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Caldeirão da Bolsa

Mais gasolina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por limpaesgotos » 1/7/2008 16:01

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... _id=963272

Comerciante dá mercearia a quem comprar gasolina
"Guerra" às grandes superfícies passa por oferecer azeite, arroz e massa aos clientes
00h00m
carlos rui abreu
Para combater a venda de combustível nas grandes superfícies, um comerciante de Fafe decidiu oferecer mercearia a quem abastecer nos seus postos. Uma iniciativa bem vista pelos clientes.

Lá diz o povo na sua sabedoria que "a necessidade aguça o engenho". Em Fafe, o proprietário de dois postos de abastecimento de combustível não ficou de braços cruzados e quis entrar na guerra dos preços que tem levado muitos automobilistas a abastecer nos postos afectos a grandes superfícies comerciais onde o preço é mais baixo. Manuel Castro, proprietário dos postos de combustível AVIA da freguesia de Travassós e da rua da Cumieira, teve uma ideia que diz ser original e que lhe pode trazer um aumento de clientes em época de aniversário.

A partir de amanhã, por cada 40 euros de combustível abastecido o automobilista pode levar para casa um produto de mercearia. "As grandes superfícies estão a fazer concorrência aos postos e eu, este ano, em vez de oferecer bonés ou t-shirts decidi oferecer mercearia", explicou. Do rol de prémios desta campanha constam produtos que no dia-a-dia fazem parte da lista de compras das donas de casa tal como azeite, óleo, arroz, massa, leite, ovos, vinagre, farinha e feijão. Além destes produtos, os clientes destes postos podem também ser contemplados com chocolates, canecas e descontos de dois euros em botijas de gás.

Manuel Castro quer com esta forma de protesto alertar para o que vai mal no sector dos combustíveis porque entende que "há concorrência desleal por parte das grandes superfícies" e garante que "se nos deixarem vender mercearia ao preço do custo ou a ganhar apenas um cêntimo nós também vendemos porque o nosso lucro é no combustível".

Assim, um cliente destes dois postos pode usufruir de um desconto de 15 cêntimos por litro, bastando, para isso, que um dos brindes seja uma garrafa de azeite. Este proprietário salientou ainda que a atitude das grandes superfícies em vender combustível quase ao preço do custo é "vergonhosa" porque quem sofre as consequências são os revendedores que, como Manuel Castro, não podem baixar mais os preços nem utilizar formas alternativas para o conseguir. "Se eu meter no meu combustível o bio-diesel como eles fazem nas grandes superfícies também poderia fazer descontos de 12 cêntimos. Isso é uma injustiça", reclamou.

Apesar deste protesto que considera simbólico, Manuel está disposto a enveredar por outras formas de pressionar o governo a mexer no actual estado da venda de combustíveis em Portugal e deixa o repto aos colegas de todo o país. "Se todos os postos do país aderissem eu não me importava de fechar o posto durante uma semana. Aí o governo teria que agir em nossa defesa", referiu.

Aos colegas do concelho, Manuel lança o desafio para que o acompanhem nesta guerra e até sabe de que forma o poderiam fazer. "Em Fafe seria bom se os outros postos pudessem oferecer fruta e hortaliças. Aí, a juntar à minha mercearia, seria a concorrência completa às grandes superfícies", concluiu.

Embora esta campanha só arranque amanhã quem abastece normalmente nestes postos já aprovaram a iniciativa.

Questionado pelo JN, um idoso que acabava de abastecer o seu veículo ficou surpreendido: "É uma boa ideia e tudo o que é dado é bom. Na próxima que cá passar volto a abastecer", garantiu. Outro dos clientes habituais referiu que esta é uma "óptima iniciativa porque tudo que é dado ajuda e se for mercearia melhor".

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Galp e a concertação de preços

por Gncl_C » 18/5/2008 23:42

Ainda há pouco tempo se verificou que os portugueses voltaram a perder poder de compra porque o governo tinha aumentado os salário de acordo com uma inflação de 2,1% e durante quase um ano teimou que era essa a taxa. Agora veio dizer que é de 2,6% mas que é uma loucura aumentar os salários de acordo com isso e que não o vão fazer.

Obviamente que as pessoas se devem revoltar, ainda por cima porque pelo que eu vi nas notícias os governos de há 10 anos para cá fazem isto sucessivamente. Haja vergonha!!

