Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

A TVI e o Banif

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: A TVI e o Banif

por Opcard » 1/11/2019 8:56

TVI nada tem a temer nada lhe pode acontecer em nada é responsável , penso que a decisão sobre o Benfica fará jurisprudência em Portugal .

As instituições nunca são responsáveis , porque nunca ninguém viu uma empresa ou clube cometer um crime são os seus funcionários , quem falou assim não foi
Zaratustra mas a nossa justiça no processo toupeira .
 
Mensagens: 2432
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: A TVI e o Banif

por Àlvaro » 1/11/2019 10:12

Optimiza, a comparação é assertiva, acontece que no caso do Banif foram na enxurrada, mas ainda por cá estão e estão reivindicativos junto do regulador. Tal como para a Erc a Cofina teve de garantir que manteria todas as estruturas da Tvi independentes das que já existem na Cofina, também no caso do regulador da Concorrência irão certamente ser salvaguardos este e outros aspectos. Haver agora uma secretaria de Estado que tutela os média não deverá ser excluído da operação, porque uma das competência será de fiscalização dos compromissos assumidos perante os reguladores. Portanto: sinergias, sigergias, comprmissos à parte. 8-)
 
Mensagens: 4049
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: A TVI e o Banif

por serpim1 » 1/11/2019 16:47

Àlvaro Escreveu:Optimiza, mesmo omitindo alguns desses pontos, apesar de ser correctos, passa pela cabeça de algum regulador passar uma esponja por cima disso e dizer: foram lesados? então vão ao Totta! Isso não funciona assim, a Cofina a comprar a Tvi terá sempre que levar os lesados no pacote.



Não deixa de ser uma lógica um pouco estranha, quem comprou acções BES ou BANIF (parte da empresa) na resolução fica com a parte má e a parte boa é entregue a outros, neste caso a COFINA leva os ossos mas também a carninha
 
Mensagens: 219
Registado: 19/8/2009 19:28
Localização: Santo Tirso

Re: A TVI e o Banif

por pepe7 » 1/11/2019 22:01

Bem, já "sabemos" como funciona a Imprensa e Tv`'s, uns dizem verdades outros não (Infelizmente), uns são mais sensacionalistas que outros nas noticias,etc...temos de tudo e para todos os "gostos". Cada um de nós é que tem de fazer a devida filtragem.

Neste caso, não querendo "defender" os meios de comunicação, neste caso a TVI, mas :

Quanto à noticia sobre o alegado encerramento do banco transmitida pela TVI a 13 e dezembro de 2015 , em que passado sensivelmente uma semana, vem a revelar-se uma verdade/Realidade, sendo num espaço tão curto de tempo a mesma ,foi o real motivo para a resolução? Sinceramente não me parece...isto mais parece arranjar desculpas para o que inevitavelmente estava para acontecer. O que é certo é que a noticia foi assertiva, neste caso, eu como telespectador só tenho que aprovar a "coragem" da informação prestada. Face ao que esteva em causa e aconteceu, sendo a noticia sensacionalista ou não, à posterior seria sempre "sensacionalista"... Se nunca tivesse saído a noticia, "hoje" estaria-se a dizer: "Todos sabiam e ninguém teve a coragem para passar a informação...".
Claro que, para quem acompanha o Caldeirão, de todos os alertas que foram feitos, para muitos de nós a noticia certamente não foi surpresa, o panorama do gráfico era assombroso..num brutal "Bear Market"...e "Curioso" é que o ativo após a noticia até subir (ressalto), típico em "Bear Market". E há muito se falava nos inúmeros problemas na banca e no Banif.

Agora também se pode especular muita coisa ap´os o sucedido :
- Será que o ocorrido no "BES", não teve um impacto enorme nessa corrida ao banco para levantamento dos depósitos?! Efeito bola de neve...Se não tivesse acontecido o que aconteceu ao "BES", será que teriam ocorrido um aumento os referidos levantamentos!?

