Caldeirão da Bolsa

Falem dos vossos métodos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Deepblue » 6/3/2008 15:39

No meu caso, vejo em primeiro lugar qual a tendência primária e de momento, olho depois para os fundamentais de cada acção e apenas para aquelas que tenham bom volume.

Tenho em conta a fase que atravessa o sector do activo que pretendo adquirir.

Depois através de A.T. (gráfica e de indicadores) e apenas a mais simples e consensual (LT's, Suportes, Resistências, topos e Fundos, um ou outro indicador de momentum e o cruzamento de MM (20 c. prazo, 50 m. prazo e 100/200 l. prazo), escolho a altura de entrar se tudo o que ficou para trás me agradar.

Com isto tudo, acho que aumentei para 51% a probabilidade de ganhar num investimento. Sendo que se mandar uma moeda ao ar tenho apenas 50%, sinto-me cheio de esperança cada vez que invisto, lol.
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."

Registado: 17/1/2008 22:19

por Branc0 » 6/3/2008 12:32

rsacramento Escreveu:se shortar for andar de mota, ainda uso andarilho; como é que shortam: ou seja, é tal e qual como entrar longo, mas ao contrário? apenas no intraday? usam warrants? (já li aqui que isso não é muito de fiar...)

Se usares CFDs é praticamente a mesma coisa que estar longo a nível temporal (podes ter a posição o tempo que quiseres).

A principal diferença é que pagas um spread que varia consoante a corretora. Quanto a Warrants nunca me dediquei a percebe-los de forma que não uso e sinto-me perfeitamente satisfeito com os CFDs
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por rsacramento » 6/3/2008 12:28

se shortar for andar de mota, ainda uso andarilho; como é que shortam: ou seja, é tal e qual como entrar longo, mas ao contrário? apenas no intraday? usam warrants? (já li aqui que isso não é muito de fiar...)

Registado: 29/11/2007 12:50

por Branc0 » 6/3/2008 11:52

Para mim, desde que o activo tenha liquidez a análise é toda baseada nas mesmas ferramentas.

Torna-se também complicado quando as cotações são pequenas (<10 EUR/USD) de forma que prefiro não olhar para estas (com algumas excepções na nossa praça que apesar do preço têm bastante liquidez).

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por rsacramento » 6/3/2008 11:11

Faz sentido conhecer muito bem um activo e explora-lo ao maximo?
Ou é mais fácil pegar em 50 acções e tentar descobrir a melhor?
a minha resposta é puramente teórica (já q não tenho a prática, embora seja uma questão para a qual procuro resposta): a primeira parece-me excelente; quanto à segunda, também parece boa ideia seguir um punhado de acções, para que, quando o oportunidade surga, já se esteja familiarizado com o seu comportamento, caprichos, etc
só mais uma coisa: parece desaconselhável o facilitismo, de modo que escolher o mais fácil pode estar longe do conveniente...

por Bala » 6/3/2008 8:25

Adrox Escreveu:Faz sentido conhecer muito bem um activo e explora-lo ao maximo?

O melhor melhor mesmo é as duas coisas. :idea:

Imagina um exemplo: vês um gráfico, e entras somente porque estavas numa "zona de compra" com "setup ideal". No dia a seguir saem os resultados, que caso pesquisasses saberias em antecipação que seriam negativos...

O que eu costumo fazer é ver uns quantos gráficos de activos(depende do dia 20, 50, 100...) E quando acho alguma coisa bastante boa para comprar/vender analiso os fundamentais e exploro a empresa mais um bocado.

Naturalmente passado algum tempo acaba-se por especializar em uma dúzia de acções, mas nada de sério. :wink:

A cena é que, uma pessoa passa uns meses a escolher um carro, e muitos têm a tendência de investir 10X mais numa acção em minutos... :? (Edwin Lefévre)

Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por Adrox » 6/3/2008 1:39

Retomando este tópico, uma técnica que estou a usar neste momento é concentrar-me num Indice (neste caso o DAX) e estuda-lo muito bem (AT).
E com base nesse estudo tentar abrir posições de 1 ou 2 dias a tentar apanhar estas tendencias curtas.

Faz sentido conhecer muito bem um activo e explora-lo ao maximo?

Ou seja, é "melhor", investir por exemplo num Indice que se conheça bem, e que se tenha dominio, dentro do possivel. É impossivel saber a 100% o que vai acontecer...

Ou será melhor analisar por exemplo ao fim-de-semana umas dezenas de acções e dentro dessas escolher a "melhor", mesmo que depois de escolhida se faça uma analise cuidada. É sempre diferente a uma acção/indice que nós já conhecemos do dia-a-dia,e saibamos como reage às varias noticias/comportamentos do mercado.

Sinceramente pelo DAX estou a conseguir "prever" alguns movimentos curtos (sorte de principiante?).

Claro que um pouco de volatilidade ajuda, para estes trades curtos renderem :)
E o que não tem faltado nos mercados ultimamente é volatilidade.

Agradeço que mais que respondam sim ou não, dêm razões e argumentos :)

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por scpnuno » 3/3/2008 15:33

( eu disse!! mas essas mentes perversas pensaram logo noutras coisas!! que fazer? é o Pepe Rápido him self)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 15:23

Ah... menos de um minuto. Sabes que a prática ajuda muito nestas coisas. São mais de 10 anos a ver mais de 200 gráficos por noite.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por rsacramento » 3/3/2008 15:17

estava a pensar no tempo que levas a encontrar suportes/resistências, LTs e depois disso tudo, tomar uma decisão

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 15:11

já agora, desde abrires o gráfico duma acção que desconheces até tomares uma decisão de entrada (descontando a parte da AF) quanto tempo, em média, demoras a fazê-lo?

Confesso que não entendi bem a pergunta. Tudo depende da situação técnica da acção. Há gráficos que olhas e que no instante seguinte tens um "setup" perfeito para negociares. Outros gráficos que tenho na minha base de dados, estão lá há cerca de 10 anos, analiso-os diariamente e nunca os negociei...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Branc0 » 3/3/2008 14:57

Oi, se seguires o link na minha assinatura tens nas primeiras paginas os metodos que uso / usei estando actualmente reduzido a padrões de price action em conjunção com níveis de Fibonnaci (deixei alguns dos métodos expostos nesse topico entretanto).

Não quero dizer que os devas usar já que estou alavancado e a minha carteira tem uma volatilidade que não será confortável para a maior parte dos investidores (e eu vejo-me mais como especulador... qualquer dia terei que investir em qualquer coisa para não ficar mal visto ;))

por rsacramento » 3/3/2008 14:54

P.S. Prometo que me vou portar bem a partir de agora
:cry:

por scpnuno » 3/3/2008 14:50

rsacramento Escreveu:inteiramente verdade
já agora, desde abrires o gráfico duma acção que desconheces até tomares uma decisão de entrada (descontando a parte da AF) quanto tempo, em média, demoras a fazê-lo?

O Ulisses, com a experiencia que tem, é rapido. Assim do tipo "vai ser tão bom, não foi"

(isto foi a minha vingança por dizeres que todo o forum é pudico menos eu)

Mas acredita que o Ulisses já tem muito com que se entreter com as acções que conheçe...

Abraços

P.S. Prometo que me vou portar bem a partir de agora
Podes não chegar á Lua

por rsacramento » 3/3/2008 14:45

inteiramente verdade

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 14:38

rscaramento, da minha parte acho que tenho, diariamente, através das análises mostrado a forma como procuro analisar cada acção ou índice...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 3/3/2008 14:10

bom, concluo que são todos muito púdicos... :wink:

Re: Falem dos vossos métodos

por scpnuno » 3/3/2008 13:11

rsacramento Escreveu:deixo aqui o convite a todos aqueles que queiram partilhar connosco os seus métodos, técnicas, sistemas, sei lá

Espero que te estejas a referir ao mercado / negociação :shock:
Não vais querer saber metodos, tecnicas, etc de mais coisa nenhuma, pois não????

rsacramento Escreveu:começando por mim, estou numa de paper trading: peguei numa acção totalmente desconhecida (Saint Gobain), puxei-a para o passado, analiso-a dia a dia, anoto as minhas decisões, avanço um dia, e por aí fora...

Caro, se achas essa acção desconhecida, vai ver este topico
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ght=gobain

(o topico está classificado para maiores de 18, mas a culpa não é da acção,)

rsacramento Escreveu:o método que estou a testar chama-se Impulse Trading e encontrei-o num livro que ando a ler (Come into my trading room, de Alex Elder); a ideia é aproveitar o momentum (tipo toca e foge) e para isso há um conjunto de regras e também de indicadores (este link dá uma ideia
http://www.investopedia.com/articles/trading/03/092403.asp)

com tudo isto já aprendi alguma coisinha acerca de: como entrar e sair, em termos de optimizar lucros vs minimizar perdas, e de como usar e estabelecer stops, para além de naturalmente ter ganho alguma experiência com as surpresas dos preços e o grau de fiabilidade dos indicadores

Eu vou ler isso, a ver se está de acordo com os meus impulsos...
Lá menciona alguma coisa sobre o impulso de esganar os gajos dos bancos quando os sites deixam de funcionar?

Abraços
Podes não chegar á Lua

Falem dos vossos métodos

por rsacramento » 3/3/2008 13:04

deixo aqui o convite a todos aqueles que queiram partilhar connosco os seus métodos, técnicas, sistemas, sei lá

começando por mim, estou numa de paper trading: peguei numa acção totalmente desconhecida (Saint Gobain), puxei-a para o passado, analiso-a dia a dia, anoto as minhas decisões, avanço um dia, e por aí fora...
o método que estou a testar chama-se Impulse Trading e encontrei-o num livro que ando a ler (Come into my trading room, de Alex Elder); a ideia é aproveitar o momentum (tipo toca e foge) e para isso há um conjunto de regras e também de indicadores (este link dá uma ideia
http://www.investopedia.com/articles/trading/03/092403.asp)

com tudo isto já aprendi alguma coisinha acerca de: como entrar e sair, em termos de optimizar lucros vs minimizar perdas, e de como usar e estabelecer stops, para além de naturalmente ter ganho alguma experiência com as surpresas dos preços e o grau de fiabilidade dos indicadores

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Google [Bot] e 141 visitantes