MM200 Simples ou exponencial ?
25 mensagens
|Página 1 de 1
Luis39 Escreveu:já agora e pedindo desculpa pela minha falta de conhecimento, segundo aquela programação qual é o seu critério de saída? se for a EMA 50 passa abaixo da EMA 150 não será muito lógico ou é?
porque é que não é lógico?
creio que este exemplo é interessante:
temos a cimpor
quer o Ulisses que as emas detectam o sinal bear em set de 07
- Anexos
-
- cimpor emas.png (13.26 KiB) Visualizado 4274 vezes
Luis39 Escreveu:
Depois de ler o artigo do Cem que está em anexo, gostaria de vos perguntar uma coisa. Ele diz que o handicap deste sistema é dar poucos sinais de entrada, mas será válido tentar aplicar este sistema a um activo com bastante liquidez (forex por exemplo) mas para períodos mais pequenos em vez de ser o periodo diário. Assim teriamos muitos mais pontos de entrada, e o sistema até se poderia tornar bem mais rentável.é válido o que estou a dizer?
ainda bem que me citaste, pois ao ver o código ms que postei, apercebi-me da asneira:
nota que o cem não indica um sinal de saída, pelo que os sinais para sair são meus, não do cem
um sistema gera mais ou menos entradas também em função do método de saída: se o sinal para sair for muito exigente, a duração do negócio é maior; se pelo contrário sair à mínima coisa, aparecem mais sinais de entrada, e logo, mais negócios
uma maneira de pôr este sistema a fazer mais negócios seria dar a saída quando, por exemplo, a ema50 cruza, para baixo, a ema150
respondendo concretamente à tua questão, acho que só testando é que se poderá tirar qualquer conclusão
Re: MM200 Simples ou exponencial ?
Elpikas Escreveu:Gostaria de saber qual o tipo das duas, os estimados caldeireiros costumam usar ?
Por norma nos meus gráficos uso sempre a exponencial, e é engracado que o SP500 está a bater nessa linha, já se for a simples ontem foi ultrapassada.
Boas ondas.
Uso só exponenciais. O sentimento do passado recente e do presente interessa-me mais do que o sentimento do passado mais ou menos remoto.
bn
JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!
Take the money and run!
rsacramento Escreveu:já agora deixo aqui um sistema proposto pelo cem, já há muito tempo (espero que ele não se importe)
a edição é minha
deixo tb o código ms e o gráfico do S&P
- Código: Selecionar todos
{ LONG }
ema150:=Mov(C, 150, E);
ema50:=Mov(C, 50, E);
ema15:=Mov(C, 15, E);
ema10:=Mov(C, 10, E);
ema5:=Mov(C, 5, E);
LE:= (ema150 > Ref(ema150, -1)
AND
ema50 > ema150)
AND
(ema15 > ema5)
AND
ema5 > ema10;
lx:=(ema150 < Ref(ema150, -1)
AND
ema50 < ema150)
AND
(ema15 < ema5)
AND
ema5 < ema10;
SE:= 0;
SX:= 0;
B:= ExtFml("ForumDll.Latch",LE,LX,SE,SX);
B > 0 AND Ref(B,-1) <= 0
{ EXIT }
AND
ema50 > ema150)
AND
(ema15 > ema5)
AND
ema5 > ema10;
AND
ema50 < ema150)
AND
(ema15 < ema5)
AND
ema5 < ema10;
B:= ExtFml("ForumDll.Latch", LE, LX, SE, SX);
B = 0 AND Ref(B, -1) > 0
Depois de ler o artigo do Cem que está em anexo, gostaria de vos perguntar uma coisa. Ele diz que o handicap deste sistema é dar poucos sinais de entrada, mas será válido tentar aplicar este sistema a um activo com bastante liquidez (forex por exemplo) mas para períodos mais pequenos em vez de ser o periodo diário. Assim teriamos muitos mais pontos de entrada, e o sistema até se poderia tornar bem mais rentável.é válido o que estou a dizer?
- Registado: 11/1/2008 11:56
EMA VS DEMA VS TEMA
Bom dia a todos
No prorealtime existem as seguintes medias moveis: EMA (aqui discutida); a DEMA - Double Exponential Moving Average e a TEMA - Triple Exponential Moving Average...
Alguem sabe explicar qual a diferença entre elas (alem da logica de uma ser simples, outra dupla e por fim a outra tripla...)?
E qual a que nos pode indicar uma melhor tendencia e tirar melhores conclusoes?
Abraços
No prorealtime existem as seguintes medias moveis: EMA (aqui discutida); a DEMA - Double Exponential Moving Average e a TEMA - Triple Exponential Moving Average...
Alguem sabe explicar qual a diferença entre elas (alem da logica de uma ser simples, outra dupla e por fim a outra tripla...)?
E qual a que nos pode indicar uma melhor tendencia e tirar melhores conclusoes?
Abraços
- Registado: 13/4/2009 16:31
já agora deixo aqui um sistema proposto pelo cem, já há muito tempo (espero que ele não se importe)
a edição é minha
a edição é minha
- Código: Selecionar todos
{ LONG }
AND
ema50 > ema150)
AND
(ema15 > ema5)
AND
ema5 > ema10;
AND
ema50 < ema150)
AND
(ema15 < ema5)
AND
ema5 < ema10;
B:= ExtFml("ForumDll.Latch",LE,LX,SE,SX);
B > 0 AND Ref(B,-1) <= 0
{ EXIT }
AND
ema50 > ema150)
AND
(ema15 > ema5)
AND
ema5 > ema10;
AND
ema50 < ema150)
AND
(ema15 < ema5)
AND
ema5 < ema10;
B:= ExtFml("ForumDll.Latch", LE, LX, SE, SX);
B = 0 AND Ref(B, -1) > 0
- Anexos
-
Aqui está outro bom sistema para o pessoal se entreter.pdf
- (15.51 KiB) Transferido 239 Vezes
-
- S&P.png (12.2 KiB) Visualizado 4534 vezes
estou de acordo, também procuro identificar suportes e resistencias , nas linhas uso pouco porque das duas uma ou traço mal ou as linhas nao tem qualquer significado, porque por exemplo no s&p500 a linha de tendencia ascendente já por várias vezes foi quebrada em baixa e o indice continua a subir.
agora repara quando o indice estava nos 666 pontos qual era o suporte?
desde que quebrou o ultimo suporte nos 740 pontos o indice ficou sem suportes. parou nos 666 como podia ter parado nos 620. alías lembro-me de ver um post do Marco onde tinha essa possivel projecçao (620).
utilizando a mm20 e a mm50 se nao estou em erro estarias vendido desde os 1400 pontos e só sairias nos 780 pontos...
agora estarias comprado nos 780 pontos e ainda é válido esse sinal...
abraço e bons negocios...
agora repara quando o indice estava nos 666 pontos qual era o suporte?
desde que quebrou o ultimo suporte nos 740 pontos o indice ficou sem suportes. parou nos 666 como podia ter parado nos 620. alías lembro-me de ver um post do Marco onde tinha essa possivel projecçao (620).
utilizando a mm20 e a mm50 se nao estou em erro estarias vendido desde os 1400 pontos e só sairias nos 780 pontos...
agora estarias comprado nos 780 pontos e ainda é válido esse sinal...
abraço e bons negocios...
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...
luis.live Escreveu:"rodrigo" sacramento,a mm200 na minha humilde opiniao pode servir para o investidor ler o mercador, no sentido de estar em bull market ou em bear market. nunca p comprar ou vender
no diário ou no semanal , basta uma mm20 e uma mm50 e estar atento ao cruzamento das duas.
de qualquer maneira eu acompanho pouco o psi 20, mas no s&p500 se reparares no semanal , aliás já dito por alguns users mais experientes aqui do forum, em que no longo prazo a tendencia é de baixa, e o semanal mostra isso mesmo. no médio prazo a tendencia é de alta como mostra o diário. no diário o sinal de compra foi dado por volta dos 780 pontos e ainda é valido esse sinal, e já vamos nos 950 pontos...
agora cada investidor tem a sua estratégia. eu como tenho dificuldade em saber se estamos para cima ou para baixo, se compro ou se vendo, tenho que olhar para as médias móveis para perceber ( ou tentar perceber) o sentido do mercado.
quando há cerca de 18 meses entrei nos mercados, estava fortemente debaixo da influência das leituras do A Elder
o argumento dele (indicadores versus LTs e S/R) era a vantagem dos primeiros pela ausência de subjectividade
hoje já analiso de maneira diferente: prefiro as linhas

luis.live Escreveu:No diário, lá esta o lagging dos 666, até aos 780 onde foi dado o sinal de compra...
mas quem usa médias móveis tem se ser muito disciplinado, e até aos 780 a tendencia era para baixo... lógico que agora sabemos que comprar aos 666 tinha sido uma boa estratégia, mas acho que ninguém é bruxo... após os 780 ficámos com a convicçao que no mercado os compradores estavam em maior numero
agora isto (médias móveis) nao é nenhum graal...
bola de cristal ninguém tem, de acordo
luis.live Escreveu:só para acabar , nos teste que fiz, quando existe lateralizaçao no mercado durante largos periodos as mm, tem pouca relevancia. mas também quando o mercado lateraliza, é na minha opiniao muito dificil de negociar com médias moveis ou sem medias moveis...
usando linhas podes comprar no suporte, shortar na resistência, etc
contudo, o cem consegue também fazê-lo usando exvlusivamernte indicadores

No diário, lá esta o lagging dos 666, até aos 780 onde foi dado o sinal de compra...
mas quem usa médias móveis tem se ser muito disciplinado, e até aos 780 a tendencia era para baixo... lógico que agora sabemos que comprar aos 666 tinha sido uma boa estratégia, mas acho que ninguém é bruxo... após os 780 ficámos com a convicçao que no mercado os compradores estavam em maior numero

- Anexos
-
- diário.jpg (43.48 KiB) Visualizado 4641 vezes
"rodrigo" sacramento,
a mm200 na minha humilde opiniao pode servir para o investidor ler o mercador, no sentido de estar em bull market ou em bear market. nunca p comprar ou vender
no diário ou no semanal , basta uma mm20 e uma mm50 e estar atento ao cruzamento das duas.
de qualquer maneira eu acompanho pouco o psi 20, mas no s&p500 se reparares no semanal , aliás já dito por alguns users mais experientes aqui do forum, em que no longo prazo a tendencia é de baixa, e o semanal mostra isso mesmo. no médio prazo a tendencia é de alta como mostra o diário. no diário o sinal de compra foi dado por volta dos 780 pontos e ainda é valido esse sinal, e já vamos nos 950 pontos...
agora cada investidor tem a sua estratégia. eu como tenho dificuldade em saber se estamos para cima ou para baixo, se compro ou se vendo, tenho que olhar para as médias móveis para perceber ( ou tentar perceber) o sentido do mercado.

- Anexos
-
- semanal.jpg (54.54 KiB) Visualizado 4670 vezes
luis.live Escreveu:as médias móveis tem lag , é verdade, mas na minha modesta opiniao é um preço que vale a pena pagar.
não pretendo polemizar, nem por sombras
mas como acabei de ver o vídeo do druída sobre a cimpor, resolvi ir comparar
ele diz que encontrou o sinal de força na quebra da LTd, o que andará por finais de março, ou seja, compra no início de abril
agora as mm:
a ema50 cruza-se com a ema100 a 15 de abril, e, até agora, a ema100 nem sequer cruzou a ema200...

- Anexos
-
- cimpor 020609.png (17.19 KiB) Visualizado 4689 vezes
Re: MM200 Simples ou exponencial ?
Elpikas Escreveu:Gostaria de saber qual o tipo das duas, os estimados caldeireiros costumam usar ?
Por norma nos meus gráficos uso sempre a exponencial, e é engracado que o SP500 está a bater nessa linha, já se for a simples ontem foi ultrapassada.
Boas ondas.
eu, nem uma nem outra, pois têm um imenso lag
contudo, se eu quiser alisar um volume, prefiro usar uma mm exponencial (ema), pela razão seguinte: uma média móvel simples (sma) buzina duas vezes
imagina que estudas um volume com uma mm de 10 dias: se no 10º dia aparecer um volume excepcional, ela vai reflecti-lo duas vezes - após esse dia e 11 dias depois, quando esse valor deixar de entrar nas contas
a ema, ao dar mais importância aos valores mais recentes, dilui isso duma maneira muito mais eficaz, a meu ver
uma última nota: não vejo nada de errado em quereres saber como é o arsenal dos experts, mas pode acontecer que o estilo da sua negociação nada tenha a ver com o teu
daí eu sugerir-te que te dês ao trabalho de pegares numas quantas acções, e por ti comparares as performances das duas mm: a exponencial e a simples
as conclusões que daí retirares ser-te-ão muito mais úteis do que qualquer recomendação de um qualquer expert

Elias Escreveu:campeao964 Escreveu:Acima de tudo, a média móvel simples, seguida da ponderada, reage mais rapidamente a oscilações das cotações, pelo que as falsas inversões de tendência também são mais frequentes do que se usarmos a exponencial
Penso que é ao contrário: a média simples reage mais tardiamente.
É verdade, a exponencial é mais stressada, reage mais cedo.
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons." (Freud)
Na minha modesta opinião penso que o importante é mesmo perceber o que faz um indicador e os sinais que nos dá e usar o que funcionar melhor para nós.
Eu uso as médias aritméticas (têm o mesmo peso em todos os dados) pois são mais simples de perceber. O que faço para examinar janelas temporais diferentes é usar médias com tamanhos diferentes. Por exemplo uso MM200, 100 e 50 e assim posso avaliar a posições relativas entre elas e a acção e a sua derivada (se apontam para cima ou para baixo).
As médias ponderadas são mais complexa pois têm mais um parâmetro para além da janela a que se referem, que é o peso de cada ponto. Para já estou interessado em perceber que janelas me são mais úteis e vou pensar em como pesar os dados apenas depois de fixar esta variável.
As médias exponenciais utilizam uma exponencial para pesar os dados temporais dando mais peso ao passado recente e atribuindo menos peso os dados mais antigo. Logo à partida surge uma pergunta na minha cabeça: Que parâmetro escolher para essa exponencial?
Outra questão é a introdução de factores não lineares no cálculo das médias exponenciais. Isto vai dificultar a sua interpretação de uma forma intuitiva para nós, os humanos. Com isto quero focar que me é muito mais fácil prever o comportamento de uma média aritmética em função dos possíveis movimentos de uma acção do que uma média ponderada (seja exponencial ou outra).
Abraço
Eu uso as médias aritméticas (têm o mesmo peso em todos os dados) pois são mais simples de perceber. O que faço para examinar janelas temporais diferentes é usar médias com tamanhos diferentes. Por exemplo uso MM200, 100 e 50 e assim posso avaliar a posições relativas entre elas e a acção e a sua derivada (se apontam para cima ou para baixo).
As médias ponderadas são mais complexa pois têm mais um parâmetro para além da janela a que se referem, que é o peso de cada ponto. Para já estou interessado em perceber que janelas me são mais úteis e vou pensar em como pesar os dados apenas depois de fixar esta variável.
As médias exponenciais utilizam uma exponencial para pesar os dados temporais dando mais peso ao passado recente e atribuindo menos peso os dados mais antigo. Logo à partida surge uma pergunta na minha cabeça: Que parâmetro escolher para essa exponencial?
Outra questão é a introdução de factores não lineares no cálculo das médias exponenciais. Isto vai dificultar a sua interpretação de uma forma intuitiva para nós, os humanos. Com isto quero focar que me é muito mais fácil prever o comportamento de uma média aritmética em função dos possíveis movimentos de uma acção do que uma média ponderada (seja exponencial ou outra).
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
campeao964 Escreveu:Acima de tudo, a média móvel simples, seguida da ponderada, reage mais rapidamente a oscilações das cotações, pelo que as falsas inversões de tendência também são mais frequentes do que se usarmos a exponencial
Penso que é ao contrário: a média simples reage mais tardiamente.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Convem ser coerente e utilizar sempre a mesma.
Em bear a MME pica para baixo mais cedo, em bull pica mais cedo para cima e em mercado lateral, a diferença é mínima; por isso, mais uma vez é dar ouvidos ao mestre Ulisses e o segredo está em traçar uma estratégia e segui-la sem desvios, seja com médias simples ou exponencias.
Um abraço!
Em bear a MME pica para baixo mais cedo, em bull pica mais cedo para cima e em mercado lateral, a diferença é mínima; por isso, mais uma vez é dar ouvidos ao mestre Ulisses e o segredo está em traçar uma estratégia e segui-la sem desvios, seja com médias simples ou exponencias.
Um abraço!
- Registado: 7/1/2008 21:23
Elpikas Escreveu:Tower Escreveu:As médias móveis simples são como o nome indica simples ou seja, dão o mesmo peso às ultimas 200 unidades medidas.
Já nas médias móveis exponenciais, a média é feita na mesma com as ultimas 200 unidades medidas mas é dado maior realce às ultimas medições, tornado por isso a média mais sensivel ao curto prazo.
Um abraço e bons negócios!!!
Boas Tower,
A teoria eu sei, gostaria de saber qual delas é mais relevante, pois sempre adoptei a Exponencial por sentir que é a mais usada pelos Experts.
Abraco.
Digamos q a simples dá um valor mais seguro, quem preza a cautela/segurança deve usar a simples, uma vez que o valor obtido é mais alto logo dando maior segurança ao corte.
BN
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Boas,
A média móvel simples e a ponderada têm o handicap de serem "médias de memória curta", já que apenas consideram as cotações de certo intervalo de tempo e não têm em atenção os preços anteriores a esse período.
Por seu lado, a média móvel exponencial é mais "precisa" pois, apesar de atribuir uma ponderação maior aos dados mais recentes, leva em conta os dados históricos.
Acima de tudo, a média móvel simples, seguida da ponderada, reage mais rapidamente a oscilações das cotações, pelo que as falsas inversões de tendência também são mais frequentes do que se usarmos a exponencial
A título de curiosidade, entre 1970 e 1976 a Merryl Linch fez um estudo com 13 mercadorias, por forma a verificar qual das médias seria a mais eficiente.
Concluiu-se que a média aritmética foi a que funcionou melhor em 10 mercadorias, a ponderada em 2 e a exponencial em apenas 1.
Sofisticação no cálculo não é, neste caso, sinónimo de melhores resultados e precisão.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
A média móvel simples e a ponderada têm o handicap de serem "médias de memória curta", já que apenas consideram as cotações de certo intervalo de tempo e não têm em atenção os preços anteriores a esse período.
Por seu lado, a média móvel exponencial é mais "precisa" pois, apesar de atribuir uma ponderação maior aos dados mais recentes, leva em conta os dados históricos.
Acima de tudo, a média móvel simples, seguida da ponderada, reage mais rapidamente a oscilações das cotações, pelo que as falsas inversões de tendência também são mais frequentes do que se usarmos a exponencial
A título de curiosidade, entre 1970 e 1976 a Merryl Linch fez um estudo com 13 mercadorias, por forma a verificar qual das médias seria a mais eficiente.
Concluiu-se que a média aritmética foi a que funcionou melhor em 10 mercadorias, a ponderada em 2 e a exponencial em apenas 1.
Sofisticação no cálculo não é, neste caso, sinónimo de melhores resultados e precisão.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
- Registado: 26/8/2008 16:36
Tower Escreveu:As médias móveis simples são como o nome indica simples ou seja, dão o mesmo peso às ultimas 200 unidades medidas.
Já nas médias móveis exponenciais, a média é feita na mesma com as ultimas 200 unidades medidas mas é dado maior realce às ultimas medições, tornado por isso a média mais sensivel ao curto prazo.
Boas Tower,
A teoria eu sei, gostaria de saber qual delas é mais relevante, pois sempre adoptei a Exponencial por sentir que é a mais usada pelos Experts.
Abraco.
As médias móveis simples são como o nome indica simples ou seja, dão o mesmo peso às ultimas 200 unidades medidas.
- Registado: 7/1/2008 21:23
MM200 Simples ou exponencial ?
Gostaria de saber qual o tipo das duas, os estimados caldeireiros costumam usar ?
Boas ondas.
Boas ondas.
25 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 321 visitantes