Caldeirão da Bolsa

Ainda o Money Management obsessivo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por San » 24/11/2005 0:34

Mandei uma mp no outro fórum. Obrigado. Quero alterar a composição. A ponderação já tinha visto que era possível..
San

por JN » 23/11/2005 20:17

San, o MM não é meu, é do Viana, de queres alguma explicação pede-lhe neste tópico que é onde se está a discutir o assunto:
http://www.******.com/forum/viewtopic.php?t=3080
Posso adiantar que podes alterar o portefolio sem password, todas as ceulas estão desprotegidas, deves introduzir os dados nas ceulas c/ fundo branco.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por San » 23/11/2005 19:01

Muito bom o MM do JN. Dentro do que é suposto ser um MM. Gostava de alterar a composição da carteira. Podes indicar a password para desproteger?
San

por JN » 23/11/2005 17:29

San,
pedes zipar pu podes colcar aqui os links. Eu gostava de os poder analisar.

Este que vou colocar aqui é em exel e é muito bom:
http://www.rightsideclub.com/money.html
http://www.rightsideclub.com/money.html
Um abraço
JN

por Dark » 23/11/2005 17:25

San

Podes enviar por e-mail ?

Mandei-te uma MP.
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por San » 23/11/2005 16:42

Encontrei vários modelos MM em Excel. Impossível inserir no forum (muitos Kbs).
San

CHL

por LPP » 23/11/2005 2:17

Dark,

Sim é esse o tópico.

PS: O primeiro almoço já aconteceu ... e quando é o segundo? O segundo é a seguir ao primeiro e ... antes do terceiro... mas como lá vai tanto tempo o pessoal deve ter esquecido...

Existe uma correcção a considerar ao modelo inicial:

O sinal de entrada/saída utiliza o cruzamento de médias móveis, mas usando APENAS os valores do Close, High e Low.
Não são considerados o Volume e o Open para o cálculo do sinal de entrada/saída.

Porquê? Irão perguntar.

Porque o objectivo é ANTECIPAR o movimento de subida ou descida com a máxima "certeza" antes desse movimento ocorrer e aqueles valores não são precisos para nada!

E fico mesmo por aqui, porque aquilo que aqui deixei é ... m u i t o !

Bom trabalho e bons trades.

Registado: 2/5/2005 0:09

por Dark » 23/11/2005 1:57

Thanks Nuno.

Um abraço
Cmpts
Dark

por nunofaustino » 23/11/2005 1:10

Penso (mas o LPP pode confirmar) que eh este post http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Dark » 23/11/2005 1:06

Caro LPP,

Tenho seguido com atenção este tópico.

Seria pedir demais que referenciasses com o seu link (do post, claro :))o tal sistema de que falas com os 4V ?
Cmpts
Dark

Epílogo

por LPP » 22/11/2005 21:50

...

Quando lançei este tópico, à uns meses atrás, aqui no fórum, poucos ligaram ao assunto.

Ao analisar as teorias de MM, os modelos apresentados eram apresentados da mesma forma que estão enunciados a seguir e tirados dum site indicados por San (aqui são apresentados três modelos e para os insatisfeitos que não entendem estes, que são dos melhores, para que é que andam à procura de outros?):

My Strategy:

I use a combination of percent risk & percent volatility strategy. Here are the rules I use:

- My main aim is to ensure that I stay in the business longer so my trading system gets a fair chance to realise its potential.
- No position should be greater than 10% of my total trading equity
- I don't risk more than 1% of my total trading equity on any single position
- I make sure my positions are "volatility balanced". In other words I make sure that all my positions fluctuate approximately the same each day in the market. I do this using Average True Range of the stock.

Example:

Say I am planning to buy HINDLEVER, here is what I would do to determine the number of shares I would buy:

Total Equity : 100,000.00
Max Equity for each trade : 10,000.00 (10% of total equity)
Risk Amount : 1,000.00 (1% of total equity)
Volatility Amount : 500.00 (0.5% of total equity. This is the fluctuation level per day per position)

Average True Range (10 Day Avg) : 5.63
Last Market Closing Price : 173.20 (For simplicity assume this is the entry price)
Stop Loss at : 163.40 (Will get out just below previous reaction low)

Number of shares to buy (percent risk model) = Risk Amount / (Entry Price - Stop Loss Price)
Number of shares to buy (percent risk model) = 1000 / (173.20 - 163.40)
Number of shares to buy (percent risk model) = 102 Shares

Number of shares to buy (percent volatility model) = Volatility Amount / Average True Range (10 Day)
Number of shares to buy (percent volatility model) = 500 / 5.63
Number of shares to buy (percent volatility model) = 88 shares

Number of shares to buy (based on Max Equity for each trade) = Max Equity for each trade / Last Market Closing Price
Number of shares to buy (based on Max Equity for each trade) = 10000 / 173.20
Number of shares to buy (based on Max Equity for each trade) = 57 shares

I will buy minimum number of shares determined from the above three models. So in the above case I would buy 57 shares.

So here is what I basically do. I am still trying to fine tune these things. The above parameters used are what I am currently using but I am in the process of doing trial & error to come up with parameters that fit me well. I would now like to hear what the experienced traders here do.

Colocado o problema (a outros que estudam este assunto) de não existirem modelos que combinem as 4 características dos produtos negociados em bolsa (os 4 Vs) com o "Risk Amount" e tendo em atenção o perfil de risco do trader, de forma a definir o Position Size e depois de muito trabalho e de mails para trás e para a frente, foi-me enviado este que, e VEJAM bem a diferença com aqueles 3 que estão atrás em realçe, UTILIZA 1V - a volatilidade combinado com o restante.

Quer dizer este modelo só não é perfeito porque lhe faltam 3 Vs (a velocidade, a verticalidade e o volume).
Se fosse para colocar os modelos simples como aqueles que estão em realçe nem me dava ao trabalho de os colocar aqui.
É uma coisa EXTRAORDINÁRIA. EXTRAORDINÁRIA.

Sobre um modelo de SISTEMA MECÂNICO DE TRADING (também pode ser semi-automático ou descricionário) em que os 4 Vs são referidos já foi também aqui "postado" a base teórica da coisa, mas nessa altura também ninguém ligou patavina... mas ele está aqui num post...

Nesse modelo de ST, também inovador, está a base de ganhar dinheiro. O modelo de MM, como disse no início deste tópico ou noutro tópico anterior, apenas permite controlar as perdas num limite tolerado pelo trader.

Vamos ficar por aqui...

Só quero lembrar aos mais novos que é com humildade que se aprende!

Cumpts.
LPP

por BOV » 22/11/2005 21:20

Pronto!
Era isso mm que estava ás voltas no meu cérebrozinho, :mrgreen: :mrgreen:

É q eu ao longo deste tópico tenho estado a estudar duas coisas, sintaxe do Meta e MM :wink:

Até aqui nunca liguei muito a este tema (MM), no q diz respeito a position size fazia umas contitas caseiras aliadas ás cetezas/incertezas da AT e abria a minha posição em conformidade (mas sempre foi um factor em que n me sentia confortavel nos trades), os stops, estes têm estado controlados (penso eu).

Depois deste tópico, fiquei com os horizontes bem mais alargados graças a vcs/Caldeirão.
Nunca vi necessidade de o dizer mas, acho q chegou a hora :) o Caldeirão é uma excelente comunidade, onde se pode aprender graças á geneorosidade de todos q aqui participam.

Obrigado NF, todos os q participaram e em especial ao LPP que começou com isto tudo (refiro-me óbviamente a este tópico) :)

Abraços
BOV (RJF)
Há por aí avarentos que se fossem relógios nem horas davam!!

Registado: 15/6/2004 11:15

por nunofaustino » 22/11/2005 20:56

o que n deves perceber eh porque eh que la coloquei o a;f? certo (o f:=C-d eh a formula que eu utilizei para calcular o stop).

