Caldeirão da Bolsa

***** chart - S&P500 Weekly Report 19-01-2008 *****

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Enslaved » 25/1/2008 0:21

arnie Escreveu:
Façam um pequeno exercício, onde é que fica os 37.5% de retracement entre o máximo histórico e o mínimo de 3ª feira? Enquanto as cotações de mantiverem abaixo desse valor, a tendência é de queda. Acima desse valor não indica que a tendência inverteu mas dá um claro sinal de tentativa de inversão que apenas será confirmada com um higher low ou um falso break do anterior mínimo, mas isso neste preciso momento não interessa nada.

Estás mais apostar nesse valor não é? :mrgreen: Não é por acaso na 2ª feira (4º dia) se o FED baixa novamente as taxas de juro? :roll:
Anexos
spx.JPG
spx.JPG (41.74 KiB) Visualizado 1257 vezes

Registado: 28/2/2007 18:24

por arnie » 24/1/2008 23:02

JM.matias Escreveu:boa noite

ola Arnie,parabens pelas exelentes analises,
tenho umas duvidas que gostava de clarificar.
a sua analise é muito parecida com o caro bullpower,mas diferente neste sentido:o Arnie escreveu que estamos num movimento de 3 ou 4 dias e que se o o sp500 passar os 1370/80pts neste espaço temporal podemos ainda estar bull.o caro bullpower acha se chegarmos a esses niveis teremos um bearmark prolongado,será que me fiz entender?

ora hoje foi o primeiro dia de subida, portanto se até segunda-feira no max o indicie for alem dos 1380pts e depois quebrar os 1440pts podemos dizer que salvamos o bull?se até segunda o indicie não ultrapassar os 1380pts mais quedas iram surgir.

está correcto o meu raciocino?

abraço

JM.matias

Olá JM.matias,

Eu não falei em bull.

Vamos ver se consigo explicar isto. Num rápido e forte movimento, seja ele de queda ou de alta, movimentos counter trend vão de 1 a 3 dias no máximo, podendo admitir um 4º dia. Este tipo de rallie em termos de espaço temporal mantém intacto o momentum desse forte movimento, ou seja, a confirmar-se um rallie entre 1 a 3 dias e nova inversão, a anterior velocidade de queda deverá manter-se.

Um movimento entre 7 a 13 dias não indica que o indice voltou a entrar numa fase bull, indica sim que o momentum desse forte movimento foi quebrado, ou seja, neste caso, imaginando que o SPX volta acima dos 1370/80 pts e continua a subir para além dos 4 dias apenas nos indica que o anterior momentum não se manteve e estaremos então numa fase mais longa de distribuição para mais tarde tentar um novo retest aos anteriores minimos.

Façam um pequeno exercicio, onde é que fica os 37.5% de retracement entre o máximo historico e o minimo de 3ª feira? Enquanto as cotações de mantiverem abaixo desse valor, a tendência é de queda. Acima desse valor não indica que a tendencia inverteu mas dá um claro sinal de tentativa de inversão que apenas será confirmada com um higher low ou um falso break do anterior minimo, mas isso neste preciso momento não interessa nada.

Deixo um gráfico actualizado.
Aquele espaço vazio continua a ser importante. Quanto maior pior é a posição do indice. Quanto menor é o rallie pior a posição do indice.

um abraço,
arnie
Anexos
spx_24-01-2008.png
spx_24-01-2008.png (6.62 KiB) Visualizado 1432 vezes
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Mariachi » 24/1/2008 22:12

Boas

Venho aqui deixar a cotação do dia de hoje, pois acho que este é um tópico a ter em consideração.
Segundo dia de recuperaçao e o S&P500 fechou nos 1352.07 pontos tendo ganho nesta sessão 13.47 pontos correspondendo a 1.01%.

Um abraço e bons negócios.

Registado: 25/6/2007 11:05

por Adam hedge » 24/1/2008 0:00

boa noite

ola Arnie,parabens pelas exelentes analises,
tenho umas duvidas que gostava de clarificar.
a sua analise é muito parecida com o caro bullpower,mas diferente neste sentido:o Arnie escreveu que estamos num movimento de 3 ou 4 dias e que se o o sp500 passar os 1370/80pts neste espaço temporal podemos ainda estar bull.o caro bullpower acha se chegarmos a esses niveis teremos um bearmark prolongado,será que me fiz entender?

ora hoje foi o primeiro dia de subida, portanto se até segunda-feira no max o indicie for alem dos 1380pts e depois quebrar os 1440pts podemos dizer que salvamos o bull?se até segunda o indicie não ultrapassar os 1380pts mais quedas iram surgir.

está correcto o meu raciocino?

abraço

JM.matias
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por arnie » 23/1/2008 23:06

Pata-Hari Escreveu:Quer isso dizer que na tua opinião "ondiana" acabou a onda? que agora "rebounda" e que temos novo movimento??

Olá Sra Dona Pata, como está? :mrgreen:

Como hoje tivemos uma outside bar, a 5ª onda terminou hoje e ao mesmo tempo iniciou-se um upswing, ou seja, temos o 1ª dia de um movimento counter trend.

O que se segue? No idea.
O que eu sei é que temos pela frente os 1370/80 pts como resistência em termos de preços e um rallie em termos temporais que se não for alem dos 3 a 4 dias as quedas podem acelerar forte e feio.

kiss,
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Pata-Hari » 23/1/2008 22:48

Quer isso dizer que na tua opinião "ondiana" acabou a onda? que agora "rebounda" e que temos novo movimento??
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por arnie » 23/1/2008 22:41

Quando 2 tipos de analise diferentes resultam nos mesmos valores então é um sinal que esses mesmos valores são para levar a sério, a probabilidade de realmente existir aí uma reacção é bastante forte.

O bullpower é um Elliot Wavista "puro" e eu acho fascinante que ele tenha conseguido construir um sistema de negociação baseado nessas mesmas Elliot Waves. Eu à uns anos meti-me nisso mas não dava, a minha cabeça pedia algo mais simples :P

O meu tipo de análise é um mix de Elliot Waves simplificadas e Gann. Gann a meu ver simplificou a leitura das Elliot Waves, basicamente conta-se até 5 e pouco mais :P

Há um ditado que diz que se sabes contar até 3 então tás apto a negociar nos mercados, ou seja, 1ª onda, 3ª onda e 5ª onda. Naturalmente que este ditado foi antes das posições shorts terem sido totalmente democratizadas :twisted:

Agora pode-se dizer que se sabes contar até 2 tás apto a negociar nos mercados
:wink:

Despeço-me com o gráfico de hoje. Tudo na mesma...

um abraço
arnie
Anexos
spx_23-01-2008.png
spx_23-01-2008.png (8.15 KiB) Visualizado 1948 vezes
Bons negocios,
arnie

por Alvo » 23/1/2008 11:48

Excelente Arnie. Obrigado.

Registado: 22/3/2005 23:59

por PAL » 23/1/2008 9:37

Era isso mesmo que ia referir Enslaved :mrgreen: :mrgreen:. É curioso estas semelhanças...

:clap: :clap: :clap: OBRIGADO ARNIE!

PAL

Registado: 26/4/2007 21:25

por iurp » 23/1/2008 8:57

É bom ter bem presente esta grande possibilidade para aqueles que são menos disciplinados.

Obrigado Arnie pelo update e pela excelente informação que vais passando.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por Enslaved » 23/1/2008 1:29

Obrigado pelos esclarecimentos arnie. Tem piada que apesar de tu e o bullpower usarem indicadores diferentes eles indicam o mesmo caminho :mrgreen:.

Update

por arnie » 22/1/2008 23:52

Bem, acho melhor fazer um pequeno update visto que aparentemente o mundo assistiu ao crash menos citado do mundo.

No fim de semana foi referido que qualquer rallie entre 3 a 4 dias e que se mantivesse abaixo dos 1370 seria um dos padrões mais bearish existente.

A forte queda de hoje fez com que os 1370 ficassem mais afastados o que piora ainda mais a leitura para o curto prazo.

Qualquer inversão do swing manterá o nosso target temporal intacto, ou seja, qualquer rallie entre 3 a 4 dias deixará esse mesmo rallie em risco de inverter e voltar a testar os anteriores minimos.

Olhando para o gráfico, eu fiz ali uma marcação entre o minimo do ultimo swing low e o máximo que um swing high poderá fazer. Muito atenção a isto, quanto maior o "espaço" entre estes 2 valores pior será a reacção, ou seja, quanto maior for a distância entre o anterior swing low e o possivel swing high pior será a leitura para o curto prazo.

Recapitulando, a leitura feita este fim de semana mantém-se, qualquer rallie entre 3 a 4 dias indicará que este falhou e virá testar os anteriores minimos. Quanto maior for a distancia entre o anterior swing low (1370) e o possivel swing high irá também indicar um rallie falhado e estes 2 factores juntos poderão ser explosivos. Poderemos estar à beira que uma queda muito mais forte do que aquela que assistimos hoje e nos ultimos dias.

um abraço
arnie

PS: Apenas para relembrar que o 2º nivel de um movimento counter trend varia entre os 7 e os 13 dias, ou seja, 3 dias de rallie mantém o forte e rápido movimento de queda intacto mas acima dos 7 dias de rallie apesar de não anular o movimento de queda, indica claramente que este perdeu, pelo no muito curto prazo, alguma força.
Anexos
spx_22-01-2008.png
spx_22-01-2008.png (8.09 KiB) Visualizado 1915 vezes
Bons negocios,
arnie

Re: ***** chart - S&P500 Weekly Report 19-01-2008 *****

por Paionense » 22/1/2008 17:35

Hoje ainda não inverteu o swing (pelo menos até agora.

Para o fazer teria de ter feito máximos acima da vela anterior o que ainda não aconteceu. No entanto já fez novos minimos como seria de esperar. O caminho está cada vez mais longe dos 1370 pontos.

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

Re: ***** chart - S&P500 Weekly Report 19-01-2008 *****

por Enslaved » 22/1/2008 16:05

arnie Escreveu: Tal como foi referido a semana passada, qualquer rallie (upswing) que não consiga ir acima dos 1370/78 pts em menos de 3 dias deixa o índice numa situação tremendamente bearish e sujeita a uma queda brutal, tanto a nível de preço como a nível de tempo.

Esta análise continua válida :oops: .

por iurp » 21/1/2008 14:49

Vou puxar este tópico para cima para se tentar perceber até onde pode ir a correcção (?)segundo algumas regras.

Analisando conjuntamente com o do SPX do Bul Power teremos aí alguns sinais que amanhã os EEU podem vir bem cá abaixo, arrastando novamente a Europa.

Apenas sinais...não mais do que isso. É que as quedas podem mesmo acelerar.E estar do lado curto parece o lado certo. Só que estar com uma arma apontada à cabeça (FED com decisão das taxas) também é muito perigoso.

Abraço

por artista_ » 20/1/2008 14:23

Independentemente das analises que se possam fazer neste momento, das possibilidades mais ou menos prováveis, e do que vier realmente a acontecer parece-me que o mais importante é perceber que a tendência é de queda e foram quebrados níveis importantes... nestes casos o investidor de curto/médio prazo deve ficar de fora, os de longo eventualmente podem ir comprando mas antes de se entrar numa posição de longo prazo deve-se pensar bem e analisar bem os títulos e não entrar só porque o per está baixo ou já caiu muito...

Bons negócios para todos

PS: Neste momento tenho uma posição de longo prazo na PTI (está agora ligeiramente perdedora) e uma mais pequena na Ren... o capital que tenho para curto prazo estou 100% líquido e não me parece que venha tão deco a voltar ao mercado!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por arnie » 20/1/2008 14:20

Antonio Vieira Escreveu:Antes de mais gostava de dar os parbéns ao Arnie pelas suas excelentes análises. Tenho uma duvida(básica) que , se prende com a forma como se faz a retração. Delimita-se o range e depois como se faz? Obrigado e parabéns

Olá António,

Vamos ver se eu consigo fazer-me entender.

Vamos analisar o 1º gráfico. Em termos de range, depois de delimitares o topo e fundo deste, divides a diferença por 8 e irás adicionar cada oitavo ao fundo do range, criando assim os 8 oitavos em que o indice irá negociar dentro do range.
Para saberes as extensões o processo será idêntico, ou seja, como já sabes o valor de cada oitavo, este será adicionado ao topo do range para saberes as extensões acima e diminuido ao valor do fundo do range para saberes as extensões abaixo.

Enquanto as cotações se mantiverem em fecho dentro do range entre +1/3 e -1/3, o range em si continuará intacto.

Poderá depois ver os retracements dos movimento em si. Vamos olhar para o 2ª gráfico. Medindo o movimento total do movimento, ou seja, desde o máximo historico até esta sexta feira, terás o valor de cada oitavo, de cada nível de retracement a ter em atenção, relativamente a TODO O MOVIMENTO. Aqui não nos interessa as extensões visto que o range dos ultimos 7 meses continua intacto.

Vamos agora olhar para o 3º gráfico. Estando o indice a negociar ainda dentro de um movimento de 5 ondas, faz todo o sentido analisar os retracements desse mesmo movimento visto este ainda não ter terminado. O processo é o mesmo.

Temos assim 3 leituras diferentes, correcto? Acabamos de analisar 3 movimentos diferentes, certo? OK, acredito que estão todos a dizer SIMMMMMMMMM :mrgreen:

OK, o engraçado é agora juntar as 3 análises numa só. Como? Simples, basta apontarem os valores de retracement de cada leitura e compara-las entre si. Os valores que coincidirem serão aqueles que maior probabilidade terão de realmente produzirem uma resistência nos preços.

Temos assim os 1380 como já foi referido anteriormente, temos também ali os 1393, um range entre os 1411 a 1418, os 1440/44 e outro rande entre os 1463 a 14777.

Naturalmente que estes numeros não são para serem negociados sem que exista mais dados a confirma-los, por exemplo, qual a situação do trend em si (qual a performance dos preços até atingirem o valor em causa), como se está a portar o volume, como se estão a portar os titulos que constituem o indice ou se estivermos a analisar uma acção, ver a performance do sector e das outras acções que constituem esse mesmo sector, enfim, existe toda uma estrutura à volta destas resistências que tem que ser obrigatoriamente seguida.

Deixo para download uma simples folha de excel onde podem rapidamente obter todos os valores. Basta colocarem o high e low nas celulas a amarelo que terão assim os valores de retracement e extensão.
A pagina está protegida para assim não haver enganos em alterar celulas mas quem quiser melhorar a folha a password é caldeirao

um abraço,
arnie
Anexos
spx_eights_20-10-2008.png
spx_eights_20-10-2008.png (10.05 KiB) Visualizado 2620 vezes
spx_fib01_20-10-2008.png
spx_fib01_20-10-2008.png (11.3 KiB) Visualizado 2593 vezes
spx_fib02_20-10-2008.png
spx_fib02_20-10-2008.png (11.1 KiB) Visualizado 2607 vezes
retracements_extentions.xls
(19 KiB) Transferido 262 Vezes
Bons negocios,
arnie

por iurp » 20/1/2008 13:24

Pois, sempre pensei que existisse algum padrão capaz de ser negociado

Essa trabalho todo bem merecia um ganho de uns "trocos" bem altos.

Relativamente à de taxa de juros, eu daria uma oportunidade às corporações de se endireitarem e reverem o seu futuro, durante um determinado periodo e concertava isso com a Europa. Há várias formas de o fazer e eles sabem-no. Principalmnete os mercados financeiros precisam de ser disciplinados e fortemente regulamentados. Haja é coragem para o fazer. E tudo que não seja um plano de médio prazo 5-8 anos, não me parece que resolva o futuro da economia americana e por ssrasto da europeia.

Por isso, concordo contigo que o futuro passará por aumentar a taxa, mas antes são necessária medidas que resolvam os problemas do curto prazo, mas tendo como perspectiva o médio e longo prazo.

Abraço

A

por 1963 » 20/1/2008 12:29

[quote="arnie"]Obrigado.

Realmente, tal como num uptrend não há resistencias, apenas suportes, num downtrend não há suportes, apenas resistências :wink:

Quanto aos videos, quem sabe se um dia destes faço um para matar saudades :P

Infelizmente não fui abençoado com o dom da palavra. Perco demasiado tempo a preparar um video decente, onde existe um raciocinio coerente do principio ao fim.
É demasiado penoso ter 3 minutos gravados e de repente lembrar-me de algo que deveria já ter mencionado e quando tento arranjar maneira de a introduzir no meio do texto perco o rumo e prontos, lá se foram 3 minutos de gravação pro penico e toca a repetir tudo :evil:

Comigo, quando as coisas não saem à primeira, prontos, tá tudo estragado :twisted:

Em termos de escrita a coisa é totalmente diferente.
Trato dos gráficos em 5 minutos, escrevo um rascunho em 5 minutos, revejo tudo em 10 minutos e se por acaso tiver o azar de estar a analisar algo complicado como estou neste momento a tratar do estudo das eleições americanas onde estou à 4 horas a debater-me com o estupor do metastock que não me lê um periodo de 3 meses tal como eu quero então a coisa fica mesmo com os nervos à flor da pele :evil: :P

Mas prontos, já faltou mais :mrgreen:

um abraço,

Arnie, permite-me discordar, a análise feita no vídeo é muito clara, mesmo para leigos (como eu :mrgreen: ), parabéns e muito obrigado.

Abraço
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por Antonio Vieira » 20/1/2008 11:52

Antes de mais gostava de dar os parbéns ao Arnie pelas suas excelentes análises. Tenho uma duvida(básica) que , se prende com a forma como se faz a retração. Delimita-se o range e depois como se faz? Obrigado e parabéns

Registado: 26/4/2003 21:51

por arnie » 20/1/2008 11:33

PS Extraordinário o teu estudo sobre as eleições americanas. Infelizmente não sepodem retirar conclusões fortes para negociar.

:cry: :cry:

Pois, sempre pensei que existisse algum padrão capaz de ser negociado :(

No que se refer ao corte das taxas de juros, sou totalmente contra. A FED deveria era subir a taxa para proteger o dolar. A FED está a levar à falência o país para proteger as corporações.

Muitos bancos vão falir, o que a FED está a fazer não vai os conseguir salvar. O corte dos juros resolve o problema a curto prazo mas o problema continua lá, a contínua emissão de divida e a contínua desvalorização do dinheiro (papel).

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

por iurp » 20/1/2008 11:17

Arnie,

Cada vez melhor, cada vez mais claro. A grande nível e cada vez com maior fluència.

Penso que acima dos 1410 só com um corte de taxas de 0,75 com previsão de mais 0,25 na revisão seguinte.

PS Extraordinário o teu estudo sobre as eleições americanas. Infelizmente não sepodem retirar conclusões fortes para negociar.

Abraço

por arnie » 20/1/2008 11:01

Ok, aqui vai um pequeno complemento à análise de ontem.

<object width="425" height="350"> <param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/XW_cokqqGJI"> </param> <embed src="http://www.youtube.com/v/XW_cokqqGJI" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="350"> </embed> </object>

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por Enslaved » 20/1/2008 3:48

Arnie, mais uma excelente análise, simplesmente 5 estrelas. Porque dizes que é necessário quebrar os 1380 pts em menos de 3 dias para voltarmos novamente a ter confiança nos mercados? :wink:

Abraços :)

por iurp » 19/1/2008 23:16

Fica uma pequena análise do Boursorama:

S&P-500: teste le support des 1.326/1330.

(Cercle Finance) - Le 'S&P-500' vient d'accélérer à la baisse comme prévu avec la cassure du plancher majeur des 1.405Pts (testé le 16 août puis le 26 novembre 2007) et dévisse sous le dernier support oblique long terme des 1.375Pts (unissant tous les 'plus bas' depuis août 2003 et qui coïncidait avec le plancher annuel des 1.374Pts du 5 mars 2007).
Le 'S&P' tutoie à présent les 1.326Pts (zénith de mai 2006) et devrait tester dans la foulée les 1.290Pts (plancher du mois d'août puis septembre 2006).
La règle du balancier entre le zénith historique des 1.575 et le seuil des 1.400Pts (MM à 100 semaines) induit un potentiel de correction jusque sur 1.225Pts, le plancher de la mi-juin 2006.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], iniciado1, Mr.Warrior, Olhar Leonino, Rafael Abreu, SalvaFP, tami, trend=friend, trilhos2006, TTM62, yggy e 98 visitantes