Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTM - que se passa, Ulisses?!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Touro » 20/10/2004 16:24

Não sigo esta acção mas, olhando para estes gráficos do Ulisses, o que vejo é uma negociação num trading range entre os 16,5 e 19,5 EUR.

É característica comum deste tipo de movimentos a evolução errrática das cotações, por isso percebo o sentimento do Marco António.
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

por Visitante » 20/10/2004 15:29

Alguem é capaz de me informar, em que data vão ser apresentados os resultados do ultimo trimestre?!
Visitante
 

por Ulisses Pereira » 20/10/2004 15:23

A PTM foi, na minha opinião, o grande símbolo do “bull market” que terminou em Março de 2000. A acção foi lançada em Bolsa em Novembro de 1999, numa altura em que se vivia a febre das acções ligadas à Internet. A OPV (Oferta Pública de Venda) ocorreu a 27 euros mas no seu primeiro dia de negociação em Bolsa a acção abriu logo a 40 euros, para gáudio dos milhares de pequenos investidores que subscreveram a OPV.

O que se seguiu foi uma cavalgada impressionante com a PTM a voar, até alcançar o máximo histórico de 143 euros em Março de 2000.Era uma época de euforia com algumas instituições financeiras a apontarem os 200 euros como preço alvo para a PTM. Começava aí o violento “bear market” que fez a acção cair cerca de 96% para a casa dos 5 euros! Será, por certo, um daqueles movimentos que ficará para sempre na História da Bolsa portuguesa.

Se, em 2000, a PTM era um projecto cheio de esperanças e de tesouros prometidos, em 2001 parecia, aos olhos dos investidores, uma aposta falhada num sector que tinha sido uma desilusão. Hoje, em 2004, considero que a PTM é já uma empresa sólida. Não sendo a empresa de sonho que muitos investidores viam em 2000, é uma empresa com bons fundamentais, assente numa excelente solidez ao nível do cabo.

Tecnicamente, em termos de longo prazo, continuo a reafirmar o meu optimismo, depois daquela belíssima base construída durante 2002 e 2003. Essa base permitiu á acção inverter a tendência descendente em que se encontrava e construir uma sólida tendência ascendente de longo prazo. Em termos de curto prazo, a PTM tem a sua grande resistência se situa nos 19,5 euros que serviram como tecto à acção nos dois arranques do início deste ano.

Nessa resistência irá travar-se uma dura batalha entre ursos e touros, pois uma ruptura dessa resistência abre portas à acção para disparar. Pessoalmente, acredito que as probabilidades estão mais do lado dos touros, dado que têm por trás deles a tendência que os protege, mas há que esperar por esse sinal. É esse o grande momento pelo qual os touros da PTM anseiam.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-ptm1.GIF
forum-ptm1.GIF (35.95 KiB) Visualizado 409 vezes
forum-ptm2.GIF
forum-ptm2.GIF (35.21 KiB) Visualizado 416 vezes
forum-ptm3.GIF
forum-ptm3.GIF (23.95 KiB) Visualizado 404 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Ulisses Pereira » 20/10/2004 15:23

A PTM foi, na minha opinião, o grande símbolo do “bull market” que terminou em Março de 2000. A acção foi lançada em Bolsa em Novembro de 1999, numa altura em que se vivia a febre das acções ligadas à Internet. A OPV (Oferta Pública de Venda) ocorreu a 27 euros mas no seu primeiro dia de negociação em Bolsa a acção abriu logo a 40 euros, para gáudio dos milhares de pequenos investidores que subscreveram a OPV.

O que se seguiu foi uma cavalgada impressionante com a PTM a voar, até alcançar o máximo histórico de 143 euros em Março de 2000.Era uma época de euforia com algumas instituições financeiras a apontarem os 200 euros como preço alvo para a PTM. Começava aí o violento “bear market” que fez a acção cair cerca de 96% para a casa dos 5 euros! Será, por certo, um daqueles movimentos que ficará para sempre na História da Bolsa portuguesa.

Se, em 2000, a PTM era um projecto cheio de esperanças e de tesouros prometidos, em 2001 parecia, aos olhos dos investidores, uma aposta falhada num sector que tinha sido uma desilusão. Hoje, em 2004, considero que a PTM é já uma empresa sólida. Não sendo a empresa de sonho que muitos investidores viam em 2000, é uma empresa com bons fundamentais, assente numa excelente solidez ao nível do cabo.

Tecnicamente, em termos de longo prazo, continuo a reafirmar o meu optimismo, depois daquela belíssima base construída durante 2002 e 2003. Essa base permitiu á acção inverter a tendência descendente em que se encontrava e construir uma sólida tendência ascendente de longo prazo. Em termos de curto prazo, a PTM tem a sua grande resistência se situa nos 19,5 euros que serviram como tecto à acção nos dois arranques do início deste ano.

Nessa resistência irá travar-se uma dura batalha entre ursos e touros, pois uma ruptura dessa resistência abre portas à acção para disparar. Pessoalmente, acredito que as probabilidades estão mais do lado dos touros, dado que têm por trás deles a tendência que os protege, mas há que esperar por esse sinal. É esse o grande momento pelo qual os touros da PTM anseiam.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-ptm1.GIF
forum-ptm1.GIF (35.95 KiB) Visualizado 418 vezes
forum-ptm2.GIF
forum-ptm2.GIF (35.21 KiB) Visualizado 419 vezes
forum-ptm3.GIF
forum-ptm3.GIF (23.95 KiB) Visualizado 428 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por MarcoAntonio » 20/10/2004 15:20

Eu confesso que tenho sentido algumas dificuldades a analisar tecnicamente a PTM. A maior parte do tempo não consigo formular uma opinião concreta...

É verdade que é possível determinar alguns suportes e resistências importantes (como por exemplo os 18.40/18.50 e os 19.50) mas para além disso o comportamento tem-me parecido bastante errático e imprevisível.

Até pode ser falha minha que não me esteja a conseguir sintonizar com este papel (a AT passa muito por uma questão de sensibilidade ao que o papel vai fazendo) e já ponderei inclusivamente retira-lo da minha lista restrita de 10 títulos e substitui-lo por outro.

Peço desculpa por não dar uma resposta concreta e talvez não tenha assim ajudado muito mas pareceu-me oportuno fazer esta referência que já estive para fazer por mais do que uma vez nos meus tópicos habituais...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38244
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MSM » 20/10/2004 15:15

Bem pode não fazer sentido mas bast olhar para as cotações de ambas as acções do último mês para reparar que a PTM está normalmente 2x mais cara que a PT. Por vezes está algo mais que 2x mas quando isso acontece a PTM reage em baixa ou fica em banho maria à espera que a PT vá ao valor de 2x.

Mas isto é apenas a minha opinião.
MSM
 

por Ovos Moles » 20/10/2004 15:09

Na minha modesta opinião, acho que o que afirmou não tem o minimo sentido. O volume até ao momento é de 8816, miseravel. Não inviabliza qq quebra do suporte dos 18.5, se é que ainda é possivel fazer uma AT a esta acção
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 910
Registado: 5/11/2002 11:12
Localização: Aveiro

por MSM » 20/10/2004 15:03

Eu já uma vez disse aqui e é apenas a minha opinião que a PTM tem a cotação muito correlacionada com a PT o que acontece é que a PT está a lutar pela passagem dos 9€. Na minha opinião enquanto isso não acontecer com força a PTM não passa os 18.50€.

Bons negócios
MSM
 

PTM - que se passa, Ulisses?!

por Visitante » 20/10/2004 14:58

?!...
Visitante
 


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Alfa Trader, Bing [Bot], dm222, Google [Bot], iniciado1, J.f.vieira, JoeP, karaya75, m-m, Nightrader, Noel1, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2 e 425 visitantes