Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Está a perder dinheiro, sim.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VIXIUM » 12/12/2012 0:51

Ulisses:

Obrigado por esta «chamada de atenção». Este artigo vale pelo back to basics. Faz parte do ser humano convencer-se do contrário porque é uma forma, má, de gerir emoções. Acaba por mascará-las e não 'inscreve na realidade' como dizem os filósofos.

Só uma nota que eu acho engraçada. Este ano vou fechar em perda uma posição numa acção que, para o meu orçamento, é grande. Psicologicamente já mais que a descontei. A minha cabeça faz contas sempre ao dinheiro descontadas as perdas. Mas o mais curioso deste movimento é que estou mais disposto a pagar as comissões bancárias do que a pagar as mais valias todas do ano que fiz em todas as demais acções e obrigações. Ou seja, se fechar esta posição anulo todas as mais valias. Mas a minha teimosia - e isto é também uma nota curiosa no ser humano - é que provavelmente vou entrar na acção de novo porque acredito que vencido um determinado período e os shorts todos que ela tem acabará por subir. Isto porque lhe vejo muito bons fundamentais e eu não consigo guiar-me, nem entender-me, com a análise técnica. Por isso quando entro é para estar longo. Não consigo apostar em quedas, por exemplo.

Chama-se a isto gestão das perdas, dos danos, para não ter que pagar mais valias ao Estado!!? Depois, reentro para ir buscar as mais valias (se for!) mais à frente. Postecipação do pagamento ao Estado. :shock:

Obrigado.
VIXIUM
 
Mensagens: 306
Registado: 21/10/2012 19:07
Localização: 16

por Sr_SNiper » 11/12/2012 22:56

Eu tenho um excel para saber quanto vale o meu portfólio, e nesse excel apenas contabilizo os trades fechados, contudo tenho plena noção das perdas de trades abertos e uso SEMPRE stops, a mim pelo menos acalma-me e dormo melhor saber que perdi x euros em vez de especular quanto é que posso perder com a posição aberta
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Zahir_94 » 11/12/2012 22:49

Trolha2 Escreveu:Boas,

No meu caso comecei a mexer com ações este ano, logo por azar, agora o digo, com excelente compra e excelente venda, no nosso tão conhecido BCP.
Voltei a repetir a receita mas desta vez em vez de subir foi por ali abaixo e tive perdas bastante consideráveis.
Não satisfeito, meti-me no BES, mais perdas.

Depois disto tudo é que decidir ver o que andava a fazer mal.
Depois de vários livros aqui recomendados no fórum e tentar perceber o ponto de vista dos utilizadores do forum, posso dizer que começo a entender alguma coisa, numa escala de 0 a 10 talvez 2 :oops: .
Hoje utilizo os stops e quando saio com perdas ando uns dias com a moral em baixo perco a confiança nas minhas analises.
Eu sei que as perdas fazem parte deste meio mas uma das coisas mais importantes de negociar em bolsa é saber aceita-las, deixa-las para trás e aprender com elas.


X 2. Tirando a parte do Bes :twisted:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10
Registado: 11/11/2012 21:44
Localização: Gondomar

por VirtuaGod » 11/12/2012 19:08

EuroVerde Escreveu:Pois a arte de especular é espectacular e divertida.


Não conheço ng que ganhe sistemáticamente dinheiro nos mercados e diga que é divertido. Tb não conheço nenhum jogador de poker profissional que ache divertido. No máximo é algo que gostam de fazer, nunca dizem que é divertido!

Pelo contrário, a maioria das pessoas bem sucedidas em ambos os meios dizem que é uma seca a maior parte do tempo! O facto de serem actividades onde nos temos de esforçar para afastar as emoções essa sensação de alegria perde-se 90% das vezes. Para além de serem actividades extremamente rotineiras e simples para quem é bem sucedido (simples não é sinónimo de fácil), o que as torna uma verdadeira seca.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por EuroVerde » 11/12/2012 17:19

Para alguém que ande muito sériamente a tentar aprender sobre bolsa lendo livros de AT, penso que não conseguirá bater o mercado por mais que se esforce...

O método aqui é outro! Pois a arte de especular é espectacular e divertida. Tem que dar prazer. Não pode dar dor de cabeça. Ela é tudo menos preocupação. Admitamos, tem que haver algum sentido menos sério na arte de fazer com que, a curto prazo, médio e longo, sejamos melhores que a maioria dos players.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por sem2006 » 11/12/2012 12:31

Eu diria de outra forma...ou melhor, penso de outra forma: eu não estou a perder dinheiro..eu já o perdi :cry: Agora resta esperar para perder menos (ou mais) :lol:
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

por Trolha2 » 11/12/2012 2:45

Isto é só para verem que não andamos aqui a brincar 8-) 8-) 8-) , :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/MwKYjZ_8EcE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 24/3/2012 17:17
Localização: Lisboa

por Sr_SNiper » 11/12/2012 1:35

Ulisses, tens que revelar mais uns pormenores sobre como ser um bom trader... quem te acompanha àalgum tempo, já leu um artigo igual, mas por outras palavras noutras ocasiões.

