Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ilusões do mercado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LTCM » 26/4/2011 10:49

pdcarrico Escreveu:
LTCM Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu: Não há almoços grátis no mercado...


Existem pois. É certo que são poucos. Mas existem. :wink:


Existem é almoços que alguns pagam a outros ;)

Mesmo em arbitragem, quem "comeu" de graça é porque alguém perdeu alguma coisa... :roll:


http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 3&start=50
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por atomez » 22/4/2011 17:11

Parece que essa frase começou a ser aplicada à economia nos anos 40.

There's no such thing as a free lunch

The phrase appears to have come about in response to the libertarian views of Henry Wallace, the US Vice President between 1941 and 1945. He wrote an article which was originally published by The Atlantic Monthly in which he suggested a post-WWII worldwide economic regime offering "minimum standards of food, clothing and shelter" for people throughout the world and offering the opinion that "If we can afford tremendous sums of money to win the war, we can afford to invest whatever amount it takes to win the peace". Paul Mallon, a Washington journalist, responded to Wallace's article with a critical piece, published in several US papers, including The Lima News, January 1942:

"Mr. Wallace neglects the fact that such a thing as a 'free' lunch never existed. Until man acquires the power of creation, someone will always have to pay for a free lunch.

The first record I can find of the precise phrase there's no such thing as a free lunch, comes following year, in an editorial in The Long Beach Independent, October 1943, again referring to Wallace:

"Some people say there is no such thing as a free lunch, but you listen to a fireside chat from Washington, and the voice will tell you all about it, and how you can make something for nothing."
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por MarcoAntonio » 22/4/2011 16:12

Vencer na Bolsa Escreveu:Ulisses,
estás a usar uma frase com direitos de autor, eh eh eh.
Tens de pagar os "Direitos de Autores" ao Marco António. (ah ah ah)



A frase não é minha nem pouco mais ou menos...
:lol:

Na verdade, a frase já era popular e eu ainda nem era nascido!


Há uma frase que é minha, pelo menos no sentido de não a ter ouvido ou copiado de ninguém, que é a seguinte: "prefiro perder um ganho a ganhar uma perda".

No que eu quero sintetizar duas coisas: primeiro, que a protecção do capital é a protecção primeira; segundo, que não vejo como uma boa política querer aproveitar todas as oportunidades de ganho. No fundo, as duas questões estão interrelacionadas...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Ulisses Pereira » 22/4/2011 15:20

LTCM, mas a ideia é mesmo essa. Podes manipular o mercado por uns dias, não por muito tempo.

Vencer na Bolsa, essa deve ser uma das frases mais antigas do mercado. Terá séculos certamente.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Vencer na Bolsa » 22/4/2011 13:42

Ulisses Pereira Escreveu:Não há almoços grátis no mercado...


Ulisses,
estás a usar uma frase com direitos de autor, eh eh eh.
Tens de pagar os "Direitos de Autores" ao Marco António. (ah ah ah)
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 742
Registado: 2/12/2007 20:01

Re: Ilusões do mercado

por LTCM » 22/4/2011 12:02

Ulisses Pereira Escreveu: Ninguém é suficientemente forte para ser maior que o mercado. Um dos exemplos mais paradigmáticos disto é o caso de Pedro Caldeira, antes do "crash" de 1987: Ele controlava mais de metade do mercado, conseguindo controlar o seu rumo mas, num instante, tudo ruiu como um baralho de cartas, sem compradores para vender as suas acções.

Mas a melhor forma de desmontar esta ilusão é verificar o desempenho da maior parte dos fundos mundiais nos anos maus dos mercados: péssimos.


hedge funds manipulate stock prices before the close of trading at the end-of-month by buying some of their illiquid stock holdings before market close. This claim is supported by high end-of-month returns and a consequent reversal in the following day, as well as by intraday data, where we find that returns are especially high at the last minutes of trading. We document that manipulations are likely to take place in cases where the manipulation is likely to be most effective.

The welfare costs induced by hedge funds’ manipulations of monthly returns have the potential to be significant: the price effects are large and do not cancel out within the month. A major source of the economic costs of these manipulations stems from the fact that many contracts and performance measures in the economy are likely to rely on monthly returns. By jamming the signals on which their own performance is evaluated, hedge funds add noise to a widely used signal, thus exercising a negative externality on the rest of the economy.


Charles A. Dice Center Working Paper No. 2011-005
Editado pela última vez por LTCM em 22/4/2011 15:20, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Ilusão

por canguru » 18/4/2011 20:51

EuroVerde Escreveu:
jarc Escreveu:Ilusão é a palavra perfeita para o que aconteceu hoje.


Só se for para ti.
Tens visto os meus gráficos do PSI?
Eu cá já demonstrei e partilhei a minha visão sobre o mercado português e as tendências anormais e de sentimento e o timing em que podem ocorrer.
Ontem eu já sabia que hoje ia quebrar a MM200, se reparares vinha a descer, certo? Então qual é o teu espanto? Observa o MACD diário, ontem tinha entrado no vermelho, a probabilidade de hoje continuar era enorme.


Ep'a, esta malta não aprende!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: Ilusão

por EuroVerde » 18/4/2011 19:07

jarc Escreveu:Ilusão é a palavra perfeita para o que aconteceu hoje.


Só se for para ti.
Tens visto os meus gráficos do PSI?
Eu cá já demonstrei e partilhei a minha visão sobre o mercado português e as tendências anormais e de sentimento e o timing em que podem ocorrer.
Ontem eu já sabia que hoje ia quebrar a MM200, se reparares vinha a descer, certo? Então qual é o teu espanto? Observa o MACD diário, ontem tinha entrado no vermelho, a probabilidade de hoje continuar era enorme.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

Ilusão

por jarc » 18/4/2011 17:39

Ilusão é a palavra perfeita para o que aconteceu hoje.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2320
Registado: 23/7/2003 16:05
Localização: Sul

por Specialx » 18/4/2011 15:31

Relativamente a rentabilidades anuais, eu diria que alguem que consiga uma rentabilidade de forma consistente na ordem dos 20 % já é um trader de classe mundial.


cumprimentos
 
Mensagens: 203
Registado: 11/5/2007 22:56
Localização: Quarteira

por pdcarrico » 18/4/2011 13:31

LTCM Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu: Não há almoços grátis no mercado...


Existem pois. É certo que são poucos. Mas existem. :wink:


Existem é almoços que alguns pagam a outros ;)

Mesmo em arbitragem, quem "comeu" de graça é porque alguém perdeu alguma coisa... :roll:
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por LTCM » 18/4/2011 13:20

Ulisses Pereira Escreveu: Não há almoços grátis no mercado...


Existem pois. É certo que são poucos. Mas existem. :wink:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Ulisses Pereira » 18/4/2011 12:51

São os compradores e os vendedores!

Não há almoços grátis no mercado...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por bolo » 18/4/2011 12:44

podemos concluir que são os compradores, a maioria relevante em termos de volume, que por terem esse mesmo entendimento sobre o day after, ao colocarem as suas ordens, operam essa correcção no mercado?

depois há os outros, os não relevantes, a minoria em termos de volume, que não tendo um entendimento sobre os valores intrinsecos da cotação naquele momento (após atribuição de capital ao sócios) que esperam uma corrente diferente na cotação.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

por bolo » 18/4/2011 12:38

Ulisses Pereira Escreveu:não há nenhuma fórmula que faça o mercado corrigir automaticamente. O que há é uma correcção natural provocada naturalmente entre os compradores/vendedores. Se hoje comprares uma acção que te dá direito a um dividendo de 10 cêntimos, não faz sentido amanhã não pagares o mesmo por essa acção.


Ok, isso por si só não me parecia garantia de que a correcção se concretizasse, mas sendo assim é porque o mercado actua numa perfeição que é dificil de perceber a quem não conheça bem os equilibrios que são disputados entre compradores/vendedores. É uma questão milimétrica. além disso, o mercado não dorme nem se esquece, que está alí aquele espaço para ocupar.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

por pdcarrico » 18/4/2011 12:29

Ulisses Pereira Escreveu:É discutível. Eu queria mesmo dizer líquido, porque é o que eu observo na grande maioria das aberturas. ;)

UM abraço,
Ulisses


às vezes a diferença é tão pequena que nem dá para notar a diferença - supondo um dividend yield de 2/3% (agora os valores estão mais altos, mas em termos médios históricos as DY não costumam ser muito mais altas que isso), então a taxa de imposto seria de apenas 0,4% do valor da acção - às vezes essa diferença corresponde a pouco mais do que o spread entre bid e offer.

Dá-me ideia que no plano teórico deveria corrigir o valor ilíquido, uma vez que tradicionalmente o maior volume de acções está nas mãos de entidades que englobam o resultado, e o pagamento do imposto, a existir, não se faria nesta fase.

Mas parece-me que se acontecer que a maior parte dos accionistas passar a pagar logo o IRS à cabeça (com as mudanças fiscais recentes), então faria sentido que o valor, na óptica do accionista, seja sem o valor líquido.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por Ulisses Pereira » 18/4/2011 12:27

bolo (e aproveitando para responder ao kuby), não há nenhuma fórmula que faça o mercado corrigir automaticamente. O que há é uma correcção natural provocada naturalmente entre os compradores/vendedores. Se hoje comprares uma acção que te dá direito a um dividendo de 10 cêntimos, não faz sentido amanhã não pagares o mesmo por essa acção.

Kuby, do ponto de vista da empresa, a empresa deve valer menos do que o dividendo bruto. Do ponto de vista do investidor, normalmente a visão é feita tendo em conta o dividendo líquido. Ou seja, o ajuste andará por aí, sem podermos precisar se é um ou outro.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por bolo » 18/4/2011 12:21

Bom dia Ulisses,
aproveito para pegar na questão do kuby, para te perguntar: com que mecanismo, que não o aparentemente maquiavélico, é que o mercado opera esse desconto?

para mim deverá ser isso que está no cerne da núvem impenetrável que se gera no meu entendimento, provocando a ausência dele, entendimento, e que não me deixa ver para além dessa ilusão, ou ignorância que constituindo tal núvem, abre espaço à criação de tal ilusão. uma coisa assim.

pergunto, se há uma equação na base das cotações onde é descontado o valor do dividendo (eu fiz esta pergunta!) ou como é que o mercado realiza essa correcção automática e milimétrica, se assim se pode dizer.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

Re: Ilusões do mercado

por JCS » 18/4/2011 12:20

Boas, gostei bastante do artigo principalmente desta parte que me parece ser a maior ilusão de todas: A ideia de que os "tubarões" não perdem.

Ulisses Pereira Escreveu:Os gestores de fundos controlam o mercado e este obedece ao rumo que eles lhe quiserem dar (...) a melhor forma de desmontar esta ilusão é verificar o desempenho da maior parte dos fundos mundiais nos anos maus dos mercados: péssimos. Se o mercado obedece ao rumo que os fundos lhe querem dar, não era suposto os seus resultados serem fantásticos? E não era suposto a maior parte deles baterem os índices


Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por kuby » 18/4/2011 12:18

Ulisses, não tenho dados suficientes do mercado para validar o liquido ou iliquido, mas dado que acompanhas o mercado em permanência acrdito que assim o seja.

No entanto se assim for, poderá haver aqui uma oportunidade para as empresas e para os individuais com rendimentos muito baixos, que optem pelo englobamento. Comprar no encerramento do dia anterior ao ex-dividend e vender na abertura do dia seguinte, recuperando a retenção efectuada (aprox 21,5%). Bem sei que nem todas as acções têm o mesmo comportamento e que um factor risco é introduzido mas o risk reward pode ser interressante.

Cumps

MR
 
Mensagens: 367
Registado: 29/11/2007 9:35
Localização: 16

por Ulisses Pereira » 18/4/2011 12:09

É discutível. Eu queria mesmo dizer líquido, porque é o que eu observo na grande maioria das aberturas. ;)

UM abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por kuby » 18/4/2011 12:07

Bom dia Ulisses

No teu texto escreves
"que é a de que esses dividendos vão fazer o investidor ter mais valias, esquecendo-se que a cotação ajusta o valor líquido do dividendo e, depois, segue o seu curso normal.


O mercado normalmente desconta o valor iliquido do dividendo, pois este é o valor posto à disposição do accionista. O que querias dizer com "liquido"?

Cumps

Kuby
 
Mensagens: 367
Registado: 29/11/2007 9:35
Localização: 16

Ilusões do mercado

por Ulisses Pereira » 18/4/2011 11:58

Foi hoje publicado o meu artigo "Ilusões do mercado":

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=479881

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 204 visitantes