Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

Herdade Laribau

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: Herdade Laribau

por Flav » 10/12/2020 14:52

Só uma pequena dúvida. Nem sempre consigo acompanhar os negócios da quinta do Laribau. No caso da REN isso corresponde a que fruto ou animal? Serão cerejas que dão frutos otimos em certas alturas do ano?? Serão porcos pretos (e nãso ´+e racismo, eheh) que existe boa variedade lá para os lados da quinta do iliustre Laribau?? Não sei.
 
Mensagens: 312
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Herdade Laribau

por Laribau » 10/12/2020 19:11

Flav Escreveu:Só uma pequena dúvida. Nem sempre consigo acompanhar os negócios da quinta do Laribau. No caso da REN isso corresponde a que fruto ou animal? Serão cerejas que dão frutos otimos em certas alturas do ano?? Serão porcos pretos (e nãso ´+e racismo, eheh) que existe boa variedade lá para os lados da quinta do iliustre Laribau?? Não sei.


Um dia vou editar um Dicionário Laribau... 8-)

Ex.: Sobreiros: IBM (levam tempo a "crescer"). Cerejeiras: INTC (dão uns Frutos pequenos, regularmente, e o interesse está na madeira que mais tarde, quando prontas para abater, poderão vir a dar); Galinhas são REN (dão ovos com regularidade: Dividendos), e por aí adiante... :idea:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Herdade Laribau

por ParaCima » 11/12/2020 17:28

Laribau Escreveu:
Flav Escreveu:Só uma pequena dúvida. Nem sempre consigo acompanhar os negócios da quinta do Laribau. No caso da REN isso corresponde a que fruto ou animal? Serão cerejas que dão frutos otimos em certas alturas do ano?? Serão porcos pretos (e nãso ´+e racismo, eheh) que existe boa variedade lá para os lados da quinta do iliustre Laribau?? Não sei.


Um dia vou editar um Dicionário Laribau... 8-)

Ex.: Sobreiros: IBM (levam tempo a "crescer"). Cerejeiras: INTC (dão uns Frutos pequenos, regularmente, e o interesse está na madeira que mais tarde, quando prontas para abater, poderão vir a dar); Galinhas são REN (dão ovos com regularidade: Dividendos), e por aí adiante... :idea:


a malta ai por essas bandas anda com medo de um potencial temporal que se avizinha. cuidado com as culturas. acho que nem as estufas se safam. nós aqui no monte andavas com problemas de comunicação, olha decidimos comprar unas cartões de comunicações da CHL. empresa com cerca de 60b em caixa com uma avaliação de mercado de 120b, ou seja um EV de 60B, com cerca de 1B de clientes. o alcaide das terra é um bocado complicado o que nos pode causar problemas, mas acreditamos que tudo vai passar com o biden
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
 
Mensagens: 493
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Herdade Laribau

por Laribau » 11/12/2020 17:38

ParaCima Escreveu:
Laribau Escreveu:
Flav Escreveu:Só uma pequena dúvida. Nem sempre consigo acompanhar os negócios da quinta do Laribau. No caso da REN isso corresponde a que fruto ou animal? Serão cerejas que dão frutos otimos em certas alturas do ano?? Serão porcos pretos (e nãso ´+e racismo, eheh) que existe boa variedade lá para os lados da quinta do iliustre Laribau?? Não sei.


Um dia vou editar um Dicionário Laribau... 8-)

Ex.: Sobreiros: IBM (levam tempo a "crescer"). Cerejeiras: INTC (dão uns Frutos pequenos, regularmente, e o interesse está na madeira que mais tarde, quando prontas para abater, poderão vir a dar); Galinhas são REN (dão ovos com regularidade: Dividendos), e por aí adiante... :idea:


a malta ai por essas bandas anda com medo de um potencial temporal que se avizinha. cuidado com as culturas. acho que nem as estufas se safam. nós aqui no monte andavas com problemas de comunicação, olha decidimos comprar unas cartões de comunicações da CHL. empresa com cerca de 60b em caixa com uma avaliação de mercado de 120b, ou seja um EV de 60B, com cerca de 1B de clientes. o alcaide das terra é um bocado complicado o que nos pode causar problemas, mas acreditamos que tudo vai passar com o biden


Pois...! A pensar no Inverno, que já adivinhávamos para a próxima semana, ontem, preventivamente, fizemos a colheita da ALV do SAN e do BNP (tudo previsto para segunda feira próxima, mas... BCE e tal...). Comprámos umas galinhas poedeiras (REN) e... Vamos aguardar, que o Inverno vai ser penoso...
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Herdade Laribau

por Laribau » 11/12/2020 17:42

Essa plantação de Chá não está mal vista...! O capataz é o tal que também interesse na Oficina que tem um gerador de corrente elétrica aqui na aldeia, não é?


Vou apreçar uma partida de Chá, mais lá para segunda ou terça feira. 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Herdade Laribau

por ParaCima » 11/12/2020 19:13

ParaCima Escreveu:compadre eu apostaria que vai vender allianz o bnp paribas e o santander.

não o aconselhava a repsol pela bp. já dei um olhinho e não consigo ver nada de melhor que a repsol.

esqueça a conversa das adr´s e das retenções.

tenho de fazer um quadrinho destes. bem catita

aguardo com serenidade as novas apostas


compadre acertei em cheio. diria que é óbvio. eu adoro o bnp paribas, é um espécie de jpmorgan europeu, e a allianz é a minha empresa europeia favorita, mas a outros valores e noutras alturas, vem ai muita guiada e granizo. ambos estão expostos ás bond´s europeias, que são completamente insustentáveis, nem imagino as perdas. o bnp paribas ainda tem o problema do crédito(o seu negócio) e as moratórias. o mal parado vai disparar, as bonds vao por ai abaixo... vao perder em toda a linha. depois a contabilidade tem uma coisa interessante no caso dos bancos, e noutros casos, estão a ter "rendimentos" com os juros que estão a acrescer ao capital, na realidade estão a ter ganhos, mas não estão a receber a massa.



https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... erta-a-eba
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
 
Mensagens: 493
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Herdade Laribau

por Laribau » 21/12/2020 11:24

Laribau Escreveu:
HL Portfolio.pdf

Em definitivo, parece-nos que, tal como há umas semanas prevíamos, vem aí o inverno e há que salvar as colheitas nas próximas semanas. Nada de grave, logo a seguir virá, como de costume, a Primavera: Tempo próprio para boas sementeiras.


E tal como prevíamos, com a precisão a que a natureza nos habituou (a nós homens do campo), cá está o Inverno, mesmo em cima do Solstício, nem mais um dia nem menos um dia... :-k :-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Herdade Laribau

por ParaCima » 21/12/2020 20:02

Laribau Escreveu:
Laribau Escreveu:
HL Portfolio.pdf

Em definitivo, parece-nos que, tal como há umas semanas prevíamos, vem aí o inverno e há que salvar as colheitas nas próximas semanas. Nada de grave, logo a seguir virá, como de costume, a Primavera: Tempo próprio para boas sementeiras.


E tal como prevíamos, com a precisão a que a natureza nos habituou (a nós homens do campo), cá está o Inverno, mesmo em cima do Solstício, nem mais um dia nem menos um dia... :-k :-k


Neste caso nao era preciso seres a maya... ate eu acertei...

Parece-me que vamos ter alguma divergencia entre o crescimento dos dias e a reducao das colheitas...

A intel continua intacta, as noticias da microsoft nao assustam. Nao quero comparar o minipreço com o lidl.

Continuo com a maioria das terras em pousio.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
 
Mensagens: 493
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Herdade Laribau

por ParaCima » 13/1/2021 19:38

O que se passa com a intel? Lari vamos ficar ricos. Lol
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
 
Mensagens: 493
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Herdade Laribau

por J_Investidor » 13/1/2021 19:49

ParaCima Escreveu:O que se passa com a intel? Lari vamos ficar ricos. Lol

Substituição de CEO, penso eu
 
Mensagens: 174
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Herdade Laribau

por Laribau » 13/1/2021 21:03

ParaCima Escreveu:O que se passa com a intel? Lari vamos ficar ricos. Lol


Three fold news:

* Novo CEO
* Resultados do 4ºT > ao previsto (saem 21/1)
* Anuncio de progressos na tecnologia 7nm ( "Strong Progress") / A divulgar em 21/1

E é tudo... Para já: 8-)

As minhas cerejeiras a caminho de me dar $$$$$ pelo terceiro ano consecutivo 8-) 8-) 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Herdade Laribau

por ParaCima » 4/2/2021 20:58

Lari reparaste na noticia do spin-off da repsol? 4 mil milhoes para as renovaveis, obviamente mais uma grande parte da dívida. Nao curti muito da divisao... mas o mercado gostou.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
 
Mensagens: 493
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Herdade Laribau

por Laribau » 6/2/2021 16:34

ParaCima Escreveu:...
aguardo com serenidade as novas apostas


Cá pela Herdade já estamos a pensar na Primavera. Há que começar a pensar nas sementeiras, e por isso, aqui o nosso capataz vai estar fora duas semanas a comprar as semeaduras da próxima temporada. Leva uma lista com ele para tratar das compras e alguma liberdade para, num ou outro caso, não comprar, ou substituir a encomenda por outra que lhe pareça mais de feição lá na Feira Agrícola. É claro que a área de cultivo já está em parte ocupada, mas ele sabe disso e comprará só o necessário para compor a Herdade. Como a incerteza ainda é muita, decidimos que só levaria uns 60 % da nossa disponibilidade, o resto fica na CCA à espera de alguma oportunidade e/ou como rede de segurança.

