Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Nuno Amado lutando contra o tempo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fogeávmer » 13/11/2012 12:04

artista Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:artista, a dívida portuguesa faz parte do activo do Banco. Quando se transformar em cash, continuará a fazer parte do activo do Banco...

Um abraço,
Ulisses


Ulisses, eu não percebo quase nada desses termos! :)

Estás então a dizer-me que esse dinheiro não pode ser total, ou parcialmente, usado para pagar os COCO's ao estado?!

Se for assim acho sinceramente que nunca conseguirão pagar!


Segundo o que esta previsto , o BCP vai honrar os seus compromissos em virtude dos lucros voltarem em 2014 ,bem como a venda na Grécia(ainda este ano),na qual esta esquecida pelos mais pessimistas...
Enfim é apenas pouca sorte!!!
Abraço e bons negocios!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:16
Localização: vilar de mouros

por artista_ » 12/11/2012 21:58

Ulisses Pereira Escreveu:
artista, o Estado teve que injectar esse capital porque as entidades europeias exigem que a Banca tenha determinados rácios de capital... E isso não vai mudar.


Sim, isso eu também sei, a minha única dúvida é se eles podem usar a dívida pública, que vença nos próximos anos, para pagar os COCO's... pelo que tu disseste isso não é possível(?)... se assim é não vejo como conseguirão pagar os 3 mil milhões?! Só com os lucros acho que é... ia dizer impossível, mas fiz um esforço e vou dizer muito difícil! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por lsilva4 » 12/11/2012 21:51

Parabéns Ulisses, mais um excelente artigo!

Eu já só que pergunto por quanto tempo vamos (enquanto contribuintes) ser obrigados a ser accionistas do BCP e qual o potencial custo da coisa...

Cumprimentos
Pensa e faz que pensas. Do cansaço dos outros faz a tua oportunidade. Faz tocar o despertador para emoções alheias. Mais importante que tudo, FAZ!
 
Mensagens: 247
Registado: 12/11/2009 22:20
Localização: Lisboa/Castelo Branco

df

por luislobs. » 12/11/2012 21:36

A questao dos racios tambem nao é assim tao linear, aconteceu esta obrigacao nestes tempos para os Bancos nao ficarem desprevenidos de liquidez como aconteceu nos States.Pode bem caso a Economia venha a recuperar o Tier de 10% vir a ser mais leve, nao sei..

-
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por Ulisses Pereira » 12/11/2012 21:19

Reiposto, a vida do Banco, nesse cenário, segue naturalmente, só que o Estado é o detentor da sua esmagadora maioria.

artista, o Estado teve que injectar esse capital porque as entidades europeias exigem que a Banca tenha determinados rácios de capital... E isso não vai mudar.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por carrancho » 12/11/2012 21:14

artista Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:artista, a dívida portuguesa faz parte do activo do Banco. Quando se transformar em cash, continuará a fazer parte do activo do Banco...

Um abraço,
Ulisses


Ulisses, eu não percebo quase nada desses termos! :)

Estás então a dizer-me que esse dinheiro não pode ser total, ou parcialmente, usado para pagar os COCO's ao estado?!

Se for assim acho sinceramente que nunca conseguirão pagar!


Também percebo pouco disto nem é nada que siga com mais atenção que o comum dos portugueses, até porque é o tipo de informação de que não faço depender os meus trades.

Admito que possa estar enganado pelo que agradeço correcção/confirmação de quem souber, penso que a necessidade dos 3000 milhões já incorpora esse activo do banco, se não existisse então a necessidade de recorrer aos CoCo's seria ainda maior. Se assim for parece-me obvio que não se pode usar para os pagar. Não é assim?
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por Reiposto » 12/11/2012 20:59

Então como ficam as obrigações do BCP se o banco for nacionalizado ?
Fica.se sem o dinheiro?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 8/2/2012 18:09
Localização: 17

6% entraram em periiodo de reflexao.

por bboniek33 » 12/11/2012 20:50

Outras IFs se seguirao neste processo de "downsizing" (tambeem conhecido por - 'ai aguenta, aguenta !) por forma a sanear a Banca, purgando activos excedentaarios.

Resta um problema importante: se conseguem o estatuto de "reestruturac,ao e ficamos todos a pagar o Sub. de Desemprego a quem vai receber 1.7 salaarios por cada ano de antiguidade mantendo ainda benefiicios tais como bonificac,ao de juro, SAMS, seguros, etc.

Ora isso pertence, na minha ooptica, ao BCP custear na totalidade nao sobrecarregando o jaa depauperado Estado.

Fica clara a intenc,ao incontornaavel de adequar os efectivos aa nova realidade. Muito bem !
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

zxc

por luislobs. » 12/11/2012 20:26

OK pokermen obrigado pelas respostas. :wink:

Desta vou contrariar, acho que Bcp paga mas com prazo alongado :wink:

.
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por Ulisses Pereira » 12/11/2012 20:23

luis, o Estado pagará quando bem entender. Estamos em Portugal. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

sdf

por luislobs. » 12/11/2012 20:23

So nao me entra na cabeça que coloquem imensas duvidas no pagamento dos cocos pelo Bcp, e o Estado quando paga ao Bcp o que deve?

.
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

SDF

por luislobs. » 12/11/2012 20:21

hf Escreveu:"considero altamente improvável que o BCP consiga gerar lucros suficientes que lhe permita pagar ao Estado os 3 mil milhões de obrigações de conversão contingente (Coco's)."

Permitam-me discordar desta afirmação.

Penso que não será pela via dos lucros que o BCP irá pagar os 3 mil milhões, mas sim pela desalavancagem que terá obrigatóriamente que fazer para cumprir o rácio de 120% de empréstimos/depósitos. A desalavancagem finaceira irá libertar verbas que permitirão pagar os 3 mil milhões assim como os juros respectivos.

No entanto, o caminho será longo e tortuoso!


Ora ai está..creio que o artigo peca por muitos ..ses..mas fica o alerta :wink:
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por hf » 12/11/2012 20:02

"considero altamente improvável que o BCP consiga gerar lucros suficientes que lhe permita pagar ao Estado os 3 mil milhões de obrigações de conversão contingente (Coco's)."

Permitam-me discordar desta afirmação.

Penso que não será pela via dos lucros que o BCP irá pagar os 3 mil milhões, mas sim pela desalavancagem que terá obrigatóriamente que fazer para cumprir o rácio de 120% de empréstimos/depósitos. A desalavancagem finaceira irá libertar verbas que permitirão pagar os 3 mil milhões assim como os juros respectivos.

No entanto, o caminho será longo e tortuoso!
 
Mensagens: 4
Registado: 29/11/2007 3:47
Localização: 14

por MPC_finance » 12/11/2012 19:55

Muito bom artigo.
Parabéns Ulisses.
:clap: :clap:
 
Mensagens: 358
Registado: 23/12/2011 1:41

por Celsius-reloaded » 12/11/2012 19:51

Creio que a exposição dos bancos à divida pública nacional vai ser a chave para os bons resultados qe vão apresentar nos próximos anos.

Claro que isso não quer dizer que o BCP se vá safar. O peso dos juros é brutal qdo está em causa uma quantia tão elevada.

Basicamente é o que está acontecer agora com o Estado, e já acontece, há anos, com mtas familias...
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

por artista_ » 12/11/2012 19:51

Ulisses Pereira Escreveu:artista, a dívida portuguesa faz parte do activo do Banco. Quando se transformar em cash, continuará a fazer parte do activo do Banco...

Um abraço,
Ulisses


Ulisses, eu não percebo quase nada desses termos! :)

Estás então a dizer-me que esse dinheiro não pode ser total, ou parcialmente, usado para pagar os COCO's ao estado?!

Se for assim acho sinceramente que nunca conseguirão pagar!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Ulisses Pereira » 12/11/2012 19:44

luis, o valor de mercado de uma empresa é a sua capitalização bolsista. Se os shorts podem desvirtuar os mercados, os compradores têm uma óptima oportunidade para comprar as acções se entendem que isso é verdadeiro.

Se vires uma definição melhor para o valor de mercado de uma empresa, avisa. ;)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

hh

por luislobs. » 12/11/2012 19:31

Ulisses Pereira Escreveu:artista, a dívida portuguesa faz parte do activo do Banco. Quando se transformar em cash, continuará a fazer parte do activo do Banco...

Um abraço,
Ulisses


Para um leigo, Ulisse podes-me explicar como afirmas que o bcp pediu 5-6 vezes mais do que aquilo que vale, sendo que só o valor da divida ultrapassa o valor dos cocos?Será que a bolsa de creditos do Bcp nao vale nada?

Ou avaliamos o Valor do Bcp pela cotaçao bolsista?È dai que vem a minha adversao pelos shorts, em certas alturas podem desvirtuar os mercados.

.
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por Ulisses Pereira » 12/11/2012 19:30

tuga, até podia dizer 11 anos... Mas não queria alargar o horizonte temporal.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por L.S.S » 12/11/2012 19:28

Ulisses Pereira Escreveu:(...)milhares de investidores a perderem muito dinheiro na acção nos últimos 2 anos. (...)


Nos últimos 2 ANOS???



Imagem
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

Só nos dão merd....

por L.S.S » 12/11/2012 19:24

Ulisses Pereira Escreveu:(...) cada um de nós será o futuro dono do Millennium BCP(...)


Eu não quero lixo, obrigado.

Fiquem com a minha parte... :twisted:
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por Ulisses Pereira » 12/11/2012 19:23

artista, a dívida portuguesa faz parte do activo do Banco. Quando se transformar em cash, continuará a fazer parte do activo do Banco...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por artista_ » 12/11/2012 19:04

Há um aspecto que me faz alguma confusão, que não percebo, mas gostaria de perceber. Certamente que o BCP tem dívida pública portuguesa que vencerá nos próximos 2/3 anos. Essa dívida não poderá ser usada para pagar os COCOS?!

Se puder (à partida não vejo porque não possa), não será bem mais fácil o BCP conseguir devolver os 3 mil milhões de euros do que parece?!

Tecnicamente o banco continua na mesma, como a lesma... sobretudo tendo em conta as fortes recuperações do BPI e do BES!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

mjj

por luislobs. » 12/11/2012 18:43

Investimento
Dívida portuguesa domina aposta

Maria Ana Barroso

08/08/12 00:05

Exposição a Portugal constitui grosso do investimento.

Os três bancos do PSI 20 - BCP, BES e BPI - somavam, a 30 de Junho, mais de 16 mil milhões de euros de exposição a dívida pública de países periféricos. De acordo com as contas do primeiro semestre já divulgadas por estes bancos, a grande fatia deste investimento recai sobre dívida pública portuguesa.

No final de Junho, o Banco Espírito Santo (BES) tinha a maior carteira de dívida soberana nacional, de 5.400 milhões de euros, seguido do BPI, com 4.752 milhões de euros investidos. O BCP detém 4.688 milhões em dívida pública portuguesa.

De resto, os investimentos em dívida pública de outros países periféricos está bem distante destes valores. O BPI tem 930 milhões de euros em dívida pública italiana e 333 milhões em dívida irlandesa. O BES também tem títulos da Irlanda (24 milhões de euros) e 32 milhões em dívida pública espanhola. O BCP tem ainda 49 milhões de euros em dívida grega.

..ora bem eu nao vejo neste ambiente como o Estado Portugues falido daqui a tres anos nacionalizar alguma coisa..
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

l

por luislobs. » 12/11/2012 18:09

Julgo faltar no Artigo a exposiçao do Bcp á divida publica portuguesa, bem como diversos creditos do Estado junto do Banco.

-
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], MPAM, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 405 visitantes