Entrevista a Arnie

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: pata-hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Entrevista a Arnie

por Ulisses Pereira » 21/1/2009 17:22

Há 4 anos atrás, fiz uma série de entrevistas a alguns dos membros mais carismáticos do Caldeirão. Chegou a hora de recordar essas entrevistas e, daqui a umas semanas, iniciar uma série de novas entrevistas par conhecermos mais dalguns dos mais carismáticos membros do Caldeirão.


Entrevista a Arnie


22 Jun 2005



O Arnie é um dos nicks mais antigos que me recordo nos fóruns de Bolsa. E é, sem dúvida, um dos que mais evoluíram. Hoje é um dos nomes dos quais eu não perco uma análise pelo seu carácter singular e pelo detalhe minucioso com que estuda os movimentos de cada título. PT sem análise do Arnie já nem é a mesma…



No fórum do Caldeirão, a sua simpatia e humor saltam à vista. E foi, por isso, sem estranheza que acedeu em me conceder esta entrevista.



Ulisses Pereira: És um dos “históricos” do Caldeirão. Desde a primeira hora que tens marcado presença e contribuído com as tuas análises. Como é que te surgiu este “bichinho” pelos fóruns?

Arnie: Historico? Eu? Apenas tenho 29 anos

O bichinho surgiu em 1998/99 ao ler um artigo na revista Exame onde falavam do boom dos fóruns de bolsa no nosso país. Em destaque estava o saudoso bolsapt.com.
Tinha instalado net há meia dúzia de meses e como o interesse pelos mercados vinha crescendo dia após dia, a descoberta dos fóruns foi um novo mundo.
Não sei se estás lembrado mas nesse fórum havia um tal de Ulisses Pereira e o nick “K”. Ficava acordado até às tantas a fazer F5 à página aguardando a próxima resposta pois as discussões eram basicamente sobre AT e para um novato na matéria, fiquei fascinado sobre o assunto.


Mais tarde consegui arranjar o metastock, consegui arranjar uma base de dados e lá me lancei às cegas. Acho que foi nessa altura que o bolsainvest surgiu e tomou um lugar de destaque devido às análises técnicas do Pedro Miranda e do César Borja, coisa absolutamente nova cá em Portugal. Fui pegando nas análises do Pedro e lá fui começando a fazer as minhas próprias analises até que um dia ganhei coragem e mandei uma ao Pedro para ver o que ele achava e se a podia publicar no site. E assim foi publicada a minha 1ª analise técnica, salvo erro da Telecel no site bolsainvest.

Ulisses: Recordas-te dos teus primeiros dias como investidor e o teu primeiro negócio?

Arnie: O 1º negócio nos mercados acho que foi igual a todos os que em Portugal investem na bolsa, através das OPV’s. Comprei as minhas primeiras acções na 2ª OPV, salvo erro, da EDP, seguiu-se a OPV da Brisa e depois o aumento de capital do então Banco Pinto & Sotto Mayor. Como é obvio, comecei da pior maneira pois perdi uma pipa de massa na EDP.

Ulisses: Achas que, ao longo da tua experiência no mercado, a postura dos investidores portugueses mudou bastante?

Arnie: Uma pessoa inicia a sua vida de investidor com apenas uma coisa em mente, ganhar dinheiro. Muito de preferência. Quer sejam portugueses, espanhóis, franceses ou ingleses, a postura da maioria dos investidores é ganhar o máximo no menor espaço de tempo.

Nestes 6 anos de fóruns noto que o “time frame” de negociação tem baixado sucessivamente. Cada vez mais os investidores estão a negociar em movimentos de meia dúzia de dias. Penso que é um processo normal e natural de aprendizagem. Começamos por um “time frame” e com o passar do tempo vamos testando outros até encontrarmos aquele que mais se enquadra na nossa maneira de ser.

Ulisses: Por que é que tanta gente perde dinheiro nos mercados?

Arnie: Existem muitas razões para que a maioria dos investidores perca dinheiro nos mercados.
A falta de um sistema próprio para o “time frame” que se negoceia e a falta de disciplina para negociar esse mesmo sistema são uma das principais causas.
Temos também a questão da teimosia. Um trader teimoso é uma bomba prestes a explodir. O mercado inverteu a sua posição, o trader começa a perder dinheiro, o seu stop é atingido mas mesmo assim ele acredita que o mercado vai inverter a seu favor, mesmo quando tudo indica que o caminho é descendente.


Ulisses: Lembras-te do pior e do melhor negócio da tua vida?

Arnie: O pior negocio da minha vida acho que foi com a PT. Depois de construir uma posição cuidada q.b. mas acima do meu limite em futuros e desta me estar a dar um lucro acima de 200 cts, em apenas 3 dias esta posição inverteu e vi-me obrigado a assumir um prejuízo perto dos 400 cts. Foram 3 dias horríveis pois nunca me tinha visto paralisado daquela maneira. Eu olhava para o gráfico e não via nada, apenas me perguntava como de um lucro de 200 euros passei para um prejuízo de 200 contos e a piorar de dia para dia.
Foi a típica situação de um trade mal estruturado, pois com a alegria de um lucro daqueles esqueci-me da outra face da moeda e quando ela me saiu apanhou-me totalmente “nu”.

Gosto de chamar o trade na PTM o meu melhor trade até agora apesar dos prejuízos que ela me deu e ainda me está a dar. Tive a pontaria de comprar PTM precisamente no seu máximo histórico, nos 149 euros. A partir daí foi o que se viu. Ao quebrar os 70 euros achei que estava na hora de começar a fechar alguns longos pois não havia coragem para assumir um prejuízo daqueles. Fui fechando, fechando e passado uns aninhos, sou um orgulhoso possuidor de 15 acções da PTM com uma média perto dos 300 euros, salvo erro. Bem, incluindo os portes da manutenção da carteira que pago trimestralmente por causa daquelas 15 acções, é bem provável que a média já passe os 300 euros.


Ulisses: Vejo, cada vez mais, referires-te a Gann. Tornaste-te um fã deste polémico homem?

Arnie: Pode-se dizer que me tornei um fã dos seus estudos, sem dúvida. Gann tem má fama devido aos seus estudos astrológicos e a associação destes aos movimentos dos mercados. Mas Gann é mais que isso. Os seus estudos do trend, a sua constituição, etc... são do mais valioso que possa existir.


Tomei conhecimento de Gann pelo polémico “toto” no fórum emerging-trade. Depois, com a CNBC, descobri um analista, Bill McLaren, que escreveu a “bíblia” “GANN MADE EASY”,e ao ver o seu método baseado nos estudos de Gann, tudo fez sentido para mim. Não me perguntes porquê mas tudo aquilo fez sentido. A partir daí foi tentar perceber o melhor possível os seus estudos e tentar, a partir deles, criar o meu próprio método, o meu próprio sistema, baseado nos meus próprios estudos.


Ulisses: Acreditas que cada título tem uma “personalidade” própria e que é importante analisarmos os movimentos passados de cada uma das acções?

Arnie: Esta é uma das bases de Gann. Todos os movimentos feitos no passado serão repetidos no futuro. Já Livermore também defendia esta tese. Eu acredito piamente que movimentos/padrões passados serão repetidos, na íntegra, no futuro. Todos os fins de semana passo uma vista de olhos a 275 acções americanas e é impressionante a quantidade de padrões idênticos em títulos tão diferentes como BA e a VZ (que neste momento tem um padrão que a manter intacto o anterior swing low tem tudo para um rallie bastante interessante durante as próximas semanas), possuem.

A questão da personalidade é muito importante. Quem tem um restrito número de acções para negociar pode estudar a personalidade de cada um deles e tirar partir desse facto. Quando negociava apenas futuros PT tive pela 1ª vez contacto com a personalidade de um título. Pela 1ª vez comecei a utilizar alguns conceitos de Gann. A PT por exemplo, como o Tito me relembrou há umas semanas atrás, tem a mania de gerar falsos breaks quando estes não são superiores a 9 ticks. Os futuros eminis do S&P por exemplo, breaks não superiores de 3 a 5 pontos, são sempre falsos (pelo menos há uns meses quando os acompanhava regularmente, eram). Este tipo de estudo pode fazer uma enorme diferença no final do dia.

Quem segue 275 títulos torna-se complicado estudar a personalidade de cada um deles, sendo nesta situação, os estudos, mais baseados nos próprios padrões.

Ulisses: Profissionalmente, qual é a tua ocupação?

Arnie: Trabalho numa pequena empresa de mobiliário.

Ulisses: Quando consegues fugir do trabalho e do teu PC, o que fazes?

Arnie: Vejo filmes, imensos filmes (abençoada mula ), oiço música, leio um livrito, leio as 5 revistas de que sou assinante, faço gosto ao cartão de crédito , visito os amigos.....
Faço um pouco de tudo.

Ulisses: Podes dizer-me o livro, o filme e a música da tua vida?

Arnie: O livro da minha vida....tem que ser o “Diário e Jack o Estripador”. Segundo dizem, os estudos mostram que o diário é verdadeiro o que traz uma adrenalina extra pois sabemos que vamos ler a história e os pensamentos mais íntimos que um dos maiores assassinos da história da Humanidade.

O filme é difícil de escolher mas sou obrigado novamente a escolher um filme “negro”, “O Corvo”, com o falecido Brandon Lee. Quando o comprei, vi-o 4 vezes consecutivas.

Em termos musicais é ainda mais complicado. Gosto de todo o tipo de musica, mas a escolher um álbum, escolho “Achtung Baby” dos U2.

Ulisses: Qual é a maior ilusão do mercado?

Arnie: Easy Money. Esta é a maior ilusão. Quem entra no mercado, entra com a expectativa de que compra um qualquer título e meia dúzia de dias depois tem esse investimento multiplicado varias vezes. Se tiver a sorte de entrar na fase final de um bull market, certamente que poderá multiplicar o seu investimento varias vezes pois aqui tudo sobe e como tal, somos todos os melhores traders do mundo.

Ulisses: O que é que ainda te falta para seres um grande “trader”?

Arnie: O que me falta? Simples, mais 30 ou 40 anos a negociar, a estudar dia após dia. Aí sim, talvez consiga ser um grande trader.

Ulisses: Muito obrigado pela tua entrevista e pelas análises com que nos continuas a brindar.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 29193
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Entrevista a Arnie

por JAS » 21/1/2009 18:07

Quem tem um restrito número de acções para negociar pode estudar a personalidade de cada um deles e tirar partir desse facto.


Uma grande verdade.

Quem não se lembra das ondinhas da PTC quando ela era a "locomotiva do PSI"...
Bons tempos esses.

Um abraço,

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por ClyssaN » 21/1/2009 18:15

Bastante interessante 8-)

já agora:

... tão diferentes como BA e a VZ (que neste momento tem um padrão que a manter intacto o anterior swing low tem tudo para um rallie bastante interessante durante as próximas semanas)...


O rallie aconteceu ? :) :)
 
Mensagens: 306
Registado: 19/4/2007 12:54
Localização: Algarve

por arnie » 21/1/2009 19:49

:shock:

Quando vi o titulo pensei, xiça, ando mesmo mal, dei uma entrevista e não me lembro :oh:

Depois de ler a data foi como tirar um peso de cima :pray:

2005 :!: Como o tempo passa, era um chavaleco na altura :mrgreen:

Sim, a PTC era fenomenal, havia dias que até metia medo a perfeição dos movimentos.

Agora.... não olho para ela à meses e não tenho o menor interesse.

Quanto à BA e à VZ :oops: :oops: :oops: :oops: isto vai soar tão mal mas não consigo ver que raio de padrão estava eu a falar :shock:

Realmente ambas subiram depois de fazer um retest aos anteriores swing highs mas passei os ultimos 10 min a olhar para as duas e não consigo ver o padrão de que falo :oops: :oops:

So um updare, já não tenho as acções da PTM :P penso que vendi aquelas 15 pouco tempo depois.

Obrigado Ulisses por me teres dado uma lagrima ao canto do olho num dia de frio como o de hoje :oh:

:P
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 21/1/2009 20:01

O que foste tu fazer Ulisses......

Não é que o meu sitio ainda está online :shock:

Para aqueles que quiserem dar numa de nostalgicos.....

http://www.geocities.com/arnie_analysis/index.htm

Esta noite tá feita, vou matar saudades das minhas "calinadas" :mrgreen:
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por nunofaustino » 21/1/2009 20:12

arnie Escreveu:O que foste tu fazer Ulisses......

Não é que o meu sitio ainda está online :shock:

Para aqueles que quiserem dar numa de nostalgicos.....

http://www.geocities.com/arnie_analysis/index.htm

Esta noite tá feita, vou matar saudades das minhas "calinadas" :mrgreen:


E o próximo passo também... retomar o que fazias na altura, eheheh.

Será que ainda tinhas paciência para voltar a publicar o relatório todas as semanas?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por majomo » 21/1/2009 20:32

Grande entrevista arnie...

Obrigado Ulisses. :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por Arte-Sacra » 21/1/2009 21:44

Que nostalgia desses tempos!
Do Fórum do Bolsainvest, com o Pedro Miranda e o grande Capitão Z (César Borja).
Do Fórum do Emerging-Trade, com o CEM, o K e o Ulisses.
Do Site On-Bolsa, com os artigos do Rui Pedro (AT) e do Incognitus (AF).

E claro do "Blog" do Arnie no geocities.

Bons tempos. :)

Sabe o que é feito do do Rui Pedro e do César Borja?

Muito tenho a agradecer a todos eles. :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 246
Registado: 4/5/2008 16:15

por arnie » 21/1/2009 22:56

Voltar a fazer aquelas extensas análises semanais?

:shock:

Get real!

Aquele periodo foi o "inicio" dos meus estudos sobre Gann. Eu tinha finalmente encontrado algo que me dava uma visão clara do mercado e como deves saber, o ser humano quando aprende algo de novo, quer mostrar a todos a novidade :wink:

Eu sempre disse e volto a dize-lo, as minhas análises sempre tiveram 1 objectivo, educar-me, ou seja, à medida que eu ia escrendo os meus textos eu ia interiorizando todas as regras e as possiveis leituras dessas nesmas regras.

O que veio por arrasto, algo que eu nunca imaginei, foi o gosto de ajudar, de ensinar outras pessoas. Dá-me muito gosto explicar os metodos que uso pois sei que pode ajudar essas pessoas a encontrar o proprio sistemas delas, mesmo que depois se mostre totalmente diferente do que eu uso.

Foi mais uma daquelas voltas que a vida nos dá.

Não sei o que é feito do César. A ultima vez que o "ouvi" foi na sua pagina no youtube onde ele fazia analises para o mercado americano mas depois parou.
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por tutosat » 21/1/2009 23:52

Pelo que sei o César Borja anda pela Ericeira.
Mais uma colherada no Caldeirão...
 
Mensagens: 522
Registado: 7/11/2002 23:19

Viva

por vset » 22/1/2009 2:47

Um abraço aos velhotes do IRC e primeiros sites de bolsa.

Vários foram os que desistiram ao longo de +-10anos.

Os mercados são uma batalha dificil e muito poucos a ganham. O sucesso consistente deve ser o objectivo de todos.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por fiódor » 22/1/2009 10:48

Arnie,
acho que devias seguir a proposta do NunoFaustino e voltar a fazer as análises que fazias.

Estive a dar uma vista de olhos a algumas análises e achei curiosas as análises ao spx de 16 e 23-11-2002, é que parecia que estava a ver a semana passada no gráfico, apenas existem pequenas diferenças de valores... :mrgreen:

http://www.geocities.com/arnie_analysis ... 11_spx.htm

http://www.geocities.com/arnie_analysis ... 11_spx.htm

Cumps
Fiódor

_______________________________
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 874
Registado: 11/9/2004 15:25
Localização: Porto/Portugal

por nunofaustino » 22/1/2009 11:20

arnie Escreveu:Voltar a fazer aquelas extensas análises semanais?

:shock:

Get real!

Aquele periodo foi o "inicio" dos meus estudos sobre Gann. Eu tinha finalmente encontrado algo que me dava uma visão clara do mercado e como deves saber, o ser humano quando aprende algo de novo, quer mostrar a todos a novidade :wink:

Eu sempre disse e volto a dize-lo, as minhas análises sempre tiveram 1 objectivo, educar-me, ou seja, à medida que eu ia escrendo os meus textos eu ia interiorizando todas as regras e as possiveis leituras dessas nesmas regras.

O que veio por arrasto, algo que eu nunca imaginei, foi o gosto de ajudar, de ensinar outras pessoas. Dá-me muito gosto explicar os metodos que uso pois sei que pode ajudar essas pessoas a encontrar o proprio sistemas delas, mesmo que depois se mostre totalmente diferente do que eu uso.

Foi mais uma daquelas voltas que a vida nos dá.

Não sei o que é feito do César. A ultima vez que o "ouvi" foi na sua pagina no youtube onde ele fazia analises para o mercado americano mas depois parou.

:mrgreen: :mrgreen:

Eu sei, estava a brincar contigo :).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por artista_ » 22/1/2009 11:36

arnie Escreveu:
Eu sempre disse e volto a dize-lo, as minhas análises sempre tiveram 1 objectivo, educar-me, ou seja, à medida que eu ia escrendo os meus textos eu ia interiorizando todas as regras e as possiveis leituras dessas nesmas regras.


Exactamente, eu também já o disse, a melhor forma de aprendermos é escrever sobre o que fazemos, debater as nossas idéias, à medida que o fazemos damo-nos conta dos nossos erros e incongruências (mesmo que ninguém os aponte) e vamos fazendo a sua correcção...

Não tinha ainda lido a entrevista, fizeste bem em a trazer para aqui Ulisses...

Um abraço especial para o Arnie! :wink:

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 16094
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Fundamentalist, joshuario, KAWA, lfhm83, nook, PairOfJacks, PXYC, trend=friend e 21 visitantes