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Caldeirão da Bolsa

Pedido de opinião

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

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Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 15:49

Pedia a vossa opinião se faz favor.
Faz uns meses tenho recebido de vez em quando e-mails de suposta instituição bancária não portuguesa possivelmente da américa latina que eu nunca ouvi falar que não os abro por poder ser virus.
Pelo assunto dá a sensação que eu teria aberto conta nessa instituição bancária, coisa que eu nunca fiz e desconheço qual o país onde fica.
Estou a ficar preocupado.
Alguma vez tiveram alguma situação deste tipo?
O que acham que seja e o que deverei fazer?
Obrigado
 
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Re: Pedido de opinião

por Pmart 1 » 31/7/2021 15:55

Pura e simplesmente ignorar e eliminar , se vier e tem vindo de diversos numeros de origem nacional , deverá colocar se o smartphone o permitir esses numeros como Spam.
Normalmente qualquer link que abra enviado de fonte desconhecida irá instalar um Trojan ou simplificando um Virus no seu equipamento que poderá fazer diversas coisas , como copiar tudo do seu equipamento , SIM É VERDADE

Resumindo nunca abrir esses link´' s , REPITO NUNCA ABRIR , ou seja nem CLICKAR NO LINK
Editado pela última vez por Pmart 1 em 31/7/2021 15:57, num total de 1 vez.
 
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Re: Pedido de opinião

por caganixo7 » 31/7/2021 15:57

Marcar como spam
 
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Re: Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 15:59

Obrigado pela resposta Pmart1
Os emails não vem pelo telemovel que o meu telemovel é antigo só dá para chamadas, mensagens e fotos.
Só acesso e-mails pelo computador.
Obg
 
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Re: Pedido de opinião

por Pmart 1 » 31/7/2021 16:03

Caro Zé Manuel , aplica-se o mesmo principio , já agora e fica como informação geral , por vezes á soluções como anti-virus , bloqueadores disto e daquilo , mas meus amigos é como a Vacina , minimiza os danos , mas em algumas situações não impedem o pior
 
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Re: Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 16:09

Se calhar o melhor é desistir dessa conta de e-mail apagando-a e abrir outra, levar o computador a quem sabe rastrear os virus/trojans a ver o que deteta, ou pôr o computador no lixo em último caso.
 
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Re: Pedido de opinião

por MarcoAntonio » 31/7/2021 16:11

Actualmente há imenso spam/phishing que chega também via sms, com links associados. Inclui sms que se fazem passar por instituições bancárias, serviços postais como os CTT, etc. É ignorar tudo isso. As instituições fidedignas não comunicam dessa forma.

Quanto ao e-mail, se se utilizar o gmail (mesmo que a conta esteja associada a outro serviço, é possível geralmente aceder-lhe via gmail) ele é altamente eficiente a detectar spam e encaminha esses mails directamente para a caixa de spam, o utilizador não os chega a ver 90 e tal % das vezes, o que é terrivelmente prático e conveniente (o outlook também o faz, mas não creio que seja tão eficiente quanto o gmail). A google diz que serão mais de 99% detectados e com base na minha experiência pessoal, este número está bem possivelmente correcto.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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Re: Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 16:20

É curioso Marco António que esse meu mail onde isso acontece é o do gmail, mas aquilo vem para a caixa de entrada, eu já nem abro o spam.
Estive a pesquisar se existiria a suposta instituição bancária que envia os mails.
Aparece de fato no chile no perú e na colombia.
Será então alguem que em nome dessa instituição me manda os mails.
Os ultimos assuntos são:
Paga tus cuentas por Neat e acumula CMR puntos
Tienes descuentos com tu CMR
Editado pela última vez por ZéManuel em 31/7/2021 16:26, num total de 1 vez.
 
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Re: Pedido de opinião

por MarcoAntonio » 31/7/2021 16:25

A instituição existir ou não é pouco ou nada relevante, o phishing utiliza sistematicamente instituições que existem.

Se quiseres colocar aqui uma parte do texto que seja inócua (sem info pessoal e etc) só para vermos exactamente do que estamos a falar. É que pelo teu texto, sim, parece tratar-se de spam/phishing e é isso que estamos a assumir.


O gmail filtra quase tudo, estamos a falar de (bem) para cima de 90%, mas não filtra absolutamente tudo e o facto de passar não é garantia que não é spam/phishing.
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Re: Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 16:30

Como disse Marco António os ultimos assuntos de 2 emails um de ontem e outro de anteontem são:
Paga tus cuentas por Neat e acumula CMR puntos
Tienes descuentos com tu CMR

Um anterior e o inicial tinha o titulo de transferência bancária para su cuenta

Eu não abro por isso não sei o que contêm as mensagens
Editado pela última vez por ZéManuel em 31/7/2021 16:39, num total de 2 vezes.
 
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Re: Pedido de opinião

por MarcoAntonio » 31/7/2021 16:31

Ok, com o texto que entretanto colocaste, parece tratar-se de um e-mail a fazer-se passar pelo Banco Falabella (Chile, etc). Não sei se é esse, mas com o que colocaste, parece ser do que se trata. Se é esse, tens alguma info e alertas aqui:

https://www.falabella.com/falabella-cl/ ... ta&srv=mc4
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Re: Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 16:34

É esse de fallabela de facto.
O que deverei efetivamente fazer?
 
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Re: Pedido de opinião

por MarcoAntonio » 31/7/2021 16:35

ZéManuel Escreveu:É esse de fallabela de facto.
O que deverei efetivamente fazer?


Marcar os e-mails como spam para ajudar o gmail a filtrar melhor e ignorar esses e-mails.
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Re: Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 16:36

Não consigo carregar esse link para ver.
O que de facto informa se faz favor?
Editado pela última vez por ZéManuel em 31/7/2021 16:42, num total de 1 vez.
 
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Re: Pedido de opinião

por MarcoAntonio » 31/7/2021 16:41

Nem o meu browser nem o meu anti-virus alerta o que quer que seja sobre o link que coloquei. O site parece-me ser o da instituição real (o link para o Banco será este: "bancofalabella.cl" e o que coloquei o genérico para outros serviços da instituição, que por sinal alerta para mails de spam/phishing fazendo passar-se por eles. Não conheço a instituição, é só que não detecto nada de aparentemente errado nestes links (talvez o teu computador já esteja infectado, mas é apenas uma de várias hipóteses possíveis).
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Re: Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 16:47

Ou seja alguém maldoso a fazer-se passar pelo banco fallabela, com intenções de me prejudicar.
O melhor é neste computador nem sequer dar ordens de venda ou compra de açoes nem consultar saldos do banco português onde tenho conta, não será melhor?
Já agora como se marcam estes mails como spam sem os abrir claro.? Obg
 
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Re: Pedido de opinião

por MarcoAntonio » 31/7/2021 16:57

ZéManuel Escreveu:Ou seja alguém maldoso a fazer-se passar pelo banco fallabela, com intenções de me prejudicar.
O melhor é neste computador nem sequer dar ordens de venda ou compra de açoes nem consultar saldos do banco português onde tenho conta, não será melhor?
Já agora como se marcam estes mails como spam sem os abrir claro.? Obg


Que browser estás a utilizar?

Com alguns pequenos passos poderá tentar detectar-se se o teu pc está a ser reencaminhado ou não.



Em relação a marcar os e-mails como spam, no gmail basta seleccionar a linha do e-mail em questão e clicar no ponto de exclamação nas opções rápidas.
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Re: Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 17:01

Eu uso o Edge.
Apesar de ter instalado o Chrome, o Firefox e internet explorer, mas uso sempre ou quase sempre o Edge.
 
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Re: Pedido de opinião

por MarcoAntonio » 31/7/2021 17:05

Aqui vai uma imagem, a ilustrar.

Imagem


Não estou familiarizado com o Edge. No Chrome podes ir por exemplo a Developer Tools e em Network verificar facilmente o ip a que estão a ser feitos os pedidos (requests) e depois verificar a que correspondem esses ip's (já fiz essa verificação no meu PC e estou 99.9% certo que estou a aceder aos sites fidedignos da instituição). Com toda a probabilidade é possível fazer o mesmo no Edge, mas francamente nunca utilizei esse browser, portanto teria de ir ver como se faz.
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Re: Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 17:11

Os bancos deviam só permitir que um determinado computador ligado ao IP do cliente pudesse ter acesso à sua conta, doutra forma há sempre riscos grandes ao violarem os códigos de acesso.
 
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Re: Pedido de opinião

por MarcoAntonio » 31/7/2021 17:12

ZéManuel Escreveu:Ou seja alguém maldoso a fazer-se passar pelo banco fallabela, com intenções de me prejudicar.

Só para clarificar o que escrevi acima e os posts subsequentes. Se o teu computador estiver infectado com Malware, quando tentas aceder ao website desta instituição, o browser é reencaminhado automaticamente para outro website a fazer-se passar por ele (o ip será diferente mas o site poderá aparentar ser igual). Ou seja, eu e tu podemos estar a aceder ao mesmo URL mas não estarmos realmente a ver o mesmo website físico (o meu tenho 99.9% de certeza que não está infectado, se o teu estiver, é possível que quando tentas aceder a este site sejas enviado para outro ip, que entretanto o teu antivirus não deixa abrir). Esta é a tal hipótese que coloquei acima e que os passos seguintes podem ajudar a clarificar.


