Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae.com (g.a.)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 10/11/2004 20:31

mvbb Escreveu:Qual é que é a diferença entre as escalas e qual é que é a melhor ou pelo menos a mais recomendada para estudar o comportamento das acções?

Obg pelos esclarecimentos.


Embora haja quem utilize a escala aritmética, a verdade é que se meditarmos minimamente no assunto e fizermos alguns testes chegam-se a algumas conclusões incontornáveis: em particular quando a variação do activo é significativa a escala linear deixa pura e simplesmente de fazer sentido.

Quando as variações em causa são pequenas (o que tende a ocorrer em gráficos de curto-prazo ou em activos pouco voláteis) os gráficos tendem a ser bastante idênticos, não existe uma grande vantagem ou desvantagem em utilizar uma ou outra escala.

Quando as variações são significativas, o gráfico em escala linear começará a distorcer significativamente o gráfico de tal forma que os movimentos que se deram com a cotação em baixos valores aparecem «esmagados» e os movimentos que se dão com a cotação em valores elevados aparecem «esticados». Duas variações exactamente iguais de 10% - o que realmente interessa nos mercados é a variação percentual, basta constatarmos que ninguém quer saber quantos centimos subiu ou desceu hoje um qualquer título mas quantos pontos percentuais! - duas variações exactamente iguais, dizia eu, surgirão num gráfico de escala linear como sendo bastante diferentes (parecendo uma muito maior do que a outra).

Isto cria alguns problemas. Exemplos:

:arrow: Nas tendências de queda dará a sensação falsa e errada de que o título está a cair menos ou a «travar». Nalguns casos poderá mesmo parecer que não está a cair de todo. Poderá ainda ser erradamente interpretado como um rounded-bottom ou considerada uma quebra de volatilidade inexistente;

:arrow: Para quem utiliza LT's, surgirão falsas rupturas de LT's descendentes, que constituem falsos sinais e que carecem de significado (tais quebras dão-se devido à escala e não devido a qualquer inversão de tendência iminente);

:arrow: Em tendências de alta surgirá uma falsa aceleração (que inclusivamente poderá levar a visualizar padrões que não existem de todo nesses casos como por exemplo o BARR);

:arrow: Para quem utiliza projecções nos padrões, surgem por vezes projecções completamente inverosímeis precisamente devido à utilização da escala linear (chegando nalguns casos a projecção a apontar para valores negativos ou próximos de zero de forma totalmente inadequada).

Por razões que se prendem com a natureza e mecânica dos mercados a escala logarítmica é claramente a escala mais apropriada (e não pensem sequer que os mercados são casos únicos, há mais casos em que a escala logarítmica é a mais apropriada, experimentem por exemplo ver em que tipo de escala são apresentados os gráficos com níveis de ruído em décibeis, outro caso em que a escala logarítmica faz mais sentido).

Na práctica ainda existem outras pequenas questões: como é sabido (e pode facilmente ser verificado na práctica) as linhas de tendência de longo-prazo tendem a ser mais consistentes (e duráveis) em escala logarítmica. É muito difícil encontrar linhas de longo-prazo numa escala linear com muitos pontos de toque (mais de 3 ou 4) mas tal é perfeitamente normal numa escala logarítmica (onde surgem imensas vezes linhas com 3, 4, 5, 6 e mais toques).

A razão é óbvia: é que as linhas em escala linear tendem a perder a validade dado que de facto essas linhas representam na realidade curvas (de movimento acelerado ou desacelerado)*. Se o activo mantiver a tendência vai quebrar ou afastar-se dessas linhas e quem utiliza a escala linear vai precisar de desenhar uma segunda e por vezes uma terceira linha mais actual (quando na escala logarítmica tería servido sempre a mesma).

* Para quem não percebeu esta questão deixo um exemplo muito simples: imaginem um título que sobe exactamente 1% por dia. Esse título só irá surgir como linha recta ascendente num gráfico em escala logarítmica, num gráfico de escala linear surgirá como uma curva (como se o título subisse cada vez mais depressa).

Só um pequeno apontamente final: por vezes colocam a questão como se tratando uma questão de curto ou longo-prazo o que é errado (ou inexacto). A questão está na variação do activo: pode ser grave num gráfico de médio-prazo onde a variação foi por exemplo de 100% e não tão grave num gráfico de longo-prazo (por exemplo, 2 ou 3 anos) em que a variação foi de 20 ou 30%.

Assim e dado que a escala logarítmica apresenta diversas vantagens e funciona para qualquer variação e para qualquer prazo, utilizo sempre a escala logarítmica (da qual sou de facto, como alguém já aqui disse, um adepto incondicional).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por nunofaustino » 10/11/2004 19:17

O marquito já explicou este tema várias vezes aqui no fórum...

aqui fica o link para uma delas (http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=27)

Um abraço
Nunofaustino

P.S. eu utilizo sempre a escala semi-logarítmica, mas isso n quer dizer que a cotação n reaja a uma linha traçada com a escala aritmética :)
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

Ui...tema polémico

por Dwer » 10/11/2004 19:15

Um gráfico semilogarítmico apresenta uma escala linear no eixo dos xx (tempo) e semilogarítmica no eixo dos yy (preço). A escala semilog para o preço mede movimentos do preço em percentagem. Um avanço de 10 para 20 apresentaria uma distância vertical igual a um avanço de 20 para 40 ou de 40 para 80. Na escala aritmética isto não se passa assim. Embora nos exemplos acima o avanço seja sempre 100%, na escala aritmética o segundo avanço teria o dobro do tamanho do primeiro e o terceiro o quádruplo.
Chama-se ao gráfico semilogarítmico porque num eixo a escala é logarítmica (preço) e no outro é aritmética (tempo).
Eu uso sempre a semilog. No longo prazo faz mais sentido e no curto prazo não se distingue da aritmética.
Muitos ATs não olham assim para as coisas. As opiniões dividem-se. Penso que o Marco António, por exemplo, é adepto incondicional da semilog. Já o Ulisses é da aritmética (digo eu... espero não estar a mentir).

Abraço,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por TRSM » 10/11/2004 19:05

A diferença entre o aspecto gráfico é bem demonstrativo nestes exº

Pessoalmente utilizo sempre a escala semilog, mas em gráficos de estudos que tenho para curto prazo utilizo a linear.

Talvez o prof. Marquito queira explicar melhor :wink:
Anexos
Image1.gif
Image1.gif (13.69 KiB) Visualizado 3146 vezes
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por mvbb » 10/11/2004 18:53

Qual é que é a diferença entre as escalas e qual é que é a melhor ou pelo menos a mais recomendada para estudar o comportamento das acções?

Obg pelos esclarecimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 292
Registado: 15/2/2004 21:20

por TRSM » 10/11/2004 18:47

mvbb Escreveu:Não percebo como é que consegue traçar a linha inferior do canal ascendente de médio prazo. No meu gráfico, fico com duas linhas de tendência ascendente: uma de médio prazo e outra de curto
prazo.

P.S. - Percebo muito pouco de análise técnica.


O gráfico do AA está em escala semilog, e a tua está em escala linear, é essa a diferença.

abraço
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Escala diferente

por Dwer » 10/11/2004 18:47

O gráfico do AA está em escala semilogarítmica.

Abraço,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por mvbb » 10/11/2004 18:37

Esqueci-me de postar o gráfico.
Anexos
SNC3ANOS.JPG
Gráfico da SNC a 3 anos
SNC3ANOS.JPG (121.01 KiB) Visualizado 3200 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 292
Registado: 15/2/2004 21:20

por mvbb » 10/11/2004 18:33

Não percebo como é que consegue traçar a linha inferior do canal ascendente de médio prazo. No meu gráfico, fico com duas linhas de tendência ascendente: uma de médio prazo e outra de curto
prazo.

P.S. - Percebo muito pouco de análise técnica.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 292
Registado: 15/2/2004 21:20

por Visitante » 10/11/2004 0:45

Este 1º gráfico é para mim muito claro quanto ao seu aspecto técnico: óptimo

Acrescem os resultados e restantes dados da empresa. Começou a apresentar resultados líquidos positivos e não é como algumas outars empresas ligadas a estes sectores que sobem apesar de continuarem a apresentar prejuízos. Nesta pespectiva a situação é pelo menos muito boa.

O momento da holding sonae.sgps tambem é óptima e normalmente uma puxa pela outra.

Não é preciso dizer que estou optimista...

Um abraço
Visitante
 

por Visitante » 9/11/2004 23:54

n estás só!
tb tenho 1/4 kg de ptm a 31€!!!!
talvez os meus netos...kem sabe!
Visitante
 

sonae.com

por anas » 9/11/2004 22:50

estas noticias que sairam hoje sao negativas ou positivas para o papel.optimus com umts em 18 capitais distritos e em 41 cidades portuguesas. :roll:
 
Mensagens: 1257
Registado: 29/2/2004 22:20
Localização: senhora da hora

por Visitante » 9/11/2004 22:29

Ainda cá tenho 1/2 kg delas da OPV....acho que a 11E :oops:
Grande negócios se faziam...
Quem avaliava empresas naquela altura devia ser preso... mas enfim

Desculpem o desabafo
Visitante
 

Sonae.com (g.a.)

por aa » 9/11/2004 21:56

Com a ruptura dos 3.48, a margem de progressão da SNC será mesmo muito grande.

Cps

AA
Anexos
SNC.png
SNC.png (21.13 KiB) Visualizado 3392 vezes
 
Mensagens: 1434
Registado: 6/11/2002 0:37
Localização: 14


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BigLift, Bing [Bot], pauljr1975 e 348 visitantes