Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações II

por don_spiritone » 6/11/2013 18:48

Brunomanco Escreveu:Das perpetuas, as que mais me atraem atualmente sao as do BCP PTBCPMOM0002. 5% brutos ao ano a 25%, dá 20% brutos/ano

Essas do ESFG para 2019 sao tentadoras mas teriam um peso muito grande na minha carteira e descartei a hipotese de arriscar nessas



Brunomanco, porquê 20% brutos/ano? Onde viste que estão a pagar 5%?
 
Mensagens: 86
Registado: 6/8/2013 10:15

Re: Obrigações II

por Beruno » 6/11/2013 18:38

Das perpetuas, as que mais me atraem atualmente sao as do BCP PTBCPMOM0002. 5% brutos ao ano a 25%, dá 20% brutos/ano

Essas do ESFG para 2019 sao tentadoras mas teriam um peso muito grande na minha carteira e descartei a hipotese de arriscar nessas
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Obrigações II

por Minsk » 6/11/2013 18:11

Sr_SNiper Escreveu:http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds/cp+com+de+portugal+10+30+PTCFPBOM0001

http://www.finanzen.ch/obligationen/5_7 ... CFPBOM0001

Alguém me pode confirmar que o rating da CP é BBB+ e não B-?
Não consigo encontrar o rating

Porque é que aqui diz que o ultimo preço foi de 50%?


Pois, esse último preço não deve estar actualizado..

Eu de obrigaçoes para já estou servido com posições grandes na XS0458566071 e FR0010533414 (e bem escaldado este ano com as SNS :oops: ). As únicas que mantenho debaixo de olho e que me aventuraria são as perpétuas ESFG XS0303426661 numa perspectiva de manter um rendimento certo por ano a longo prazo (parece que o cupão tem sido pago certinho). Não estou é a disposto a entrar nelas a 57% (ask actual).
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: Obrigações II

por Beruno » 6/11/2013 17:24

As taxas fixadas nos leiloes dos bilhetes do tesouro nao sao anualizadas? mesmo sendo titulos tipo cupao 0 a desconto, teem sempre que mencionar a taxa anualizada nao?
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Obrigações II

por Midas » 6/11/2013 16:47

Brunomanco Escreveu:A indigniçao quanto à nao possibilidade de comprar divida diretamente so tinha justificaçao quando mudaram as regras dos certificados de aforro. Nessa altura os bilhetes do tesouro a 3 e a 6 meses pagavam acima de 3%. Agora os certificados de aforro, que sao a 3 meses, pagam no minimo 3% + 85% da euribor a 3 meses. Os bilhetes do tesouro a 3 meses atualmente estao a pagar pouco mais do que 1%. De que é que vale o acesso direto a divida de paises seguros, que nao apenas a proteçao do cash?

E seria optimo que Portugal venha a pagar abaixo de 5% a 10 anos. E aí de que vale investir em taxa fixa a prazos longos abaixo de 5%, a nao ser que seja novamente para proteger o cash?


A venda de divida pública a investidores de retalho é boa para o país, porque diversifica as fontes de crédito e ajuda a baixar a taxa de juros.
E também é boa para os investidores de retalho para diversificação e rentabilização. As obrigações pode ser um concorrente/alternativa/complemento a depósitos a prazo/certificados de aforro & tesouro poupança mais.


Por falar em certificados de aforro, a taxa de juro é anual, apesar do pagamento de juros trimestralmente. A taxa real a 3 meses, será: taxa de juro anual/4 = taxa de juro a 3 meses, o que é neste momento, 3,191%, a dividir por 4 trimestres, daria 0,79775% trimestrais + capitalização de juros líquidos de IRS. Andará perto dos BT a 3 meses que mencionas. Mesmo se os BT a 3 meses tiverem um cupão de 1%, não é mau, equivale a 4% anuais + capitalização do reinvestimento dos juros líquidos de IRS, pagos na maturidade de cada BT a 3 meses.

IGCP Escreveu:Taxa de Juro Anual

A taxa de juro bruta para novas subscrições de Certificados de Aforro, Série C, em novembro de 2013 foi fixada em 3,191%.



Fonte: AGÊNCIA DE GESTÃO DA TESOURARIA E DA DÍVIDA PÚBLICA – IGCP, E.P.E. - Taxa de Juro Anual
http://www.igcp.pt/gca/?id=64


DISCLAIMER: Não estou a defender as obrigações/bilhetes do tesouro nem os certificados de aforro/tesouro poupança mais ou qualquer outro instrumento financeiro.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Obrigações II

por Beruno » 6/11/2013 16:03

A indigniçao quanto à nao possibilidade de comprar divida diretamente so tinha justificaçao quando mudaram as regras dos certificados de aforro. Nessa altura os bilhetes do tesouro a 3 e a 6 meses pagavam acima de 3%. Agora os certificados de aforro, que sao a 3 meses, pagam no minimo 3% + 85% da euribor a 3 meses. Os bilhetes do tesouro a 3 meses atualmente estao a pagar pouco mais do que 1%. De que é que vale o acesso direto a divida de paises seguros, que nao apenas a proteçao do cash?

E seria optimo que Portugal venha a pagar abaixo de 5% a 10 anos. E aí de que vale investir em taxa fixa a prazos longos abaixo de 5%, a nao ser que seja novamente para proteger o cash?
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Obrigações II

por Midas » 6/11/2013 15:43

Meste Sniper, a Croácia é boa para ti?

Fonte: Jornal de Negócios - Quatro meses depois de ter entrado na UE, Croácia está a caminho de pedir assistência ao FMI (06 Novembro 2013, 12:32)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/croacia_a_caminho_de_pedir_assistencia_ao_fmi.html
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Obrigações II

por Midas » 6/11/2013 15:41

Se fosse assim em Portugal...

Jornal de Negócios Escreveu:O governo italiano vendeu obrigações no valor de 20 mil milhões de euros através do retalho e colocou dívida soberana directamente junto dos aforradores. Operação terminou mais cedo do que previsto devido à procura elevada.


Fonte: Jornal de Negócios - Aforradores compram 20 mil milhões de dívida italiana (06 Novembro 2013, 13:22)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/aforradores_compram_20_mil_milhoes_de_divida_italiana.html
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Obrigações II

por Sr_SNiper » 5/11/2013 23:06

http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds ... CFPBOM0001

http://www.finanzen.ch/obligationen/5_7 ... CFPBOM0001

Alguém me pode confirmar que o rating da CP é BBB+ e não B-?
Não consigo encontrar o rating

Porque é que aqui diz que o ultimo preço foi de 50%?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Obrigações II

por Beruno » 4/11/2013 21:57

Nao é atraves da banca de investimento. É atraves do montepio
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Obrigações II

por bonds4all » 4/11/2013 20:20

Brunomanco Escreveu:Quando é divida publica portuguesa e divida de empresas portuguesas emitida em portugal, recebo os juros no proprio dia. Agora as da PT e da EDP emitidas fora de portugal tem demorado à volta de 3 dias uteis a cair na conta


Repito: isso é o que o teu IF faz, mas é um mau serviço que te está a prestar. Estão-te a ficar com esses 3 dias úteis de juros.
Eu fiz reclamação na CMVM contra o meu IF anterior. E "só" se atrasavam em 2 dias úteis. Se ninguém fizer reclamação, qq dia levam 1 semana ou duas..
 
Mensagens: 23
Registado: 24/10/2011 22:20

Re: Obrigações II

por Beruno » 4/11/2013 20:02

Quando é divida publica portuguesa e divida de empresas portuguesas emitida em portugal, recebo os juros no proprio dia. Agora as da PT e da EDP emitidas fora de portugal tem demorado à volta de 3 dias uteis a cair na conta
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Obrigações II

por bonds4all » 4/11/2013 19:55

Brunomanco Escreveu:ja que "falamos" de obrigaçoes, hoje foi o pagamento de juros dumas da PT que tenho. Como sao obrigaçoes de direito ingles os juros ainda demoram uns dias a cair na conta.


Isso não faz sentido nenhum.. Os juros têm que ser creditanos no dia em que a empresa os paga.
Sei que há corretoras/bancos que não o fazem, mas também sei que podem e devem apresentar reclamação junto da CMVM.
 
Mensagens: 23
Registado: 24/10/2011 22:20

Re: Obrigações II

por Beruno » 4/11/2013 19:00

E qual a vossa opinião da divida da Alcoa? US013817AK77 US022249AU09 . É divida em dólares, a mais de 10 anos, com yields ainda acima dos 6%
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Obrigações II

por moppie85 » 4/11/2013 18:44

Elias Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:A participação no tópico são 2 ou 3 pessoas, quando uma ou duas estão de férias, isto pára :)


Quanta modéstia :lol:


O Sniper estava a referir-se a mim :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: Obrigações II

por Midas » 4/11/2013 18:41

tiagopt Escreveu:Já se conhecem as condições em torno do novo empréstimo obrigacionista da Galp, nomeadamente qual o valor do cupão e se será aberta a negociação ao público?

P. S. : é impressão minha ou a participação neste tópico desce quando o mercado sobe? :)



Possivelmente é uma subscrição particular de obrigações. A Galp já tinha efectuado duas subscrições particulares de obrigações no 1º semestre de 2013.

Jornal de Negócios Escreveu:A Galp Energia mandatou cinco bancos de investimento - BBVA, BNP Paribas, CaixaBI, Deutsche Bank e JPMorgan – para que estes agendem reuniões com investidores, com o objectivo de sondar o seu interesse na compra de dívida da petrolífera.


Jornal de Negócios Escreveu:A Galp Energia fez no primeiro semestre duas emissões de obrigações por subscrição particular, tendo angariado um total de 800 milhões de euros.

Na emissão realizada em Março, com uma maturidade a 4 anos, a Galp Energia angariou 600 milhões de euros, tendo pago um “spread” de 3,5%. Em Abril colocou 200 milhões de euros a cinco anos, com um “spread” de 3,9%.


Fonte: Jornal de Negócios - Galp sonda investidores para realizar emissão de obrigações (04 Novembro 2013, 13:32)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro___credito/detalhe/galp_sonda_investidores_para_realizar_emissao_de_obrigacoes.html
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Obrigações II

por Beruno » 4/11/2013 18:40

ja que "falamos" de obrigaçoes, hoje foi o pagamento de juros dumas da PT que tenho. Como sao obrigaçoes de direito ingles os juros ainda demoram uns dias a cair na conta, mas o caricato é que devem ter estado a mexer no titulo, e o saldo da minha conta de titulos hoje de manha tinha la 62 milhoes de euros (em vez de 62K) em obrigaçoes da PT. Interessante. . . telefonei e la corrigiram a situaçao. Mas nao deixa de ser receoso darem-se ao risco de cometer erros destes, porque dá ar de serem mesmo apenas numeros escritos, em vez de representarem um verdadeiro valor

Quanto ao resto, agora o risco torna-se maior, e tem sido dificil encontrar divida com yields acima dos 6%. A menos que se procurem emissoes de outros paises, mas o desconhecimento das empresas em causa, deixa na duvida a solvabilidade das mesmas. As que me tem atraido mais o olho ultimamente sao as emissoes da German Pellets. Produtora de derivados de madeira para combustivel, em expansao do negocio para os States

E a emissao da Peugeot para 2033. Penso que ainda esteja acima dos 6%
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Obrigações II

por Elias » 4/11/2013 18:29

Sr_SNiper Escreveu:A participação no tópico são 2 ou 3 pessoas, quando uma ou duas estão de férias, isto pára :)


Quanta modéstia :lol:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Obrigações II

por Sr_SNiper » 4/11/2013 18:25

tiagopt Escreveu:Já se conhecem as condições em torno do novo empréstimo obrigacionista da Galp, nomeadamente qual o valor do cupão e se será aberta a negociação ao público?

P. S. : é impressão minha ou a participação neste tópico desce quando o mercado sobe? :)

A participação no tópico são 2 ou 3 pessoas, quando uma ou duas estão de férias, isto pára :)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Obrigações II

por Beruno » 4/11/2013 17:17

Sendo da Galp nao esperem um cupao alto. No maximo 4% a 5 anos, ou menos
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Obrigações II

por tiagopt2 » 4/11/2013 16:40

Já se conhecem as condições em torno do novo empréstimo obrigacionista da Galp, nomeadamente qual o valor do cupão e se será aberta a negociação ao público?

P. S. : é impressão minha ou a participação neste tópico desce quando o mercado sobe? :)
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: Obrigações II

por Sr_SNiper » 29/10/2013 23:58

Minsk Escreveu:Acho que prefiro Refer e CP a metro de Lisboa...

Mas e em relação a liquidez dessas meninas?

Há compradores se for para as mandar de volta ao mundo?

Efetivamente, não existe muita liquidez...
PS: Não detenho nenhuma das obrigações em carteira.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Obrigações II

por Minsk » 29/10/2013 23:53

Acho que prefiro Refer e CP a metro de Lisboa...

Mas e em relação a liquidez dessas meninas?

Há compradores se for para as mandar de volta ao mundo?
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: Obrigações II

por Sr_SNiper » 29/10/2013 23:32

Claro que estão, por isso é que são lixo, mas atenção que o pai deles é o Estado, e tem deitado a mão aos meninos...
Portanto estou a partir do principio que se o filho partir alguma coisa, mesmo que não tenha dinheiro para pagar, o pai paga...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Obrigações II

por Midas » 29/10/2013 23:25

Sr_SNiper Escreveu:O que acham deste lixo?


PTMTLBOM0007



74,11%



PTMTLCOM0006



75,75%


PTCFPBOM0001

64,45%



PTCPEJOM0004



80,59%


Andas ao lixo? A apanhar papeis dos comboios. :lol:
Esses emitentes não estão super endividados? Entre obrigações, swaps, etc.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, JotaFreitas1, MPCapital, Shimazaki_2 e 435 visitantes