ZéManuel Escreveu:Os bancos deviam só permitir que um determinado computador ligado ao IP do cliente pudesse ter acesso à sua conta, doutra forma há sempre riscos grandes ao violarem os códigos de acesso.

Espero muito bem que nunca se lembrem de tal. Isso limitaria terrivelmente o serviço. Pior que isso só mesmo acabar com o webservice e termos outra vez todos de ir fisicamente aos balcões (desculpa estar a ser tão frontal, mas é quão terrível isto me parece).
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Re: Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 17:19

O risco é alguém tentar transferir qualquer quantia via online.
Eu por sinal nunca fiz qualquer transferência online.
Se diáriamente ficar limitado a determinado montante a coisa fica limitada a esse valor.
O banco pede algum código ou password para fazer transferencias de dinheiro online?
Quanto ao antivirus uso o Defender do windows dizem que dos que se não paga é o melhor.
 
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Re: Pedido de opinião

por MarcoAntonio » 31/7/2021 17:26

ZéManuel Escreveu:O risco é alguém tentar transferir qualquer quantia via online.

Nos Bancos onde tenho conta isso simplesmente não é possível. Mesmo que o computador fosse hackeado, o hacker não teria acesso a parte da informação que é necessária para fazer inteiro uso dos montantes disponíveis, nomeadamente: conhecimento do código de conta e do correspondente pin de acesso de 6 algarismos (que não está memorizado no pc e que tenho memorizado mentalmente), ainda o acesso físico ao meu telemóvel e ainda acesso físico ao cartão matríz.


ZéManuel Escreveu:O banco pede algum código ou password para fazer transferencias de dinheiro online?

Portanto, nunca utilizaste homebanking?

Mesmo conseguindo entrar na conta, para pagar qualquer serviço e efectuar qualquer transferência via homebanking tenho de inserir um código gerado na hora que é enviado para o meu telemóvel e adicionalmente introduzir os números correctos na posição correcta de um cartão matriz físico que está na minha posse. Em Portugal há regras mínimas de segurança para os serviços de homebanking que os bancos têm de cumprir (e que na verdade são os primeiros interessados em cumprir, nem era preciso exigir-lhes).


Não é absolutamente impossível a pessoas ser roubada (mesmo sem cometer um enorme disparate de não se proteger minimamente e expor informação importante a todos, sei lá, ter uma imagem digitalizada do cartão matriz no PC, para dar um exemplo). Mas, bom, segurança absoluta não existe, com ou sem computadores. Afinal, existem fraudes no mundo físico, no limite alguém pode ir a um balcão e se for suficientemente habilidoso, fazer-se passar por ti. Fraudes destas também existem e sempre existiram. Nenhuma tecnologia está livre de fraude, nem a tecnologia do passado. Por sinal, não é nada fácil efectuar uma fraude deste tipo via computador dadas as várias medidas de segurança embutidas no sistema.
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Re: Pedido de opinião

por ZéManuel » 31/7/2021 17:31

Eu pago as contas normais mensais pelas referencias multibanco com o cartão numa máquina multibanco.
Qualquer transferência de dinheiro é também feita com cartão multibanco.
Não sei mas se alguém tiver acesso `à conta pode mudar o nº de telemóvel para o numero que lhe interessa, o dele, e depois é capaz de poder fazer os movimentos com os códigos que recebe no seu telemóvel.
Será possível?
 
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Re: Pedido de opinião

por MarcoAntonio » 31/7/2021 17:39

É possível mudar, mas tens de ter acesso ao antigo (ou seja, isso não é realmente um problema porque queria dizer que a pessoa que estava a mudar já tinha acesso ao teu telemóvel). E o código sms não chega para montantes relevantes, só para montantes pequenos. Para montantes maiores é necessário ainda o cartão matriz, que é um cartão físico em cartão/plástico com uma matriz de números.

Também é possivel alterar ligando para o serviço e conseguir fazer-se passar por ti com sucesso, mas neste caso é um tipo de fraude que não tem particularmente que ver com o serviço de homebanking (como já disse, no limite, um individuo pode fazer-se passar por ti até num balcão).

Já para não falar de extorsão: se usas o cartão multibanco, podem extorquir-te à força, já te estás a expor ao perigo.... isto não é mera hipotese teórica, acontece mesmo na realidade também, quero dizer com isto. Se estás com tanta preocupação com o homebanking que é altamente seguro, só te quero indicar que andar com o cartão multibanco no bolso é (bem) mais perigoso, pelo menos na minha óptica. Eu não estou preocupado com o homebanking pois é virtualmente impossível (não é absolutamente impossível mas é extremamente difícil e altamente improvável) ser roubado via homebanking. Provavelmente, se sair à rua com o multibanco no bolso, os meus riscos são muito maiores. É o que te estou a tentar dizer.
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