Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ajuda sobre CFD´s

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 12/2/2008 21:19

Os stops são problemáticos em qualquer produto alavancado, NGRO.

Por exemplo, em CFD's, Futuros e Forex quando ocorrem gap's os stops podem não adiantar de muito (no limite um investidor pode ter stops e estes nunca chegarem a ser activados... quando o investidor "dá por ela" já está falido e se for necessário devedor à corrretora).

É claro que são situações limites. De qq das formas eu queria frizar que se tratam de questões de risco e que não se resolvem com "stops". Tudo depende do risco a que te submeteres (o problema dos warrants também não é o facto dos stops não serem grande ferramenta para eles nem seriam os stops que iriam resolver os problemas inerentes aos warrants).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por NGRO » 12/2/2008 21:09

Fibonacci Escreveu:
Yavanna979 Escreveu:A tal probabilidade zero...acontecem e os menos informados ficam com as grandes perdas.

Livro recomendado: "The Black Swan: The Impact of the Highly Improbable" de Nassim Taleb.

Mais informações aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_swan_theory

Fibo

Penso que uma das grandes vantagens dos CFD's em relação aos w e tw para além das já mencionadas são os stops. E trabalhar alavancado sem stops deve ser igual a apontar uma arma à cabeça!

Registado: 29/11/2007 11:02

por Fibonacci » 12/2/2008 19:25

Yavanna979 Escreveu:A tal probabilidade zero...acontecem e os menos informados ficam com as grandes perdas.

Livro recomendado: "The Black Swan: The Impact of the Highly Improbable" de Nassim Taleb.

Mais informações aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_swan_theory

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Yavanna979 » 12/2/2008 18:49

Obrigado Fibo....

Concordo plenamente em que é preciso saber como funcionam ou como se avaliam produtos.

Eu pessoalmente acho os CFD's melhores para fazer intraday em subjacentes com pouca volatilidade (menor risco de gap) e para tentar ganhar em movimentos pequenos sem me preocupar com volatilidades implícitas. Para títulos mais voláteis prefiro turbos ou warrants, mesmo intraday...assim pelo menos sei o meu máximo risco no worst case. Por exemplo quem achou que a Societe Generale estava barata e ficou longo em CFDs quando saiu a notícia da bela obra de arte do Sr. Jerome deveria dar tudo por ter tido investido em turbos ou vanilla warrants. Nos turbos teria perdido tudo, nos vanilla poderia esperar a recuperação porque já não iria perder mais. Nos CFDs apanharia um grande margin call, se calhar mais do que tem para pagar, e só queria estar no intraday.

Quando se investe com alavancagem é preciso saber exactamente com o que se está a lidar. Sendo intraday ou não, o mais perigoso é ter confiança a mais e descarar as tais "probabilidade zero"....tipo, aquelas tangas que típicos "Financial Advisors" dão para venderem seus produtos: "Mas este produto estructurado sobre o BCP é fantástico, paga um cupão de 20% em 2 anos, é quase garantido. O Senhor só tem o risco se o BCP cair abaixo de 3€, agora está a 4,20€...alguma vez o BCP vai cair!!!"...quem diria em Junho do ano passado que iriamos ver o BCP abaixo de 2€?? A tal probabilidade zero...acontecem e os menos informados ficam com as grandes perdas.

Isto tudo só para alertar os "mais novos" para terem cuidado e analisarem quais os riscos a que querem realmente estar expostos...o instrumento errado no momento errado e financiado com crédito (alavancagem) pode destruir um património que durou anos a construir em apenas segundos.

O mercado está difícil, contudo com belas oportunidades de investimento.

Boa sorte a todos!

Registado: 1/2/2008 14:25

por Fibonacci » 12/2/2008 18:08

Yavanna979 Escreveu:Olá,

Uma das maiores vantagens dos turbos nem foi mencionada ou posta como uma desvantagem (Redhot): a barreira knock out!!!

A barreira knock out é uma grande vantagem dos Turbos face aos CFDs. O risco de gap fica assim nas mãos do emitente.
Imaginem um investidor com Turbo Put sobre o BCP (barreira 2€) e outro curto em CFDs. Se hoje à noite sair uma notícia de OPA sobre o BCP a 3€, quem é que fica mais entalado? O investidor dos Turbos perde tudo, é verdade...se investiu 1000€ perde 1000€. Quanto iria perder o investidor dos CFDs com a mesma alavancagem? Diria que iria perder uns 4000€...bem pior.

Comparar CFDs com warrants vanillas é como comparar futuros com opções/warrants...ou comparar o investimento em acção mediante financiamento com crédito e investimento nos warrants, são temas muito diferentes para situações completamente destintas.

Um CFD até se pode comparar com um warrant bem deep in the money (com delta 1). Aí vejo a vantagem no lado dos warrants: os CFDs têm uma margem bem alta (Euribor +x%) enquanto os warrants deep in the money quase só apresentam um spread à volta do fair price (Euribor flat).

Excelente resposta Yavanna!

Concordo com tudo. Mostras um conhecimento muito bom do funcionamento dos warrants.

Mas é necessário ajustar às necessidades que o investidor tem.

jlomu Escreveu:Assumindo que não se pretenda uma alavancagem muito elevada, com o objectivo de pequenos ganhos percentuais, negócios "rápidos" em "day trading"

Acho que a principal vantagem do CFD é a transparência que consegue transmitir ao mercado, mesmo nas suas desvantagens. «What you see is what you get». Não há mais histórias.

Mas para quem se sentir confortável / tenha conhecimento necessários para avaliar os warrants ou tenha estratégias que exijam warrants, não há dúvidas nenhumas em tradar esses activos.

Pessoalmente, a nível especulativo, prefiro CFD's.
Para estratégias mais dinâmicas, prefiro opções/warrants.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

por Yavanna979 » 12/2/2008 17:55

Olá,

Uma das maiores vantagens dos turbos nem foi mencionada ou posta como uma desvantagem (Redhot): a barreira knock out!!!

A barreira knock out é uma grande vantagem dos Turbos face aos CFDs. O risco de gap fica assim nas mãos do emitente.
Imaginem um investidor com Turbo Put sobre o BCP (barreira 2€) e outro curto em CFDs. Se hoje à noite sair uma notícia de OPA sobre o BCP a 3€, quem é que fica mais entalado? O investidor dos Turbos perde tudo, é verdade...se investiu 1000€ perde 1000€. Quanto iria perder o investidor dos CFDs com a mesma alavancagem? Diria que iria perder uns 4000€...bem pior.

Comparar CFDs com warrants vanillas é como comparar futuros com opções/warrants...ou comparar o investimento em acção mediante financiamento com crédito e investimento nos warrants, são temas muito diferentes para situações completamente destintas.

Um CFD até se pode comparar com um warrant bem deep in the money (com delta 1). Aí vejo a vantagem no lado dos warrants: os CFDs têm uma margem bem alta (Euribor +x%) enquanto os warrants deep in the money quase só apresentam um spread à volta do fair price (Euribor flat).

Registado: 1/2/2008 14:25

por manicospic » 12/2/2008 17:33

Como disse o Fibo, jogar a feijões e a cash não +e bem a mesma coisa.

Neste momento estou também a testar a plataforma gobulling pro, só tenho negociado cfd's, quer a shortar quer a comprar e até agora estou com um desempenho que eu considero excelente, ao passo que os meus negócios mesmo a cash estão de mal a pior!!!

Em relação à plataforma e em particular ao cfd's, considero que são um instrumento bastante útil, na medida em nos permite abrir várias posições precisando para isso investir pouco, conseguimos ter uma carteira variada e grande investindo pouco.

Acho que com as devida precauções o cfd é um instrumento que realmente permite retirar muitas vantagens do seu uso.

Registado: 16/10/2006 18:03

por Fibonacci » 12/2/2008 15:30

No BEST é a BEST Trading Pro, exactamente.

Mas aconselho vivamente a testarem primeiro a plataforma. Podem fazer o download gratuito em qualquer corretora que tenha esta plataforma (BEST, LJC, Dif, Orey,...) ou mesmo no site do Saxobank.com. É a mesma coisa. Até podem usar logins de um lado numa plataforma cujo download tenha sido feito de outro lado...

Depois de perceberem a plataforma e os instrumentos, é que podem, ou não, considerar a colocação de cash na plataforma. Aí comparam todas para ver as condições e segurança oferecida e escolhem uma.

Mas estas plataformas apresentam activos muito interessantes mas muito arriscados. E investir com cash não é a mesma coisa que brincar sem cash...

Fibo

por bráscubas » 12/2/2008 15:26

Obrigado pelos úteis esclarecimentos.
Sou cliente do Best e ainda estou a "digerir" o eventual interesse da dita "promoção"...Vamos a ver.
Para aceder aos CFD,s presumo que tenha de aceder à Best Trading Pro ? Alguma experiência e / ou sugestões nesta área ?
Agradecimentos

Registado: 15/12/2004 16:02

por Fibonacci » 12/2/2008 15:16

Para efeitos de especulação intraday, considero que deverás explorar os CFD's para ver se se adequa ao teu perfil.

Faz o download de uma das plataformas gratuitas e experimenta replicar o que fazes com warrants com CFD's. Vais ver que a plataforma do Saxo é muito boa para esse fim. Vai oferecer-te ferramentas muito boas.

No DAX, por exemplo, a margem exigida é de 5%, o que implica uma alavancagem de 20x. Se o DAX está a um determinado valor X, o CFD está a transaccionar a valores de X-y% e X+y%, em que y é um valor aceitável. A partir de um certo montante, não existe qualquer comissão. Por isso, é só comparares isso com o spread bid-ask dos warrants que usas com esse spread.
Por outro lado, num CFD não há maturidades para te preocupares, "gregas",... É linear. Se o subjacente sobe, o CFD sobe, e vice-versa.

Com os títulos é que poderá ser diferente e aí sim encontrares algumas desvantagens.
A dinâmica é a mesma mas:
- dependendo do título, por vezes a alavancagem é muito menor ou mesmo inexistente;
- por vezes, é muito limitada a possibilidade de shortar determinados títulos;
- o spread cobrado por vezes supera as comissões de um investimento directo no título;

É uma questão de experimentares. Vê nos sites e procura pela plataforma. Depois é "brincares um bocadinho".
A maioria das corretoras que disponibilizam esta plataforma têm bons sistemas de apoio online e offline. É uma questão de os chateares (se eles não te ligarem entretanto com a simpática pergunta: "vimos que fez o download da nossa plataforma. Posso ajudar em alguma coisa?").

Agora até há quem dê net gratuita e mesmo computadores para usar a plataforma... mas cuidado com as clausulas dessas promoções...

Fibo

por bráscubas » 12/2/2008 14:42

Fibo
Assumindo que não se pretenda uma alavancagem muito elevada, com o objectivo de pequenos ganhos percentuais, negócios "rápidos" em "day trading" ( literalmente sem sair da frente do ecran... ), negociando principalmente DAX e algumas acções nacionais ( JM, Galp, EDP, Sonae )tenho usado W,s e TW e interrogo-me se os CFD,s ( cujo funcionamento, vant. e inconv. desconheço )não seriam mais interessantes.
Imagino que variarão mais rápidamente com as variações do subjacente e com menor spread que os W e TW. É assim ?

Registado: 15/12/2004 16:02

Re: Ajuda sobre CFD´s

por redhot » 12/2/2008 13:01

afosag Escreveu:Alguem me sabe dizer se os activobank7 ou best trabalham com este tipo de produtos? Senao qual o banco que me aconselham? E quais os contras que este produto quando comparado com os TW?

Obrigado

O Best sim.
Nos TW's tens o KO que se atingido perdes tudo. Nos CFD's não.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por Fibonacci » 12/2/2008 12:49

afosag,

O BEST sim. Tem a plataforma Best Trading Pro, do Saxobank.

Em Portugal esta plataforma é ainda usada por outras entidades: LJC (GoBulling), Dif, Orey, entre outras.

Eu vejo diversas vantagens nos CFD's face aos warrants.
Contras depende do tipo de activos, alavancagem desejada e estratégias que necessitas de implementar. Existem coisas que consegues fazer com warrants melhor que com CFDs. Depende do que pretendes fazer.

Cumps,

Fibo

Ajuda sobre CFD´s

por afosag » 12/2/2008 12:42

Alguem me sabe dizer se os activobank7 ou best trabalham com este tipo de produtos? Senao qual o banco que me aconselham? E quais os contras que este produto quando comparado com os TW?

Obrigado

Registado: 19/11/2007 10:42

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], luislobs, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 149 visitantes