Caldeirão da Bolsa

E por falar no Cem... Grande tópico. Recomenda-se a todos.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 17/3/2008 0:37

Obrigado ao Cem e ao Crómio por ir buscar este tópico, ficou nos favoritos :wink:

Num dia em que, mais uma vez, fiz o enorme sacrifício de ver um jogo do glorioso, nada melhor que um bom tópico do Cem para recompor a moral :mrgreen: :mrgreen:

Boa semana para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Cem pt » 17/3/2008 0:16

Obrigado, amigo Crómio!
Infelizmente ainda não me retirei para as Caraíbas :) .
Este último ano em termos profissionais tem sido de uma exigência enorme em termos de quantidade de trabalho, pelo que não terei certamente dedicado ao trading o tempo e a atenção que gostaria.
Continuo no entanto a acreditar que se há caminhos possíveis de ser trilhados para se chegar ao Olimpo, a solução continua a residir numa mistura explosiva de um bom sistema de trading com um método de money management que faça sentido, cada vez tenho essa convicção mais e mais embrenhada.
O Metastock Pro continua a ser a minha plataforma básica de trading para o desenvolvimento dos indicadores dos sistemas de trading. Até pode haver outras melhores, mas já estou demasiado familiarizado com a linguagem das fórmulas e portanto não penso mudar.
Em relação ao money management estamos conversados, espero aplicar, logo que possa, o que preconizei neste pequeno artigo da "bomba atómica".
Se apanhar no exemplo do EURUSD uma boa tendência estável por muitas semanas e com algumas correcções pelo meio, seria sem dúvida o melhor cenário que me poderia acontecer.
Quanto ao sistema de trading que gera os sinais de compra e venda, repito talvez um pouco o que já anteriormente aqui referi: basicamente trabalha com 4 indicadores diferenciados em 2 time frames distintas, uma para longo prazo e outra para médio prazo.
Se estiverem as componentes de tendência em sintonia significa que nem questiono os motivos fundamentais, é fogo à peça na direcção apontada em simultâneo.
A maior novidade deste sistema recai na forma inovadora de poder aplicar os conceitos da piramidadgem controlada.
Para que isso fosse possível tive de construir um novo sistema de trading que levasse em conta exactamente a incorporação de uma componente oscilatória para correcções do mercado com algum significado em zonas de "make or break".
Ou seja, se o mercado retomar novamente o sentido da tendência aproveitam-se os lucros pontuais do reforço nas correcções, mas se o mercado continuar a contrariar a tendência dominante então sucede rapidamente o fecho das posições totais e a inversão da tendência de médio prazo.
Os patamares do reforço de posições oscilatórias coincidem com os de alavancagens adicionais para reforços de tendência das posições iniciais da trade. São bastante próximos dos níveis de inversão de tendência e daí a razão para aí se estabelecer o local optimizado do aumento do risco controlado da trade.
Isto agora parece um pouco complicado de explicar e por isso nada melhor do que tentar mostrar no exemplo do EURUSD como funciona o conjunto explosivo em termos práticos. Se calhar a experiência até pode ser uma verdadeira barracada, mas paciência, logo se vê, os testes preliminares que fiz são apesar de tudo bastante animadores, veremos!

Abraço amigo,
Cem

Registado: 4/3/2008 17:21

por Crómio » 16/3/2008 23:28

Cem,

Foi com muita satisfação que te vi regressar a esta tasca.

É que pensei que te tinhas retirado para uma ilha paradisíaca com o teu sistema a trabalhar e a enviar-te mensagens com os ganhos do dia...

Como apareceste de novo significa que infelizmente ainda não encontraste o sistema perfeito, mas parece-me que já faltou mais.

O sistema que apresentas parece-me (e não deve ser só a mim) um sistema com resultados muito positivos e de certeza feito com muitos testes... agora é o ácido...

A questão do money managment parece-me cada vez mais importante e estou convencido que é A Chave de um bom sistema.

Tenho muito interesse em sistemas, mas ainda estou a treinar a minha rede neuronal aos mercados, depois talvez me mande para esses voos tão interessantes.

Mas não te deixo sem te colocar uma ou duas questões:

Que primeira aproximação aconselhas aos sistemas? Que leitura?

Quantos indicadores (+-) utilizas nos teus sistemas?
É que tenho a sensação que quanto mais simples melhor funcionará... mas a simplicidade nisto é muito relativa...

O metastock é sem dúvida A ferramenta a utilizar, certo?

Continua a aparecer, e obrigado pela generosidade que são as tuas palavras por aqui,

Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Re

por Cem pt » 15/3/2008 13:21

Obrigado por se terem lembrado talvez do artigo que mais gozo me deu escrever neste magnífico forum de Bolsa.
Já agora devo acrescentar que no exemplo de acompanhamento recente que estou a fazer no EuroDollar ao longo de 2008, entitulado "O Dollar continua em agonia?", vou ou espero mostrar a forma prática de aplicar o novo método revolucionário que espero ter "inventado" na proposta que fiz na "Bomba atómica do money management": a piramidagem controlada.
O sistema de trading que aí utilizo está em princípio devidamente artilhado para se adaptar devidamente ao novo método de alavancagem que proponho através das alturas em que forem disparadas as chamadas trades de reforço de posições de lateralização, que por enquanto não passaram disso mesmo, de um reforço dos lucros por aproveitamento de pequenas correcções pontuais do mercado.
Mas atenção porque até à data presente, no exemplo do EURUSD em causa, ainda não foram criadas as condições de partida para o arranque do processo de aplicação da piramidagem controlada que propus neste artigo, mas creio que estaremos muito próximos de dar início ao seu processo de implementação provavelmente ainda durante este mês de Março.
Quanto aos resultados, vocês próprios comprovarão se o novo sistema de money management terá ou não pernas para andar, por mim estou desconfiado que a experiência pode dar muito que falar porque se aquilo resultar, enfim, prefiro ficar por aqui...

Para o Crómio e Fibo ficam os meus agradecimentos.
Abraços e bons negócios.
Cem
Editado pela última vez por Cem pt em 16/3/2008 23:33, num total de 1 vez.

Registado: 4/3/2008 17:21

por Fibonacci » 9/2/2008 19:09

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Crómio,

Sem dúvida, um tópico obrigatório para TODOS!!!
Parabéns Cem!

Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

E por falar no Cem... Grande tópico. Recomenda-se a todos.

por Crómio » 9/2/2008 17:01

Aqui está um grande tópico, revelador do calibre deste senhor.

A bomba atómica do Money Management?!

Recomenda-se a sua leitura a todos.

Um Abraço e Cem... onde andas tu? buaaaa....
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Quem está ligado: