O erro

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

por The Mechanic » 20/12/2007 1:44

Boas noites ...

Depois de ler o artigo do Ulisses e sobre os erros ( ppfffffff :lol: ) que a malta aqui comete, resolvi mostrar o outro lado da história :

Eu , é claro, já se sabe que nunca errei .
Aqui há coisa de 12 anos atrás, estive quase pra errar ...mas emendei a tempo e não errei . Os meus amigos contam por vezes esse episódio , à beira da fogueira , quando acampam à noite que...mas não é nada de escuteiros e essa panelagem de vestir calções , fazer nós e andar de pau na mão montanha acima, montanha abaixo !! ..não !! ...é malta dos ursos ..! ...quando a malta vái caçar ursos ...e armados só com canivetes Suiços e gritos ...mas dizia eu , que eles até contam por graça "...ah, o The Mechanic naquela vez...quase que errava !!!...Hahahaha..." . Mas tambem é verdade que riem porque estão bêbados . E nessa condição, um gajo ri até quando dá um chuto numa pedra .

Depois disso , nunca mais . Nunca mais estive perto de errar . Nem um assim pequenino .É sempre acertar, acertar, acertar...

Mas tenho um amigo ...
...ui !
Esse sim ! Erra pra caraças ...
É com cada tiro no pé que até a mim me vêm as lágrimas aos olhos . Aliás, dedos já nem tem . Agora é já só os cotos .
Compra acções e logo a seguir , elas descem ...depois, vende-as já quando não aguenta mais e já está a perder um patacão , e elas sobem . Depois, quando vão a meio da subida, ele que não é parvo ..! compra , pra aproveitar o resto da subida e tau ! elas desatam a cair. Antes que desçam mais e perca outra vez um patacão, vende . Esperto ! ...no dia a seguir , sobem .
Depois , vem o gajo da correctora e diz-lhe pra comprar e ele compra. Lê no Caldeirão que "está esticado e o catano" e vende.Lê no DE que é bom e compra . Lê no JN que é mau e vende . Vem um amigo e diz que aquilo se vái despenhar e ele entra "short" apesar de não fazer puto do que seja isso. Vem a UBS e diz que sobe e lixa-o .Nessa altura , bem pode ver passar o vizinho a sair de casa dele em cuecas , que ele já não quer saber : "Warrants ! Warrants e Turbo-Warrants e o escafandro..!! ...isso é que vái salvar isto !!" ... pumba .., pimba .., pumba.. , tenga.., tunga..,...fica tão moidinho como uma trabalhadora do sexo acabada de receber uma vaga de marines vindos de uma comissão de 8 meses nas montanhas do Iraque ...
O que lhe vale é o investimento de longo prazo na PTM e na PAD...!
:shock:
Bom , pra falar a verdade...
... o que vale é que depois vái e pede mais dinheiro ao pái ( que é dono de um Banco qualquer aí da nossa praça ...ele é Flores ..ou Cravos ..não.. Rosas ..?!.ou qualquer coisa assim ..! o nome de família do gajo ...)e está prontinho a voltar para o negócio .
Vidas..!



Quem realmente , não vái preparado pra dar e levar na Guerra da Bolsa , não sabe ainda o que isto é . Qualquer entrada , deve contemplar a saída, deva ela ser em cima , ou em baixo . Eu sou um acérrimos defensor de Stops, sejam eles mentais ou reais .Porque nos preparam para o pior . Porque nos preparam para aceitar que não era ali o ponto optimo de entrada . Porque nos preparam para o nosso...erro .E se estamos preparados , estamos em vantagem sobre o Mercado .
A Bolsa é como um jogo de Xadrez : temos de estar sempre um ( vários! )passo à frente .


Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

Re: erro

por Branc0 » 20/12/2007 1:49

Clinico Escreveu:Mas continuo a afirar que o tempo dilui os erros.


Eu também não tenho nada contra investimentos de longo prazo, só estou a dizer que o tempo dilui os erros até ao dia em que tens um azar no portfolio e entras numa empresa dessas.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 20/12/2007 1:57

Fantástico, Mech! A deliciosa parte de humor inicial e a sintética mas muito sábia parte final.

Um abraço,
Ulisses
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 28850
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por The Mechanic » 20/12/2007 2:01

Óoooo amigo Ulisses ..!
Ainda estás acordado !?

Fantástico está o teu texto . A maior qualidade do meu é quando muito , ser compreensivel , devido ao facto de se encontrar escrito em Português .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

por Enslaved » 20/12/2007 2:20

Muito bom e a esta hora da noite soube-me a ginjas :lol: :lol:


The Mechanic Escreveu: Quem realmente , não vái preparado pra dar e levar na Guerra da Bolsa , não sabe ainda o que isto é . Qualquer entrada , deve contemplar a saída, deva ela ser em cima , ou em baixo . Eu sou um acérrimos defensor de Stops, sejam eles mentais ou reais .Porque nos preparam para o pior . Porque nos preparam para aceitar que não era ali o ponto optimo de entrada . Porque nos preparam para o nosso...erro .E se estamos preparados , estamos em vantagem sobre o Mercado


Esta última parte é essencial mas parece-me que o pessoal não aprende ou por outro lado não quer aprender. Ninguém é infalível e por isso errar é humano. O que me questiono é porque não aprendem. Porquê??? :evil: :evil: :evil:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por carrancho » 20/12/2007 2:33

AC Investor Blog escreveu:


...


Diga-se no mercado toda a gente ganha e toda as pessoas perdem, quem disser o contrário é MENTIROSO.

...





Falso...

Tenho um amigo, por sinal até é gerente de um balcão de um Banco, que todos os trades que fez... PERDEU!

Não há muitos meses até me senti um pouco culpado, numa conversa ao almoço disse-lhe (sem intenção de o aconselhar fosse no que fosse) que estava a pensar comprar Banif pois estava a tocar a LTA. Assim fiz e ele no dia seguinte disse-me que também tinha entrado o que não me agradou pois estava a entrar pelo que eu lhe tinha dito não por análise própria. Essa LTA foi quebrada, activei o meu stop mental e avisei-o que os pressupostos que me tinham levado a entrar já não existiam pelo que tinha vendido. Expliquei-lhe o porquê e disse para ele pensar por si se deveria manter ou vender e assumir as perdas como eu fiz. Teimoso foi mantendo a posição e aquilo caiu caiu caiu (se a memória não me falha) por volta de 30%. Depois de toda essa queda, num só dia, valorizou mais de 10% e nesse mesmo dia telefonei-lhe a felicitar por a "coisa" ter invertido... ele respondeu com voz amuada "vendi tudo ontem"

O homem tem mesmo pé frio e não acerta uma unica que seja, nem sei como ainda insiste!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por phneutral » 20/12/2007 7:29

eheheh grande Mechanic.

Saudável rir tanto a esta hora da manhã :). Devem ser tantos os que se espelham no teu texto... sim eu fui um deles.

Abraço e continuação do bom humor!

PH
"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros."

http://elliottmarketwaves.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 472
Registado: 11/12/2004 4:46

Re: O erro

por NM_2 » 23/9/2015 17:22

Excelente artigo que ajuda a recuperar dos erros. O meu mais de principiante foi baixar o preço médio com bcp ainda a descer para tentar apanhar um fundo e não ter colocado stop loss num ponto razoável. E depois aguardar à espera que subisse com custo de capital mas para poupar nas comissões de bolsa.
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: O erro

por Bgarretto » 11/7/2016 19:05

Olá Ulisses!

Primeiramente, muito bom o artigo! Gostaria de saber por que parou de escrever, e se o senhor tem algo pra comentar a respeito de estratégias de análise técnica e de investimento. Achei bem interessante o artigo postado nesse portal: http://www.tororadar.com.br/analise-tecnica-de-acoes
 
Mensagens: 0
Registado: 7/7/2016 18:52

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes