Caldeirão da Bolsa

Sentido do mercado???

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por marijon2 » 1/3/2008 19:10

Ulisses

Qual é a tua opinião no momento?
Estamos no fim da correcção ou o pior ainda está para vir?

Obrigada pela opinião

Bjs

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por FCMUXOS » 1/3/2008 18:43

Olá a todos! Em primeiro lugar qeria dar os parabens a este forúm. Sou um novato nestas andanças e para a minha sorte entrei logo num período
favorável...eheheh.
Que isto vai mal, já toda a gente sabe, até porque estamos em estado bear. É claro que os indicadores são muito maus, mas será que os indicadores dos paises europeus serão assim tão maus? Que os EU tenham uma grande dívida, isso é certo. E os paises europeus? Naõ sei onde isto tudo vai parar mas na minha opinião uma cartada dos paises europeus que ainda não foi lançada será o de se endividarem. Por isso mesmo é que é bom controlar o défice. Não estou certo? aguardo opiniões.

PS - mais uma vez, obrigado a todas as pessos que fazem parte deste forúm...tenho lido e vou continuar a ler os vossos posts, já que são uma grnade fonte de aprendizagem

Vamos ver como vai ser 2.ª feira

Registado: 29/1/2008 2:13

por iurp » 1/3/2008 17:15

AFP le 01/03/2008 15h22
Déprimée, Wall Street risque de chanceler avec l'emploi la semaine prochaine

La Bourse de New York, le 18 janvier 2008
© AFP/Getty/Archives Mario Tama
Alors que bruissent les rumeurs de stagflation, la Bourse de New York devrait être fixée la semaine prochaine sur l'état de l'économie américaine, avec la publication du rapport sur le marché du travail, l'une des mesures de la vitalité de l'activité économique.

Au cours de la semaine écoulée, marquée par une progression de l'inflation et un effondrement de la croissance à son plus bas niveau depuis 2002, l'indice vedette Dow Jones a perdu 0,92%, pour finir à 12.266,39 points.

Le Nasdaq, à forte composante technologique, a aussi connu une semaine terne (-1,38% à 2.271,48 points), de même que l'indice élargi Standard and Poor's 500, qui a cédé 1,66% à 1.330,63 points.

Le marché obligataire s'est en revanche distingué. Le rendement du bon du Trésor à 10 ans a baissé à 3,534%, contre 3,790% vendredi dernier, et celui à 30 ans à 4,420% contre 4,582%.

Par rapport au désastreux mois de janvier, Wall Street a mieux résisté en février. Le Dow Jones n'a cédé que 3,03%, contre 4,03% en janvier, le Nasdaq 4,95% (contre 9,89%) et le SP 500 3,47% (contre 6,12%).

Wall Street a enregistré toutefois son quatrième mois consécutif de baisse.

"La confiance a disparu, les choses vont vraiment mal", explique Mace Blicksilver (MarbleHead Asset Management).

Et d'énumérer le baril de pétrole, qui a dépassé le cap historique des 103 dollars, et le dollar descendu à 1,52 dollar pour un euro, un plus bas depuis le lancement de la devise européenne en 1999.

"Comment expliquer que malgré une garantie de baisse des taux d'intérêt, les investisseurs vendent (les actions) au lieu d'en acheter", s'interroge l'analyste.

Le président de la banque centrale (Fed), Ben Bernanke, a clairement ouvert la porte, mercredi et jeudi, à un assouplissement supplémentaire du loyer de l'argent pour stimuler l'activité économique.

De façon traditionnelle, avancent les analystes, l'éventualité d'une réduction des taux d'intérêt favorise le dynamisme de la Bourse.

Or "la stagflation est devenue la nouvelle crainte des investisseurs. Ils redoutent que la Fed ne soit sur une corde raide, entre trop baisser ses taux et laisser bondir l'inflation, ou ne pas baisser assez et faire plonger l'économie en récession", résume Ethan Harris (Lehman Brothers).

Pour Alec Young de Standard and Poor's, "la plupart des signaux sont au rouge". "On attend désormais l'emploi, qui doit nous renseigner où se situe l'économie".

Les analystes s'accordent pour dire que la publication de ces données, prévue vendredi, sera le rendez-vous crucial pour les investisseurs.

Si ces données sont plus mauvaises que prévu, "la sanction sera immédiate: une fuite des fonds d'investissement de la Bourse", prédit Lindsey Piegza de FTN Financial.

Ce scénario "catastrophe" signifierait que "l'économie est entrée en récession et que le plan gouvernemental de relance de l'économie, qui ne sera effectif qu'au second semestre, va arriver trop tard et ne sera pas suffisant", souligne pour sa part M. Young.

Premier moteur de la croissance, la "consommation s'essouffle, des milliards de dépréciations d'actifs sont encore attendues chez les banques, l'immobilier continue de s'effondrer, si l'emploi sombre à son tour, on ne pourrait plus dire qu'on peut éviter la récession", développe-t-il.

Dans l'agenda boursier, on trouve aussi mercredi l'enquête du cabinet privé ADP sur l'emploi, un avant-goût des chiffres officiels, les indices mesurant l'activité dans les services (mercredi) et l'industrie en février (lundi).

Les investisseurs suivront aussi les chiffres sur les ventes de logements existants en janvier (jeudi) et les discours des différents responsables de la Fed, dont un de M. Bernanke mardi.

Registado: 23/1/2006 23:54

por iurp » 29/2/2008 22:47

iurp Escreveu:Acho que o sinal vai ser dado quando os EE UU deixarem de fazer a recuperação após o fecho dos mercados europeus. Aí talvez tudo se complique.

Abraço

Lá teria que acontecer. A trama estava a ser bem feita. Mas quase que era uma certeza. Lá terão que vir medidas de emergência!!! Já não sei quais. Porque se descem mais a taxa de juro, com a suposta subida da inflacção, onde vai isto parar? Onde alguns só vêem abrandamento, outros já vÊem a recessão instituída.Que será bem forte, segundo há poucos dias dizia Greenspan. Penso que teremos os mercados a ir testar mínimos e depois...depois...os republicanos não vão entregar de mão beijada aos democratas. É que a luta nas eleições também pode passar pelos mercados financeiros.

Abraço

por balta » 29/2/2008 0:04

É mesmo, isto está muito complicado. Falo não só dos mercados, mas atendendo ao que se passa no dia a dia, cada um a seu modo claro está mas o sentimentos que me chega da-me a sensação e isto prolonga-se já desde 2002, ou até antes, de que quando parece que está tudo a querer arrancar, lá vem a desgraça mais uma vez. No entanto e diga-se a verdade não foram os Americanos e mais recentemente os Alemães, isto ainda estaria pior. No entanto estas duas economias e o Japão, estão com problemas conjunturais, cada uma a seu estilo, mas também estruturais, mais não seja o prolongar do desemprego acentuado, na Europa, com o crescente peso social e axfixia do investimento público, um vez mais cada um à sua medida, e na América o peso do crédito na carteira da família e subsquente abrandamento do consumo, pelo que juntando a isso a dificuldade da competição do factor trabalho, dos países emergentes, e de acréscimo com aumento do peso dos combustíveis gerando inflação multiplicativa, bem este cenário já chega para levantar problemas a uma bolsa que está exactamente no ponto de equilíbrio entre tudo isso e o que são as prespectivas de crescimento futuro, que diga-se de passagem não fossem estes problemas aos quais dou particular relevo, os combustíveis, insegurança externa, e desemprego, isto estaria muito bom (menos para o ambiente), pois o crescimento exponencial dos BRIC, e outras zonas do globo que despertam neste globalismo imparável, há pois que dar também esse crédito às novas gerações e por que não acreditar que esse peso possa suster já os mercados financeiros por aqui, sem não antes concerteza ainda dar uns safanões para ambos os lados, por forma a diparar num dos sentidos quando menos se espere. Agora atendendo ao momento mantenho-me como a a maioria acho eu, que é tentar apanhar o lado certo com o menor impacto negativo inicial.
Não sei se era bem isto que queria dizer, mas acrescento que por vezes é complicado tecer comentários sem pormos o pé em ramo verde, pelo que situações como o MC Donalds, possa dizer isso é mais a responsabilidade de quem leve essas palavras a sério ou não, pelo que até desculpo, e isto sem me quere intrometer em nada na política do caldeirão, fórum que muito aprecio e que acompanho desde a sua criação ou quase pelo que mereçe-me todo o respeito e que assim continue, embora escreva raramente.
Cumprimentos.

Registado: 6/4/2005 10:39

por nov71 » 28/2/2008 23:18

Mas alguem liga ao que o Sr. Bush neste momento diz ou pensa...?!

Ele ja esta mais preocupado com o Rancho do que com a Presidencia.

Ainda existem grandes tachos por esses mndo fora..

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

por iurp » 28/2/2008 23:05

Bush descarta recessão nos EUA, mas admite abrandamento

O presidente norte-americano, George W. Bush, descartou esta quinta-feira que os Estados Unidos estejam a caminho de uma recessão.
«Não há dúvidas que a economia abrandou, mas não creio que estejamos a caminho de uma recessão», referiu Bush numa conferência de imprensa.

Esta quinta-feira, o Departamento do Comércio manteve os dados referentes ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2007, indicando uma expansão de 0,6%, o que coloca o crescimento económico do ano passado nos 2,2%, o nível mais baixo desde 2002

in "diario digital"

Pelo menos uma certeza já tem - o abrandamento. A recessão, que segundo Greenspan será bem pior que as últimas, só a verá depois de sair da presidência.

por cest » 28/2/2008 17:13

Ulisses Pereira Escreveu:Também é, mas nem é isso a que me estou a referir. Para ti, é indiscutível que o estado da economia mundial vai piorar nos próximos tempos, mas para outros a opinião é exactamente o inverso. Ou seja, não é consensual que o cenário macroeconómico seja tão mau como tu acreditas. Ou seja, nem estamos a falar de "timing", estamos a falar de perspectivas diferentes.

Um abraço,
Ulisses

Se bem percebo eu estou a analisar com os indicadores existentes e o mercado funciona em antecipação é isso? Claro, relativamente à divergencia entre mim e outros forenses já compreendi. Penso que quem conseguir calcular o que virá a seguir leva vantagem. Por mim só quando a construcção de novas casas nos EUA mostrar uma inversão, na medida em que tudo depende desse factor, foi onde tudo começou. E essa inversão ainda não deu sinais, como tal não vejo como possa haver razões (par alem de uma situação referente a análise tecnica) para que os mercados subam. Que outros factores concretos podem levar a crer que os mercados subam? Os indicadores não tem sido um descalabro? Não é questão de acreditar é unica e simplesmente uma constatação de factos, e creio ainda (perdoem-me se estiver errado) que desta vez nem o abaixamento das taxas vai segurar os mesmos.

Registado: 29/11/2007 2:36

por Mariachi » 28/2/2008 17:11

Boas

Enfim, agora confirmo que há aqui pessoas que só estão bem a criticar os outros e nada contribuem para que se aprenda algo... Para alem disso são arrogantes e não percebem que o lugar deles não é aqui.
I love McDonalds, isso não será excesso de hamburgers???

Até a vista e para a próxima tenta trazer alguma coisa nova a esta comunidade. De arrogantes já estamos fartos.

Registado: 25/6/2007 11:05

por Ulisses Pereira » 28/2/2008 15:21

Assim será.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por I love McDonalds » 28/2/2008 15:18

Ulisses Pereira Escreveu: É o último aviso que aqui te deixamos: Ou modificas a tua forma de estar e respeitas as opiniões diversas dos outros ou o Caldeirão não é o espaço adequado para ti.

Ulisses

Ulisses, você pode deixar os avisos que bem entender. Se me expulsar, basta registar-me novamente. Não há nada mais simples que isso.

Cumps.