Agora, em termo de regulação de mercado, da forma como a informação foi facultada, se é informação privilegiada, etc..ai não sei as implicações para a TVI. Agora que se confirmou a veracidade da noticias passado alguns dias, sem dúvida...
Já o proverbio diz : "Quem diz a verdade não merece castigo".
 
Mensagens: 1259
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: A TVI e o Banif

por Àlvaro » 1/11/2019 22:22

Pepe, usar esse ressalto do Bear Market até funciona como argumento contrário. Sabes porquê? Porque funcionou como informação privilegiada e quem tinha posições curtas (muitos) desatou a fechá-las antes que tivesse que negociar após a CMVM mandar "fechar a loja". Isto é, fecharam para não correrem o risco de terem que comprá-las mais caras. :shock:
 
Mensagens: 4049
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: A TVI e o Banif

por pepe7 » 1/11/2019 22:53

Já agora, para aqueles que culpabilizam a TVI e o seu diretor de informação pela resolução no Banif após a noticia, coloco a seguinte questão:

O que há a dizer quanto aos comunicados "tranquilizadores" feitos antes do "BES" colapsar, na altura pelos : Sr. Presidente da Republica, Sr. Primeiro Ministro e Sr. Presidente da Banco de Portugal??? Passaram a informação real do "BES"??? É que nos comunicados para eles estava tudo bem e depois foi o que foi....Será que não sabiam da real gravidade dos problemas no "BES"??? Foi tudo investigado nesse âmbito???

Fica a Questão....
 
Mensagens: 1259
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: A TVI e o Banif

por pepe7 » 1/11/2019 23:02

À parte desta questão, antes do colapso do "BES", em que eu era ainda muito verdinho nisto de mercados...e como o ativo "BES" continuava em "Bear Market", pelos 60 cêntimos, e se dizia está "barato"...Uns familiares meus colocaram-me a seguinte questão : "segundo sabemos tu que percebes de ações"(mercados), não sei onde foram buscar essa ideia... :) , estavam desejosos por comprar "BES", lá tive a capacidade e discernimento para lhes dizer, esqueçam o "BES"...pois ainda não deu sinais claros de inversão...Eu que era verdinho nisto, mas já acompanhava o CB e tinha amigos com alguma experiência de mercados, mas bem podia ter dito: "Comprem, comprem"... :pray: Se o tivesse dito, hoje eles "metiam-me um processo"... :oh: :) , estou a brincar, mas se o tivesse dito...se calhar hoje não falavam para mim...

Curioso : Tenho um amigo, que era um accionista do "BES", com uma participação significativa e salvo erro também ia às reuniões e com ligação à família do "BES" ...quanto mais o "BES" caía, me dizia que estava a hora de comprar.."barato", lembro-me perfeitamente que algum aqui no CB colocou um gráfico muito antes do colapso do banco, com um target pelos 0,12 a 0,16 cêntimos (nem essa pessoa acreditava no target), tal como o meu amigo, pois alertei-o disso, mal ele sabia da gravidade dos problemas no "BES" e do seu fim! Não sei quanto, mas perdeu muito dinheiro, muito...
 
Mensagens: 1259
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: A TVI e o Banif

por Àlvaro » 1/11/2019 23:11

Pepe, Cavaco Silva fez isso precisamente para evitar criar o pânico, pois sabe que isso não é inconsequente. Estava mal informado como toda a gente estava, mas, se estivesse bem informado, por certo não viria para a TV dizer que o banco iria fechar. Contra factos os argumentos ficam difíceis. Alguém acredita que Sérgio Figueiredo não sabia o impacto que a notícia causaria nos depositantes?
 
Mensagens: 4049
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: A TVI e o Banif

por pepe7 » 1/11/2019 23:58

Àlvaro Escreveu:Pepe, Cavaco Silva fez isso precisamente para evitar criar o pânico, pois sabe que isso não é inconsequente.

Mas isso alterou o rumo do colapso do "BES"?