Sobre este tema das gasolineiras, falou-se aqui de uma possível concertação das petrolíferas ao aumentar os preços dos combustíveis. Na minha opinião é mais do que provável. Porquê? Porque já o fizeram antes... e não foi há muito tempo. A notícia data de 2007/10/03.
Aqui fica:


"Comissão Europeia multa Galp Energia
8,6 milhões de euros por concertação de preços em Espanha


A Comissão Europeia aplicou uma multa de 8,6 milhões de euros à Galp Energia por concertação de preços no mercado de betume para asfalto em Espanha.

Em comunicado, Comissão Europeia revela que decidiu, no total, uma multa de 183 milhões de euros às cinco empresas envolvidas na concertação de preços: BP, Repsol, Cepsa, Nynas e Galp.

A Comissão Europeia argumenta que entre 1991 e 2002, estas empresas partilharam o mercado do betume para asfalto em Espanha e concertaram os preços.

A BP foi a primeira empresa a divulgar as informações relativas à prática de cartelização no âmbito do estatuto de clemência dado por Bruxelas a quem cooperar neste tipo denúncia, tendo por isso obtido imunidade, pelo que lhe viu perdoada a multa no valor de 66 milhões de euros."


Fonte:
http://jn.sapo.pt/2007/10/03/ultimas/Co ... lp_En.html

Bem, eu diria que quem concerta uma vez... é bem capaz de concertar outra e outra. E vocês?
 
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por majomo » 18/5/2008 23:41

MarcoAntonio Escreveu:Em valor absoluto por certo têm aumentado, em percentagem não faço ideia. Contudo, eu não sei se são justos ou não e não sei como se relacionam com os outros países porque há dados de que não disponho e que são determinantes. Tenho a vaga ideia (de algo que li ou vi há uns anos atrás já) que houve uma alteração de política de stocks mas como digo é uma vaga ideia...



Agora, o que eu digo é o seguinte: as pessoas têm comparado o nosso preço com o preço em Espanha, o país geograficamente mais próximo e é nesse contexto que eu tenho discutido essencialmente o assunto pois são os argumentos que são usados pelas pessoas e são também o motivo base para este pedido de intervenção da AC.

E os argumentos estão todos "tortos". Têm sido ditas enormes falsidades e tem sido desviada a atenção do único motivo determinante que está na causa da diferença de preço: a carga fiscal.

Antes dos impostos temos tido os combustíveis ligeiramente mais baratos até do que em Espanha a maior parte do tempo (a diferença já foi um bocadinho maior e também não vou discutir porque diminui ou não diminuiu, limito-me a constatar a dimensão da redução que no preço final representa muito pouco, constato).

Outra acusação completamente falsa é a de que a gasolina só sobe (quando o crude sobe) e não desce (quando o crude desce).

Outra acusação (parecida com a anterior) é que quando sobe, sobe logo e quando desce, não desce logo. Também não é verdade, ambas subidas/descidas têm-se verificado com um certo (e natural) atraso. O problema é que as pessoas pensam que o aumento que se faz num dia é correspondente ao último aumento do crude quando é correspondente ao aumento de há uns dias atrás (e esse outro aumento vai-se reflectir mais tarde). Isso torna-se óbvio ao observar o gráfico de longo-prazo.

Ainda outra comparação que tem sido feita é o preço a que a própria GALP vende a gasolina em Espanha e em Portugal. Ora, a GALP vende praticamente ao mesmo preço em ambos os países (antes dos impostos) e até ligeiramente mais barata em Portugal, em média.

Tudo somado é um monte de nada...

Quem tem feito toda esta pressão?

Os consumidores, que reclamam pelas subidas e a associação das gasolineiras que perdem negócio para Espanha. E não é apenas na zona fronteiriça pois as empresas de transporte/camionagem abastecem naturalmente fortemente em Espanha.

É isto que está na base de todo o alarido.

Repito, se estivessemos colados à Holanda/Dinamarca não se tinha falado da Autoridade da Concorrência.



Completamente de acordo, só lamento a hipocrisia dos nossos governantes...

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por Luis19 » 18/5/2008 23:17

Pessoal,

Acho que esta contestação toda que tem havido à volta do aumento dos combustíveis (e outros bens essenciais) não é tanto pelo aumento desses bens "per si" mas essencialmente porque a esses aumentos não corresponde o correspondente aumento do rendimento das familias... muito pelo contrário...

É muito mais tolerável estes aumentos para quem ganha bastante bem do que para aqueles que mal ganham para as despesas básicas do mês...
 
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por MarcoAntonio » 18/5/2008 23:07

Em valor absoluto por certo têm aumentado, em percentagem não faço ideia. Contudo, eu não sei se são justos ou não e não sei como se relacionam com os outros países porque há dados de que não disponho e que são determinantes. Tenho a vaga ideia (de algo que li ou vi há uns anos atrás já) que houve uma alteração de política de stocks mas como digo é uma vaga ideia...



Agora, o que eu digo é o seguinte: as pessoas têm comparado o nosso preço com o preço em Espanha, o país geograficamente mais próximo e é nesse contexto que eu tenho discutido essencialmente o assunto pois são os argumentos que são usados pelas pessoas e são também o motivo base para este pedido de intervenção da AC.

E os argumentos estão todos "tortos". Têm sido ditas enormes falsidades e tem sido desviada a atenção do único motivo determinante que está na causa da diferença de preço: a carga fiscal.

Antes dos impostos temos tido os combustíveis ligeiramente mais baratos até do que em Espanha a maior parte do tempo (a diferença já foi um bocadinho maior e também não vou discutir porque diminui ou não diminuiu, limito-me a constatar a dimensão da redução que no preço final representa muito pouco, constato).

Outra acusação completamente falsa é a de que a gasolina só sobe (quando o crude sobe) e não desce (quando o crude desce).

Outra acusação (parecida com a anterior) é que quando sobe, sobe logo e quando desce, não desce logo. Também não é verdade, ambas subidas/descidas têm-se verificado com um certo (e natural) atraso. O problema é que as pessoas pensam que o aumento que se faz num dia é correspondente ao último aumento do crude quando é correspondente ao aumento de há uns dias atrás (e esse outro aumento vai-se reflectir mais tarde). Isso torna-se óbvio ao observar o gráfico de longo-prazo.

Ainda outra comparação que tem sido feita é o preço a que a própria GALP vende a gasolina em Espanha e em Portugal. Ora, a GALP vende praticamente ao mesmo preço em ambos os países (antes dos impostos) e até ligeiramente mais barata em Portugal, em média.

Tudo somado é um monte de nada...

Quem tem feito toda esta pressão?

Os consumidores, que reclamam pelas subidas e a associação das gasolineiras que perdem negócio para Espanha. E não é apenas na zona fronteiriça pois as empresas de transporte/camionagem abastecem naturalmente fortemente em Espanha.

É isto que está na base de todo o alarido.

Repito, se estivessemos colados à Holanda/Dinamarca não se tinha falado da Autoridade da Concorrência.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por majomo » 18/5/2008 22:52

MarcoAntonio Escreveu:Majomo, como é que sabes que as petrolíferas aumentaram as margens de lucro e em quanto?

Eu só tenho discutido diferenciais de preços, eu nunca discuti margens de lucro porque sinceramente não faço ideia como têm evoluído (tu aparentemente sabes, mas eu não sei como).

Eu não sei qual o custo real para a GALP de produzir gasolina pronta a consumir e como isso tem evoluído a sua margem ao longo dos anos e nunca discuti tal coisa.

Quanto à comparação com Espanha, que é a comparação que tenho feito e é a que "preocupa" mais os portugueses, eu já a fiz diversas vezes, apresentei dados para 4 anos (48 meses) e os números que apresentei estão correctos. O que eu disse está correcto...

O resto não me vou por a adivinhar, os preços a que está a ser vendida não nos diz qual a margem de lucro praticada porque a gasolina não custa o mesmo a produzir em todo o lado.


Ok, é provável que falando eu em margens esteja a extrapolar os dados que temos acesso...

Tu dizes que os teus dados estão certos, eu olho para os dados da AC, basta ler os relatórios e ver, por exemplo, o ficheiro excel da AC com os preços por países...
Visto o gasóleo, o aumento do diferencial do preços sem impostos é pouco, mas no caso da gasolina são uns bons cêntimos...

Ora se o preço aumentou comparativamente com a média, ou os outros reduziram custos e a galp não, ou a galp aumentou custos e os outros não, ou então a diferença possa ir para margens maiores...
Aliás, o próprio Ferreira de Oliveira admitiu que as margens na refinação têm aumentado...

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por MarcoAntonio » 18/5/2008 22:19

Majomo, como é que sabes que as petrolíferas aumentaram as margens de lucro e em quanto?

Eu só tenho discutido diferenciais de preços, eu nunca discuti margens de lucro porque sinceramente não faço ideia como têm evoluído (tu aparentemente sabes, mas eu não sei como).

Eu não sei qual o custo real para a GALP de produzir gasolina pronta a consumir e como isso tem evoluído a sua margem ao longo dos anos e nunca discuti tal coisa.

Quanto à comparação com Espanha, que é a comparação que tenho feito e é a que "preocupa" mais os portugueses, eu já a fiz diversas vezes, apresentei dados para 4 anos (48 meses) e os números que apresentei estão correctos. O que eu disse está correcto...

O resto não me vou por a adivinhar, os preços a que está a ser vendida não nos diz qual a margem de lucro praticada porque a gasolina não custa o mesmo a produzir em todo o lado.
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por majomo » 18/5/2008 22:09

RandomWalk Escreveu:Esclarecido, Marco.

Mas repara que para além do problema da carga fiscal, o preço de venda antes de impostos da gasolina 95, só é maior que Portugal em 3 países da UE\15, o que nos torna nesse parametro ainda menos eficiente que no campo da fiscalidade.


É isso que ando a escrever..

Independentemente da carga fiscal ter aumentado mais comparativamente com a média da UE, as petrolíferas também aumentaram margens especialmente na SC95, onde a diferença não foi de apenas 1 cents., como fala o Marco, mas sim de alguns, que depois de aplicado o IVA, torna ainda maior a diferença para com espanha.
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por RandomWalk » 18/5/2008 21:59

MarcoAntonio Escreveu:Como disse na altura, se fossemos vizinhos da Holanda ou da Dinamarca praticamente não se falava de toda esta questão dos combustíveis nos moldes em que se tem feito...


Sem dúvida....
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por RandomWalk » 18/5/2008 21:56

Esclarecido, Marco.

Mas repara que para além do problema da carga fiscal, o preço de venda antes de impostos da gasolina 95, só é maior que Portugal em 3 países da UE\15, o que nos torna nesse parametro ainda menos eficiente que no campo da fiscalidade.
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por Crómio » 18/5/2008 21:46

Marco,

Porque será que os tópicos da gasolina e combustíveis se parecem cada vez mais com o tópico dos direitos do BCP?

:P

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

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por RandomWalk » 18/5/2008 21:46

RandomWalk Escreveu:A carga fiscal, nos produtos petrolíferos, mantém-se inalterada desde Janeiro de 2007.


Aliás , o seu peso no preço final tem vindo a diminuir.O ISP é um imposto unitário, que não varia com o aumento do preço.

Quanto ao IVA, em termos brutos, aumenta com o crescimento do preço, uma vez que é uma taxa ad valorem, mas ainda assim aumento menos que proporcionalmente relativamente ao preço dos combustiveis antes de impostos, não eliminando a regressividade da carga fiscal.

Ou seja, com os aumentos que temos assistido a carga fiscal, em termos percentuais, tem vindo a diminuir!!
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por MarcoAntonio » 18/5/2008 21:32

RandomWalk Escreveu:É tão errado dizer que este aumento exponencial dos combustiveis é culpa das gasolineiras a operar em portugal, como dizer que é culpa da carga fiscal.


RandomWalk, ninguém disse (eu pelo menos não disse) que a culpa da subida era da carga fiscal.

Eu disse que a culpa da diferença da diferença de preço para outros países (nomeadmante Espanha) é da carga fiscal.

Não misturemos alhos com bugalhos.

Tanto mais que tenho igualmente deixado claro que a subida dos combustíveis é culpa da subida do crude e têm sido correctos em Portugal e semelhantes ao do resto da Europa.




Quanto ao resto do teu post, Portugal está "próximo" da média (especialmente no Gasóleo cujos preços são normais). Já na Gasolina está acima da média (uns 6 ou 7 centimos por litro).


Contudo, o grande drama é que Portugal (que no caso da Gasolina faz parte dos mais caros da Europa) é vizinho da Espanha que é uma das mais baratas da Europa dos 15 o que faz aumentar dramaticamente esse fosso aos olhos dos portugueses.

Eu já tinha abordado esta questão em tópicos anteriores sobre o petróleo/combustíveis.

Como disse na altura, se fossemos vizinhos da Holanda ou da Dinamarca praticamente não se falava de toda esta questão dos combustíveis nos moldes em que se tem feito...
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por majomo » 18/5/2008 21:01

MarcoAntonio Escreveu:A GALP vende a gasolina em Espanha antes dos impostos em média ao mesmo preço que em Portugal.

Quanto ao resto, para mim é perfeitamente absurdo estar a discutir 1 centimo (de resto não é desse centimo que as pessoas estão a falar) e só serve para distrair do essencial.

A gasolina era ligeiramente mais barata cá (antes dos impostos) e as subidas/descidas davam-se ligeiramente mais tarde. Agora estão mais sincronizadas e o preço é mais igual. Tudo isto com um reflexo da ordem de 1 centimo e nem sequer torna a gasolina mais cara cá, apenas mais igual. So what?


Pois, a diferença é essa a concorrência existe em espanha e vez uma bomba da galp com preços muito mais baixos...

Por cá, tanto faz ser no norte, no sul, no oeste ou este, a diferença de preços na galp é mínima.

Ou seja, a concorrência é mínima...
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por RandomWalk » 18/5/2008 20:57

É tão errado dizer que este aumento exponencial dos combustiveis é culpa das gasolineiras a operar em portugal, como dizer que é culpa da carga fiscal.

A carga fiscal, nos produtos petrolíferos, mantém-se inalterada desde Janeiro de 2007.

Anexo ficheiro comparativo do preço dos combustíveis em Portugal e Europa a 15 (fonte : Direcção Geral de Energia e Geologia)

Os preços em Portugal encontram-se perto da média Europeia,em todos os parâmetros ....
Peso da tributação em Portugal = 54%
Peso da Tributação na Europa\15 = 54%
(valores no final de 2007)

E o resto é a conversa habitual do nacional bota-abaixismo.....
Anexos
PreçoCombustíveis.xls
(935 KiB) Transferido 283 Vezes
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por DC89 » 18/5/2008 17:30

Possa será que só assim leem e deixam de falar daquilo que concerteza nao sabem, e de culpa as respectivas petroliferas.

Razoes da diferença(referido muitas vezes por este forum mas que continuamente porem a veracidade em causa): Carga fiscal superior em Portugal do que na Espanha.

E o 1 centimo de diferença sem a carga fiscal entre os dois paises é devido aos niveis de concorrencia na Espanha serem superiores.

Nao se trata de nenhuma conspiraçao mundial entre petroliferas para "lixar" os portugueses.
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por MarcoAntonio » 18/5/2008 17:13

A GALP vende a gasolina em Espanha antes dos impostos em média ao mesmo preço que em Portugal.

Quanto ao resto, para mim é perfeitamente absurdo estar a discutir 1 centimo (de resto não é desse centimo que as pessoas estão a falar) e só serve para distrair do essencial.

A gasolina era ligeiramente mais barata cá (antes dos impostos) e as subidas/descidas davam-se ligeiramente mais tarde. Agora estão mais sincronizadas e o preço é mais igual. Tudo isto com um reflexo da ordem de 1 centimo e nem sequer torna a gasolina mais cara cá, apenas mais igual. So what?
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por majomo » 18/5/2008 13:08

E como analisas esta situação da Galp em espanha que tem dos preços mais baixos, e que nem sequer os actualiza como faz aqui...

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E são preços actualizados...
Estou para ver os preços da próxima semana.
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por majomo » 18/5/2008 12:47

MarcoAntonio Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:MarcoAntonio, então achas normal todas as gasolineiras incrementarem os preços de um valor identico, no mesmo dia e á mesma hora? Até parece que combinam. Eu não acho normal, isto não tem nada a ver com Espanha mas sim com a autoridade da concorrência que a meu ver deveria estar mais atenta!


Limpaesgotos, isso interessa para quê? O que é que interessa a hora a que sobem?

O que interessa é se a subida é justa ou não, se é adequada ou não. E é. As subidas em Portugal são iguais ao resto da Europa e enquadradas com a subida do Crude (aliás, como já disse várias vezes, até tem estado mais barata do que em Espanha muitas vezes.

A única coisa que nos penaliza é a carga fiscal!

Continuam-se a acenar com fantasmas...

Os preços antes dos impostos em Portugal estão perfeitamente correctos e perfeitamente em linha com o dos outros países europeus.


Sinceramente acho que estás a exagerar na tua mensagem de isentar as petrolíferas neste jogo de preços e nomeadamente em Portgal...

Ponto 1 - como já trocámos algumas ideias, concordo a 100% contigo quando dizes que a principal diferença de preços entre Portugal e espanha é devido aos impostos.

Ponto 2 - discordo totalmente com a forma como isentas as petrolíferas e falas mesmo que a AC não deve fazer nada...

Ora, apesar de os relatórios da AC não serem muitos, aqui ficam algumas notícias que fui reconhendo.

29/12/2006

AC - Combustíveis descem menos e com atraso em relação à UE

Preços dos combustíveis em Portugal descem menos e com mais atraso

Os preços dos combustíveis no retalho em Portugal "tendem a responder com um atraso de cerca de quatro semanas aos preços dos mercados internacionais", enquanto na União Europeia a média é de duas semanas, de acordo com uma newsletter da Autoridade da Concorrência (AdC) de acompanhamento do mercado dos combustíveis.

Além disso, refere o mesmo documento, os preços internacionais da gasolina e do gasóleo caíram 32% e 13% respectivamente durante o terceiro trimestre, mas em território nacional o preço antes de impostos da gasolina sem chumbo 95 caiu apenas cerca de 12,2% e o do gasóleo 1,2%.

A AdC chama a atenção para um afastamento de Portugal da tendência da União Europeia. "Durante o trimestre acentuou-se o diferencial entre os preços nacionais da gasolina e do gasóleo face à UE", conclui o organismo regulador.

"Na gasolina, este diferencial está em níveis historicamente elevados. Aliás o ano de 2006 foi caracterizado por um aumento do diferencial de preços face à UE para este combustível", salienta a AdC.

Na última semana de Setembro registaram-se em Portugal alguns dos preços mais elevados da União Europeia (contabilizando apenas os 15 países antes do alargamento) antes de impostos, só sendo superados pelos da Irlanda para ambos os combustíveis e da Grécia para o gasóleo.

Esta posição compara com a de Setembro de 2005 em que Portugal se situava a meio da tabela para a gasolina e tinha o quarto melhor preço no gasóleo.

Por outro lado, a análise da AdC conclui que "não há diferenças significativas entre os preços médios de venda de gasolina e gasóleo de postos situados em concelhos fronteiriços face aos preços médios nacionais".

Em Setembro o preço médio de venda ao público da gasolina sem chumbo 95 era 4% superior à média europeia, enquanto o do gasóleo continuava 2% abaixo da média.

No terceiro trimestre deste ano o preço internacional do petróleo inverteu a tendência de crescimento, que já durava há mais de um ano. No entanto, a oferta nacional de produtos derivados do petróleo inverteu no terceiro trimestre os sinais de recuperação em relação a 2005 que havia evidenciado no primeiro semestre de 2006.

Esta situação ficou a dever-se, segundo a AdC, à diminuição do consumo interno e ao abrandamento no crescimento das exportações de produtos refinados. Nos primeiros nove meses do ano a procura nacional de produtos derivados do petróleo atingiu os 86 milhões de barris. Este valor representa uma diminuição da procura nacional de produtos derivados do petróleo de 8,9% face a idêntico período de 2005.


19/12/2007

No terceiro trimestre

Diferencial de preços dos combustíveis em Portugal com a Europa agrava-se

O preço de venda ao público da gasolina em Portugal, na última semana de Setembro, era o quinto mais elevado entre 15 países da União Europeia, situando-se 2,2% acima da média. Apesar dos preços terem descido, a Autoridade da Concorrência nota que o diferencial com o praticado na UE tem-se agravado.

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

O preço da gasolina "tem sido sistematicamente superior em Portugal face à média da União Europeia. Esta tendência, patente a partir do segundo trimestre de 2006, manteve-se no terceiro trimestre de 2007", refere o relatório da Autoridade da Concorrência, que conclui que "A média das diferenças no terceiro trimestre de 2007 registou um aumento de 7% em relação à média das diferenças do segundo trimestre de 2007".
No caso do gasóleo, Portugal até pratica o quinto preço de venda mais baixo entre 15 países, que se situa 4,2% abaixo da média da UE a 15.
Ainda assim, a AdC refere que "a média das diferenças [entre o preço em Portugal e na UE] do terceiro trimestre de 2007 registou um valor 74% superior relativamente à média das diferenças do segundo trimestre de 2007".
O relatório da Autoridade da Concorrência refere que no terceiro trimestre de 2007, contra os três meses anteriores, o preço média de venda ao público (PMVP) da gasolina diminuiu 0,2%, enquanto o do gasóleo aumentou 3%.
Relativamente ao trimestre homólogo de 2006, o PMVP do terceiro trimestre de 2007 da gasolina diminuiu 0,4% e o do gasóleo aumentou 0,4%.
Na última semana de Setembro de 2007, a gasolina sem chumbo 95 registava um PMVP de €1,331/litro (2,2% acima da média da UE) e o gasóleo de €1,101/litro (4,2% abaixo da média da UE). Em relação ao trimestre anterior, o gasóleo afastou-se da média da UE, enquanto que a gasolina se aproximou da média, estando agora com uma diferença menor face a esta.
Preço do gasóleo sem impostos é superior à média da UE
No final de Setembro, em Portugal, a gasolina sem chumbo 95 apresentava um PMVP líquido de impostos de €0,517/litro e o gasóleo de €0,546/litro, o que compara, respectivamente, com os preços de €0,500/litro e €0,542/litro registados, em média, na União Europeia.
No trimestre em análise, Portugal registou o sétimo preço antes de impostos mais elevado da gasolina sem chumbo 95 na UE a 15, sendo superado pela Holanda, Luxemburgo, Itália, Bélgica, Áustria e Grécia.
Em relação ao gasóleo, Portugal registou o sétimo preço mais baixo na UE a 15, sendo superado pelo Reino Unido, França, Suécia, Áustria, Finlândia e Irlanda.
"Assim, apesar de o PMVP com impostos da gasolina sem chumbo 95 estar 2,2% acima da média comunitária, o PMVP antes de impostos da gasolina encontrava-se, na última semana de Setembro de 2007, 3,4% acima da média da UE", refere a AdC.
O preço da gasolina sem chumbo 95 mais elevado registou-se na região de Lisboa e Vale do Tejo (€1,389/litro), enquanto que o preço mais baixo se registou também na região de Lisboa e Vale do Tejo e no Alentejo (€1,197/litro).
Preços mais baixos junto a áreas comerciais
No final de Setembro de 2007, os preços médios mais baixos da gasolina sem chumbo 95 e do gasóleo registaram-se em postos de combustíveis junto a áreas comerciais, nomeadamente hipermercados. Nesses postos, os preços médios atingiram os €1,290/litro e €1,049/litro para a gasolina s/chumbo 95 e para o gasóleo, respectivamente.
Os preços médios registados nos hipermercados foram 3,6% mais baixos do que os preços médios praticados nas auto-estradas para a gasolina sem chumbo 95 e 4,7% mais baixos do que os preços médios do gasóleo em postos de auto-estrada.



E agora, esta muito recente:

25/03/2008
Portugal tem dos combustíveis mais caros da Europa

Em Dezembro de 2007, e entre os países da antiga União Europeia a Quinze (UE-15), o nosso país detinha o quarto lugar no ranking dos países com o preço de venda ao público mais elevado da gasolina (2,3% acima da média da UE-15) e o quinto lugar no ranking dos países com o preço de venda ao público do gasóleo mais elevado (1,6% abaixo da média da UE-15).

Pedro Duarte

Segundo a 'Newsletter' ontem divulgada pela AdC, na União Europeia a Quinze, os valores de Dezembro representam uma degradação da posição relativa de Portugal face aos seus parceiros da UE-15 no ranking dos preços mais baixos antes de impostos dos combustíveis.

A mesma fonte nota que, no quarto trimestre do ano passado, a gasolina sem chumbo 95 viu a cotação média nos mercados internacionais aumentar 33%, enquanto o seu preço médio antes de impostos em Portugal aumentou 19% em relação ao período homólogo de 2006. Na mesma altura, o gasóleo viu a sua cotação média nos mercados internacionais aumentar 31% enquanto o seu preço médio antes de impostos em Portugal aumentou 19%.

"Os preços no mercado nacional reagem com cerca de duas semanas de atraso face aos preços noutros países europeus, sendo expectável que tal desfasamento se atenue em 2008 com a anunciada alteração da fórmula de indexação dos preços à saída das refinarias nacionais", nota o documento.

A AdC avança também que, em comparação com o período homólogo de 2006, no quarto trimestre de 2007, o preço médio de venda ao público da gasolina e do gasóleo em território nacional aumentou 10,9% e 14,5%, respectivamente. De 2006 para 2007 o preço médio de venda ao público da gasolina e do gasóleo aumentou 3,2% e 3,3% em território nacional, respectivamente.

A instituição sublinha que, em 2007, manteve-se a tendência de o preço antes de impostos da gasolina sem chumbo 95 ser sistematicamente superior em Portugal, face à média da UE15.

A Autoridade da Concorrência nota que, durante o ano passado, os preços médios registados nos hipermercados foram entre 2% e 4% mais baixos do que os preços médios praticados nas auto-estradas para a gasolina sem chumbo 95 e entre 3% e 5% mais baixos do que os preços médios do gasóleo em postos de auto-estrada.


Portanto, Marco como dizes, nós por cá também descemos, mas as subidas são mais rápidas e as decidas mais lentas...

O diferencial positivo que tínhamos em relação à média da UE foi-se...

Ou seja, não sei de onde obtiveste os teus dados, mas por estas notícias de relatórios da AC, pelas pesquisas que tenho feito...

Uma coisa que tenho a certeza é que as petrolíferas são tudo, menos "anjinhas" nestas politicas de preços...

Agora,
O que falta em Portugal, para além de uma politica fiscal mais justa, é falta de concorrência, nomeadamente, criar um portal governamental de preços de todas as bombas de combustível, gerida pelo governo e não da carola das pessoas...

Não deixar que as grandes empresas absorvam as pequenas, caso da Galp sobre a Esso,

e, principalmente, dar a licenças de novos postos a empresas alternativas, tipo os hipers que têm margens mais baixas...

Mas, enquanto o nosso governo continuar a alimentar-se dos impostos dos combustíveis...


Enfim...
Cumps. :wink:
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por MarcoAntonio » 18/5/2008 4:22

limpaesgotos Escreveu:MarcoAntonio até parece que não compras combustivel, a defenderes assim as gasolineiras. É claro que para as gasolineiras e seus accionistas estes aumentos são optimos, mais lucros e maior valorização da empresa. :mrgreen:


Eu compro gasolina. E preferia que ela estivesse barata. Mas não vou por causa disso por-me a inventar e a adulterar os factos...
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__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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por MarcoAntonio » 18/5/2008 4:17

limpaesgotos Escreveu:Se fosse tudo justo e adequado como dizes, os preços também deveriam baixar quando o preço do barril baixa, e isso não acontece.


E baixa. Acontece, sim. Consulta os gráficos que já coloquei uma série de vezes...

Porque é que as pessoas insistem nisto tendo já sido demonstrado n vezes que não é verdade?
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por limpaesgotos » 18/5/2008 2:47

MarcoAntonio Escreveu:
Limpaesgotos, isso interessa para quê? O que é que interessa a hora a que sobem?

O que interessa é se a subida é justa ou não, se é adequada ou não.


Se fosse tudo justo e adequado como dizes, os preços também deveriam baixar quando o preço do barril baixa, e isso não acontece.

MarcoAntonio até parece que não compras combustivel, a defenderes assim as gasolineiras. É claro que para as gasolineiras e seus accionistas estes aumentos são optimos, mais lucros e maior valorização da empresa. :mrgreen:

Cumprimentos.
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por MarcoAntonio » 18/5/2008 1:33

limpaesgotos Escreveu:MarcoAntonio, então achas normal todas as gasolineiras incrementarem os preços de um valor identico, no mesmo dia e á mesma hora? Até parece que combinam. Eu não acho normal, isto não tem nada a ver com Espanha mas sim com a autoridade da concorrência que a meu ver deveria estar mais atenta!


Limpaesgotos, isso interessa para quê? O que é que interessa a hora a que sobem?

O que interessa é se a subida é justa ou não, se é adequada ou não. E é. As subidas em Portugal são iguais ao resto da Europa e enquadradas com a subida do Crude (aliás, como já disse várias vezes, até tem estado mais barata do que em Espanha muitas vezes.

A única coisa que nos penaliza é a carga fiscal!

Continuam-se a acenar com fantasmas...

Os preços antes dos impostos em Portugal estão perfeitamente correctos e perfeitamente em linha com o dos outros países europeus.
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por sargotrons » 18/5/2008 1:22

MarcoAntonio Escreveu:O que são escanadalosas não são as subidas e a Autoridade da Concorrência não tem nada que ver com o assunto...

...Fora os impostos as subidas têm sido normais. Com os impostos, estamos no grupo dos mais caros porque temos uma das cargas fiscais mais pesadas (somos para aí o 3º ou 4º da Europa dos 15). Coisa que nem é de agora ou destes aumentos, já é assim há bastante tempo...


Estou curioso se a Autoridade da Concorrência na apresentação do seu estudo vai focar na real causa do preço absurdo, os impostos!

Esta desinformação só tem um interessado, o Governo que ainda teve a cara de pau de pedir uma investigação!

Os do governo lá andam a 200km/h nas autoestradas; querem fazer boicote ao consumo? Reduzam as velocidades e adaptem a velocidade à que o trânsito permite, menos consumo, menos perigo, menos poluição!
Não faz mal!...
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por limpaesgotos » 18/5/2008 1:01

MarcoAntonio Escreveu:O que são escanadalosas não são as subidas e a Autoridade da Concorrência não tem nada que ver com o assunto.


MarcoAntonio, então achas normal todas as gasolineiras incrementarem os preços de um valor identico, no mesmo dia e á mesma hora? Até parece que combinam. Eu não acho normal, isto não tem nada a ver com Espanha mas sim com a autoridade da concorrência que a meu ver deveria estar mais atenta!

Até porque a empresa que aumentasse primeiros os preços, inicialmente iria ficar prejudicada, é por isto que digo que há materia para a AdC.

Cumprimentos.
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