Leva um aviso para ir com calma e não comprar tudo no 1º Dia de Feira, já que tem reserva para 15 dias na pensão no largo do mercado...!

Lista de Avio:

SEMENTEIRA HL.pdf
(45.7 KiB) Transferido 195 Vezes
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Herdade Laribau

por yggy » 6/2/2021 19:48

os que estao a <avg sao para comprar?
OU é ara comprar tudo?
quais as diffs entre <avg avg ou >avg ?
 
Mensagens: 275
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Herdade Laribau

por Laribau » 6/2/2021 20:02

yggy Escreveu:os que estao a <avg sao para comprar?
OU é ara comprar tudo?
quais as diffs entre <avg avg ou >avg ?


Essas são as sementes que estão previstas deitar à terra cá na Herdade. Só que, as parcelas de terra destinadas a cada cultura são diferentes: Umas são de média dimensão (Avg,) outras mais pequenas que a média (<Avg.) e outras ainda, superiores à média (>Avg.). Claro está que, os terrenos dentro de cada classe, que não a média, não são todos de tamanho igual, podem variar conforme a cultura.... Assim, por exemplo, o terreno médio deverá ter +/- 2 % da Herdade. Contudo, sementeiras superiores à média, tanto podem representar 3% como 4% ou mais. De igual forma, as hortícolas com dimensão inferior à média, tanto podem representar 1,5% como 0,5%. Depende da qualidade das mesmas. 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Herdade Laribau

por yggy » 6/2/2021 20:06

Laribau Escreveu:
yggy Escreveu:os que estao a <avg sao para comprar?
OU é ara comprar tudo?
quais as diffs entre <avg avg ou >avg ?


Essas são as sementes que estão previstas deitar à terra cá na Herdade. Só que, as parcelas de terra destinadas a cada cultura são diferentes: Umas são de média dimensão (Avg,) outras mais pequenas que a média (<Avg.) e outras ainda, superiores à média (>Avg.). Claro está que, os terrenos dentro de cada classe, que não a média, não são todos de tamanho igual, podem variar conforme a cultura.... Assim, por exemplo, o terreno médio deverá ter +/- 2 % da Herdade. Contudo, sementeiras superiores à média, tanto podem representar 3% como 4% ou mais. De igual forma, as hortícolas com dimensão inferior à média, tanto podem representar 1,5% como 0,5%. Depende da qualidade das mesmas. 8-)


Muito bem. Obrigado
 
Mensagens: 275
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Herdade Laribau

por ParaCima » 8/2/2021 13:55

Epá tanta exposicao ao sector financeiro... com umas farmaceuticas e mais uns trocos em diversos sectores.

Qual é a exposicao ao sector financeiro? 60/70%?

Acho muito arriscado, ainda por cima nao se vê aumento das taxas de juros e todos ja sabemos o que vao dar as moratorias... eapero que tenhas sucesso, mas desta vez nao "acompanho". Continuo com a repsol semapa
Ja viste a possivel jogada da repaol com as renovaveis, nao me xheira nada bem, mas é só mais um sinal que as renlvaveis estao hiper vlorizadas eles tambem querem surfar a onda
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
 
Mensagens: 493
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Herdade Laribau

por Laribau » 8/2/2021 14:44

ParaCima Escreveu:Epá tanta exposicao ao sector financeiro... com umas farmaceuticas e mais uns trocos em diversos sectores.

Qual é a exposicao ao sector financeiro? 60/70%?

Acho muito arriscado, ainda por cima nao se vê aumento das taxas de juros e todos ja sabemos o que vao dar as moratorias... eapero que tenhas sucesso, mas desta vez nao "acompanho". Continuo com a repsol semapa
Ja viste a possivel jogada da repaol com as renovaveis, nao me xheira nada bem, mas é só mais um sinal que as renlvaveis estao hiper vlorizadas eles tambem querem surfar a onda


Por enquanto: NADA !

