Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 3/9/2020 13:51

É uma explicação muito simples: se com o meu parco capital tenho uma rentabilidade anual de X, é preciso que a Semapa me garanta anualmente essa rentabilidade.
E mesmo a esses valores tenho dúvidas que isso acontecesse. Mas parte do valor também tem a ver com o facto de ser um investimento seguro. Voilá!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Zuckerman » 3/9/2020 13:14

NirSup Escreveu:Na altura ela andaria pelos 10 euros e eu disse: 4 a 5 euros. Acho que a pessoa ficou chocada com a minha resposta. Mas eu expliquei a razão.
By Nirvana


Nirvana, podes ter a gentileza de explicar como chegaste a esses valores?

Obrigado
 
Mensagens: 67
Registado: 7/12/2013 20:17

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 3/9/2020 11:17

RuiGerente Escreveu:
Parece que a mumia está a querer acordar \:D/


Quanto a mim continua em coma profundo. Mas admito estar enganado.
Lá mais para trás alguém me perguntou qual o valor que eu daria à Semapa. Na altura ela andaria pelos 10 euros e eu disse: 4 a 5 euros. Acho que a pessoa ficou chocada com a minha resposta. Mas eu expliquei a razão.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por RuiGerente » 3/9/2020 10:17

NirSup Escreveu:
Zuckerman Escreveu:
Críticas à minha tese são bem vindas.


O valor de um ativo, cotado em bolsa, está dependente do jogo (em mercado aberto) da oferta e da procura.
Os investidores, em geral, dão mais importância às cotadas com grande potencial de crescimento. E como é que eles avaliam esse potencial de crescimento? Pelo crescimento do CAPEX (investimento) e pelo crescimento dos resultados operacionais. Nem ligam sequer aos resultados líquidos.
Agora, diz-me qual foi o volume de investimento da Semapa, nos últimos anos, e a percentagem de crescimento dos resultados operacionais?
Um investidor a sério não perde tempo e ou dinheiro com múmias paralíticas. Disse.
By Nirvana


Parece que a mumia está a querer acordar \:D/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: Semapa - Tópico Geral

por Zuckerman » 2/8/2020 14:02

NirSup Escreveu:O valor de um ativo, cotado em bolsa, está dependente do jogo (em mercado aberto) da oferta e da procura.
Os investidores, em geral, dão mais importância às cotadas com grande potencial de crescimento. E como é que eles avaliam esse potencial de crescimento? Pelo crescimento do CAPEX (investimento) e pelo crescimento dos resultados operacionais. Nem ligam sequer aos resultados líquidos.
Agora, diz-me qual foi o volume de investimento da Semapa, nos últimos anos, e a percentagem de crescimento dos resultados operacionais?
Um investidor a sério não perde tempo e ou dinheiro com múmias paralíticas. Disse.
By Nirvana


Olá, Nirvana! Obrigado pelo feedback.

Não sou um investidor a sério. Apenas um investidor amador que tem objetivos de aprender e ganhar algum dinheiro nos mercados.
Para já não estou interessado em ir atrás do crescimento e de encontrar a próxima Apple, Amazon ou Microsoft. Por cada empresa que prospera há uma catrefada que simplemente ficam pelo caminho, certo?
Considero a Semapa uma empresa cíclica e não, os resultados operacionais não parecem estar em crescendo. Mas isso não quer dizer que não haja margem para subidas e de haver aqui uma ineficiência do mercado.

Cumprimentos e bons negócios
 
Mensagens: 67
Registado: 7/12/2013 20:17

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 1/8/2020 13:19

Zuckerman Escreveu:
Críticas à minha tese são bem vindas.


O valor de um ativo, cotado em bolsa, está dependente do jogo (em mercado aberto) da oferta e da procura.
Os investidores, em geral, dão mais importância às cotadas com grande potencial de crescimento. E como é que eles avaliam esse potencial de crescimento? Pelo crescimento do CAPEX (investimento) e pelo crescimento dos resultados operacionais. Nem ligam sequer aos resultados líquidos.
Agora, diz-me qual foi o volume de investimento da Semapa, nos últimos anos, e a percentagem de crescimento dos resultados operacionais?
Um investidor a sério não perde tempo e ou dinheiro com múmias paralíticas. Disse.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Eurobrexit » 1/8/2020 12:10

forza algarve Escreveu:Bons risultados ja que deu lucro e a divida baixou em mais de cem milhoes..bem tambem ter cortado tantos custos..a sacyr nem sentiu o.impacto do covid



Uma pergunta "simples":

SEMAPA ou NAVIGATOR, e porquê?
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: Semapa - Tópico Geral

por forza algarve » 31/7/2020 19:48

Bons risultados ja que deu lucro e a divida baixou em mais de cem milhoes..bem tambem ter cortado tantos custos..a sacyr nem sentiu o.impacto do covid
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Semapa - Tópico Geral

por forza algarve » 30/7/2020 21:36

eu concordo contigo mas só eu..nao o mercado
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Semapa - Tópico Geral

por Zuckerman » 30/7/2020 15:38

Saí do marasmo e segurança da REN e entrei na Semapa, com “algum” risco e muita volatilidade.
A entrada é de longo prazo e a minha tese é a seguinte: 1) espero que entretanto volte a ter resultados ao nível dos últimos anos; 2) Os resultados do 1.º semestre da Navigator foram bonzinhos, tendo em conta a situação que nos encontramos, logo espero que hoje a Semapa também apresente umas contas na mesma linha; e 3) A Secil deve ser das empresas que mais beneficiará dos incentivos da Europa.

Quanto à avaliação, a média de EBITDA dos últimos 5 anos é de 500,7 M, sendo o ano de 2015 o pior com 478,5 M.
Utilizando os valores de 2015 como referência, e colocando um múltiplo de 6 (que me parece conservador), obtém-se um EV de 2869,2 M.
Retirando a dívida líquida, que actualmente é de 1465,2 M (e que certamente irá aumentar),ficamos uma avaliação de 1404 M, com um upside na casa dos 120% e alguma margem de segurança.

Críticas à minha tese são bem vindas.
 
Mensagens: 67
Registado: 7/12/2013 20:17

Re: Semapa - Tópico Geral

por forza algarve » 27/7/2020 13:21

Furados os 8 euros.
Tinham razão e me salvaram de errar a entrar nesta cotada..ainda bem que vos ouvi
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Semapa - Tópico Geral

por rsacramento » 13/7/2020 4:01

BOMBA99 Escreveu:é capaz de poder atacar o último máximo nos próximos tempos

para ti qual é esse máximo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Semapa - Tópico Geral

por BOMBA99 » 13/7/2020 2:43

A pouco mais de 2 semanas da apresentação de resultados e já com um suporte vigoroso nos 8 euros é capaz de poder atacar o último máximo nos próximos tempos.

Atendendo a que sector foi a que mesmo quebra teve nos lucros penso que se estará a desenhar uma puxada mais forte.

Vamos ver se há previsões de resultados nos próximos dias (ainda deve ser cedo).
 
Mensagens: 117
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: Semapa - Tópico Geral

por forza algarve » 3/7/2020 12:34

Obrigado Ulisses.
Na verdade o grafico é impressionante e no panorama europeu deve haver poucos casos de uma derrapada similar nos ultimos 2 anos (tirando os bancos).
Gestão super prudente com a questão de distribuição dos dividendos nao ajudaram em nada..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 3/7/2020 12:08

O "Bear Market" da Semapa nada tem a ver com a pandemia. Iniciou-se em Junho de 2018, já lá vão 2 anos. Tecnicamente, continua sem dar qualquer sinal de força. Precisa de quebrar a resistência dos 9,5 para dar esse primeiro sinal.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
sem1.jpg
sem2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 3/7/2020 9:10

forza algarve Escreveu:Perdeu muito mas a economia nos Usa e China vai se recuperando e acredito que o preço da pasta continuara a se recuperar..a sacyr também podera ajudar na recuperaçao festa cotada que esta muito subvaliada


Estará subavaliada?
Se bem me lembro, os gurus da bolsa que criam narrativas criativas sobre as empresas cotadas com maior potencial de valorização e as publicam nos jornais de referência, diziam que esta cotada tinha um potencial de valorização de 80%.
Olha se eu ia na conversa deles...
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por forza algarve » 2/7/2020 18:11

Perdeu muito mas a economia nos Usa e China vai se recuperando e acredito que o preço da pasta continuara a se recuperar..a sacyr também podera ajudar na recuperaçao festa cotada que esta muito subvaliada
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Semapa - Tópico Geral

por forza algarve » 29/6/2020 1:01

Outra das cotadas mais esquecidas do PSI20..perto dos minimos ..em julho acredito que posso bater de novo nos 7..mas no meio prazo pode ser uma boa aposta pela solidez economica da empresa
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 5/6/2020 14:29

Nirsup, volto a repetir que estas grandes transacções aconteciam no mercado antes da regra ser alterada. E não acontecia nada de extraordinário porque comprador e vendedor davam a ordem ao preço definido exactamente ao mesmo tempo.

Quem quer vender uma posição gigante ou quem quer comprar uma posição gigante, procura encontrar um comprador ou um vendedor fora do mercado, porque se despejasse as acções no mercado ia vender ou comprar muito pior.Encontrou alguém que quis pagar aquele preço, tal como o fazia antes da regra ser alterada. No gráfico ficaria apenas o spike no volume

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 5/6/2020 14:22

Caro Ulisses Pereira,
O que eu gostava de ver resplendida era esta questão: no caso daquelas ações terem sido vendidas no mercado qual seria, hoje e nos tempos mais próximos, a cotação da Semapa?
É óbvio que esta pressão por parte da oferta iria ter um impacto negativo na cotação a não ser que da parte da procura um grande acionista ou um banco ou um fundo absorvesse a oferta.
Como é que a AT convive com estas situações de todo inesperadas, sendo certo que os RL do 1Q2020 levariam, inevitavelmente, a cotação a encaminhar-se para sul.
Um abraço e uma boa tarde para Ti também.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 5/6/2020 14:20

J. Investidor, sinceramente não gosto. Prefiro ver as operações nos mercados,. mesmo que isso implique compra e venda de algumas acções adicionais que estejam lá no meio nas ordens no sistema. Mas são as regras do jogo actualmente. Lembrar-me de quando estava a acompanhar o mercado português a par e passo, na década de 90 e víamos milhares de acções a passar nesses momentos, deixou-me nostálgico :roll:

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Semapa - Tópico Geral

por J_Investidor » 5/6/2020 13:08

Ulisses Pereira Escreveu:Nirsup, as passagens sempre se fizeram nos mercados, a diferença é que nos últimos anos se podem fazer fora deles. Aliás, via-se muitos "spikes" gigantescos de volume a determinadas alturas do dia sem alterações relevantes de cotações. Dava trabalho porque as ordens tinham que ser introduzidas ao mesmo tempo e levavam sempre mais uma ou outra acção extra-negócio.

Portanto, não percebo porque falas em "levar ao colo" e, respondendo à tua questão, em termos de análise gráfica não altera nada excepto o volume que deve ser alterado.

Abraço,
Ulisses

Por acaso gostava de saber a sua opinião a cerca deste tipo de negócio fora de bolsa. Não deste em concreto, mas se existe mercado, fará sentido fazer negócio fora dele?
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 5/6/2020 11:52

Nirsup, as passagens sempre se fizeram nos mercados, a diferença é que nos últimos anos se podem fazer fora deles. Aliás, via-se muitos "spikes" gigantescos de volume a determinadas alturas do dia sem alterações relevantes de cotações. Dava trabalho porque as ordens tinham que ser introduzidas ao mesmo tempo e levavam sempre mais uma ou outra acção extra-negócio.

Portanto, não percebo porque falas em "levar ao colo" e, respondendo à tua questão, em termos de análise gráfica não altera nada excepto o volume que deve ser alterado.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Semapa - Tópico Geral

por Andre vez » 5/6/2020 9:36

NirSup Escreveu:Levar alguém ao colo em estado comatoso

A Semapa informou o mercado que a sua acionista Sodim SGPS adquiriu fora de mercado regulamentado 826.389 ações.
(Dinheiro Vivo).

Como é que os experts da AT, tão activos neste fórum, incorporam nas suas análises, gráficos e projeções da evolução das cotações este facto comezinho, popularmente conhecido por "ser levado ao colo"?


Boas NirSup,

Movimento interessante sim, mas porquê na tua visão se trata de "ser levado ao colo"?
Abraço
André
 
Mensagens: 320
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 5/6/2020 8:35

Levar alguém ao colo em estado comatoso

A Semapa informou o mercado que a sua acionista Sodim SGPS adquiriu fora de mercado regulamentado 826.389 ações.
(Dinheiro Vivo).

Como é que os experts da AT, tão activos neste fórum, incorporam nas suas análises, gráficos e projeções da evolução das cotações este facto comezinho, popularmente conhecido por "ser levado ao colo"?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Carrancho_, Ferreiratrade, Garfield, johnnycaixa, latbal, m-m, malakas, MPAM, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, vmb1426 e 158 visitantes