Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Aumento Capital BANIF (FAQ)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Adelin » 26/6/2008 10:34

Alguém aqui entrou no aumento de capital e já recebeu as novas acções ?

Tenho **** no Banco Popular e verifico que a liquidação não foi ainda feita (a data de liquidação não era dia 25 de Junho ?) e que nem os direitos de incorporação nem os de subscrição foram transformados em acções novas...
Imagem

Registado: 13/5/2008 13:07

por AikyFriu » 19/6/2008 9:53

Só acabou a negociação dos direitos de subscrição. Os de incorporação (que dão direito a uma acção grátis) continuam até segunda-feira.

Registado: 23/2/2008 20:24

por bullsista » 19/6/2008 9:43

AikyFriu Escreveu:A cotação dos direitos anda esquisita.
Não era pressuposto o valor de 5 direitos acompanhar a cotação? como explicar que estejam sempre mais baixos?

Por exemplo, hoje ,na abertura os direitos abriram a 0,39 (ontem fecharam a 0,41) e as acções abriram a 2,08 (ontem fecharam 2,09), o que dá uma diferença de 5 x 0,39 = 1,95€ - 2,09€ = 13 centimos por acção... não é estranho? alguém sabe explicar sem utilizar "teorias da conspiração"?

Aí há qq coisa que não bate certo. A negociação dos direitos acabou no dia 16. Neste momento é indiferente o seu valor. Interessa é que os tens para exerceres ou não a subscrição. Penso eu de que...
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por AikyFriu » 19/6/2008 9:27

A cotação dos direitos anda esquisita.
Não era pressuposto o valor de 5 direitos acompanhar a cotação? como explicar que estejam sempre mais baixos?

Por exemplo, hoje ,na abertura os direitos abriram a 0,39 (ontem fecharam a 0,41) e as acções abriram a 2,08 (ontem fecharam 2,09), o que dá uma diferença de 5 x 0,39 = 1,95€ - 2,09€ = 13 centimos por acção... não é estranho? alguém sabe explicar sem utilizar "teorias da conspiração"?

por Adelin » 18/6/2008 20:09

jony_cash Escreveu:Também acho que algo de estranho se está a passar neste titulo de um momento para o outro toca a subir um subito interesse como se nada fosse o que me leva a crer que vêm ai uma queda para breve.

BN

Acham estranho o título desvalorizar tanto...agora acham estranho o título valorizar numa sessão :shock:
Imagem

por jony_cash » 18/6/2008 19:48

AikyFriu Escreveu:E não é que a cotação está a subir?

Os direitos de incorporação é que estão com um comportamneto estranho...

Vejamos como reage quando terminar o praso de negociação dos direitos...

Também acho que algo de estranho se está a passar neste titulo de um momento para o outro toca a subir um subito interesse como se nada fosse o que me leva a crer que vêm ai uma queda para breve.

BN

Registado: 31/8/2007 20:30

por AikyFriu » 18/6/2008 19:34

E não é que a cotação está a subir?

Os direitos de incorporação é que estão com um comportamneto estranho...

Vejamos como reage quando terminar o praso de negociação dos direitos...

por AikyFriu » 15/6/2008 12:53

"O prazo para exercício dos direitos de subscrição decorrerá entre as 8h30 do dia 9 de Junho de 2008 e as 15h00 do dia 20 de Junho de 2008"
- ponto 2 do "AVISO PARA O EXERCÍCIO DE DIREITOS DE INCORPORAÇÃO E DE SUBSCRIÇÃO".

Ou seja o prazo de negociação é até 16 e o de subscrição até 20.
- Se a tese do Anonimo for válida, a cotação vai subir nestes dias para valores superiores a 2€...
- Se não subir pelo menos até aos 2,00€ (2,05?) o AC vai ser um fracasso estrondoso...

por Adelin » 15/6/2008 12:28

No prospecto da CMVM é referido que os direitos de subscrição são negociados entre o período compreendido entre 9 de Junho e 16 de Junho de 2008.