Àlvaro Escreveu:Estava mal informado como toda a gente estava,


Tens a certeza que estava mal informado??? Um Presidente da Republica não tem conhecimento dos reais dos problemas do País? Se estava mal informado...isso tem um nome...

Àlvaro Escreveu:mas, se estivesse bem informado, por certo não viria para a TV dizer que o banco iria fechar.


Ai isso é verdade!Isso fica na sua consciência...mas se não sabia, como fazes supor...Estava bem calado, pois a seguir foi o que foi... Agora quanto é tudo um mar rosas...eles sabem virar para a Praça Pública auto elogiar-se.

Àlvaro Escreveu:Contra factos os argumentos ficam difíceis. Alguém acredita que Sérgio Figueiredo não sabia o impacto que a notícia causaria nos depositantes?


Mas tu acha que foi a noticia que levou o Banif à resolução! Isso parece mais uma crença...
Agora, se o Sérgio Figueiredo sabia ou não do impacto? Não faço a mínima ideia...Ele tinha é que ter certezas da noticia que ia deitar cá para fora...pois a função deles é essa...dar informação clara e concisa, e como a resolução foi passado dias...logo leva-me a crer que a noticia era verdadeira.
Editado pela última vez por pepe7 em 2/11/2019 0:14, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1259
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: A TVI e o Banif

por pepe7 » 2/11/2019 0:09

Àlvaro Escreveu:Pepe, Cavaco Silva fez isso precisamente para evitar criar o pânico, pois sabe que isso não é inconsequente. Estava mal informado como toda a gente estava, mas, se estivesse bem informado, por certo não viria para a TV dizer que o banco iria fechar. Contra factos os argumentos ficam difíceis. Alguém acredita que Sérgio Figueiredo não sabia o impacto que a notícia causaria nos depositantes?


O que acharia grave, era se a referida noticia, não se tivesse confirmado! Isto é, passado uns meses/anos o Banif não tivesse uma resolução, ai sim o MP ou o "Banif", tinham argumentos para acusar a TVI pelo impacto do aumento nos levantamentos dos depósitos.
 
Mensagens: 1259
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: A TVI e o Banif

por pepe7 » 2/11/2019 1:28

A Acusação do MP deve ter por base o "Butterfly Effect" :D
 
Mensagens: 1259
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: A TVI e o Banif

por Artista Romeno » 3/11/2019 0:57

mas a serio, ainda alguem acredita que o banif era viável? mesmo que parte da oitante tenha sido recuperado... era obvio que não era, a noticia pode ter sido o detonador sim, mas era verdadeira ou perto disso....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
 
Mensagens: 5010
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: A TVI e o Banif

por LISBOA_CASINO » 3/11/2019 1:32

Artista Romeno,

Colocando a questão sobre a viabilidade do Banif, a resposta é inquestionável ! Não era viável !

No entanto, se a questão for analisada sobre a possibilidade ou não da noticia ter provocado mais prejuízos do que aqueles que poderiam ter sido incorridos, caso a mesma não tivesse sido dada ! Também me parece evidente !

E nesse sentido haverá uma diferença que alguém deveria calcular e assumir !

Isto é teoria ! Resultado pratico , Multa simbólica inibidora de futuras situações a saltar de recurso em recurso !

Palpite 5 a 10 milhões !

Bons negócios !
 
Mensagens: 1362
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: A TVI e o Banif

por Àlvaro » 3/11/2019 10:40

Lisboa. a questão da verdade só agrava o problema para a TVi, pois isso configura estar no domínio de informação privilegiada e usá-la beneficiando quem já estava a ganhar muito (posições a descoberto) e prejudicando quem tinha acções (que correu a vendê-las). Por agora não tenho novas em relação à Tvi e à provável OPA ma se conseguir, ainda hoje venho aqui dar conta disso. =;
 
Mensagens: 4049
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: A TVI e o Banif

por Àlvaro » 3/11/2019 13:11

Vamos cá então actualizar:
- Só um dos 4 elementos da ERC vê problemas com a garantia de pluralismo. Do resultado final ressaltam recomendações que provavelmente resultarão em remédios, caso se concretiza a operação. Esses remédios exigem que se mantenham todas as estruturas da Tvi independentes do CM e da CMtv, o que parece conflituar com os tais 46 milhões de sinergias anunciados pelos putativos compradores.
- A Impresa reuniu com as operadoras e as quatro entidades constituíram-se com contra-partes. Isso significa que as contra partes não se constituem assim por questões políticas como alguns querem fazer crer. Os verdadeiros fundamentos prendem-se com concorrência, mas o conteúdo só saberemos mais tarde.
O Banif, caso a se confirme a compra, será sempre para ficar com o comprador. Limpar os estragos da notícia da Tvi não passa pela cabeça de ninguém. Quanto terá de pagar a Tvi? isso é assunto para os tribunais.
A SIC continua no seu caminho e sexta feira meteu sete dos seus programas no topo das audiências.
Os optimistas com a compra da Cofina dirão que quando a compra for feita as audiências reverterão para o outro lado, mas tenho sérias dúvidas que isso seja assim. Balsemão está agora muito mais activo e o modo como as operadoras se juntaram à Impresa ainda mais reforça esse meu ponto de vista.
Cristina Ferreira dá cabo da cabeça (e das sinergias) à "Tvi". Só de se aproximar de Rita Pereira, a Tvi, para a segurar a profissional, teve de pagar mais milécos por mês e dar-lhe mais tempo para cuidar do filho. A Cristina, essa padeira de Aljubarrota, não lhes dá um minuto de descanso. :-k
 
Mensagens: 4049
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: A TVI e o Banif

por optimiza » 3/11/2019 13:48

O que ri com a tua analogia Álvaro! :lol: :clap:

A padeira/Cristina Ferreira de Aljubarrota/Sic, a dar pancada à séria nos castelhanos da TVI MediaCapital (cartoon anexo) e adiciono o Rei Espanhol Felipe II TVI (líder de mercado nesses tempos idos), a doar o Banif aos espanhóis do Santander (à custa dos totós lusitanos).

p.s. para impulsionar a padeira Cristina temos o "Santo Condestável" Daniel Oliveira.
Padeira Cristina a dar paulada nos castelhanos da TVI Mediacapital.jpg
Padeira Cristina a dar paulada nos castelhanos da TVI Mediacapital.jpg (28.99 KiB) Visualizado 1034 vezes
Rei castelhano da TVI Felipe II a doar o Banif ao Santander à custa dos Lusos e do Estado Português.png
Rei castelhano da TVI Felipe II a doar o Banif ao Santander à custa dos Lusos e do Estado Português.png (108.02 KiB) Visualizado 1034 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1329
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A TVI e o Banif

por Àlvaro » 3/11/2019 15:05

Optimiza, tanto o Santo, como o Rei, estão muito bem esgalhados. A brincar dizem-se muitas verdades. 8-)
 
Mensagens: 4049
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: A TVI e o Banif

por LISBOA_CASINO » 3/11/2019 15:34

Alvaro / Optimiza

Bom momento criado pelos dois !

Na minha modesta opinião apenas acrescentaria 2 pormenores :

- Alteraçáo do nome do Santo para Santo Incontestável ! :D

- Correçáo do termo empregue "doação" - uma vez que esta figura jurídica configura a transmissão daquilo que se tem para outrem de forma gratuita e no caso do BANIF houve a passagem do que se tinha e daquilo que náo se tinha (garantias Bancárias do Estado) a preço simbólico !

Por último, e entrando no espírito descontraído, parece-me que este tópico está a virar uma verdadeira história de CERVANTES, onde D. QUIXOTE luta incessantemente contra "moinhos de Vento"! :D


ABCO a todos e boa disposição, para ultrapassar um dos períodos mais tristes deste país!
 
Mensagens: 1362
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Anterior

Quem está ligado: