Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Abater mais valias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Abater mais valias

por AC1974 » 8/12/2021 12:00

Convém nunca esquecer que a taxa de 2021 é 28%, em 2022 á priori também será (mas não convém acreditar nos políticos), cada um que faça a sua gestão.
 
Mensagens: 87
Registado: 6/10/2015 16:39

Re: Abater mais valias

por Rodhes1 » 7/12/2021 15:43

São cenários meu caro, já tenho mais de 20 anos em bolsa e asseguro-te que nunca tive 2 anos seguidos de menos valias mas mais vale um pássaro na mão... quanto ao englobamento depende de outros fatores, se tiveres mais valias de outros investimentos não é compensatório.
E já agora não vivas cheio de certeza que isso impede-te de evoluires ;)
Beijinhos
 
Mensagens: 15
Registado: 5/5/2014 19:10

Re: Abater mais valias

por PIKAS » 7/12/2021 15:31

Rodhes1 Escreveu:@Pikas estás a esquecer-te do cenário de teres menos valias no ano seguinte também, isto é:
Cenário 1: Ano atual: pagarias 280€ de mais valias no ano atual e no ano seguinte 0
Cenário 2: pagarias 0 nos 2 anos, portanto poupavas 280€
Chamas a isso poupar? Acho que isso é perder dinheiro.
Mas mesmo que tivesses percas em 2 anos seguidos as menos-valias são dedutíveis em imposto a pagar de mais-valias nos 5 anos ( sem certeza... ) seguintes à declaração do prejuízo.
Por conseguinte, se declarares menos-valias neste ano, tens 5 (?) exercícios para as deduzires. Quando acontecer vai dar ao mesmo, não lucraste nada com o " truque ", só perdeste.
Se perderes dinheiro consecutivamente é melhor pensares o que andas a fazer ao teu dinheiro.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Abater mais valias

por Rodhes1 » 7/12/2021 15:10

@Pikas estás a esquecer-te do cenário de teres menos valias no ano seguinte também, isto é:
Cenário 1: Ano atual: pagarias 280€ de mais valias no ano atual e no ano seguinte 0
Cenário 2: pagarias 0 nos 2 anos, portanto poupavas 280€
 
Mensagens: 15
Registado: 5/5/2014 19:10

Re: Abater mais valias

por PIKAS » 7/12/2021 14:07

Daniel, sem querer alongar muito isto vamos, então, a hipotético exemplo:

- Estamos em outubro de 2021 e tenho uma mais-valia anual acumulada na carteira de 1.000€. Logo, se não finalizar mais nenhum trade, é certo que nas contas do IRS de 2021 vou pagar 280€.
- Ainda em outubro entendo comprar 1.000 acções da empresa XPTO, que cotava a 10€, logo com o custo total de 10.000€. Esse trade não está a correr bem e em 7 de dezembro o valor de cada título é de 9€, portanto o investimento vale agora, apenas, 9.000€. Estou portanto com -10%, ou 1.000€.
- Ainda hoje, 7 de dezembro, resolvo vender. Logo, no ano e se não finalizar mais nenhum trade, o meu resultado é zero, isto é, estava com a carteira positiva em +1.000€, assumo esta menos-valia de -1.000€, fica a zero. Não terei, portanto, que pagar os tais 280€.
- Mas, passados poucos segundos, entendo comprar as mesmas 1.000 acções da XPTO. A cotação não mexeu, continua a 9€ e para tal invisto 9.000€.
- Chego a 7 de dezembro de 2022, o trade está a marinar, as perspetivas da XPTO são menos boas, a sua situação degradou-se e acho que é de vender. Curiosamente, a cotação está a 10€, vendo e levei à carteira de 2022 uma mais-valia de 1.000€. Para todos os efeitos empatei.
- Não finalizei nem finalizarei mais nenhum trade em 2022 mas o IRS vai-me comer 280€, os tais de que poupei em 2021.
O que ganhei no trade? nada, empatei e empatei no imposto. O que perdi? comissões e imposto sobre as comissões.
Ah!! mas claro que tendo 280€ do meu lado durante 1 ano poderia tê-los investido, reinvestido e voltar a investir. Isso é no pressuposto que o trade irá dar lucro naquele horizonte temporal, o que nem sempre acontece.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Abater mais valias

por niceboy » 7/12/2021 13:20

Não vi o vídeo.
Mas como sempre, tanta conversa, tantas palavras e tão poucos números. E quem muito fala pouco acerta.

Cenário 1 - Forçar a venda de menos-valias potenciais para abater a mais-valias já realizadas:
Ativo A
Compra 10.000€
Venda 15.000€
Mais valia 5.000€
Imposto 5.000€ * 0.28 = 1.400€

Ativo B
Compra 10.000€
Valor atual 7.000€
Venda 7.000€
Menos-valia 3.000€
Imposto 0€
Comissões 15€

Imposto se juntar Mais-valia com Menos-valia
5.000€ - 3.000€ = 2.000€ * 0.28 = 560€

Imposto pago a menos no presente: 1.400€ - 560€ = 840€

Voltas a reinvestir Ativo B
Compra 7.000€
Comissões 15€
Venda no Futuro (incerto) 11.000€
Mais valia 4.000€
Imposto 4.000€ * 0.28 = 1.120€

Cenário 2 - Não forçar a venda de menos-valias potenciais:
Ativo B :
Compra 10.000€
Valor atual 7.000€
Venda no futuro (incerto) 11.000€
Mais valia 1.000€
Imposto 1.000€ * 0.28 = 280€

Diferenças entre os 2 cenários:
Imposto pago a menos no presente: 1.400€ - 560€ = 840€
Imposto pago a mais no futuro: 1.120€ - 280€ = 840€

O valor do imposto é o mesmo nos 2 cenários.

Compensa forçar menos-valias, se investires o montante do imposto pago a menos no presente (840€), e a sua rentabilidade (até ao suposto momento da segunda venda do ativo B do cenário 1 ou de venda do cenário 2) for superior aos montantes das comissões dos movimentos 'forçados' (15€ + 15€).
 
Mensagens: 100
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Re: Abater mais valias

por danieljpires » 7/12/2021 12:28

PIKAS Escreveu:
danieljpires Escreveu:
PIKAS Escreveu:Não sei como se poupa milhares de euros... porque a verdade é que em milhares de euros de imposto não poupas nada e, bem pelo contrário, vais gastar algumas centenas mais.
Se venderes o que está com menos-valias e recomprares vais, efetivamente, acrescentar menos-valias imediatas à tua carteira mas quando venderes vais gerar mais-valias que serão, então, tributadas.
O único ganho que terás é o dinheiro do imposto do teu lado durante algum tempo, mas quando venderes vais ter que pagá-lo. A perca é que vais pagar mais comissões e impostos, dar dinheiro fácil às corretoras e ao estado.
Isto não faz sentido nenhum.
Cumprimentos,


Ola pikas no video expliquei o funcionamento

embora proteles o imposto para o futuro, estas a criar mais valias sobre o imposto que nao pagaste ou seja na pratica estas a ganhar dinheiro
fiz esse exemplo no video.

Ou seja sim vale apena a longo prazo
Daniel, não estás a ganhar nada e não vale mesmo a pena.
Tens 2 pressupostos: um é incerto e o outro é certo. O incerto é a possibilidade de vires a teres mais-valias com o dinheiro que reténs e que reinvestirás num ciclo sucessivo de mais, mais, mais e mais-valias, excluindo desde logo a hipótese real de gerares menos valias, situação com mais probabilidade se considerares que tens um horizonte temporal definido e curto. O certo é a massa que vais pagar de corretagem e imposto.
Não vejo aqui grande negócio. A pagar, pagas de certeza, a receber talvez recebas, talvez...
Os mercados estão cheios de estratégias lucrativas que a prática desdiz com muita facilidade. E esta é, apenas, mais uma.
Quanto a imposto vai sair-te do bolso rigorosamente o mesmo, tostão por tostão.
Cumprimentos,


Ola PIKAS estas a fazer mal as contas (acho eu)

facamos o exemplo para um ano so

tens um lucro de 1000€, fazes menos valias e pagas 0 de imposto ou seja poupas 280€ nesse ano

se a tua posiçaõ aumentar tens um lucro adicional sobre os 280€ desse ano ou seja ganhas dinheiro...se a ação cair entao nao ha lucro para fazeres mais valias

é sempre um win win

fiz uma folha de calculo e verifiquei isso mesmo
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Abater mais valias

por PIKAS » 7/12/2021 11:52

danieljpires Escreveu:
PIKAS Escreveu:Não sei como se poupa milhares de euros... porque a verdade é que em milhares de euros de imposto não poupas nada e, bem pelo contrário, vais gastar algumas centenas mais.
Se venderes o que está com menos-valias e recomprares vais, efetivamente, acrescentar menos-valias imediatas à tua carteira mas quando venderes vais gerar mais-valias que serão, então, tributadas.
O único ganho que terás é o dinheiro do imposto do teu lado durante algum tempo, mas quando venderes vais ter que pagá-lo. A perca é que vais pagar mais comissões e impostos, dar dinheiro fácil às corretoras e ao estado.
Isto não faz sentido nenhum.
Cumprimentos,


Ola pikas no video expliquei o funcionamento

embora proteles o imposto para o futuro, estas a criar mais valias sobre o imposto que nao pagaste ou seja na pratica estas a ganhar dinheiro
fiz esse exemplo no video.

Ou seja sim vale apena a longo prazo
Daniel, não estás a ganhar nada e não vale mesmo a pena.
Tens 2 pressupostos: um é incerto e o outro é certo. O incerto é a possibilidade de vires a teres mais-valias com o dinheiro que reténs e que reinvestirás num ciclo sucessivo de mais, mais, mais e mais-valias, excluindo desde logo a hipótese real de gerares menos valias, situação com mais probabilidade se considerares que tens um horizonte temporal definido e curto. O certo é a massa que vais pagar de corretagem e imposto.
Não vejo aqui grande negócio. A pagar, pagas de certeza, a receber talvez recebas, talvez...
Os mercados estão cheios de estratégias lucrativas que a prática desdiz com muita facilidade. E esta é, apenas, mais uma.
Quanto a imposto vai sair-te do bolso rigorosamente o mesmo, tostão por tostão.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Abater mais valias

por vieirah1976 » 7/12/2021 11:00

Atenção que as Wash Sales nos USA têm limitações. Basicamente se recomprares o título até 30 dias depois da venda, essa menos valia não é dedutivel nos impostos.
 
Mensagens: 219
Registado: 26/5/2015 14:25

Re: Abater mais valias

por danieljpires » 7/12/2021 9:35

Zorza Escreveu:Admito que nunca compreendi bem como isto funciona..

No final dos tempos - seja a 1, 2, 3 ou 10 anos, não vou acabar por pagar o mesmo de imposto?


sim pagas imposto na mesma, mas durante os anos que nao pagas o imposto, criaste juros compostos sobre o "imposto" que protelaste.
Fiz esse exemplo no video :)
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Abater mais valias

por danieljpires » 7/12/2021 9:33

PIKAS Escreveu:Não sei como se poupa milhares de euros... porque a verdade é que em milhares de euros de imposto não poupas nada e, bem pelo contrário, vais gastar algumas centenas mais.
Se venderes o que está com menos-valias e recomprares vais, efetivamente, acrescentar menos-valias imediatas à tua carteira mas quando venderes vais gerar mais-valias que serão, então, tributadas.
O único ganho que terás é o dinheiro do imposto do teu lado durante algum tempo, mas quando venderes vais ter que pagá-lo. A perca é que vais pagar mais comissões e impostos, dar dinheiro fácil às corretoras e ao estado.
Isto não faz sentido nenhum.
Cumprimentos,


Ola pikas no video expliquei o funcionamento

embora proteles o imposto para o futuro, estas a criar mais valias sobre o imposto que nao pagaste ou seja na pratica estas a ganhar dinheiro
fiz esse exemplo no video.

Ou seja sim vale apena a longo prazo
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Abater mais valias

por Zorza » 6/12/2021 23:24

Admito que nunca compreendi bem como isto funciona..

No final dos tempos - seja a 1, 2, 3 ou 10 anos, não vou acabar por pagar o mesmo de imposto?
 
Mensagens: 34
Registado: 27/10/2009 18:55
Localização: 14

Re: Abater mais valias

por AC1974 » 6/12/2021 21:10

PIKAS Escreveu:Não sei como se poupa milhares de euros... porque a verdade é que em milhares de euros de imposto não poupas nada e, bem pelo contrário, vais gastar algumas centenas mais.
Se venderes o que está com menos-valias e recomprares vais, efetivamente, acrescentar menos-valias imediatas à tua carteira mas quando venderes vais gerar mais-valias que serão, então, tributadas.
O único ganho que terás é o dinheiro do imposto do teu lado durante algum tempo, mas quando venderes vais ter que pagá-lo. A perca é que vais pagar mais comissões e impostos, dar dinheiro fácil às corretoras e ao estado.
Isto não faz sentido nenhum.
Cumprimentos,


Vai ter que pagá-lo ou não, paga se tiver lucro no ano.

No meu entender a estratégia faz todo o sentido.
 
Mensagens: 87
Registado: 6/10/2015 16:39

Re: Abater mais valias

por PIKAS » 6/12/2021 20:15

Não sei como se poupa milhares de euros... porque a verdade é que em milhares de euros de imposto não poupas nada e, bem pelo contrário, vais gastar algumas centenas mais.
Se venderes o que está com menos-valias e recomprares vais, efetivamente, acrescentar menos-valias imediatas à tua carteira mas quando venderes vais gerar mais-valias que serão, então, tributadas.
O único ganho que terás é o dinheiro do imposto do teu lado durante algum tempo, mas quando venderes vais ter que pagá-lo. A perca é que vais pagar mais comissões e impostos, dar dinheiro fácil às corretoras e ao estado.
Isto não faz sentido nenhum.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Abater mais valias

por danieljpires » 6/12/2021 19:36

Ola pessoal, aproxima-se o final do ano e como sempre ha que realizar menos valias de forma a pagarmos menos impostos...mas ha uns pequenos detalhes que temos que ter em atenção

espero que gostem do video

 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, JFDIL, Jota F, MarketGodzilla, Pmart 1 e 275 visitantes