CAC - Renault

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: pata-hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: CAC - Renault

por Goya777 » 4/12/2019 11:19

O mesmo por aqui. Já um par de vezes pensava que se tinha criado um fundo e nao podia estar mais enganado.

Mas já começa a parecer castigo em excesso

Registado: 17/7/2014 22:33

por Triplano » 4/12/2019 12:28

Goya777 Escreveu:O mesmo por aqui. Já um par de vezes pensava que se tinha criado um fundo e nao podia estar mais enganado.

Não sei se será em excesso...

Repara nestes factos:

- O setor auto está em renovação, com a transição dos motores de combustão para os elétricos, o que requer muita inovação
- A Renault (com a aliança Nissan-Mitusbishi) ultrapassa problemas internos, que surgiram há cerca de 1 ano devido às trafulhices do CEO Carlos Ghosn, problemas essas que se têm agravado com a saída de diversos quadros humanos
- De momento necessitam de um CEO brilhante como "pão-para-a-boca" e ele não surge com um estalar de dedos
- A concorrência do setor auto é super feroz e a Renault foi prejudicada pelo aborta da fusão que se especulava com a FIAT. Esta acabou por ser com a Peugeot/PSA. Além disso, as vendas da aliança penso que estão em queda...
- O setor auto (sendo cíclico) é o primeiro a dar sinal de uma possível inversão de ciclo económico (antecipa as outras indústrias). A Renault está a dar esse sinal, resta saber se ainda vai sofrer mais...

Contudo, também há coisas que acho boas: de acordo com o meu método de quant value investing, apesar da tendência de valor da Renault ter vinda a cair nos últimos, digamos, dois anos, penso que o mercado tem vindo a castigar a cotada em excesso, ao ponto de cotar a empresa com um preço inferior ao que ela vale (analisando os dado passados, não as perspectivas de futuro...)

Deste modo, eventualmente, até poderá ser uma ação atrativa, pese embora o facto de numa escala de risco de 1 a 5 a classificar com um 4...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)

Registado: 29/11/2007 12:37

por Triplano » 5/12/2019 17:35

"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)

Registado: 29/11/2007 12:37

por Goya777 » 5/12/2019 18:03

Triplano Escreveu:A Nissan a pirar-se de mansinho?...

https://automais.autosport.pt/destaque- ... a-renault/

Nao creio. A Renault acho qeu tem interesse em controlar mais mas a Nissan quer-se manter independente. Por outro lado a Nissan acha que tem menos representaçao do que deveria na Aliança e há um pouco de luta de galos.

Portanto falam em nao aprofundizar mais os laços mas continuar como até agora.

Registado: 17/7/2014 22:33

por RFPB » 5/12/2019 18:41

Triplano Escreveu:
Goya777 Escreveu:O mesmo por aqui. Já um par de vezes pensava que se tinha criado um fundo e nao podia estar mais enganado.

Não sei se será em excesso...

Repara nestes factos:

- O setor auto está em renovação, com a transição dos motores de combustão para os elétricos, o que requer muita inovação
- A Renault (com a aliança Nissan-Mitusbishi) ultrapassa problemas internos, que surgiram há cerca de 1 ano devido às trafulhices do CEO Carlos Ghosn, problemas essas que se têm agravado com a saída de diversos quadros humanos
- De momento necessitam de um CEO brilhante como "pão-para-a-boca" e ele não surge com um estalar de dedos
- A concorrência do setor auto é super feroz e a Renault foi prejudicada pelo aborta da fusão que se especulava com a FIAT. Esta acabou por ser com a Peugeot/PSA. Além disso, as vendas da aliança penso que estão em queda...
- O setor auto (sendo cíclico) é o primeiro a dar sinal de uma possível inversão de ciclo económico (antecipa as outras indústrias). A Renault está a dar esse sinal, resta saber se ainda vai sofrer mais...

Contudo, também há coisas que acho boas: de acordo com o meu método de quant value investing, apesar da tendência de valor da Renault ter vinda a cair nos últimos, digamos, dois anos, penso que o mercado tem vindo a castigar a cotada em excesso, ao ponto de cotar a empresa com um preço inferior ao que ela vale (analisando os dado passados, não as perspectivas de futuro...)

Deste modo, eventualmente, até poderá ser uma ação atrativa, pese embora o facto de numa escala de risco de 1 a 5 a classificar com um 4...

Pelos factos que apresentaste e pelo método que utilizas, diria que o risco neste momento será 2. Considerando que ao adquirir capital social de uma empresa não existe risco 1.

E quando apresentar o novo CEO, o que vai acontecer?
"O que parece que é, é algo que era para ter sido mas que não foi, podendo no entanto ser, o que talvez nunca será." - Tóninhe Cagaita

"Se queres ver um pobre soberbo, dá-lhe a chave de um palheiro." - Zé Moderatus

Registado: 26/5/2016 13:28

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: amalex, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], KingBull, lfhm83, LoneWolf, MSN [Bot] e 20 visitantes