PS: Outro ensinamento é que existem 3 posições, longo, curto e fora do mercado...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Trolha2 » 11/12/2012 1:29

Boas,

No meu caso comecei a mexer com ações este ano, logo por azar, agora o digo, com excelente compra e excelente venda, no nosso tão conhecido BCP.
Voltei a repetir a receita mas desta vez em vez de subir foi por ali abaixo e tive perdas bastante consideráveis.
Não satisfeito, meti-me no BES, mais perdas.

Depois disto tudo é que decidir ver o que andava a fazer mal.
Depois de vários livros aqui recomendados no fórum e tentar perceber o ponto de vista dos utilizadores do forum, posso dizer que começo a entender alguma coisa, numa escala de 0 a 10 talvez 2 :oops: .
Hoje utilizo os stops e quando saio com perdas ando uns dias com a moral em baixo perco a confiança nas minhas analises.
Eu sei que as perdas fazem parte deste meio mas uma das coisas mais importantes de negociar em bolsa é saber aceita-las, deixa-las para trás e aprender com elas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 24/3/2012 17:17
Localização: Lisboa

por u3lk5 » 10/12/2012 22:40

Storgoff Escreveu:Eu sinceramente acho é que quando estão a perder muitos investidores se agarram é à fé e não vendem à espera do milagre que parece nunca mais surgir.

Concordo contigo.

Penso que ausência de plano para sair em caso de perda é que faz com que digam a tal frase, é por isso que digo que é difícil reconhecer o erro e não acho que os investidores sejam presunçosos.
 
Mensagens: 390
Registado: 20/8/2009 12:27
Localização: 4

comentário

por jotabilo » 10/12/2012 20:49

Caro Ulisses

É certa a tua afirmação. Contudo a realidade de um investidor...um pequeno investidor....constitui-se numa carteira de tipos de investimentos.
Essa carteira é uma realidade dinâmica e como tal, deve ser vigiada e controlada....de modo a melhorar as diversas "apostas" feitas....ou seja, essa carteira deverá ser "ajardinada" periodicamente de modo a serem emendados, dentro do possível,os investimentos feitos, em vista dos réditos esperados.....entendendo sempre que em bolsa não existem assaltos e que a retribuição geralmente, apenas funciona em função do risco que corremos....
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por Ulisses Pereira » 10/12/2012 19:22

Serpim, claro que as opiniões contrárias são bem vindas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Storgoff » 10/12/2012 19:17

u3lk5 Escreveu:Olá, assumir que estamos errados é difícil.

Penso que as pessoas que dizem "só perco quando vender", não estão na bolsa para ganhar dinheiro, estão na bolsa por outra razão qualquer.

Como diz no livro "phantom of the pits" quem souber perder melhor ganha.

Quem não quer perder não pode ganhar, seja na bolsa ou em qualquer outra coisa.


Nuca percebi bem essa expressão de que os investidores tem relutancia em assumir que estão errados.

Sera que todos os investidores são assim tão presunçosos ?


Eu sinceramente acho é que quando estão a perder muitos investidores se agarram é à fé e não vendem à espera do milagre que parece nunca mais surgir.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

por serpim1 » 10/12/2012 18:35

Ulisses Pereira Escreveu:Serpim, isso não tem nada a ver com o que escrevi no artigo.

O meu artigo não diz se deves vender, comprar, usar stops ou outra coisa qualquer estratégica.

Simplesmente diz que se compraste uma acção e ela está a desvalorizar, estás a perder dinheiro.

Só.


Sinceramente tambem não foi minha intenção comentar o artigo, mas sim dar seguimento aos comentarios que foram escrevendo por aqui.
Mas se a ideia era comentar unica e simplesmente o artigo escrito por si, deveria estar escrito lá e se as opiniões contrarias não forem bem vindas, sugiro que acrescente tambem no final do artigo.
 
Mensagens: 219
Registado: 19/8/2009 19:28
Localização: Santo Tirso

por Texano Bill » 10/12/2012 16:30

Gostei do artigo, é puramente verdade. Esses grandes, não vendem é para não perder a posição estratégica que lhes dá controlo sobre o banco e certamente lhes trás condições vantajosas noutros negócios... Aí sim, podem dizer "só perco se vender" :P :P :p
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

por u3lk5 » 10/12/2012 16:25

Olá, assumir que estamos errados é difícil.

Penso que as pessoas que dizem "só perco quando vender", não estão na bolsa para ganhar dinheiro, estão na bolsa por outra razão qualquer.

Como diz no livro "phantom of the pits" quem souber perder melhor ganha.

Quem não quer perder não pode ganhar, seja na bolsa ou em qualquer outra coisa.
 
Mensagens: 390
Registado: 20/8/2009 12:27
Localização: 4

por Celsius-reloaded » 10/12/2012 15:56

Concordo plenamente com o teor do artigo. Esaa história do só perco quando vendo já condenou muita gente à ruína. Creio que o comendador Berardo partilha da mesma doutrina.



Agora que estamos no final do ano, permito-me sugerir como tema eventualmente a abordar no futuro a gestão de mais e menos valias no âmbito fiscal podendo ser viavel antecipar vendas consoante a performance positiva ou negativa do ano.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

por Ulisses Pereira » 10/12/2012 15:25

Serpim, isso não tem nada a ver com o que escrevi no artigo.

O meu artigo não diz se deves vender, comprar, usar stops ou outra coisa qualquer estratégica.

Simplesmente diz que se compraste uma acção e ela está a desvalorizar, estás a perder dinheiro.

Só.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por serpim1 » 10/12/2012 15:11

E quantos de nós ja fomos empurrados para fora pelos stops ou vendemos porque ja estavamos a perder uma determinada percentagem e não queriamos perder mais, e passados uns dias a cotação corrigiu e passariamos a ter lucro se não tivessemos vendido :?:

Neste caso só perdeu quem vendeu com menos valias,

O medo de uns é a oportunidade de outros e existem "opinadores"..... interessados em alimentar esse medo quando querem comprar ou pelo contrario, a esperança quando querem vender.

Serenidade, disciplina, diversidade e a não necessidade de realizar mais valias, são ingredientes essenciais para ter algum sucesso na bolsa.

Bons negocios
SP
 
Mensagens: 219
Registado: 19/8/2009 19:28
Localização: Santo Tirso

por Zeb_PT » 10/12/2012 13:29

Stresszero Escreveu:Bom dia Ulisses,
O comportamento das pessaos nos mercados é realmente muito curioso. Quando estamos a ganhar, nem que seja uns "míseros" euros, temos o desejo louco de realizar a mais-valia, mas quando estamos com uma posição perdedora (pode até ser muito) "vai-se aguentando". O ser humano tem destas coisas. 8-)


Por acaso eu sofro do problema contrário. Faço mais valias depressa demais e corto perdas rapidamente o que me faz cair em demasiada negociação pois reentro e reentro e reento. Obviamente ando a ver se trato desse problema...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

por SirPatrickBateman » 10/12/2012 12:17

Stresszero Escreveu:Bom dia Ulisses,
O comportamento das pessaos nos mercados é realmente muito curioso. Quando estamos a ganhar, nem que seja uns "míseros" euros, temos o desejo louco de realizar a mais-valia, mas quando estamos com uma posição perdedora (pode até ser muito) "vai-se aguentando". O ser humano tem destas coisas. 8-)


Esta é uma das coisas mais importantes para um trader. É muito dicil dar a volta à questão e fazer o que é corrector fazer...

Muito dificil!!! :?
 
Mensagens: 869
Registado: 6/11/2002 16:28
Localização: Avr

por ZEsteves » 10/12/2012 12:14

Elias Escreveu:O mais giro é quando alguém tem uma posição ganhadora diz "estou a ganhar xis por cento".

Nunca ouvi alguém dizer "não ganhei nada, só ganho se vender".

:twisted:


Por acaso já ouvi dizerem isso, mas por esta ordem de ideias é igualmente incorrecto! :lol:
Editado pela última vez por ZEsteves em 10/12/2012 14:51, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 126
Registado: 21/9/2012 18:42

por STRESSZERO » 10/12/2012 12:02

Bom dia Ulisses,
O comportamento das pessaos nos mercados é realmente muito curioso. Quando estamos a ganhar, nem que seja uns "míseros" euros, temos o desejo louco de realizar a mais-valia, mas quando estamos com uma posição perdedora (pode até ser muito) "vai-se aguentando". O ser humano tem destas coisas. 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

por C0rr3i4 » 10/12/2012 11:05

Elias Escreveu:O mais giro é quando alguém tem uma posição ganhadora diz "estou a ganhar xis por cento".

Nunca ouvi alguém dizer "não ganhei nada, só ganho se vender".

:twisted:
exactamente... :mrgreen:
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Elias » 10/12/2012 10:54

O mais giro é quando alguém tem uma posição ganhadora diz "estou a ganhar xis por cento".

Nunca ouvi alguém dizer "não ganhei nada, só ganho se vender".

:twisted:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], jcovas77, PAULOJOAO e 156 visitantes