Em meta, depois de escrever os codigos, tens de defenir o que eh que queres que apareca na janela... neste caso eu queria que fosse colocado o resultado do indicador a e do f, por isso coloquei a;f

Nao sei se te expliquei o que querias... caso n tenha, diz qquer coisa
Um abraco
Nuno

por BOV » 22/11/2005 20:52

Ok Nuno, bem me parecia obrigado por teres confirmado :wink:

Já agora, se n te importas, podias explicar o teu raciocinio, na formula, destas 3 linhas:

b:=CapitalAccount*riskPercent-2*Comissoes;
d:=b/a;
f:=C-d;a;f

Eu sei que isto devolve o stop tendo em conta as comissões, a minha duvida prende-se essencialmente na ultima linha...

Se puderes, agradeço :wink:
BOV (RJF)

por nunofaustino » 22/11/2005 20:45

sim... deve ter sido um erro no copy/paste/delete de um post para o outro...

O stop pde ser escrito como C-(x*WhimFactor)

Um abraco
Nuno

Re: MM

por BOV » 22/11/2005 20:37

LPP Escreveu:Quanto ao valor do stop loss, tomar em atenção que,

C-round(x*WhimpFactor)

é o valor do stop loss a considerar.

LPP,

Não quererias antes dizer que o valor do stop loss a considerar seria:
C-(x*WhimFactor)

Pq o round ?
Se eu usar o round, o indicador devolve-me um stop-loss sempre igual ao close...

Cpts
BOV (RJF)

por San » 22/11/2005 18:30

http://www.traderji.com/risk-money-management/Um forum interessante sobre o tema.
http://www.traderji.com/equities/3666-portfolio-management-tracking-through-ms-excel.htmlZip com MM em Excel. Básico demais e mesmo assim confuso. Procuro algo masi claro, intuitívo e fiável.
San

por San » 22/11/2005 18:21

Alguém tem algum exemplo de MM em Excel?
San

Como???

por LPP » 22/11/2005 1:07

JN,

pelo que me parece esta-se aqui a configurar a ideia de que o MM tem a ver apenas com duas coisas; volatilidade e disponibilidade de capital

Achas mesmo? Lês tudo até ao fim?

Ficam aqui uma ideia desse conceito:

Money Management

In the twenty-first century it has become fashionable to manage one's own investments, yet few traders implement disciplined, professional money management strategies. During the stock market bubble, limiting risk was an afterthought, but given the recent price action, it’s time to get serious about management of money and risk. Professional risk and money management strategies are the foundation for success. Essentially, money management tells you how many shares or contracts to trade at a given point.

Money management is a defensive concept. It keeps you in the game to play another day. For example, money management tells you whether you have enough new money to trade additional positions. Don’t confuse money management with stop placement. Stop placement does not address the how much question.

Money management is risk management. Risk management is the difference between success or failure in trading. Trading correctly is 90% money and portfolio management, a fact that most people want to avoid or don't understand. Once you have the money management down though, your discipline and psychology is 100% of your success.

Money management optimizes capital usage. Few have the ability to view their portfolios as a whole. Even fewer traders and investors make the move from a defensive or reactive view of risk, in which they measure risk to avoid losses, to an offensive or proactive posture in which risks are actively managed for a more efficient use of capital. Trend Following risk management formulas and philosophies are key to increasing profits while controlling risk.

What are some issues addressed by money management or bet sizing?

For example:

How much capital do you place on each trade.
What is the heat of your trading.
Capital preservation v. capital appreciation.
When do you experience expectation of success.
When must you take a loss to avoid larger losses.
If you are on a losing streak do you trade the same.
How must you prepare if trading both long and short positions.
Does a portfolio of long and short allow one to trade more positions.
How is your trading adjusted with accumulated new profits.
How is volatility handled.
How do you prepare yourself psychologically.
Have you tested your bet sizing.

Afirmei anteriormente:
Quanto ao valor do stop loss, tomar em atenção que,
C-round(x*WhimpFactor)
é o valor do stop loss a considerar.

Nuno Faustino desenvole a formula, mas é como a pescadinha:

(d=b/a) ?

RiskPercent*CapitalAccount
---------------------------------- =
--------------------------
(x*WhimpFactor)

RiskPercent*CapitalAccount x (x*WhimpFactor)
---------------------------------------------

Simplificando, temos o resultado da fracção igual a x * WhimpFactor, logo

O VALOR DO STOP LOSS É DEFINIDO PELA DIFERENÇA ENTRE A COTAÇÃO (C) E O RESULTADO DO FACTOR VOLATILIDADE (x) MULTIPLICADO PELO FACTOR RISCO (WF).

Para que conste stops são ESTRATÉGIAS defensivas da posição.

Até qualquer dia!
LPP

por JN » 21/11/2005 23:29

HA já percebi, é por causa da escala, nesse caso a linha não faz lá falta... não perebo de linguagem do meta... pelo que me parece esta-se aqui a configurar a ideia de que o MM tem a ver apenas com duas coisas; volatilidade e disponibilidade de capital. Penso que é muito curto e gostava que alargassem os vossos horizontes para aqui:
http://www.******.com/forum/viewtopic.php?t=3080
Um abraço
JN

por BOV » 21/11/2005 23:21

Caro Nuno, obrigado assim já percebi a coisa :oops: e acho q o JN tb deve ter percebido :)

Tem a ver com o problema de escalas, mas dá para viver assim uma vez q com o "mouse over" na data pertendida consegue-se ler os dois valores (stop e position).

Por hoje está feito (p'ra mim), amanhã será outro dia.

Abraço :wink:
BOV (RJF)

por nunofaustino » 21/11/2005 23:10

a linha recta n eh uma linha recta... eh a linha dos stops, mas como esta na escala do tamanho da posicao (que eh muito maior), parece uma linha recta... experimenta colocar isto no grafico da GOOG e ja fica ao contrario (a linha recta eh o tamanho da posicao e a grande eh o stop).

Um abraco
Nuno

por JN » 21/11/2005 23:07

Bem, agora percebi, os valores de stops aparecem correctos mas pq a linha recta?
Um abraço
JN

por BOV » 21/11/2005 23:03

JN, na figura estão lá duas uma em forma de oscilador e outra quase "flat" debaixo do grafico da cotação (este a negro).

Ok NunoFaustino, sendo assim tudo bem, só q qdo eu coloco o curosr por exemplo em cima do dia de hoje, ambas dão o stop e position size, daí eu oensar q estava qq mal.

Abraço
BOV (RJF)

por nunofaustino » 21/11/2005 22:54

a formula que eu utilizo eh a seguinte

CapitalAccount:=Input("Size of Capital Account",5000,10000000,125000);
Comissoes:=Input("comissoes",1,10000000,5);
RiskPercent:=Input("Account Risk Tolerance in Decimals.",0.001,100,0.01);
{This is the amount of your account balance you're willing to lose per trade - 0.01 equals 1%.}
VT:=Input("ATR Periods for Calculating Volatility.",1,100,10);
Bars:=Input("Number of Bars for Smoothing ATR.",2,100,10);
WhimpFactor:=Input("Personal Risk Profile-1 Cowboy to 7 Whimp",1,7,3);
{1 means you ride bulls and live hard, 7 means you're Mister Rogers--most people fall in between.}
x:=Mov(ATR(VT),Bars,S);
a:=Round(RiskPercent*CapitalAccount/(x*WhimpFactor));

b:=capitalaccount*riskPercent-2*comissoes;
d:=b/a;
f:=C-d;a;f

Vais ter duas linhas vermelhas... uma que indica o num de accoes a comprar (variavel a) e outro onde colocas o stop (variavel f).

Um abraco
Nuno

Próximo

Quem está ligado: