Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A fuga para a frente do BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bogos » 13/6/2012 14:07

Boa tarde...

O sentimento extremo instalado de pessimismo, ainda não se mostrou como um sentimento contrário.

Se....Se..... é o que mais se ouve por aí....

Tecnicamente, está em bear mode desde há muito. Até prova em contrário, um sinal de forçca convincente não apareceu.

Detenho posições longas em BCP, com plena consiência de perda de capital. Mas ao preço que as comprei são para já um investimento com pouco risco. Stop loss lá está, porque nem pode ser de outra maneira.


Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Rasputine

por Rasputine1973 » 12/6/2012 23:28

Ok, descobriram-me! Apareçam lá no Estoril que eu ofereço um copo
:lol:
KISS: Keep It Short and Simple
 
Mensagens: 52
Registado: 14/2/2003 13:07
Localização: Porto

Re: BCP

por fnabais.ferro » 12/6/2012 22:55

Atomez Escreveu:
Hallo Escreveu:Mas também era um bar, ou é. :)

É um bar/discoteca que existe já há muitos anos em S. João do Estoril. Ainda existe.

Também há um "The House of Rasputin" aqui para Sul, mais propriamente na Cidade do Cabo. :)

Abraço
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

por morinni » 12/6/2012 20:58

Excelente artigo, Ulisses!... Incisivo e imparcial como nos tens habituado!...
Rasputine é nada mais que o companheiro maléfico de certas aventuras do personagem do meu avatar, o marinheiro Corto Maltese!... :mrgreen:
 
Mensagens: 95
Registado: 27/12/2006 9:44
Localização: CEC 2012

Re: A fuga para a frente do BCP

por Viclion » 12/6/2012 19:30

Ulisses Pereira Escreveu:... Mas a responsabilidade de estar a perder dinheiro nas acções do BCP é sua, caro accionista. De mais ninguém...


Óbviamente correcto!

Seja qual for o motivo da queda de cotação, o investidor tem a liberdade de sair a tempo do mau negócio, perdendo 100 em vez de perder 1000. Se não o faz, de nada se pode queixar, a não ser de si próprio.

Isto é válido para o BCP e para tudo o que mexe nos mercados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 119
Registado: 19/9/2011 12:14
Localização: Maia

por carrancho » 12/6/2012 18:04

Aqui os Boney M dizem que a influência dele se fazia sentir tanto interna como externamente...

... internamente na Czarina, externamente na testa do Czar! :twisted:
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

Re: BCP

por carrancho » 12/6/2012 17:45

MarcoAntonio Escreveu:
Hallo Escreveu:P.S. - Já agora o nome rasputine não era um "bar" ali para os lados de Santos ou Bairro. Esse nome não me é estranho.


Rasputine era um místico (monge, bruxo, curandeiro etc depende da perspectiva mas basicamente era um pouco de tudo) que trabalhou ao serviço da última família czarina da Rússia.

Supostamente tinha influência aos mais altos círculos do poder nomeadamente sobre a própria família real.

Acabou assassinado de forma bastante violenta, sob uma chuva de balas e (segundo algumas versões) ainda assim afogado vivo num rio gelado.

Entre a história e a lenda, o nome de Rasputine aparece depois em obras históricas e de ficção da literatura ao cinema.


E é uma música dos Boney M

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/kvDMlk3kSYg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

Re: BCP

por caracinha » 12/6/2012 17:37

Atomez Escreveu:
Hallo Escreveu:Mas também era um bar, ou é. :)

É um bar/discoteca que existe já há muitos anos em S. João do Estoril. Ainda existe.

e bastante famoso pela quinta-feira a noite :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 531
Registado: 23/6/2009 21:43
Localização: 16

por nunoand99 » 12/6/2012 17:27

Boas,


Na realidade é uma "desgraça" o estado a que chegou o BCP, aquele que em tempos foi o maior banco português, e sem dúvida uma empresa que ficará para a história do pós 25 de Abril (reaparecimento dos bancos privados, etc)

Nada que não se esperasse (é só ver os posts da altura no forum, quando a roçar os 4,30€), mas é disto que o meu povo gosta (como diz o outro).

Eu já há uns tempos que não vejo outra solução a não ser retirar o banco de bolsa.

Acho que já devia ter sido feito há algum tempo (talvez antes da quebra do mitico 1,00€), permitindo "esconder" mais do público os problemas do dia a dia, e focar mais no valor de longo prazo.

o Belmiro em tempos teve óptimos resultados com esta estratégia, acho que foi com a SONAE INDUSTRIA na altura.

Claro que para isso seria necessário fundos para comprar as acções em bolsa, mas afinal de contas se os accionistas principais ainda acreditam...(ou não?)

Mas quando o curto prazo está a mandar demais no andamento de uma acção, acho que é sempre a melhor solução ;)

Saudações & Bons Investimentos
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: BCP

por atomez » 12/6/2012 0:45

Hallo Escreveu:Mas também era um bar, ou é. :)

É um bar/discoteca que existe já há muitos anos em S. João do Estoril. Ainda existe.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por MarcoAntonio » 12/6/2012 0:24

É capaz, não faço ideia. Possivelmente, até mais do que um...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP

por hallo » 12/6/2012 0:22

MarcoAntonio Escreveu:
Hallo Escreveu:P.S. - Já agora o nome rasputine não era um "bar" ali para os lados de Santos ou Bairro. Esse nome não me é estranho.


Rasputine era um místico (monge, bruxo, curandeiro etc depende da perspectiva mas basicamente era um pouco de tudo) que trabalhou ao serviço da última família czarina da Rússia.

Supostamente tinha influência aos mais altos círculos do poder nomeadamente sobre a própria família real.

Acabou assassinado de forma bastante violenta, sob uma chuva de balas e (segundo algumas versões) ainda assim afogado vivo num rio gelado.

Entre a história e a lenda, o nome de Rasputine aparece depois em obras históricas e de ficção da literatura ao cinema.


Boas Marco António,

Mas também era um bar, ou é. :)
Penso eu de que...

Abraço,
Hallo
 
Mensagens: 1096
Registado: 12/10/2011 2:12
Localização: 16

Re: BCP

por MarcoAntonio » 12/6/2012 0:17

Hallo Escreveu:P.S. - Já agora o nome rasputine não era um "bar" ali para os lados de Santos ou Bairro. Esse nome não me é estranho.


Rasputine era um místico (monge, bruxo, curandeiro etc depende da perspectiva mas basicamente era um pouco de tudo) que trabalhou ao serviço da última família czarina da Rússia.

Supostamente tinha influência aos mais altos círculos do poder nomeadamente sobre a própria família real.

Acabou assassinado de forma bastante violenta, sob uma chuva de balas e (segundo algumas versões) ainda assim afogado vivo num rio gelado.

Entre a história e a lenda, o nome de Rasputine aparece depois em obras históricas e de ficção da literatura ao cinema.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP

por hallo » 12/6/2012 0:04

Rasputine Escreveu:Caro Hallo,

O dinheiro do aumento capital / cocos terá de ficar em capital para cumprir os rácios a que os bancos são obrigados.
Não é dinheiro para investimento é dinheiro para cumprir rácios apenas e como tal, não pode ser usado livremente.

Cumprimentos

Rasputine


Boas caro Rasputine,

Aí é que te enganas. Informa-te devidamente com alguém do banco e saberás que veiculos e formas o BCP tem para o investir cumprindo rácios. Óbvio que não podem comprar acções do BCP. :)

Abraço,
Hallo

P.S. - Já agora o nome rasputine não era um "bar" ali para os lados de Santos ou Bairro. Esse nome não me é estranho.
 
Mensagens: 1096
Registado: 12/10/2011 2:12
Localização: 16

BCP

por Rasputine1973 » 12/6/2012 0:00

Caro Hallo,

O dinheiro do aumento capital / cocos terá de ficar em capital para cumprir os rácios a que os bancos são obrigados.
Não é dinheiro para investimento é dinheiro para cumprir rácios apenas e como tal, não pode ser usado livremente.

Cumprimentos

Rasputine
KISS: Keep It Short and Simple
 
Mensagens: 52
Registado: 14/2/2003 13:07
Localização: Porto

Re: BCP

por hallo » 11/6/2012 23:53

Rasputine Escreveu:Caro Ulisses,

Parabens pelo artigo, está muito interessante e coloca o "dedo na ferida".

O problema actual da banca é que não é capaz de gerar lucros que justifiquem o empate de capital e que façam face às provisões necessárias para corrigir anos e anos de disparates na atribuição de crédito.

Dito isto, há uma rectificação a fazer em relação à necessidade de gerar resultados para pagar os "cocos": é que este custo de capital não é de 8%-8,5% mas sim muito inferior pois o dinheiro não vai estar "parado" mas sim investido em divida pública.

Assim, estima-se que o custo real para a banca andará na casa dos 3%-3,5%, já deduzidos todos os custos e comissões do empréstimo.

Não sendo um panorama brilhante, acho que é um cenário possivel de cumprir.

Nota: não tenho qualquer posição ou interesse no titulo.

Cumprimentos

Rasputine


Excelente observação Rasputine. Já o tinha referido também. O BCP pode fazer muita coisa com 3,5 mil milhões. Em última hipotese e tendo em conta o factor risco, será uma opção a divida pública. Mas atenção quem ler devidamente o publicado pelo BCP, pode verificar que os tais 3,5 mil milhões podem começar a ser pagos com capital que o BCP vai receber referente a dívida pública que o estado tem de pagar. Será que é por isso que o artigo do Ulisses, diz chutar para a frente. Ou será por causa da Dinamarca. :)

Abraço,
Hallo
 
Mensagens: 1096
Registado: 12/10/2011 2:12
Localização: 16

BCP

por jarc » 11/6/2012 23:50

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2320
Registado: 23/7/2003 16:05
Localização: Sul

BCP

por Rasputine1973 » 11/6/2012 23:45

Caro Ulisses,

Parabens pelo artigo, está muito interessante e coloca o "dedo na ferida".

O problema actual da banca é que não é capaz de gerar lucros que justifiquem o empate de capital e que façam face às provisões necessárias para corrigir anos e anos de disparates na atribuição de crédito.

Dito isto, há uma rectificação a fazer em relação à necessidade de gerar resultados para pagar os "cocos": é que este custo de capital não é de 8%-8,5% mas sim muito inferior pois o dinheiro não vai estar "parado" mas sim investido em divida pública.

Assim, estima-se que o custo real para a banca andará na casa dos 3%-3,5%, já deduzidos todos os custos e comissões do empréstimo.

Não sendo um panorama brilhante, acho que é um cenário possivel de cumprir.

Nota: não tenho qualquer posição ou interesse no titulo.

Cumprimentos

Rasputine
KISS: Keep It Short and Simple
 
Mensagens: 52
Registado: 14/2/2003 13:07
Localização: Porto

Boas Trisquel!!

por hallo » 11/6/2012 23:26

Trisquel Escreveu:
Hallo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Foi, há pouco, publicado o meu novo artigo "A fuga para a frente do BCP":

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=561847


Boas Ulisses,

Após ler o teu texto. Respeito a tua opinião, apesar de não concordar com a mesma.

Tem que se analisar o seguinte, o problema não é o BCP é a banca internacional e alguns países Europeus.

Apenas um pequeno exemplo o BCP irá agora começar a receber o capital proveniente dos empréstimos da divída pública portuguesa. Existir uma solução de reestruturação para a banca Espanhola poderá ser uma solução para não existirem "defaults" no caso da Espanha, onde sabemos que os bancos portugueses estão muito expostos.

O não aparecimento de uma solução para a Europa, poderá ser uma questão de tempo, bem mais curta do que o esperado.

É claro que quando temos uma acção tão castigada como o BCP só existem 2 soluções a Nacionalização ou a recuperação. E se a segunda hipotese vier a ser o que vai acontecer.

Abraço,
Hallo


Caro Hallo,

Os seus 710 posts 705 são no tópico do BCP os restantes 5 estão relacionados com o BCP.

Desde o seu registo que defende o indefensável, nessa altura a cotação estava a 0,172 e hoje está a 0,09.

Não está na altura de fazer uma reflexão!

Este meu post é no sentido construtivo e não depreciativo!

Também já estive longo no BCP, já lá vão uns anitos (ainda estava acima de 1,00. Foi o pior trade que alguma vez fiz mas como a estratégia estava errada porquê insistir!!!! :wink:


Boas Trisquel,

Agradeço desde já o comentário. É interessante e elucidativo da realidade do BCP.

Quanto á minha opinião posso-lhe dizer que durante muitos anos estive contra a politica adoptada no BCP e fui dos primeiros a levantar o dedo e a achar que a cotação vinha para perto dos 0,20€, escrevi-o até noutros lados, como o mesmo Nick. Nunca pensei ser possível vir aos 0,073€ como nunca imaginei ser possivel a actual crise europeia que se está a viver. Pensei que iria existir uma crise após a Americana, mas que nunca iria ser tão forte, como está a ser. Admito-o, como tal é necessário estarmos melhor preparados para a mesma e termos mais contenção para aquando a altura certa de investir mais uns euritos.

Caro Trisquel, o que já ganhei no BCP não me permite ter grandes perdas futuras. O mesmo não aconteceu com outras cotadas do PSI e nos EUA. Felizmente o meu investimento neste título tem sido um sucesso. Nem sempre tive longo. Como também não invisto sozinho. É complicado explicar e não tenho de o fazer.

A reflexão que faço é simples. Da mesma forma que quando a cotação valia 1€, eu era dos mais criticos relativamente ao BCP e não andava a analisar linhas e a dizer que se baixar aquela linha pode baixar, mas também pode corrigir. Ou seja, nunca tive papas na lingua era para descer e felizmente desceu. Agora a minha opinião é que é para subir. E espero que o mesmo venha a acontecer. Até o Ulisses um dia disse, que quando as pessoas tiverem na miséria, a cotação iria subir. (era algo do género).

Que vai subir todos sabemos. Agora se for nacionalizado... Poderá não acontecer. É o que dá a entender o artigo.

Bem adiante os meus "posts" vão ser sempre no BCP, porque é a única acção no mercado nacional que invisto neste momento.

Quanto á estratégia estar "errada" discordo, porque tem funcionado muito bem mesmo. Mas mesmo que estivesse errada, o importante é segui-la á risca. :)

Já agora, informo que no site do MillenniumBCP existe bastante informação sobre a próxima Assembleia Geral, existe as pretensões do banco. Até existe uma linha directa para tirar dúvidas com um "expert" em investimentos, para tirar dúvidas a accionistas do BCP. Quem tiver dúvidas que as tire. É claro que ele não vai dizer se o banco é nacionalizado ou não. Porque ninguém sabe. Se aparecerem investidores privados e subscreverem o estado já não compra a 0,04€.

Abraço,
E bons investimentos.

Hallo
 
Mensagens: 1096
Registado: 12/10/2011 2:12
Localização: 16

por caracinha » 11/6/2012 23:25

MarcoAntonio Escreveu:
caracinha Escreveu:marco veja bem tenho mais que muitas acçoes do bcp ,bem como outras cotadas que tambem cairam muito desde pt a ren mas tambem shortei bes que resultou muito bem tem sido a estrela da minha carteira,o bcp e que esta cravado no meu sapato não pelo dinheiro mas porque não gosto de perder nem aos feijoes e normal :mrgreen:


O que é um contra-senso face ao que escreste antes: se alguém não gosta de perder nem a feijões, quando em causa está o seu capital a prioridade deveria ser a de o preservar/proteger.

Ora, depois de perder 40 ficar indiferente ao que acontece aos outros 60 não é preservar nem proteger o capital mas o oposto...

O que está aqui em causa não é realmente "não gostar de perder" mas sim não ser capaz de aceitar a perda que já ocorreu, o que não é a mesma coisa: alguém que realmente não gosta de perder (mas é capaz de aceitar que cometeu um erro) depois de perder 40 ficaria preocupado com os 60 que ainda pode vir a perder!
mas a perda dos 40% esta assumida nao quer dizer que não queira pagar para ver.como disse perdido ja esta.pode ser que no river venha um full house :mrgreen:
 
Mensagens: 531
Registado: 23/6/2009 21:43
Localização: 16

por tiagopt2 » 11/6/2012 23:07

Parabéns Ulisses. Não só pelo artigo mas sobretudo pela coragem de expores uma opinião tão dura (mas nem por isso menos verdadeira) num jornal como o Negócios.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por GALBA » 11/6/2012 22:58

A situação do BCP , é muito complexa , e a ideia que tenho , é que a própria administração não sabe quantificar a situação.

Não estou a ver uma reacção , e uma vontade séria para resolver esta situação , pela parte da administração , é o "laissez faire , laissez passer", um pouco como o governo está actuar, ninguém quer resolver os problemas .

Para resolver , era necessário fazer despedimentos , e grandes , e estão ver !!! Nada , politica .

Os accionistas tem de ser sacrificados , para o BCP , ser uma segunda segurança social, a manter empregos artificiais , e com ordenados desajustados , em que deveriam ser fortemente baixados , como já está acontecer no resto da economia real.

Encerrar agências, reestruturar negócios , etc.

Nada está feito , porque a empresa está na mão dos políticos, e do governo , tem o aspecto positivo de descansar depositantes, mas está a destruir o valor do banco.

A gestão desde os primórdios tem sido desastrosa , é a maior calamidade , após 25A, a maior destruição de valor . Os accionistas portugueses que são muitos, estão mais pobres .
Para onde foi o dinheiro ?

Para negócios ruinosos , para sustentar uma administração faraónica , em que já há 10 anos atrás , já ganhava 50 milhões de euros , em salários excessivos de muitos trabalhadores , e em apostas erradas , etc,etc.

O BCP, só vai começar a subir , quando se começar a ver a um inicio rápido e, enérgico de mudanças , e sem ser politico .
Editado pela última vez por GALBA em 11/6/2012 23:16, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 130
Registado: 13/10/2011 13:51

por AC Investor Blog » 11/6/2012 22:37

BULIM123 Escreveu:Se o BCP, começa a descer muito terá que fazer um split, estilo 1:1000 ou coisa assim colocar a cotação a 50 Euros por acçao isso é que era, pois muitos pequenos entram e tentam ganhar com as decimas, a cotação teria de ser maior, defendo um split.. O que interessa ter 8 bilioes de acçoes se apenas valem 0,09 centimos cada uma??



Split... nao pode fazer... senão iamos para os 0.000009

querias dizer reverse-split... :wink:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

por MarcoAntonio » 11/6/2012 22:36

caracinha Escreveu:marco veja bem tenho mais que muitas acçoes do bcp ,bem como outras cotadas que tambem cairam muito desde pt a ren mas tambem shortei bes que resultou muito bem tem sido a estrela da minha carteira,o bcp e que esta cravado no meu sapato não pelo dinheiro mas porque não gosto de perder nem aos feijoes e normal :mrgreen:


O que é um contra-senso face ao que escreste antes: se alguém não gosta de perder nem a feijões, quando em causa está o seu capital a prioridade deveria ser a de o preservar/proteger.

Ora, depois de perder 40 ficar indiferente ao que acontece aos outros 60 não é preservar nem proteger o capital mas o oposto...

O que está aqui em causa não é realmente "não gostar de perder" mas sim não ser capaz de aceitar a perda que já ocorreu, o que não é a mesma coisa: alguém que realmente não gosta de perder (mas é capaz de aceitar que cometeu um erro) depois de perder 40 ficaria preocupado com os 60 que ainda pode vir a perder!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MERCW125 » 11/6/2012 22:31

Se o BCP, começa a descer muito terá que fazer um split, estilo 1:1000 ou coisa assim colocar a cotação a 50 Euros por acçao isso é que era, pois muitos pequenos entram e tentam ganhar com as decimas, a cotação teria de ser maior, defendo um split.. O que interessa ter 8 bilioes de acçoes se apenas valem 0,09 centimos cada uma??
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1003
Registado: 14/3/2009 21:36
Localização: 15

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Alfa Trader, Bing [Bot], Carrancho_, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, J.f.vieira, karaya75, Nietz19, Noel1, Olhar Leonino, PAULOJOAO e 382 visitantes