Expedimos o Capataz com ordens de compra, mas sem grandes pressas. É coisa para se fazer durante um par de semanas e sempre faseadamente, mesmo em cada Título. Depois se verá qual a composição final em percentagem para cada um dos 50 Títulos (mais coisa menos coisa).

Hoje, por hoje, estamos assim:

IBM(14%);INTC(20%);NOS(10%);REN(17%);REP(9%);SEM(18%);SON(11%)

Daqui por uns 15 dias (+/-), logo veremos. Até pode levar mais de 15 dias e até pode ser um conjunto ligeiramente diferente.

8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Herdade Laribau

por ParaCima » 8/2/2021 23:15

Lari se me permitires uma quotada aqui vai:
Markel

Empresa com uma boa gestao que investe no mercado o free float... e tem umas posiçoes interessantes a negociar ai 1,3 do book.

A nivel dos racio dos seguros está abaixo de 100. O que é sinal de "lucro" ha quem lhe chame a mini bershire. Talvez tenhas olhado, nesta fase e pelo preço parece-me que ha por ai pouca coisa melhor. Comprei no outro dia apos os resultados

Tambem gosto muito da glw, e estive para comprar a 20 e pohcos dolares... reis do vidro em todas as vertentes e ha pouco tempo viram aprovado pela fda os seus frascos de ampolas. Estas a apostar nas farmaceuticas por causa do covid, e possivelmente do qie vem a seguir... estes tb devem estar bem lançados com a procura ao rubro. Nao vendem lcd vendem o vidro para as vacinas.

Nao estas a pau com nenhuma empresa de material medico, tipo seringas, agulhas... tem volume, ganhas pouco mas vendes muito... agora ganhas muito e continuas a vender muito.

Pode ser que tu ou um dos teus camponeses saibam de alguma coisa
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
 
Mensagens: 493
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Herdade Laribau

por Laribau » 16/2/2021 19:58

Regressou o Capataz (e já retornou á vila para a feira desta semana...!).

Começámos já o novo plano de ordenamento agrícola cá da Herdade. Bem, na verdade, não é inteiramente novo, algumas das plantações ficaram e outras apenas viram reduzidas as áreas de cultivo. Espécies com DOC (Portugal) foram reduzidas a mínimos ( Não confundir a SEM com espécie autóctone 8-)). Com ordens expressas para não se "aviar" de uma só vez , o homem cumpriu e o resultado está no anexo.

Esta semana há mais (assim queira a feira estar de feição)... :wink:
Anexos
H Laribau.png
H Laribau.png (87.29 KiB) Visualizado 576 vezes
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Herdade Laribau

por Goya777 » 16/2/2021 20:01

Comparto algumas das plantações. Espero que vá bem a colheita.

posso fazer duas perguntas?

Alguma razão pela qual preferes Repsol a Galp? E o mesmo entre Intesa e UniCredit?
 
Mensagens: 1262
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Herdade Laribau

por ParaCima » 16/2/2021 20:18

olha o lari... eu despachei a semapa e a repsol.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
 
Mensagens: 493
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Herdade Laribau

por Laribau » 16/2/2021 21:44

Goya777 Escreveu:Comparto algumas das plantações. Espero que vá bem a colheita.

posso fazer duas perguntas?

Alguma razão pela qual preferes Repsol a Galp? E o mesmo entre Intesa e UniCredit?


Intesa: Histórico de maior retorno s/Capitais próprios, Histórico de Dividendos mais consistente, melhor posição de capital.
Repsol: Melhor posicionada em matéria de transição energética. Pouca confiança na estrutura acionista de controlo da Galp (meramente subjetivo).
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Herdade Laribau

por Laribau » 16/2/2021 21:47

ParaCima Escreveu:olha o lari... eu despachei a semapa e a repsol.


Pois... Calhando fizeste bem. Mas a paciência, por vezes, é uma virtude. Who knows ?

Cá na Herdade continuamos a pensar que a Semapa tem muito para dar ainda (não sabemos é quando 8-) ).
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Herdade Laribau

por Goya777 » 16/2/2021 22:24

Laribau Escreveu:
Goya777 Escreveu:Comparto algumas das plantações. Espero que vá bem a colheita.

posso fazer duas perguntas?

Alguma razão pela qual preferes Repsol a Galp? E o mesmo entre Intesa e UniCredit?


Intesa: Histórico de maior retorno s/Capitais próprios, Histórico de Dividendos mais consistente, melhor posição de capital.
Repsol: Melhor posicionada em matéria de transição energética. Pouca confiança na estrutura acionista de controlo da Galp (meramente subjetivo).


Obrigado
 
Mensagens: 1262
Registado: 17/7/2014 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado: