Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

AT: coerência na análise

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 18/4/2011 11:42

ou seja: os velhos "oitavos": 3 e 4

não conhecia este teu post; obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por arnie » 18/4/2011 10:51

Podes pegar nesta visão (entre o 4º e o 8º post) que escrevi à uns aninhos e ver se ela te ajuda em algo.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... kly+report
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Valete » 14/4/2011 18:57

Sei que muitos discutem a sua validade, mas também sou fã das MM.
Embora também os use, em relação a suportes, resistências e LT's, teem uma vantagem: só há uma para cada valor. Não são outras: ou mais acima ou abaixo, ou mais ou menos inclinadas ou com mais ou menos toques.

Isto numa lógica de médio - longo prazo. Em mercados laterais a sua aplicação é menos eficaz.
In God we trust, all others bring data.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 2/10/2006 17:40
Localização: Viseu

por rsacramento » 14/4/2011 17:18

na verdade já consegui obter um par de respostas; contudo ainda ninguém pegou no desafio do ponto de vista da análise estrictamente gráfica (AG)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 14/4/2011 15:15

rsacramento Escreveu:então pensa longo prazo (embora não saiba se o ulisses se referia a esse horizonte temporal quando disse o que citei dele)


Bem, como o Ulisses já referiu é difícil identificar as inversões de longo prazo.

Pela minha parte (tal como aliás o JCS que já o mencionou noutros posts), considero que as médias móveis semanais são especialmente úteis para detectar essas inversões de longo prazo.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Mares » 14/4/2011 13:09

Elias Escreveu:Bem, a questão anterior decorre do seguinte pensamento: não se trata apenas de uma questão de coerência, mas também do time-frame que estiveres a coerência.

Quero dizer com isto: numa óptica de longo prazo, a tendência continua, possivelmente, a ser ascendente, mas no médio prazo está claramente descendente. Tendências opostas mas sem qualquer falta de coerência, só muda a escala da observação :)


Elias,

a tua opinião parece-me correcta.

Dentro de "bull markets" (de vários anos) temos movimentos secundários (correções de 30% a 50% numa ação com períodos de alguns meses).

Parece-me que a AT tende para uma AF, quando o período de análise estende-se por mais que 1 ano.

Para períodos inferiores a 1 ano (diría mais entre apresentações trimestrais de resultados), a análise técnica poderá prevaleçer.

Abraço,

Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por rsacramento » 14/4/2011 13:00

então pensa longo prazo (embora não saiba se o ulisses se referia a esse horizonte temporal quando disse o que citei dele)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 14/4/2011 13:00

rsacramento, a identificação do final de um Bull Market ou Bear Market é mesmo muito difícil. E é por isso que costumo dizer que os seguidores de tendência perdem bastante dinheiro na altura das inversões.

Mas, neste tópico, o que quero verdadeiramente escrever é que quando começam a aparecer sinais fortes da possibilidade de uma inversão de tendência, devemos jogar á defesa. Ou seja, fechar posições que detinhamos a favor da tendência, mas não creio que tentar logo surfarmos uma (possível) nova tendência seja a melhor opção. Porque é demasiado prematuro para podermos concluir que há uma nova tendência, apesar dos sinais que a tendência vigente terminou.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Elias » 14/4/2011 12:56

Bem, a questão anterior decorre do seguinte pensamento: não se trata apenas de uma questão de coerência, mas também do time-frame que estiveres a coerência.

Quero dizer com isto: numa óptica de longo prazo, a tendência continua, possivelmente, a ser ascendente, mas no médio prazo está claramente descendente. Tendências opostas mas sem qualquer falta de coerência, só muda a escala da observação :)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rsacramento » 14/4/2011 12:50

pronuncia-te como melhor entenderes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 14/4/2011 12:49

Estás a referir-te unicamente à tendência de longo prazo, certo?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AT: coerência na análise

por rsacramento » 14/4/2011 12:46

gostava de escutar a vossa opinião sobre o seguinte:

tenho uns gráficos que estão em situação periclitante, após prolongadas subidas e a questão é: como balizar coerentemente a zona de inversão

poderão usar-se diversos critérios, mas cingir-me-ei aos da AG

acerca da lvmh escrevi há uns dias o seguinte:
no caso concreto da lvmh, podemos anunciar a inversão da tendência primária?

cá para mim a tendência ascendente já terminou, mas só inverterá abaixo dos 90


ou seja, teria de retrair toda a última subida para ficar na zona

acerca do supersector escrevi:
o aspecto técnico não será dos melhores, e é em tudo semelhante ao da lvmh: fim da tendência ascendente, e inversão primária aquando de um novo lower low


pelo que li fiquei com a ideia de que o ulisses declara a tendência invertida se houver um lower low na semapa, pelos 8.25



para terminar: no caso da lvmh terei de descer aos 90 para estar em situação de vir a acontecer um lower low, enquanto que nos outros casos está-se já ali ao virar da esquina

que pensam disto tudo?
Anexos
lvmh.png
lvmh.png (12.13 KiB) Visualizado 4228 vezes
personal&household goods.png
personal&household goods.png (14.23 KiB) Visualizado 4219 vezes
semapa.png
semapa.png (9.16 KiB) Visualizado 4224 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Shimazaki_2 e 390 visitantes