Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jornada contra o preço dos combustíveis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 20/9/2008 20:54

BP promoveu um concurso e só com a pressão da DECO atribuiu o prémio anunciado


Sentindo-se enganado, contactou a DECO….e ao fim de um ano, a BP lá acedeu a cumprir a sua parte.


Fantástico Mike!

Mais um feito heróico da DECO, em 1 ano resolveu o problema ao desgraçado...

Que protagonismo conveniente, a DECO salva um sócio das garras de uma petrolífera!

Eu gostava de saber quem faz concorrência à DECO, já que é a única associação que conheço da defesa do consumidor...

Se existem mais, estão completamente esmagadas pela DECO que provavelmente monopoliza o mercado de consumidores...

Hehehe...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 20/9/2008 20:48

charles Escreveu:Já que falam na BP, esta semana conforme já tinha referido a gasolina sem chumbo 95 subiu um cêntimo no final da semana, meti gasolina dia 13 tenho e o talão regista 1,468 e no final da semana paguei a 1,478 ou seja subiu 1 cêntimo antes desta descida de 3 cêntimos, o que quer dizer que só desceu 2cêntimos se descontarmos o cêntimo de subida, as contas são faceis de fazer.


Quem baixou 3 centimos foi a GALP.

Quem subiu 1 centimo (durante a semana) foi a BP.

São duas empresas diferentes e que praticam preços diferentes.

A BP ainda nem sequer anunciou qualquer descida...


A GALP está hoje a vender a 1.428 euros, menos 5 centimos do que o que pagaste na BP (1.478).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Mais uma boa atitude

por Semitela » 20/9/2008 20:47

Dilson Costa Escreveu:BP promoveu um concurso e só com a pressão da DECO atribuiu o prémio anunciado


CONCURSO SEM PRÉMIO


Há cerca de 2 anos, o leitor J.A, de Montijo, participou num concurso promovido pela rede de gasolineiras BP. Os clientes recebiam raspadinhas consoante o volume do abastecimento, algumas premiadas com vales de combustível.

Os valores eram elevados, 1000,00 € por cartão, pelo que J.A. se sentiu aliciado. E foi inclusivamente bafejado pela sorte, pois dois dos cartões tinham o brinde e ganhou 2000,00 € de combustível gratuito. O pior foi quando quis receber os prémios.

Enviou toda a documentação solicitada pela BP, mas a creditação do valor no cartão do cliente tardava. Telefonou diversas vezes a insistir, mas de nada lhe valeu. A partir de certa altura, o responsável pela resolução desse tipo de questões deixou, inclusive, de mostrar-se disponível para atendê-lo. Sentindo-se enganado, contactou a DECO….e ao fim de um ano, a BP lá acedeu a cumprir a sua parte.



In: DECO Proteste Setembro 2008


O que se esperava ?

Que fossem pagos os 2000€ na hora ?

Tá bem , tá :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 833
Registado: 19/10/2006 9:36
Localização: 10

por Crómio » 20/9/2008 20:41

Ah e lá voltamos nós a andar com dois tópicos acerca do mesmo... :roll:
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Crómio » 20/9/2008 20:40

Oh Braz,

Se eu te fizer uma promoção que conste o seguinte:

Na compra de 500€ em rebuçados tens direito a 30 litros de gasolina a 2 cents o litro.

Na factura aparece:

--------------------
InterBué:

30 Kg de rebuçados --- 500€
30 Lts de gasolina --- 42,84€

Desconto 42,24€

Total: 500,60€

Volte Sempre
--------------------


Isso é ilegal?

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por charles » 20/9/2008 20:04

Já que falam na BP, esta semana conforme já tinha referido a gasolina sem chumbo 95 subiu um cêntimo no final da semana, meti gasolina dia 13 tenho e o talão regista 1,468 e no final da semana paguei a 1,478 ou seja subiu 1 cêntimo antes desta descida de 3 cêntimos, o que quer dizer que só desceu 2cêntimos se descontarmos o cêntimo de subida, as contas são faceis de fazer.

A forma como as petroliferas estão a estabelecer os preços é um verdadeiro atentado à democracia, o estado é tambem hipócrita na forma como mantem o ISP inalterado.

Por fim, Américo Amorim é o homem mais rico do pais tendo ultrapassado o ti Belmiro.

Cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por Martins_Braz » 20/9/2008 19:03

Flying Turtle Escreveu:
pinto80 Escreveu:No entanto, também não acredito que a venda de combustíveis - cmo alguém disse - traga prejuizo para os hipermercados, até porque estaríamos a falar de preços de venda mais baixos que o custo, o que é ilegal.


Pode existir prejuízo ou não, eu não sei. Mas quando se integra a venda de combustíveis na operação global da empresa esse prejuízo provavelmente não existirá.

E isso de ser ilegal tem também muito que se lhe diga...


Pois tem, no sentido da ilegalidade. A terem prejuízo, vendendo a valor inferior ao valor de compra estariam em manifesta prática de preço predatório, PROIBIDA pela legislação nacional e comunitária (também existem umas quantas recomendações - sem vinculatividade jurídica para os entes empresariais privados - da OMC).

Cumprimentos,
 
Mensagens: 813
Registado: 17/7/2008 13:21
Localização: 16

Mais uma boa atitude

por Dilson Costa » 20/9/2008 18:57

BP promoveu um concurso e só com a pressão da DECO atribuiu o prémio anunciado


CONCURSO SEM PRÉMIO


Há cerca de 2 anos, o leitor J.A, de Montijo, participou num concurso promovido pela rede de gasolineiras BP. Os clientes recebiam raspadinhas consoante o volume do abastecimento, algumas premiadas com vales de combustível.

Os valores eram elevados, 1000,00 € por cartão, pelo que J.A. se sentiu aliciado. E foi inclusivamente bafejado pela sorte, pois dois dos cartões tinham o brinde e ganhou 2000,00 € de combustível gratuito. O pior foi quando quis receber os prémios.

Enviou toda a documentação solicitada pela BP, mas a creditação do valor no cartão do cliente tardava. Telefonou diversas vezes a insistir, mas de nada lhe valeu. A partir de certa altura, o responsável pela resolução desse tipo de questões deixou, inclusive, de mostrar-se disponível para atendê-lo. Sentindo-se enganado, contactou a DECO….e ao fim de um ano, a BP lá acedeu a cumprir a sua parte.



In: DECO Proteste Setembro 2008
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 307
Registado: 29/11/2007 2:54
Localização: Porto

por Lion_Heart » 18/9/2008 16:44

Fui aos sites das gasolineiras tentar ver a evolução dos preços, na galp nada. na bp dos eua da um link para o American Petroleum Institute que apresenta isto.

http://www.api.org/aboutoilgas/gasoline ... Update.pdf

http://www.api.org/aboutoilgas/gasoline ... update.pdf

Uma actualização semanal .[/url]
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Flying Turtle » 18/9/2008 16:31

Bzidroglio Escreveu:Faz o exercício de pensar na situação hipotética de Portugal ser um País com uma faixa de Norte a Sul com 70 ou 80 km encostada a Espanha. Diz lá se a Galp praticaria esses preços, ou se o ISP seria igual


A Galp provavelmente praticaria preços mais elevados em função da reduzidíssima dimensão do mercado, a não ser que pudesse integrar total e transparentemente a sua distribuição com Espanha;

Admitindo a inexistência de ganhos de eficiência na Administração Pública, o Estado certamente cobraria menos ISP porque entre cobrar zero e alguma coisa sempre preferiria cobrar alguma coisa. No entanto, iria compensar a falta de receita com, por exemplo, taxas de ISV muito mais elevadas (desde que conseguisse obrigar ao registo das viaturas em Potugal) e outros mecanismos de cobrança coerciva de receita que não pudessem ser afectados pela proximidade a Espanha.

No fim das contas - e isto é uma análise super simplista, que não implica que todos os pequenos países tenham impostos super elevados -, o contribuinte médio ficaria prejudicado, embora eventualmente o preço dos combustíveis pudesse vir a aproximar-se do de Espanha.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por MarcoAntonio » 18/9/2008 16:23

Bzidroglio Escreveu:Se estivessemos a falar de um clima de livre concorrência nem estaríamos aqui a falar.


Então achas que se a gasolina estivesse mais barata dois centimos esta discussão toda não existia?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Crómio » 18/9/2008 16:22

Vamos esperar, tranquilamente, sem grandes euforias, sem bitaites de café e Correio da Manhã, pelas próximas actualizações de preços da Galp.

Segundo se pode verificar nos gráficos publicados no tópico da desmistificação da Galp, os ajustes têem estado em linha com a variação do preço do Oil...

Existem outros factores, como o preço internacional do refinado, que pode ter feito com que alguns ajustes tenham sido diferentes nas descidas e nas subidas...

Claro que é estranho (na IMHO) que haja uma tendência para descer menos do que sobe, ok sei que existe o tal factor do refinado.

Veremos na próxima semana se a Galp ajusta ou não os valores.

Creio que o Marco previu que para estar dentro da lógica das variações anteriores, a gasolina ainda tinha que baixar.

Logo veremos se baixa ou não e quanto.

Depois tiramos as conclusões.

Até agora não tenho encontrado justificações para poder afirmar que ando a ser roubado ou enganado mais do que era há 5 ou 10 anos.

Veremos então...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Bzidroglio » 18/9/2008 16:20

Elias Escreveu:Claro, claro, a resposta cómoda.
Assim qualquer que seja o valor que essas empresas apontem para a margem de lucro podes sempre vir dizer que estão a meter ao bolso à tua custa.

Esperava um pouco mais da tua resposta...


Não é a resposta cómoda. Se a GALP apontar para uma margem de lucro 3 X superior à presente que posso eu fazer ? A questão reside mesmo aí, e há vários interesses em jogo. O da empresa que legitimamente tem de ganhar, o do Estado que lhe interessa a manutenção de preços altos porque incide o ISP e IVA e o dos consumidores que por enquanto são o elo mais fraco e que estão contra.
Se estivessemos a falar de um clima de livre concorrência nem estaríamos aqui a falar. O mercado ditaria essas leis e automáticamente ajustava os preços. Faz o exercício de pensar na situação hipotética de Portugal ser um País com uma faixa de Norte a Sul com 70 ou 80 km encostada a Espanha. Diz lá se a Galp praticaria esses preços, ou se o ISP seria igual :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 134
Registado: 5/2/2008 17:53
Localização: Santarém

por MarcoAntonio » 18/9/2008 16:15

E convém ter em linha de conta os números da Venezuela que eu coloquei em cima.

Portugal não exporta 20 vezes mais barris de petróleo do que os barris de petróleo que consome em gasolina internamente.

As pessoas comparam o incomparável...


E claro, para além de sermos uma nulidade em produção e exportação de crude (somos precisamente o inverso) ainda há as questões políticas e sociais que referes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Flying Turtle » 18/9/2008 16:12

Lion_Heart Escreveu:Venezuela , custo nam bombas 0.09 centimos


Eu acho que quando se dá o exemplo de um país tem de se assumir que se aceitaria tudo o que viver e trabalhar nesse país comporta, e não apenas a parte que nos convém.

No estado actual das coisas na Venezuela e em Portugal, eu não trocaria nem que me pagassem a gasolina e ainda me dobrassem o preço em bónus...
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por MarcoAntonio » 18/9/2008 16:11

Lion_Heart Escreveu:Pois eu vou dizer que com o aumento do petroleo nos ultimos dias podem tirar o cavalinho da chuva que os combustiveis vão é subir .


Não vai aumentar, Lion. Estou seguro a mais de 90%...

Lion_Heart Escreveu: Ou entao fazem aquela jogada descem meio centimo e na semana seguinte sobem dois.


Essa jogada, acabaste de a inventar agora. Ela nunca aconteceu...


Os meses passam-se e as pessoas continuam a passear a sua falta de informação.
:roll:

Já paraste 5 minutos para ver o histórico da evolução dos preços. Já pegaste num bloco de notas para ver se aquilo que pensas e "parece-te" que está a acontecer está mesmo a acontecer?

Eu peguei no bloco de notas e fui preenchendo-o aqui no forum à frente de toda a gente mas nem assim...

As pessoas continuam a dizer as mesmíssimas coisas. É impressionante...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Lion_Heart » 18/9/2008 16:09

Pois eu vou dizer que com o aumento do petroleo nos ultimos dias podem tirar o cavalinho da chuva que os combustiveis vão é subir . Ou entao fazem aquela jogada descem meio centimo e na semana seguinte sobem dois.

Vamos ver a rapidez com que isto vai acontecer.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por MarcoAntonio » 18/9/2008 16:08

O USD interessa para quê?

A nossa moeda é Euros, pagamos tudo em Euros e quando pagamos noutra moeda isso tem um custo diferente (conforme o cambio) em Euros.

O que conta para nós (e para as petrolíferas europeias que vendem produtos em euros) é o preço do crude em Euros porque quando (em determinado momento) compramos x barris de petróleo por y USD's isso custa z Euros.


É impressionante ter de estar a explicar isto neste forum e ao fim de tantos meses de discussão sobre os combustíveis e o crude.

Nas conversas de café desculpa-se...
:roll:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 18/9/2008 16:05

Claro, claro, a resposta cómoda.
Assim qualquer que seja o valor que essas empresas apontem para a margem de lucro podes sempre vir dizer que estão a meter ao bolso à tua custa.

Esperava um pouco mais da tua resposta...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Bzidroglio » 18/9/2008 16:03

Elias Escreveu:oh Bzidroglio e em tua opinião qual deve ser a margem de lucro (por litro)?


Preferia que fossem os defensores da Galp/BP/Repsol a responder onde está o erro do meu raciocínio e que me dissessem quanto aumentaram as margens de lucro ou os factores de produção/exploração que permitam manter preços a níveis que não tomam em conta a brutal descida do preço do Crude ( e chamo a atenção em USD)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 134
Registado: 5/2/2008 17:53
Localização: Santarém

por jomaso » 18/9/2008 15:57

Elias Escreveu:
jomaso Escreveu:Mas aqui o problema foi criado pela própria Galp.
Segundo eles diziam há uns meses atrás:
- quando o preço do barril aumenta » aumenta-se os preços dos combustiveis;
Agora dizem o "mesmo" mas com uma ligeira alteração:
- quando o preço do barril desce » aumenta-se os preços dos combustiveis.
Julgo que o Estado não deve ser aqui chamado, apesar de indirectamente ganhar no imediato com esta situação.
A questão é que já toda a gente percebeu que andamos a ser driblados pela Galp, porque mudam as justificações conforme lhes dá mais dinheiro.
Em condições normais até aceitava isto, desde que assumissem claramente que querem ganhar muito e quanto mais melhor.


jomaso estás a fazer algumas confusões.
quem aumentou o preço foi a BP - o que é que a GALP tem a ver com os aumentos da BP?
depois, eu acho que a GALP assume claramente que quer ganhar e quanto mais melhor. É esse o objectivo de qualquer empresa. Alguma vez ouviste a GALP afirmar o contrário?

Quando referi a Galp no fundo quero dizer que as marcas aumentaram quando o preço do barril e subiu e não desceram quando se passou o inversamente proporcional. No caso da BP até se deu ao luxo de subir. Quanto ao resto ainda não ouvi ninguém das petroliferas a dizer que estão a aproveitar-se de tudo e mais alguma coisa para sacarem dinheiro a quem não tem alternativas. O Estado apesar de querer passar uma imagem de que está atento, na verdade pouco ou nada faz para mudar as coisas porque acaba por se ver ainda melhor financiado...
Enquanto isso, todos os dias vamos vendo novos episódios de uma novela onde quem perde são os do costume.
 
Mensagens: 34
Registado: 26/6/2008 11:30
Localização: 12

por Bzidroglio » 18/9/2008 15:55

Elias Escreveu:depois, eu acho que a GALP assume claramente que quer ganhar e quanto mais melhor. É esse o objectivo de qualquer empresa. Alguma vez ouviste a GALP afirmar o contrário?


Todas as empresas têm esse objectivo, mas no caso dos monopólios sabes bem que nos Países civilizados há leis contra isso. Quantas vezes a Microsoft não foi condenada por infringir essas leis ? No nosso País não se passa nada... pudera é fonte de (óptimo) emprego para Ministros e autarcas reformados, e existem presumíveis reguladores que são meras correias de transmissão das grandes empresas.

Cumprimentos
Bzid
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 134
Registado: 5/2/2008 17:53
Localização: Santarém

por MarcoAntonio » 18/9/2008 15:53

Jomaso, francamente. A GALP não disse nada disso e a Gasolina desceu quando o petróleo desceu. Não desceu é tanto quanto as pessoas queriam:

> Primeiro, porque as pessoas não entendem (não conhecem) nem a estrutura nem o processo de formação do preço.

> Segundo porque a Gasolina nos mercados internacionais divergiu bastante durante algumas semanas (mais do que o habitual).


Mas agora a verdade:

O que aconteceu à gasolina nas últimas semanas, em centimos (não inventemos histórias):

-0.2
-1.3
-2.3
-0.9
-1.0
---- (sem alteração nessa semana)
+1.0
+1.0
-2.0
---- (sem alteração esta semana)


No gasóleo (onde não houve o problema de divergência):

-0.2
-0.9
-2.9
-2.1
-4.0
-1.9
+1.0
+1.0
-2.0
-1.0



As duas semanas de subida (no gasóleo e na gasolina) corresponderam a subidas do crude (que até foram de quase 3 semanas).

Apenas uma empresa subiu a gasolina fora desse contexto e não foi a GALP, foi a BP (esta semana).


Concordo que a GALP falhou no discurso, um pouco também no timing e que eventualmente até poderia ter baixado um pouco mais. Mas o teu texto é uma completa adulteração do que se passou.
:roll:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Quico » 18/9/2008 15:52

Contas a "talhe de foice" é que ofendem a inteligência de alguém! Mas não é das pessoas: essas preferem mandar postas de pescada nos cafés e nos "fóruns TSF" e não raciocinar muito. É mais fácil. :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por Elias » 18/9/2008 15:49

oh Bzidroglio e em tua opinião qual deve ser a margem de lucro (por litro)?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: farami, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, Kooc, m-m, Mmmartins, MR32, Mr_ALL, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, Tx9262 e 271 visitantes