Este prazo refere-se únicamente à compra/venda destes direitos em Bolsa ou também ao exercimento dos direitos para entrada no aumento de capital ?

Dito de outra maneira: Qual o prazo para quem queira exercer os direitos e entrar no aumento de capital ?
Imagem

Re: Banif..

por MarcoAntonio » 14/6/2008 17:26

ANONIMO111 Escreveu:Para Marco Antonio
Claro concordo plenamente quando voçe diz que ninguem é obrigado a ir ao AC. ( era o que faltava se fossemos obrigados) ,mas financeiramente, percebe financeiramente e em termos de negocio ( aumento de capital) todo ele foi programado dentro desses moldes, ou nao acredita que se os direitos de subscrição deste AC. estivessem com um valor superior a 0,03 euros, que o volume de vendas era muito superior ao actual? Pois ao valor que eles se encontram ( nulo ) ninguem os consegue vender nem vale a pena tentar, e porque, porque ninguem os compra, só isso ( foi esta a lógia inicial deste AC )para que todos participem, sem obrigação claro mas com intenção ai sim, percebe?

Não, não percebo. O que aconteceu na relação dos direitos vs cotação quanto muito é um desincentivo a ir ao Aumento de Capital.

Está a sugerir que foi propositado (para já, implica que quem preparou as condições deste Aumento de Capital "sabia" que o mercado ia todo cair) e com a intenção de fazer com que mais pessoas fossem ao Aumento de Capital quando as acções no Aumento de Capital saiem mais caras do que as acções do mesmo Banco neste momento no mercado (como é óbvio, com acções que custam mais caro mas que valem o mesmo, o interesse em ir ao Aumento de Capital diminui).

Como é que "fazer" uma coisa ficar mais cara do que se pode comprar por outra via faz com que mais pessoas a compre dessa forma mais cara?

Obviamente faz com que menos pessoas a compre...

Se exercer um direito dá prejuízo (custa-me mais dinheiro do que o retorno que vou ter) eu não o exerço como é óbvio.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jony_cash » 14/6/2008 10:49

Bem vou esplicar o que eu já fiz mal ao bem já está feito:

Tinha(já não tenho e vou explicar)

Direitos de subscrição: 14625 a 0,09€

Como a cotação dos direitos de subscrição está a 0,01€

isto significa que estava a perder 0,08€ por direito.

Para acompanhar o AC tinha de dar 5 direitos mais 2,00€ por cada nova acção ou seja:

14625(direitos de subs.)/5 = 2925 * 2,00€ = 5850€

como a cotação hoje desceu a 1,93€ comprei 2925

2925 * 1,93€ = 5645,25€

O que isto quero dizer com tinha intenção de ir ao AC o que me iria custar 5850€ preferi vender os direitos de subscrição a 0,01€ que de qualquer forma ia dar no AC e cada acção nova ia custar 0,01€ * 5 + 2,00€ = 2,05€ e em vez disso comprei no mercado a 1,93€ as mesmas 2925 e poupei 204,75€

Agora se fiz mal ou bem não sei mas pareceu-me uma boa estratégia :mrgreen:

e como já está e não me arrependo do que fasso mas sim do que não fasso então está feito :mrgreen:

Abraço,

BN

BANIF SUGESTOES

por ANONIMO111 » 14/6/2008 10:28

Aikyfriu

Sim tambem era um pouco disso bem visto, mas certamente o ratreio seria muito maior e os grandes, os verdadeiros donos do banco compravam a um preço superior.
Digo isto fundamentado na ninha mudéstia sabedoria no que respeita ao Banif.

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:44

Banif..

por ANONIMO111 » 14/6/2008 10:24

Para Marco Antonio
Claro concordo plenamente quando voçe diz que ninguem é obrigado a ir ao AC. ( era o que faltava se fossemos obrigados) ,mas financeiramente, percebe financeiramente e em termos de negocio ( aumento de capital) todo ele foi programado dentro desses moldes, ou nao acredita que se os direitos de subscrição deste AC. estivessem com um valor superior a 0,03 euros, que o volume de vendas era muito superior ao actual? Pois ao valor que eles se encontram ( nulo ) ninguem os consegue vender nem vale a pena tentar, e porque, porque ninguem os compra, só isso ( foi esta a lógia inicial deste AC )para que todos participem, sem obrigação claro mas com intenção ai sim, percebe?

por AikyFriu » 14/6/2008 0:43

Percebo o raciocinio do Anonimo. Acreditando na teoria da conspiração, não seria dificil fazer a cotação ultrapassar os 2.10. Bastava comprar uma 50000 acções (menos, se considerarmos que as OV que vêm acompanhado a descida cerca de 2cents acima da cotação são do banco). Nesse caso seria vantajoso ir ao AC.

Só não apanho o raciocinio na parte em que o Anonimo diz que "grande parte dos accionistas corria a vende-los e certamente nao existiria quase ninguem que acompanha-se o AC na parte da subscrição/compra das acçoes"... então para vender os direitos não é necessário haver alguém para os comprar? e esse alguém não era "obrigado" a ir ao AC?

Re: BANIF SUGESTOES

por MarcoAntonio » 14/6/2008 0:13

ANONIMO111 Escreveu:Bullcista

voçe pode vender os seus direitos a 0,01 euros eles sao seus, mas neste momento os accionista do banif estão como que "a ser obrigados" a ficar com os direitos para participar no AC. compra de acçoes, e como estão a ser "obrigados"? veja-se o valor dos direitos é nulo nao valeM nada, isso é prova que estao a tentar que todos participem, percebe?

Como assim, Anonimo?

Ninguém é obrigado a nada, quem fica com os direitos de subscrição (por não os conseguir vender) só tem que os deixar caducar e dizer que não quer subscrever o Aumento de Capital.

O facto deles não valerem nada não obriga a comprar acções no Aumento de Capital. Nem sequer é motivo por si só para compra-las...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Re: BANIF..

por bullsista » 14/6/2008 0:12

ANONIMO111 Escreveu:Bulsista

Veja se compreende, uma coisa é comprar no mercado acçoes do Banif, e outra é participar no AC.
Hoje , REPITO HOJE é mais vantajoso comprar acçoes no mercado que ir ao AC. é verdade.
Mas porque estamos nesta situção? porque a logica é fazer com que os direitos do AC. na parte da subscrição de acçoes nao tenham valor e nao sejam vendidos, percebe? assim obriga os accionista a participarem no AC.

depois logo se verá o que acontece...

Isto já parece conversa de "cegos" :mrgreen:

Eu vou te dizer aquilo que farei para ver se nos entendemos. Se a acção inverter o seu sentido de queda e ficar acima dos €2,0 até ao prazo final de subscrição do AC, eu subscreverei o AC. Se pelo contrário, o Banif afundar (ainda mais) irei aguardar pacientemente um sinal de entrada no título e comprarei ao mercado.

Espero que tenha ficado claro :wink:
Abraços e bons negócios

BANIF..

por ANONIMO111 » 13/6/2008 23:58

Bulsista

Veja se compreende, uma coisa é comprar no mercado acçoes do Banif, e outra é participar no AC.
Hoje , REPITO HOJE é mais vantajoso comprar acçoes no mercado que ir ao AC. é verdade.
Mas porque estamos nesta situção? porque a logica é fazer com que os direitos do AC. na parte da subscrição de acçoes nao tenham valor e nao sejam vendidos, percebe? assim obriga os accionista a participarem no AC.

depois logo se verá o que acontece...

Re: BANIF SUGESTOES

por bullsista » 13/6/2008 23:51

ANONIMO111 Escreveu:Bullcista

voçe pode vender os seus direitos a 0,01 euros eles sao seus, mas neste momento os accionista do banif estão como que "a ser obrigados" a ficar com os direitos para participar no AC. compra de acçoes, e como estão a ser "obrigados"? veja-se o valor dos direitos é nulo nao valeM nada, isso é prova que estao a tentar que todos participem, percebe?

Ficar com os direitos, aos valores actuais, não quer dizer que subscreva o AC. A coisa correu mal mas nestas condições é menos ruinoso comprares as acções ao mercado e deixar cair os direitos. Se as vou comprar agora ou daqui a uma semana, um mês ou na altura em que o Benfica for campeão :mrgreen: :mrgreen: é outra questão. A acreditar que existe uma "teoria da conspiração" ia mais pela teoria de obrigar os acconistas a vender os direitos ao melhor e depois fazer subir a cotação pós-AC. Aliás isso não seria difícil num título como o Banif.
Abraços e bons negócios

BANIF SUGESTOES

por ANONIMO111 » 13/6/2008 23:31

Bullcista

Re: Banif sugestoes

por bullsista » 13/6/2008 23:21

ANONIMO111 Escreveu:c) Prevejo que na segunda feira , seja mais do mesmo, queda do valor dos direitos e das acçoes para que todos acompanhem a compra/subscrição de acçoes deste AC.

Não percebi. Se o valor das acções neste momento é inferior ao valor que tenho de dar pela subscrição (€2,0) porque raio haveria de fazer a subscrição???
Abraços e bons negócios

Banif sugestoes

por ANONIMO111 » 13/6/2008 23:15

Acho que o AC do banif nao vai dar bronca,como nós "leigos" na materia previamos ao inicio, todo ele está/foi muito bem programado...se nao vejam:
a) Se os direitos de subscrição subissem, grande parte dos accionistas corria a vende-los e certamente nao existiria quase ninguem que acompanha-se o AC na parte da subscrição/compra das acçoes, e porque ? ... porque já tinham-mos as outras mais valias da oferta do AC. por incorpuração de reservas.
b) Toda esta contenção da subida dos direitos de subscrição foi ee esta ainda a ser programada para tentar que nao sejam vendidos os direitos, pois como se viu até hoje nao existe ninguem a compra-los, e porque?... porque eles nao tem valor, estao praticamnete sem valor, tudo programado e muito bem feito, na intenção de quem é detentor dos mesmos, vá ao AC. subscrevendo e comprando a 2 euros, as acçoes que tem direito.
c) Prevejo que na segunda feira , seja mais do mesmo, queda do valor dos direitos e das acçoes para que todos acompanhem a compra/subscrição de acçoes deste AC.
d) Então, já na Segunda feira termina o prazo para venda de direitos do AC. na parte de subscrição /compra de acçoes.
e) A partir desta altura, termina o plano "A" deste aumento de capital do Banif, e passa-se ao plano "B", ou seja , começa a recuperação do valor das acçoes, já que vao valorizar tambem os direitos de incorporação de reservas, pois a parte mais importante e dificil deste AC. certamente esta atingida , que foi levar os detentores de direitos a ficarem com eless para acompanharem a subscrição de acçoes.
F) desta forma, foi tudo muito bem programado, já que depois de segunda feira e até dia 23/06/2008, Vender direitos de acçoes oferecidas é mais dificil de acontecer e menos importante para o AC, que vender direitos de subscrição de acçoes, ou melhor começam a surgir ordens de compra de direitos de incorporação de reservas.
g) Foi um pouco dificil compreender este aumento de capital mas consegui depois de estudar o movimento das acçoes e dos direitos, mas certamente que nao me enganarei e se pensarmos um pouco, tem lógica.

Nada deste meu ponto de vista tem qualquer tipo de influencia na decisão de investimento , mas todos os negocios tem uma lógica de acontecer e antes de serem postos em pratica estao já verdadeiramente delineados do principio ao fim por quem os emite, e o AC do Banif, nao falha foi delineado assim...

O Banif é já um grande Banco.

Bons negocios.

por jony_cash » 13/6/2008 19:26

Não sei se sou só eu mas isto do AC pare-me que vai dar uma gande bronca não acham?

A cotação já está muito abaixo dos 2,00€ e não dá sinal de inversão isto está muito mau.

Abraço,

por jony_cash » 13/6/2008 19:20

fnabais.ferro Escreveu:Boas noites,

Estando neste momento sem tempo para consultar a net durante horas decentes com o mercado aberto, resolvi ler o "AVISO PARA O EXERCÍCIO DE DIREITOS DE INCORPORAÇÃO E DE SUBSCRIÇÃO" do AC do Banif. (Pelo menos este são só 3 páginas e não se comprara com o OPS da EDPr ) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tendo eu acções do Banif, tenho os Direitos de Incorporação, e li neste documento que "Os direitos de incorporação serão negociáveis no Eurolist by Euronext Lisbon durante o período compreendido entre 9 de Junho e 23 de Junho de 2008.".

O que queria perguntar é o seguinte: Assim sendo, posso decidir até dia 23 se vendo esses mesmos direitos ou se fico com as acções a que os mesmos me dão direito certo?

Outra questão: Independentemente dos direitos de Incorporação, posso sempre vender os direitos de Subscrição certo?

Desde já os meus agradecimentos à vossa paciência pelas minhas questões. :oops:

Cuprimentos e BN,

Certo fnabais.ferro

cuidado que só tens até dia 16 as 15h para execer ou vender os direitos de subscrição.

Abraço

por fnabais.ferro » 13/6/2008 1:43

Boas noites,

Estando neste momento sem tempo para consultar a net durante horas decentes com o mercado aberto, resolvi ler o "AVISO PARA O EXERCÍCIO DE DIREITOS DE INCORPORAÇÃO E DE SUBSCRIÇÃO" do AC do Banif. (Pelo menos este são só 3 páginas e não se comprara com o OPS da EDPr ) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tendo eu acções do Banif, tenho os Direitos de Incorporação, e li neste documento que "Os direitos de incorporação serão negociáveis no Eurolist by Euronext Lisbon durante o período compreendido entre 9 de Junho e 23 de Junho de 2008.".

O que queria perguntar é o seguinte: Assim sendo, posso decidir até dia 23 se vendo esses mesmos direitos ou se fico com as acções a que os mesmos me dão direito certo?

Outra questão: Independentemente dos direitos de Incorporação, posso sempre vender os direitos de Subscrição certo?

Desde já os meus agradecimentos à vossa paciência pelas minhas questões. :oops:

Cuprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por MarcoAntonio » 12/6/2008 19:16

O resto é o mercado a funcionar. Está tudo a cair, a queda no Banif nem é particularmente acentuada. É semelhante a muitas outras que estão a ocorrer e que nalguns casos até são piores....

A Banif também lhe falta o mediatismo de outros papéis do sector bancário cotados no PSI20, como BCP e o BPI que também passaram por processos identicos recentemente. A partir do momento que é um papel que não está no PSI20, vai passar "ao lado" de muita gente.

Mas insisto que não sei quais eram os objectivos e as expectativas do Banif para este Aumento de Capital.

Por certo as probabilidades de sucesso na subscrição seria maior se o preço fosse mais baixo. Contudo, o facto do preço no mercado estar ligeiramente abaixo agora também não impede totalmente que haja entrada no título no Aumento de Capital (não é exactamente o mesmo comprar acções no mercado e ir ao Aumento de Capital, embora depois as acções sejam todas iguais no mercado). Imaginemos por exemplo (isto é puramente hipotético) que um institucional quer fazer uma grande entrada no Banif: o preço no AC está garantido e fixado. No mercado, a entrada faria subir a cotação.

Mas isto é um mero exercício para explicar que pode ter interesse ir ao Aumento de Capital para alguém, mesmo com a cotação no mercado abaixo dos 2 euros.

Sinceramente não sei o que vai acontecer e também não vale a pena inventar uma opinião sobre o que vai acontecer só para dizer que tenho uma (ainda por cima nem acompanho normalmente o título em questão).
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], TTM62 e 52 visitantes