Registado: 10/1/2008 21:19

por Ulisses Pereira » 28/2/2008 15:16

I love McDonalds, quando alguém está pessimista, sistematicamente intepelas essa pessoa com acusações desse género. É o último aviso que aqui te deixamos: Ou modificas a tua forma de estar e respeitas as opiniões diversas dos outros ou o Caldeirão não é o espaço adequado para ti.

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por iurp » 28/2/2008 15:12

I love McDonalds Escreveu:iurp, tendo em conta todas as tua mensagens, já deu para ver que estás fora do mercado e tua intenção é que tudo caia para poderes comprar barato. Ou não é assim ? :roll:

Se tivesse a certeza que o mercado ia cair, comprava uns puts ou cfds. Como as dúvidas são muitas, estou quieto. Tanto me faz que suba ou desça.Pode-se ganhar dinheiro dos dois lados.

abraço

por I love McDonalds » 28/2/2008 15:09

iurp, tendo em conta todas as tua mensagens, já deu para ver que estás fora do mercado e tua intenção é que tudo caia para poderes comprar barato. Ou não é assim ? :roll:

Registado: 10/1/2008 21:19

por iurp » 28/2/2008 14:54

Acho que o sinal vai ser dado quando os EE UU deixarem de fazer a recuperação após o fecho dos mercados europeus. Aí talvez tudo se complique.

Abraço

por Ulisses Pereira » 28/2/2008 14:40

Também é, mas nem é isso a que me estou a referir. Para ti, é indiscutível que o estado da economia mundial vai piorar nos próximos tempos, mas para outros a opinião é exactamente o inverso. Ou seja, não é consensual que o cenário macroeconómico seja tão mau como tu acreditas. Ou seja, nem estamos a falar de "timing", estamos a falar de perspectivas diferentes.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por cest » 28/2/2008 14:31

Ulisses, até aí tudo bem, o grande problema de todos é saber o timing exacto em que os mercados reagem aos fundamentos ou não? E aí confesso que tenho grandes dificuldades.

por Ulisses Pereira » 28/2/2008 14:29

cest, a questão é que os fundamentais para ti apontam para uma correcção e para outros apontam para uma recuperação. Acho que os dois primeiros posts deste tópico são bem elucidativos desta divergência de opiniões.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por cest » 28/2/2008 14:22

Isto mais cedo ou mais tarde tem de rebentar, a bolha está a ficar grande, eu vou voltar a repetir o que já disse em outros tópicos. Petróleo nos $100, aumento da inflação, diminuição do poder de compra, aumento do endividamento á banca, menos casas novas construidas e tudo isto num curtíssimo espaço de tempo.Tambem já sei que é o mercado a fazer a sua lei que é a análise tecnica que conta blá blá blá, mas não vai tudo isto mais cedo ou mais tarde convergir com os fundamentos? É uma pergunta que deixo aqui no ar.

por iurp » 28/2/2008 14:06

A citação que fiz foi para enquadrar aquilo que escrevi á frente. A credibilidade é dada por cada um de nós em função duma variabilidade de parâmetros que constitui o nosso "background" nesta área. e isso é assunto que não vale a pena discutir. Mais importante do que isso são os dados que vêm para o mercado. E esses todos que têm saído e que, na generalidade não são bons, penso que são reais, ou então estaríamos perante um grande embuste.espero que não.

Quanto ao resto...por mim pode subir ou descer que eu vou continuar de fora. E já que não ganho nem perco, que os meus amigos caldeireiros façam excelentes negócios para juntar as mais valias ao seu pecúlio.

abraço

por TP1 » 28/2/2008 13:58

Ulisses Pereira Escreveu:TP1, o que é que queres dizer com "quem é mais credível"?

Um abraço,
Ulisses

Os Bancos ou analistas. Claro :shock:
O Fortis Private Banking, ou o Barclays Capital.
O que havia de ser?

Registado: 30/11/2007 21:13

por paulodias796 » 28/2/2008 13:57

só dou 2 exemplos.. a BRISA tem um PER de 30 +/- e a EDP tem um PER de 16,60.. isto é estar subvalorizado? vou usar as palavras do muito querido por alguns de vós Warren Buffett ou a empresa vai ter crescimentos fantasticos ou entao está cara.. agora coloco a questao a BRISA vai duplicar os lucros ou assim nos proximos anos? no pais em que estamos e com a Economia Mundial em visivel abrandamento senao mesmo recessao? pois.. nao tou a ver muita gente a andar de Auto-Estrada quando nem pão pode comprar.

Registado: 6/1/2007 15:05

por Ulisses Pereira » 28/2/2008 13:54

TP1, o que é que queres dizer com "quem é mais credível"?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por TP1 » 28/2/2008 13:50

Quem é mais credível?

Barclays Capital
"A crise financeira está perto do fim"
O director do Barclays Capital, o banco de investimento do grupo britânico, acredita que a crise financeira está mais perto do seu epílogo, do que do início. Numa conversa com jornalistas em Lisboa, onde reuniu com o Governo e as empresas activas na emissão de obrigações, John Winter afirmou que as acções desceram já para níveis confortáveis, e deverão recuperar até ao fim do ano. O mercado português estará mesmo "subvalorizado".

--------------------------------------------------------------------------------

André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt

O director do Barclays Capital, o banco de investimento do grupo britânico, acredita que a crise financeira está mais perto do seu epílogo, do que do início. Numa conversa com jornalistas em Lisboa, onde reuniu com o Governo e as empresas activas na emissão de obrigações, John Winter afirmou que as acções desceram já para níveis confortáveis, e deverão recuperar até ao fim do ano. O mercado português estará mesmo "subvalorizado".

Recorrendo ao futebol como analogia, o responsável do Barclays Capital considera que, no que toca à crise financeira, "não estamos nos descontos, mas também não estamos na primeira parte ". "Vamos aí com 50 a 70 minutos de jogo. Estamos perto do fim do jogo", afirma.

Questionado sobre se os bancos ainda vão anunciar a amortização de elevadas perdas decorrentes da crise no mercado de crédito, John Winter não afasta essa possibilidade. Mas acredita que "não haverão grandes surpresas". A menos que os Estados Unidos entrem em recessão, mas essa não é a previsão do banco.

O que mudou desde o início da crise? "No início, os investidores foram surpreendidos com o nível de risco que existia nos balanços dos bancos. Agora existe uma maior consciência em relação aos riscos".

John Winter, que se considera um "optimista cauteloso", afirma que "os mercados accionistas podem já ter atingido o nível mais baixo". "Mas mesmo que não o tenham atingido, deverão fazê-lo em breve", afirma. "Acho que os preços das acções estão num nível mais confortável do que há seis meses", considera. Ainda assim, diz que não prevê "um ano de forte crescimento nas acções".
Editado pela última vez por TP1 em 28/2/2008 17:15, num total de 4 vezes.

Registado: 30/11/2007 21:13

Sentido do mercado???

por iurp » 28/2/2008 13:46

"A precaução está a dominar o cenário", referiu Guillaume Duchesne, estratega no Fortis Private Banking, citado pela agência Bloomberg, que acrescentou que "as previsões dos analistas nos últimos trimestres têm sido optimistas. Arriscamo-nos a revisões significativas de resultados na Europa. O contexto não é favorável para as acções."

Parece que se está a formar uma "bolha" nesta zona de negociação. Os dados da outra banda têm sido maus e nada faz cair isto!!!
As entidades dos EE UU estão a criar aqui uma teia que vamos ver quem, disciplinadamente, não se mete nela. Acham mesmo que vai ser possível continuar a descer a taxa de juros com a inflacção a subir? É que alguém vai pagar isso, e no curto prazo - 6 a 9 meses.As bolsas têm -se aguentado porque uma parte boa dos rendimewntos dos americanos vem exactamente das mais valias. E se também isso falhar, adeus republicanos.Não percebo como naquela economia é possível tanta intervenção "estatal".!!!

Vamos ver o fim disto.

abraço

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], iniciado1, Phil2014, rg7803 e 78 visitantes