenhum GAP para fechar nessa zona

Bons negócios!

Registado: 16/9/2011 9:25

por Investor Tuga » 13/9/2024 9:06

afcapitao Escreveu:Caros Rolling e minibull, grato pelas respostas.

Rolling, no que respeita às análises, temos uma amostra maior no post do Reddit (12 reports), e isso torna-a estatisticamente mais relevante, embora a tua análise também seja de ter em conta.
Mas depois destes últimos dias, com forte pressão vendedora e entrada deste fundo, achar que a ação recuperará rapidamente com base nos ultimos 2 reports mencionados, no enviesamento positivo que temos, e naquilo que diz o CEO, pode ser receita para o desastre (oxalá esteja enganado!).
Não estou a dizer que a ME vai falir, mas digo apenas que o mercado deu um sinal de alerta, e que por muito bom futuro que a empresa possa vir a ter, o curto prazo é de dúvida e incerteza.

Acerca do que referi no meu post anterior, sim, talvez tenha sido uma contradição, mas para clarificar: o que me chamou a atenção no que citei foi sobretudo o apetite deste fundo por empresas com dívidas. Não questiono a idoneidade da ME. Mas há muito conteúdo na ME que eles podem querer explorar: alavancagem, com muitos minoritários, e garantias que sao dadas aos minoritários. Ainda passou pouco tempo desde a entrada do fundo, por isso acredito que ainda venha um report.

Receio também que um mau report prejudique o custo da dívida, que terá que se refinanciar em breve. Era tudo o que menos precisava.

Com esta incerteza, como se pode esperar um rápido pullback até aos 3 euros? Até tudo se clarificar, espero mais descidas. Talvez me engane, e acontece-me muito. Era bom.

Enfim, isto é só uma partilha de opinião, infelizmente mais negativa do que no passado recente. A bem da empresa e dos companheiros que estão longos, espero que passe rápido.

Bom dia a todos,

Reconhecendo, em primeiro lugar, não ter os conhecimentos e experiência nestas matérias dos meus doutos colegas de fórum, parece-me que, face aos FACTOS conhecidos NESTA DATA, não existem razões objetivas para desconfiar da empresa e das suas perspetivas futuras.

Opiniões é outra matéria e todas são respeitáveis.

Gráficos e histórico passado também vale o que vale, sobretudo porque a empresa hoje não é o que era há 3 anos atrás e não será seguramente a mesma de hoje a 3 anos. Será melhor, se o plano estratégico delineado continuar a ser cumprido.

Pode baixar mais? Pode, se o(s) fundo(3) Muddys 1, 2, 3… continuar(em) a fazer estragos e a confiança dos pequenos investidores não resistir e venderem em massa como aconteceu na semana passada.
Acredito que tem condições para rapidamente recuperar até ao ponto de partida do “carrossel”, 3,30 €/3,50 €.

Depois depende da empresa, do seu desempenho e resultados.

Tenho dito.

Registado: 7/9/2024 8:51

por Aqui_Vale » 13/9/2024 8:48

Aqui_Vale Escreveu:J.f.vieira

J.f.vieira[/quote]

J.f.vieira, obrigado por teres topado o gap e teres alertado.
Vai um boneco com o gap assinalado.

Amanhã também pretendo continuar a reforçar.

CumPrim/
ValeAquilino
[/quote]

Como sou homem de palavra, fui às compras, logo pela fresquinha \:D/ .

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por trend=friend » 13/9/2024 8:46

Mais uma subida matutina para uma provável queda vespertina… o padrão vai-se consolidando e a estratégia funcionou bem, vão lucrar quase 1 euro por ação shortada em (menos de) um mês. Resta saber em quantos veículos, pois o que foi declarado será o último a desaparecer quando o trabalho estiver pronto.

A vela semanal vai mostrar indecisão no preço (pudera, com este padrão). Chaikin money flow a dar sinais de arrebitar, stoch rsi no mensal a cruzar para positivo (sinal muito pouco frequente, só em grandes fundos) e a parede dos 2,40 parece até ao momento intransponível como suporte.

Com 0,60 de resultado por ação estimado para 2026, o PER está interessante :lol: mas talvez o CEO deva ser mais prudente a dizê-la barata a 5,90sh como fez em Março antes dos dois shorts sucessivos, marcando o topo... São coisas que dão sempre alguma humildade.

Se se focar nos 0,60 e até na sua antecipação como diz, já não será mau. Se o conseguir, estará então barata a 5,90sh com PER a rondar os 10.

Agora é esperar a quebra dos 2,70
Editado pela última vez por trend=friend em 13/9/2024 8:53, num total de 3 vezes.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Àlvaro » 13/9/2024 6:56

Vamos ver se a Mota aproveita este movimento de alta em que até o DAX parece querer ir a máximos. Mesmo depois do motor da Europa dar sinais de arrefecimento, o Dax e o Cac festejam a queda dos juros e estão de novo perto dod máximos. O spx espreita de novo os 5650 pontos e a Mota anda nisto? Hoje teremos de dar uma arrrancada para nos aproximarmos de 2.60, onde está uma pequena resistência. Falta uma boa notícia. :?

Registado: 31/5/2014 23:07

por ASimoes » 13/9/2024 0:29

:-k :!: :idea: :?: tudo presupostos 8-) Contudo espero pelos Dividendos, dessa Empresa ME. Apesar do Estado , estar indeciso nos off-shore :roll: :!: :?:
Boa noite a próxima semana, costuma ser de risco, na Lua Cheia 4ª Feira, mas, com a ligeira queda de juros :-k :?:

afcapitao Escreveu:Caros Rolling e minibull, grato pelas respostas.

Rolling, no que respeita às análises, temos uma amostra maior no post do Reddit (12 reports), e isso torna-a estatisticamente mais relevante, embora a tua análise também seja de ter em conta.
Mas depois destes últimos dias, com forte pressão vendedora e entrada deste fundo, achar que a ação recuperará rapidamente com base nos ultimos 2 reports mencionados, no enviesamento positivo que temos, e naquilo que diz o CEO, pode ser receita para o desastre (oxalá esteja enganado!).
Não estou a dizer que a ME vai falir, mas digo apenas que o mercado deu um sinal de alerta, e que por muito bom futuro que a empresa possa vir a ter, o curto prazo é de dúvida e incerteza.

Acerca do que referi no meu post anterior, sim, talvez tenha sido uma contradição, mas para clarificar: o que me chamou a atenção no que citei foi sobretudo o apetite deste fundo por empresas com dívidas. Não questiono a idoneidade da ME. Mas há muito conteúdo na ME que eles podem querer explorar: alavancagem, com muitos minoritários, e garantias que sao dadas aos minoritários. Ainda passou pouco tempo desde a entrada do fundo, por isso acredito que ainda venha um report.

Receio também que um mau report prejudique o custo da dívida, que terá que se refinanciar em breve. Era tudo o que menos precisava.

Com esta incerteza, como se pode esperar um rápido pullback até aos 3 euros? Até tudo se clarificar, espero mais descidas. Talvez me engane, e acontece-me muito. Era bom.

Enfim, isto é só uma partilha de opinião, infelizmente mais negativa do que no passado recente. A bem da empresa e dos companheiros que estão longos, espero que passe rápido.
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por Lusitanus » 13/9/2024 0:20

afcapitao Escreveu:
(...) Não estou a dizer que a ME vai falir, mas digo apenas que o mercado deu um sinal de alerta, e que por muito bom futuro que a empresa possa vir a ter, o curto prazo é de dúvida e incerteza.

Acerca do que referi no meu post anterior, sim, talvez tenha sido uma contradição, mas para clarificar: o que me chamou a atenção no que citei foi sobretudo o apetite deste fundo por empresas com dívidas. Não questiono a idoneidade da ME. Mas há muito conteúdo na ME que eles podem querer explorar: alavancagem, com muitos minoritários, e garantias que sao dadas aos minoritários. Ainda passou pouco tempo desde a entrada do fundo, po7r isso acredito que ainda venha um report.

Receio também que um mau report prejudique o custo da dívida, que terá que se refinanciar em breve. Era tudo o que menos precisava. (...)

Vejo neste seu comentário mais realismo ...

Registado: 19/3/2021 0:23

por afcapitao » 12/9/2024 23:39

Caros Rolling e minibull, grato pelas respostas.

Registado: 8/3/2012 17:31

por icemetal » 12/9/2024 21:26

RFPB Escreveu:
icemetal Escreveu:
RFPB Escreveu:Deixo aqui mais um exemplo ...

https://www.ft.com/content/87254b8d-1d3 ... 34f2a44da3

Nota: Sou parte interessada :wink:

Bom dia,
Lamento mas devido a não ser assinante, apesar de receber as notificações e Mailing-Lists do jornal, não consigo visualizar.
Poderá informar sucintamente qual o tema / assunto?
Grato pela atenção

Boa tarde Icemetal.

Também não sou a assinante, mas consegui ler o artigo, é de Julho.
É sobre a entrada de um fundo a descoberto na Grifols, em Janeiro, à data caiu uns 37%.
O fundo diz que as contas da empresa estão erradas, alegadamente apresentam receitas sobre partes de negócio que já venderam. A empresa veio logo desmentir.
O certo é que a empresa ainda não recuperou.

Boa noite RFPB
Sim, a Grifols também abanou, está a metade do caminho da recuperação
Grato pela informação

Registado: 25/10/2019 10:15

por minibull » 12/9/2024 20:46

Caro afcapitao,

Em Fevereiro deste ano, o grupo mexicano Prodi + Mota Engil México, já prevendo investimentos de grande monta e tecnologicamente avançados, entre os quais a refinaria de mais de um bilião de dólares que só meses mais tarde foi anunciado, fazem parte de um vasto conjunto de obras que o presidente Andrés Lopes Obrador e sua aliada e futura presidente Claudia Sheinbaum, têm vindo a preparar para entregar a empresas de renome mexicanas (entre as quais a Mota Engil México) e retirar cada vez mais as empresas "exploradoras" das riquezas do país "entre as quais as espanholas, que agora estarão em pânico".

Ora, para fazer face a este plano gigantesco, megalomano mesmo, no bom sentido, o grupo Prodi, controlado pela família bilionaria de José Miguel Bejos, amigo pessoal do presidente, a qual detém 49% da Mota Engil Mexico ( sendo os outros 51% detidos por "nós" ); dizia, avançou para a compra de 55% da empresa espanhola Duro Felguera, a qual é um grupo de engenharia especializado em instalações e produção de energia.
Mediante esta compra, que não foi feita por acaso, revelando o excelente planeamento e previsão deste grupo mexicano ( Prodi + Mota Engil México) pois muniram-se das ferramentas essenciais para esta obra bilionária da Pemex , bem como de diversas obras que se perfilam, nesta nova política presidencial de priviligiar as empresas mexicanas, em deterimento das estrangeiras "aproveitadoras".

E como foi feita esta compra de 55% da Duro Felguera, efectuada pelos mexicanos (Prodi + Mota Engil México) , e que importou em 90 milhões ?

Pois, o Grupo Prodi, entrou com 50 milhões.
E a Mota Engil México com 40 milhões.

Ora, sendo a família de José Miguel Bejos, dona da Prodi, e dona de 49% da Mota Engil México,
A família de José Miguel Bejos dispendeu com esta compra, efectivamente 70 milhões (50 + 20 )
Equanto a Mota Engil (a "nossa") , dispendeu apenas 20 milhões, para entrar neste projecto gigantesco que projectará no médio prazo lucros muito, mas mesmo muito apreciáveis.

É claro que a família bilionária Bejos, muito considerada no México, não foi por acaso que se aliou à Mota Engil; é que eles não andam a "dormir" e escolheram com toda a sua influência no México, aliar-se a uma empresa credível, séria, tecnologicamente avançada, que se rege por critérios de rigor e competência - aquilo que se costuma dizer, uma expressão que não faz parte do meu vocabulário, mas que aqui até assenta como uma luva : "uma empresa que não brinca em serviço". E foi assim que nasceu a empresa Mota Engil México, a qual, embora controlada pelo influente José Miguel Bejos, a "nossa" Mota Engil, detém 51% da mesma.

Ora bem, é aqui que entra a possibilidade de rotação de activos, por parte da Mota Engil. Pois empresas e fundos monetários não faltam à família bilionária Bejos. Tendo a Mota Engil México, inúmeras concessões, rodoviárias, ferrovoárias, produção de energia eléctrica, turismo, ambiente e construção, todas altamente rentáveis, bastaria a Mota Engil, manifestar interesse em vender a sua parte em qualquer delas, compradores não faltariam, a começar pela família Bejos; a qual certamente exerceria a sua opção e não deixaria ir parar às mãos de Carlos Slim, o qual, como diz o povo, estaria "estalando" para adquirir qualquer concessão à Mota Engil, aliás como já o fez.
Certamente essa venda também não teria obstáculos governamentais, relativamente a uma empresa como a Mota Engil, que tanto tem colaborado, com o desenvolvimento do México, levado a cabo pelo presidente e seus aliados.

Relativamente ao "abutre" não merece a pena qualquer referência, pois o plano traçado, segue sem se desviar um milímetro.

Abc.

Registado: 17/5/2021 15:59

por Rolling_Trader » 12/9/2024 20:18

afcapitao Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:...
Cheguei à conclusão que foi questão de pouco tempo até o mercado a ignorar os shorts da Muddy e retomar à cotação prévia (não obstante dá para a Muddy ganhar bastante dinheiro no processo).
...

Rolling, obrigado pela análise.
Não quero ser desmancha-prazeres, mas infelizmente há análises para todos os gostos, e em diferentes timeframes. Repara nesta:
https://www.reddit.com/r/market_sentime ... ?rdt=44309

A conclusão é completamente contrária ao que referiste no teu post, e portanto temos que considerar que tanto poderá ser como dizes, ou como diz a análise do reddit.

(...)

Gosto muito desta cotada, mas como dizia alguém, o pior que podemos ter é o amor a uma ação.

Nota: a Mota-Engil é uma empresa perfeita para eles colocarem em causa:

“But a lot of what we do is really, what we look for is behavioral. So we’re really interested when companies are involved in related party transactions. We’re interested when companies that are seemingly profitable are undertaking financing, especially debt financing.”

Não és nada desmancha prazeres afcapitao, gosto de ter as minhas análises desafiadas por duas razões: primeiro porque posso cometer erros não intencionais nas minhas análises, segundo porque me ajuda a pensar se efetivamente não estarei a "ver a coisa ao contrário", pelo que agradeço o teu “desafio” desde já.

O artigo que referes visa predominantemente provar que o short selling ativista compensa e isso eu não contesto (pese embora, tal como o artigo refere, ser um negócio arriscado que já levou alguns hedge funds à falência).

O meu post não fez uma conclusão de opinião, mas sim uma constatação de um facto. O que eu concluí foi, como bem citaste, o seguinte: “foi questão de pouco tempo até o mercado ignorar os shorts da Muddy e as ações retomarem à cotação prévia”. Isso é um facto que se constata pela análise dos gráficos, ou estou errado?
O facto de qualquer das empresas shortadas ter tido, posteriormente ao short, uma variação positiva ou negativa num timeframe mais dilatado (a um ano ou mais) tem de ser analisado caso a caso pois depende, do negócio, da conjuntura, da performance do setor, da performance dos índices e da própria gestão da empresa. O artigo que referiste é superficial e não investigou as causas de nenhuma das subsequentes variações anuais das empresas nem as relacionou com os alegados problemas identificados nos relatórios da Muddy.

No meu post não concluí que a Mota iria ter uma recuperação rápida, embora tivesse dado a entender que tenho essa opinião sim (e também tenho direito de exprimir as minhas opiniões, especialmente porque, ao contrário de muitos neste e noutros fóruns, a minha opinião costuma ser acompanhada de fundamentação).

Não tenho qualquer problema em reforçar que acho (ênfase no acho) que o efeito do short da Muddy sobre a Mota Engil irá ter uma curta duração e a cotação pode rapidamente voltar aos valores que se encontrava antes do short (e espero eu bem mais acima, ao valor que considero justo), por 3 razões fundamentais:

1. Ao contrário do que se passou com os shorts na Eurofins Scientific SE e na Fairfax Financial Holdings Ltd, não existiu (ainda) qualquer relatório a justificar o short na Mota-Engil (e já lá vão 7 dias de negociação desde a comunicação do short);

2. Na ausência de relatórios que provem irregularidades, os resultados da Mota Engil estão alinhados com o guidance para 2026 (apesar de terem ficado um pouco aquém da expetativa dos analistas, mas não seriam os analistas que estavam com expetativas a mais? Mais sobre isso num futuro post);

3. Apesar dos riscos conjunturais e geopolíticos, as perspetivas macroeconómicas futuras favorecem atualmente a Mota-Engil e o guidance para 2026 foi reiterado pelo CEO, levantando o véu que o plano estratégico posterior a 2026 será ainda mais ambicioso.
A cada dia que passa sem publicação de qualquer relatório por parte da Muddy Waters só faz crer que este foi apenas um short oportunista, sem qualquer fundamentação ativista.

Talvez seja por isso que os últimos shorts da Muddy já não estão a surtir grande efeito. Apesar de, no muito curto prazo, gerarem um efeito manada promovendo grandes quedas, o que é certo é que essa informação é depois “digerida” e descartada pelos mercados.

Não estará a Muddy a perder cada vez mais credibilidade?

Em quem devemos acreditar, no fundador da Muddy Waters, alvo de investigações judiciais por suspeitas de manipulação de mercados, ou no CEO da Mota-Engil que, desde 2022 tem cumprido o guidance, tal como é evidenciado pela sucessiva melhoria dos resultados ano após ano?

No final do teu post afcapitao, pareceu-me que entraste em contradição contigo próprio, dizes que gostas muito desta cotada, mas por outro lado citas um excerto da entrevista com o fundador da Muddy, onde me pareceu que estavas a ser o juiz, júri e carrasco da idoneidade da empresa Mota Engil ou estarei enganado? Consegues elaborar sobre que mensagem querias transmitir no final do teu post?

Registado: 1/1/2024 14:39

por Aqui_Vale » 12/9/2024 20:15

J.f.vieira[/quote]

J.f.vieira[/quote]

J.f.vieira, obrigado por teres topado o gap e teres alertado.
Vai um boneco com o gap assinalado.

Amanhã também pretendo continuar a reforçar.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA Gap.png

José Ortega Y Gasset

por RFPB » 12/9/2024 20:06

icemetal Escreveu:
RFPB Escreveu:Deixo aqui mais um exemplo ...

https://www.ft.com/content/87254b8d-1d3 ... 34f2a44da3

Nota: Sou parte interessada :wink:

Bom dia,
Lamento mas devido a não ser assinante, apesar de receber as notificações e Mailing-Lists do jornal, não consigo visualizar.
Poderá informar sucintamente qual o tema / assunto?
Grato pela atenção

Boa tarde Icemetal.

Também não sou a assinante, mas consegui ler o artigo, é de Julho.
É sobre a entrada de um fundo a descoberto na Grifols, em Janeiro, à data caiu uns 37%.
O fundo diz que as contas da empresa estão erradas, alegadamente apresentam receitas sobre partes de negócio que já venderam. A empresa veio logo desmentir.
O certo é que a empresa ainda não recuperou.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por Àlvaro » 12/9/2024 18:40

Com o índice de referência apontado para o topo a Mota terá de fazer uma arrancada forte, hoje foi dia de luta, os touros lá conseguiram um importante verde no fecho, coisa rara na Mota :roll:

Registado: 31/5/2014 23:07

por J.f.vieira » 12/9/2024 18:38

J.f.vieira Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:Na primeira hora, foram negociados 708K papéis , a ir buscar e subiu: 3,7%.
Eu também embarquei na onda.

O resto do dia, devagar e devagarinho foram entregando, finalmente para encerrar foram buscar 169K ao preço do último negócio.

Claro que comprei caro, mas parece-me pelo andar da carruagem, que o Abutre desertou. Certamente com o papo cheio.

Será de esperar nova investida, mas por agora não me parece. Veremos como amanhã se comporta

Fim do relato.
CumPrim/
ValeAquilino

"Boas... comprei 20 mil após o fecho e só me entregaram 10 mil e poucos. Amanhã comprarei mais até chegar a um novo lote de 100 mil."

Cumprimentos
J.f.vieira

J.f.vieira

"Vou ser um pouco mais assertivo na venda do novo lote a €3.014, pois o gap está entre €2.992 e €3.014. Vou recomprar esse mesmo lote por volta de €2.90. Este lote será para vender e comprar conforme o mercado. O Lote verdadeiro, esse sim, será vendido conforme meu plano de investimento, no início de 2026..."

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por J.f.vieira » 12/9/2024 17:43

J.f.vieira Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:Na primeira hora, foram negociados 708K papéis , a ir buscar e subiu: 3,7%.

O resto do dia, devagar e devagarinho foram entregando, finalmente para encerrar foram buscar 169K ao preço do último negócio.

Claro que comprei caro, mas parece-me pelo andar da carruagem, que o Abutre desertou. Certamente com o papo cheio.

Será de esperar nova investida, mas por agora não me parece. Veremos como amanhã se comporta

Fim do relato.
CumPrim/
ValeAquilino

"Boas... comprei 20 mil após o fecho e só me entregaram 10 mil e poucos. Amanhã comprarei mais até chegar a um novo lote de 100 mil."

Cumprimentos
J.f.vieira

J.f.vieira

por J.f.vieira » 12/9/2024 17:15

Fim do relato.
CumPrim/
ValeAquilino

Cumprimentos
J.f.vieira

por Aqui_Vale » 12/9/2024 16:54

Na primeira hora, foram negociados 708K papéis , a ir buscar e subiu: 3,7%.

Fim do relato.
CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por Investor Tuga » 12/9/2024 16:51

Um dia “cópia” do de ontem, em evolução da cotação (exceto o arranque, que foi logo positivo) - subida de manhã, descida de tarde, fecho ligeiramente positivo - e em volume. Para este volume parece-me que o/s fundo/s (Muddys 1, 2, 3, ...) continuam ativos, em carrossel, a ver quem mais cai na armadilha. Se ninguém mais relevante cair também não conseguem fazer cair muito mais a cotação sem fazer mais descobertos. É manter a resiliência, bloquear as ações e reforçar/entrar quem puder.
Qual a opinião dos especialistas desta casa?

Registado: 7/9/2024 8:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, mquinaz e 25 visitantes