Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pelo ambiente do forum, o "pânico" está quase instalado.
Bom sinal. Deve estar para breve a inversão!
Bom sinal. Deve estar para breve a inversão!
- Registado: 13/4/2024 0:05
Crissssx Escreveu:o que são 4000 accoes a 5€ para estes artistas ?
NADA !
Mas serviu como engodo .
Não estão em causa as 4.000 ações a 5€, mas sim justificar por "estarem subavaliadas".
Deve por isso, agora vir a público justificar. Caso não o faça, poderá ser considerada falsa informação.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Cofina (medialivre.pt)
Vai aqui mais "COMBERSA".
Para quem segue a MOTA, e não só, pode ser observado no histórico que nunca houve um procedimento idêntico. Até parece que a MOTA foi/ vai à falência.
De: 5,94 para 2,642 vão -55,52%, sem respirar.
Onde estão os Motoqueiros da Administração? Os acionistas precisam ser esclarecidos, com urgência.
CumPrim/
ValeAquilino
Vai aqui mais "COMBERSA".
Para quem segue a MOTA, e não só, pode ser observado no histórico que nunca houve um procedimento idêntico. Até parece que a MOTA foi/ vai à falência.
De: 5,94 para 2,642 vão -55,52%, sem respirar.
Onde estão os Motoqueiros da Administração? Os acionistas precisam ser esclarecidos, com urgência.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
o que são 4000 accoes a 5€ para estes artistas ?
NADA !
Mas serviu como engodo .
NADA !
Mas serviu como engodo .
- Registado: 22/2/2019 14:19
Vale, em relação ao CEO e FM, é a mesma questão que tenho para mim. A comprar ações era agora, para dar um sinal em como confia na avaliação que fez há poucos meses.
- Registado: 8/3/2012 17:31
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Quem é o fundo abutre a sobrevoar a Mota-Engil? - Mercados - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)
Quem é o fundo abutre a sobrevoar a Mota-Engil?
Os famosos “short-sellers” Muddy Waters abriram uma posição a descoberto de 0,65% do capital da Mota-Engil.
Leonor Mateus Ferreira leonorferreira@negocios.pt | Maria João Babo mbabo@negocios.pt
09:30
“Orgulhamo-nos de avaliar o verdadeiro valor de uma empresa e de sermos capazes de ver através da opacidade e da propaganda que algumas administrações criam”. É assim que o grupo Muddy Waters se apresenta, dizendo que é pioneiro no “research” de investimento e que “descasca” as camadas “muitas vezes construídas por escritórios de advogados aparentemente respeitados, mas bajuladores, auditores e gestores venais”.
Fundada por Carson Block, a gestora norte-americana é um dos mais famosos investidores ativistas do mundo, tendo-se tornado famosa por documentar alegadas práticas contabilísticas fraudulentas levadas a cabo por cotadas chinesas. Ganhou especial notoriedade por lançar uma campanha que resultou, em 2011, na falência da Sino-Forest, que chegou a ser um dos principais operadores comerciais de plantações florestais na China.
Em 2021, a empresa norte-americana recebeu um mandado de busca e intimações como parte de uma ampla investigação das autoridades dos Estados Unidos sobre suspeitas de potencial manipulação coordenada do mercado por “short-sellers”, acionistas ativistas e “hedge funds”. Seriam abrangidas uma dezena de gestoras, incluindo também a Citron Research de Andrew Left, e algumas resolveram mesmo cessar atividade. Mas, no mês passado, a Reuters noticiou, citando fontes próximas, que Carson Block foi informado de que foram encerradas as investigações civis e criminais sem que fossem tomadas quaisquer medidas.
A Muddy Waters chega agora a Portugal, com uma posição a descoberto na Mota-Engil – ou seja, uma aposta na desvalorização dos títulos em bolsa. Representa apenas 0,65% do capital da construtora e é a única posição a descoberto, mas chegou para exacerbar as perdas da empresa liderada por Carlos Mota dos Santos. Num dia que já era negativo (especialmente para empresas de setores cíclicos, como é o caso da Mota-Engil), a cotada deu o maior tombo do PSI, de 8,5%, levando cada ação para os 2,792 euros, o valor mais baixo desde agosto do ano passado.
Contactadas pelo Negócios, nem a Muddy Waters nem a Mota-Engil quiseram fazer comentários.
O que me impressiona e surpreende é o silencio e passividade da Administração da MOTA.
Esta situação , parece-me, conivente, tanto mais que o chefão comprou 4.000 ações acima dos 5 €uros e justificou que a Empresa ainda estava subavaliada. Então porque não compra agora, e se assim era/ é, porque razão não adquirem ações próprias?
Agora não aparece. Porque será?
Há aqui areia de mais para a minha carroça
CumPrim/
ValeAquilino
Quem é o fundo abutre a sobrevoar a Mota-Engil?
Os famosos “short-sellers” Muddy Waters abriram uma posição a descoberto de 0,65% do capital da Mota-Engil.
Leonor Mateus Ferreira leonorferreira@negocios.pt | Maria João Babo mbabo@negocios.pt
09:30
“Orgulhamo-nos de avaliar o verdadeiro valor de uma empresa e de sermos capazes de ver através da opacidade e da propaganda que algumas administrações criam”. É assim que o grupo Muddy Waters se apresenta, dizendo que é pioneiro no “research” de investimento e que “descasca” as camadas “muitas vezes construídas por escritórios de advogados aparentemente respeitados, mas bajuladores, auditores e gestores venais”.
Fundada por Carson Block, a gestora norte-americana é um dos mais famosos investidores ativistas do mundo, tendo-se tornado famosa por documentar alegadas práticas contabilísticas fraudulentas levadas a cabo por cotadas chinesas. Ganhou especial notoriedade por lançar uma campanha que resultou, em 2011, na falência da Sino-Forest, que chegou a ser um dos principais operadores comerciais de plantações florestais na China.
Em 2021, a empresa norte-americana recebeu um mandado de busca e intimações como parte de uma ampla investigação das autoridades dos Estados Unidos sobre suspeitas de potencial manipulação coordenada do mercado por “short-sellers”, acionistas ativistas e “hedge funds”. Seriam abrangidas uma dezena de gestoras, incluindo também a Citron Research de Andrew Left, e algumas resolveram mesmo cessar atividade. Mas, no mês passado, a Reuters noticiou, citando fontes próximas, que Carson Block foi informado de que foram encerradas as investigações civis e criminais sem que fossem tomadas quaisquer medidas.
A Muddy Waters chega agora a Portugal, com uma posição a descoberto na Mota-Engil – ou seja, uma aposta na desvalorização dos títulos em bolsa. Representa apenas 0,65% do capital da construtora e é a única posição a descoberto, mas chegou para exacerbar as perdas da empresa liderada por Carlos Mota dos Santos. Num dia que já era negativo (especialmente para empresas de setores cíclicos, como é o caso da Mota-Engil), a cotada deu o maior tombo do PSI, de 8,5%, levando cada ação para os 2,792 euros, o valor mais baixo desde agosto do ano passado.
Contactadas pelo Negócios, nem a Muddy Waters nem a Mota-Engil quiseram fazer comentários.
O que me impressiona e surpreende é o silencio e passividade da Administração da MOTA.
Esta situação , parece-me, conivente, tanto mais que o chefão comprou 4.000 ações acima dos 5 €uros e justificou que a Empresa ainda estava subavaliada. Então porque não compra agora, e se assim era/ é, porque razão não adquirem ações próprias?
Agora não aparece. Porque será?
Há aqui areia de mais para a minha carroça
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Mas todo este expediente tem depois o reverso. À violência da queda pode corresponder igual violência na alta, a Mota pode rapidamente chegar a 3 euros. Isto é uma especulação só possível porque estas empresas não reagem a estes ataques. A apciência de chinês dá nisto... não faz sentido a Mota não comprar ações próprias.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Vendo o perfil deste fundo, o que é que eles escolhem? Ações muito voláteis, que tenham pouco volume e em mercados secundários. Assenta como uma luva no perfil da Mota.
Vamos ver se também publicam o disclosure das razões por que estão a shortar a Mota como fizeram para ações francesas, alemãs, canadianas, pois segundo eles são short "moralistas" (há moral nos mercados?!) que descobrem situações pouco transparentes.
Vamos ver se também publicam o disclosure das razões por que estão a shortar a Mota como fizeram para ações francesas, alemãs, canadianas, pois segundo eles são short "moralistas" (há moral nos mercados?!) que descobrem situações pouco transparentes.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Àlvaro Escreveu:O fundo abutre deu sinal que não aguenta tanta pressão. Estava a ver que teria de vender para baixar o preço médio. Não me parece ser o caso, estã aceder, o fundo foi feito.
Eles são muito brincalhões. Parece-me que ainda estão a aquecer os motores.
- Registado: 14/12/2023 10:14
O fundo abutre deu sinal que não aguenta tanta pressão. Estava a ver que teria de vender para baixar o preço médio. Não me parece ser o caso, estã aceder, o fundo foi feito.
Ainda vem ao valor do aumento de capital !!
- Registado: 3/7/2023 13:03
A Mota já está a valer 800 milhões metade metade do que valia a algum meses entrei ontem a 2,7 mas os meus cálculos estavam errados , mas para já vou ficar com elas .
- Registado: 9/9/2013 15:13
Já foi a 2,65.. incrível a ME, nas subidas e nas descidas.
- Registado: 8/3/2012 17:31
Se continua o despejo sem restrições e os 2,70 vão mesmo, 2,30 é a próxima paragem (2,20 a 2,40 na verdade, olhando para o passado só esses são relevantes...)
Clint Eastwood
Clint Eastwood
traderh Escreveu:O que este short seller merecia, era um movimento tuga igual à meme stock gamestop.
E rebentar com o gajo.
Sim porque a situação até parece identica !
Só que NÂO .
traderh Escreveu:O que este short seller merecia, era um movimento tuga igual à meme stock gamestop.
E rebentar com o gajo.
Era giro, porque o free float não é assim tão grande, 20 e poucos % do capital. Enquanto os 2,70 fizerem o seu trabalho... Mas penso que ontem terá sido reforço de shorts (perfil de vendas muito parecido ao de quarta-feira anterior e outra vela muito negativa).
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Calma, só precisa entrar no verde que eles começam a sair da toca a pensar que é alface.
O que este short seller merecia, era um movimento tuga igual à meme stock gamestop.
E rebentar com o gajo.
E rebentar com o gajo.
- Registado: 10/6/2014 9:24
Hoje no Jonal de negócios um artigo com 2 páginas com explicações desde da venda a descoberto , relações México USA , menor crescimento em Africa várias explicações.
- Registado: 9/9/2013 15:13
Vamos ver se hoje é dia verde, Até parece que a Mota vai ter redução de lucros. Não é o caso, serão crescentes e terão um b´nus de 90 milhões via venda da operação na Polónia. Portanto, deixem-se de música. Não me obriguem a largar a posição na Martifer, essa filha da Mota.
Julgo muitas empresas do psi deveriam privilegiar o abatimento de divida e recompra de ações em vez de pagaram dividendos generosos..
E uma construtora...
Acho que devia ter já encarado a redução da divida como prioridade...
Não sei qual será o valor justo, mas certo é que todos os que foram comprar ações a 3 e a 4 e 5 euros não quiseram comprar no ac a 1,5 !!
A grande lista de obras que teve nunca se refletiu nos lucros, mas será uma garantia...julgo que o dividendo que pagou o ano passado não será sustentável..
Deverá andar entre os 2 e 2,5 eur
Acho que devia ter já encarado a redução da divida como prioridade...
Não sei qual será o valor justo, mas certo é que todos os que foram comprar ações a 3 e a 4 e 5 euros não quiseram comprar no ac a 1,5 !!
A grande lista de obras que teve nunca se refletiu nos lucros, mas será uma garantia...julgo que o dividendo que pagou o ano passado não será sustentável..
Deverá andar entre os 2 e 2,5 eur
Àlvaro Escreveu:HSJC, as pequenas posições não são declaradas e muitas pequenas fazem uma grande, por isso não sabemos. Agora é aguentar porque quando virar a coisa acontece com a mesma violência. A história das margens é uma história, suege sempre uma justificação e queando começam a surgir analistas a dar palpites p´blicos para as causas é porque algo pode mudar no curto prazo.
Os analistas do CaixaBI têm a mesma informação que as do Carregosa e, no entanto, o target é acima de 6 euros. É paleio para justificar a queda que resulta de posições curtas. Até quando? Não sabemos. Para mim inesperado abaixo de 3, porque 30 cêntimos de dividendo vejo como possível. Se não estou em erro as operações na Polónia deve estar a entrar no próxio semestre, são 90 milhões.... estes tipos estão mas é a lançar o pânico para entrar.
Engana-te a ti mas não passes ilusões aos outros .
HSJC, as pequenas posições não são declaradas e muitas pequenas fazem uma grande, por isso não sabemos. Agora é aguentar porque quando virar a coisa acontece com a mesma violência. A história das margens é uma história, suege sempre uma justificação e queando começam a surgir analistas a dar palpites p´blicos para as causas é porque algo pode mudar no curto prazo.
Os analistas do CaixaBI têm a mesma informação que as do Carregosa e, no entanto, o target é acima de 6 euros. É paleio para justificar a queda que resulta de posições curtas. Até quando? Não sabemos. Para mim inesperado abaixo de 3, porque 30 cêntimos de dividendo vejo como possível. Se não estou em erro as operações na Polónia deve estar a entrar no próxio semestre, são 90 milhões.... estes tipos estão mas é a lançar o pânico para entrar.
Qual a percentagem da posicao a descoberto e representa que quantidade de ações?
Obrigado
Obrigado
- Registado: 20/6/2022 9:55
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 260 visitantes