Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira canguru

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por canguru » 25/12/2012 12:10

Sr_SNiper Escreveu:
canguru Escreveu:boa pergunta.

o meu sistema deu ordem de compra no BPI e ALTRI. factual.

o que pensei foi: vale a pena comprar 2 activos (que aparentemente quebraram resistências) sem que o PSI quebre a sua enorme barreira nos 57YY pontos?

é pertinente pois eu desconfio que o PSI não quebre à 1ª os 57XX pontos...

resolvi seguir o meu metodo mas os stops estão lá

É um método discricionário? Ou automático ? E a Mota? Também não quebrou a resistência?


discricionário.
quebrou sim, mas não a tinha debaixo de olho. mesmo só olhando para o PSI não estou de olho em todas as cotadas. por exemplo, sigo um banco, uma construtora, uma energética, uma ligada à pasta de papel... estou longe de ir a todas ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por rsacramento » 20/12/2012 21:55

Sr_SNiper Escreveu:
canguru Escreveu:boa pergunta.

o meu sistema deu ordem de compra no BPI e ALTRI. factual.

o que pensei foi: vale a pena comprar 2 activos (que aparentemente quebraram resistências) sem que o PSI quebre a sua enorme barreira nos 57YY pontos?

é pertinente pois eu desconfio que o PSI não quebre à 1ª os 57XX pontos...

resolvi seguir o meu metodo mas os stops estão lá

É um método discricionário? Ou automático ? E a Mota? Também não quebrou a resistência?

o método está na 1ª pag deste tópico

vê se respondes às MPs 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Sr_SNiper » 20/12/2012 20:51

canguru Escreveu:boa pergunta.

o meu sistema deu ordem de compra no BPI e ALTRI. factual.

o que pensei foi: vale a pena comprar 2 activos (que aparentemente quebraram resistências) sem que o PSI quebre a sua enorme barreira nos 57YY pontos?

é pertinente pois eu desconfio que o PSI não quebre à 1ª os 57XX pontos...

resolvi seguir o meu metodo mas os stops estão lá

É um método discricionário? Ou automático ? E a Mota? Também não quebrou a resistência?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por canguru » 20/12/2012 19:13

boa pergunta.

o meu sistema deu ordem de compra no BPI e ALTRI. factual.

o que pensei foi: vale a pena comprar 2 activos (que aparentemente quebraram resistências) sem que o PSI quebre a sua enorme barreira nos 57YY pontos?

é pertinente pois eu desconfio que o PSI não quebre à 1ª os 57XX pontos...

resolvi seguir o meu metodo mas os stops estão lá
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por Sr_SNiper » 20/12/2012 18:57

canguru Escreveu:
canguru Escreveu:ainda não tive tempo mas assim de repente diria que as meninas onde estive (ALTRI; BPI; SONAE; SONAECOM)continuam muito apelativas.



reentrada na ALTRI e BPI :twisted:

ACTIVOS EM CARTEIRA:
ALTRI(15%): fecho acima da resistência nos 1.6YY. aguarda confirmação amanha.
BPI(14%): 2º fecho acima da resistência dos 0.9XX.

Compradas hoje? Acreditas que isto continua para bingo sem respirar?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por canguru » 20/12/2012 17:42

canguru Escreveu:ainda não tive tempo mas assim de repente diria que as meninas onde estive (ALTRI; BPI; SONAE; SONAECOM)continuam muito apelativas.



reentrada na ALTRI e BPI :twisted:

ACTIVOS EM CARTEIRA:
ALTRI(15%): fecho acima da resistência nos 1.6YY. aguarda confirmação amanha.
BPI(14%): 2º fecho acima da resistência dos 0.9XX.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por canguru » 11/12/2012 11:40

ainda não tive tempo mas assim de repente diria que as meninas onde estive (ALTRI; BPI; SONAE; SONAECOM)continuam muito apelativas.

copo? soa-me bem 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por Sr_SNiper » 11/12/2012 0:53

canguru Escreveu:vendi ALTRI; BPI; SONAE; SONAECOM há ~6 semanas porque tive 100% focado a acabar o phd.

apesar do dinheiro "perdido" é engraçado ver que os primeiros sinais de inversão foram detectados.

parebéns a quem está dentro, desde então!

para a semana volto a negociar ;)

Já voltas-te a negociar?
Andas é a perder umas minis com a malta, que ainda domingo a malta se juntou para uns copos :)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por canguru » 7/12/2012 15:22

vendi ALTRI; BPI; SONAE; SONAECOM há ~6 semanas porque tive 100% focado a acabar o phd.

apesar do dinheiro "perdido" é engraçado ver que os primeiros sinais de inversão foram detectados.

parebéns a quem está dentro, desde então!

para a semana volto a negociar ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por canguru » 3/10/2012 18:45

Elias Escreveu:
canguru Escreveu:outro erro detectado: entradas com RSI>70.


Porque dizes que é um erro?


Elias, de facto não é bem um erro. Quando comecei a pôr os olhos no PSI (na verdade já não negociava desde meados de 2011 -PTI, JMT, GALP) nem olhei para o RSI.

Só 1 dia em que o mercado parecia eufórico (quando foi ultrapassada a resistência nos 5100-5200) é que reparei que o Ulisses e a Pata estavam de pé atrás por causa do nível de sobrecompra.

Foi precisamente nesse dia que cometi até agora o meu maior erro: não seguir o trading plan que manda negociar só no final da sessão

canguru Escreveu:fui indisciplinado reforcei na ALTRI, não no fecho da sessão como manda o meu trading plan, mas a meio e quase em máximos da sessão (1.4XX). vendi e voltei a comprar no fim. impacto desse erro na conta: 1%!! :evil:


Com RSI>70 o activo pode subir, mas reforçar como eu reforcei ALTRI com RSI~90 - com a agravante da disciplina - é de loucos.

Outro aspecto a rectificar: ~45% do que detenho é pertença do grupo SONAE... Entrei porque os gráficos mostravam força mas 45% é muito.

abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por Elias » 3/10/2012 11:24

canguru Escreveu:outro erro detectado: entradas com RSI>70.


Porque dizes que é um erro?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por canguru » 3/10/2012 11:02

outro erro detectado: entradas com RSI>70.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por canguru » 3/10/2012 11:00

ACTIVOS EM CARTEIRA:

ALTRI: entrada na quebra da 1ª resistência identificadas no gráfico e reforço na 2ª.
BPI: falhei a entrada no dia em que explodiu (nesse dia não tive acesso ao mercado) mas entrei na 2ª vela grande.
SONAE: entrada na quebra da 1ª resistência identificadas no gráfico e reforço na 2ª.
SONAECOM: entrada na quebra de resistência e LTd de longo prazo que coincidiu com a notícia da enésima fusão com a ZON :twisted:

um erro detectado: fui indisciplinado reforcei na ALTRI, não no fecho da sessão como manda o meu trading plan, mas a meio e quase em máximos da sessão (1.4XX). vendi e voltei a comprar no fim. impacto desse erro na conta: 1%!! :evil:

investido a 90% e com stops um pouco a baixo dos actuais principais suportes.
Anexos
SONAECOM,SGPS.png
SONAECOM,SGPS.png (14.21 KiB) Visualizado 3573 vezes
SONAE.png
SONAE.png (14.43 KiB) Visualizado 3570 vezes
BANCO BPI.png
BANCO BPI.png (14.6 KiB) Visualizado 3567 vezes
ALTRI SGPS.png
ALTRI SGPS.png (14.84 KiB) Visualizado 3566 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por canguru » 24/8/2012 16:43

(...)
Editado pela última vez por canguru em 3/10/2012 11:02, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por canguru » 21/8/2012 16:49

(...)
Editado pela última vez por canguru em 3/10/2012 12:19, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por rsacramento » 30/7/2012 14:59

se não me falha a memória, o magee faz notar que em 29 algumas acções subiam e bem, um ano antes algumas já faziam H&S de inversão primária, e que em 30 ainda havia umas que subiam confiadamente
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Mr.Cookie » 30/7/2012 10:33

rsacramento Escreveu:alem de desculpado considera-te aplaudido pela oportuna intervenção; obrigado eu

idem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 267
Registado: 24/7/2012 18:55
Localização: Lisboa

por Elias » 30/7/2012 10:29

canguru Escreveu:por outro lado - acho que foi o elias que aqui falou sobre isso - quando o índice do qual faz parte a acção entra em bear é muito expectável (no PSI isso acontece em 95% dos casos) que a acção que o compõe tenha o mesmo comportamento (é claro que há excepções como JMT até meados de 2008 e em 2010 e 2011).


Exacto, mas convém lembrar o seguinte: ao contrário do que frequentemente se julga, nenhuma acção 'segue' o índice. O comportamento do índice (que não é mais que um cabaz) é que reflecte a evolução da maioria das acções que o compõem. Por outras palavras, é o comportamento das acções que condiciona o índice e não o comportamento do índice que condiciona as acções. Se a maioria das acções cai, naturalmente o índice vai cair e vice-versa. É frequente haver acções que têm um movimento contrário ao da maioria (e por conseguinte ao do índice) e isso acontece porque o sentimento que gera interesse comprador ou vendedor naquela acção em particular não coincide com o sentimento para o mercado em geral.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por canguru » 30/7/2012 10:19

(repetido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por canguru » 30/7/2012 10:17

MarcoAntonio Escreveu:Para dar um exemplo mais concreto, se eu investi numa "bandeira" e a segunda haste não se desenvolve, eu não vou ficar com a posição só porque entrei ou não vou ficar à espera para ver o que acontece e vender se cair. A partir do momento que a bandeira não deu em nada e se foi por causa dela que entrei, eu não tenho nenhum interesse na posição.


exacto. acho que isso se pode estender a outras figuras ou mesmo a algo tão simples quanto uma resistência, como foi o caso da ALTRI.

se a bicha, que apresenta um comportamento sempre mais exacerbante que o PSI, não arranca após ultrapassar uma resistência de médio prazo, acho que é plausível fechar a posição longa. esta pode ser mais uma regra a incluir em trades futuros.

por outro lado - acho que foi o elias que aqui falou sobre isso - quando o índice do qual faz parte a acção entra em bear é muito expectável (no PSI isso acontece em 95% dos casos) que a acção que o compõe tenha o mesmo comportamento (é claro que há excepções como JMT até meados de 2008 e em 2010 e 2011).

o senão desta regra é que podes perder breakouts violentos de acções que se antecipam ao mercado (e.g., GALP no final de 2008, SONAE pouco depois, etc...) mas por outro lado entras com mais conforto nessa posição. é como em tudo, tens um trade-off 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por rsacramento » 28/7/2012 18:37

alem de desculpado considera-te aplaudido pela oportuna intervenção; obrigado eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 28/7/2012 16:18

rsacramento Escreveu:lembro-me de o marco ter-me dito uma vez que se uma acção não fazia imediatamente aquilo de que ele estava à espera, fechava a posição :lol:

note-se que ele é avesso aos stops (penso não estar a confundir nada)


Não terá sido "exactamente" o que eu disse mas também não estás a confundir nada, deve estar muito próximo do que eu terei dito.

O que eu costumo dizer e é uma regra que tenho para mim é que quando um activo não faz aquilo de que eu estava à espera (o que me tinha feito entrar e no que eu tinha investido) isso passa a ser uma forte razão para fechar a posição e pode acabar por ser razão suficiente.

Para dar um exemplo mais concreto, se eu investi numa "bandeira" e a segunda haste não se desenvolve, eu não vou ficar com a posição só porque entrei ou não vou ficar à espera para ver o que acontece e vender se cair. A partir do momento que a bandeira não deu em nada e se foi por causa dela que entrei, eu não tenho nenhum interesse na posição.


E, sim, em relação à segunda parte eu não sou um grande entusiasta de stops, especialmente stops fixos. Eu tendo a ver os stops como uma almofada para evitar desgraças - aplicável a traders pouco disciplinados - mas não propriamente um mecanismo que torne o trading melhor per se. Gosto de trailing stops em posições ganhadoras já detidas há algum/bastante tempo mas fora esses, os outros parecem-me mais um mecanismo que é mau sinal se ficamos dependentes deles (era suposto conseguirmos sair com base noutros processos decisionais - e não numa decisão mecânica - se o trading é discricionário).

Como eu actualmente não emito opiniões que a CMVM não deixa (conforme já expliquei, devido à minha ligação ao Negócios, a CMVM entende que as minhas opiniões seriam entendidas como "recomendações") e acabo por falar menos nestas coisas, é importante também recordar que eu sou essencialmente position trader, não gosto de pequenos trades (com pequenos ganhos/perdas percentuais) pelo que stops apertados não fazem sentido... e para stops mais largos, dá tempo para um individuo decidir e agir (isto para contextualizar o que escrevi acima).

Peço desculpa mas tem de ir tudo no "abstracto", não posso falar da Altri...

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por rsacramento » 27/7/2012 19:24

lembro-me de o marco ter-me dito uma vez que se uma acção não fazia imediatamente aquilo de que ele estava à espera, fechava a posição :lol:

note-se que ele é avesso aos stops (penso não estar a confundir nada)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por canguru » 27/7/2012 16:56

rsacramento Escreveu:
canguru Escreveu:(...)
flatada!

bem melhor do que estar a cair :wink:


yup :wink:

numa semana marcada pela elevada volatilidade no PSI e o regresso deste ao bear mode no curto prazo ainda pensei em fechar a posição nesta gaja porque não há meio de ela arrancar... um dos critérios para sairmos de uma posição até pode muito bem ser esse. de qualquer forma não defini isso no plano e não é agora que o vou alterar (rule nº 14!) 8-)



SEMANA - 3
ACTIVOS EM CARTEIRA: ALTRI
RENTABILIDADE DA CARTEIRA: 0,19% (3,30% anualizados)
Anexos
ALTRI27072012.png
ALTRI27072012.png (11.89 KiB) Visualizado 4285 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por rsacramento » 20/7/2012 20:33

canguru Escreveu:(...)
flatada!

bem melhor do que estar a cair :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Shimazaki_2 e 390 visitantes