Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Prognosticos para a PT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 19/11/2002 23:30

Caro Fernando, ainda outro pormenor: numa passagem diz que a linha «já foi relevante». E tem razão, mas o problema é mesmo esse: já foi, quer dizer que já não é.

A questão é esta e penso que já a abordei nos posts anteriores mas volto a repetir: normalmente, temos (quase) sempre uma linha em escala linear que passa próxima de uma correspondente em escala logaritmica. Mas o que acontece é que a uma em escala logaritmica correspondem várias em escala linear (com inclinacao cada vez menor). Portanto, a tal linha em escala logaritmica pode ser desdobrada em várias de escala linear, que vão funcionando até deixarem de fazer sentido, altura em que temos de traçar outra (que na realidade continua a corresponder aproximadamente à unica traçada em escala logaritmica).

Portanto, existem dois caminhos:

:arrow: Ou vai traçando rectas de curto prazo que são no seu conjunto «aproximações» à recta logaritmica...

:arrow: Ou traça uma recta linear que abrange todo o gráfico e que passa por dois ou tres pontos (3 já com alguma sorte) e que corre o risco de ter muito pouca validade actualmente (que é o que nos interessa, o passado já lá vai...).

Em alternativa tem a escala logaritmica que lhe permite traçar rectas válidas em prazos muito maiores e se fizer zoom in muitas vezes nem vai notar a diferença para um gráfico em escala linear...

Note uma coisa: o facto de ver muitas reacções em gráficos com escala linear não quer dizer que tb não existam essas reacções na escala logaritmica (é que na realidade existem porq quase sempre existem rectas nos dois gráficos a passar pelo mesmo ponto, nem sempre mas quase sempre). Os gráficos da PT são bom exemplo disso (ver lá em cima os dois primeiros).

E repare, eu sempre desenho os gráficos com escala linear e o que não me faltam é pontos de contacto, principalmente nos de longo-prazo (aliás tenho sempre muita atenção à consistência das rectas que traço).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Flying Turtle » 19/11/2002 23:27

TM Escreveu:posso enviar 2 gráficos na mesma mensagem? Se sim, como?


Caro TM

É só repetir o procedimento de anexação de gráficos!

Um abraço
pedro
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por MarcoAntonio » 19/11/2002 23:17

Estimado Fernando, repare no seguinte: se optar pelo gráfico com escala logarítmica vai certamente encontrar rectas igualmente com 3 pontos de contacto (até encontra com mais do que três) e que ainda (e sublinho o ainda) são minimamente válidas. É verdade que aquela recta passa por três. Mas a minha questão não é se passa por três pontos ou não: é se ela tem hoje algum significado ou alguma utilidade.

A minha opinião é que não tem (ela hoje aponta para 2 euros e tal e em menos de meio ano estará nos zero). Se optar por traçar uma linha de suporte em escala logarítmica (embora e como refere e bem o TM, em bear market é mais importante e fiável a de resistencia do que a de suporte, no bull ocorre o inverso) existe uma que passa por uns 4 pontos e próximo de outros dois e que está actualmente entre os 4.5 e os 5.0 euros. Neste caso terá um canal a alargar ligeiramente: mas se não existe um canal com LT's perfeitamente paralelas, paciência... É sinal que a PT está a tornar-se cada vez mais volátil. Essa é que é a realidade do título (curiosamente a escala linear insinua o contrário... que no início do bear a PT estava mais volátil e está menos agora).

Espero que tenha compreendido onde eu pretendia chegar com «forçar figuras». O menos que desejo é que seja mal interpretado.
Quanto ao tira-teimas, pessoalmente não coloco a questão nesses termos... :)

Fica o gráfico com todo o bear market na PT com uma linha de suporte relativamente interessante e com mais do que três pontos e que ainda me parece que tenha alguma validade e utilidade (caso o bear market continue). Note que se este está a alargar é porque a PT tem oscilado dentro de um range que está de facto a alargar. E note que muito dificilmente alguma vez consegue linhas com este tipo de consistencia num grafico de prazo e valor absolutos tão alargados em escala linear porque simplesmente esse tipo de escala distorce a realidade.
Anexos
ptc-20021119a.gif
ptc-20021119a.gif (24.78 KiB) Visualizado 6519 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Nem mais

por TM » 19/11/2002 23:04

...e é sempre um prazer escrever consigo!

Outro (abraço)!
 
Mensagens: 63
Registado: 5/11/2002 0:46

por Fernando dos Aidos » 19/11/2002 22:56

Caro TM

Não pretendia que a minha resposta ao Marco António fosse considerada menos simpática... o termo tira-teimas serve apenas para referir que poderemos ter, dentro de pouco tempo, uma confirmação da importância (ou da falta dela) da LTD do gráfico de escala linear.

Para mim, esse teste terá consequências importantes na forma de investir na PT.

Grande abraço do

Fernando dos Aidos

PS - Eu também uso o termo discussão com o significado do inglês "discussion".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 620
Registado: 5/11/2002 2:26

Uma hipotese não considerada!

por TM » 19/11/2002 22:44

Caro Fernando, percebi tudo o que disse!
Mas eu não tenho por hábito traçar rectas com declive negativo pelos minimo, nem rectas com declive positivo pelos máximos! Não os considero como suporte/resistência! Mas isso sou eu! Admito que até funcione!

Mas coloco este post, só para clarificar um questão. Eu quando disse que queria introduzir esta discussão, era "discussão" no bom sentido. Eu utilizo a escala logaritmica, que no caso da PT tem sido mais correcta! A normal tem tido umas quebras enganosas. Mas isso só na PT e ao longo dos últimos anos!

Não é para tirar teimas, como diz, mas realmente para haver argumentação sobre o assunto, pois não tenho a certeza de qual a mais correcta! Até porque ambas podem ser correctas em situações diferentes.

Mas coloco outra questão: e se daqui a uns mesitos chegarmos à conclusão que ninguém tinha razão? Seria giro! Era sinal que a PT "furou" ambas! É uma hipotese não considerada por nenhum de nós! (Como a camisola do Jardel) Porque será?

Um abraço
 
Mensagens: 63
Registado: 5/11/2002 0:46

por Fernando dos Aidos » 19/11/2002 22:29

Caro Marco António,

Também não acredito que a recta suporte que tracei no gráfico da PT venha a ser atingida. Não a deixei no gráfico para tentar comprar no suporte!

No entanto, é óbvio, para mim, que essa recta já foi relevante. Não sei se, quando falou de forçar figuras que não estão lá, se estava a referir a esta recta… para mim, ela é claramente relevante por ter vários pontos de toque e ser paralela à LTD.

Entendo que a existência de um canal, constituido por duas rectas paralelas com vários pontos de toque que englobam a cotação, reforça a sua importância (das rectas). Por outras palavras, a recta suporte serve, presentemente, para reforçar (a meu ver) a importância da LTD (pese embora a largura exagerada do canal…).

Aliás, o motivo por que eu desisti da LTD na escala logarítmica foi não poder traçar o canal aí.

De qualquer modo, parece que teremos o tira-teimas dentro em breve, pois já falta pouco para os 6.80-6.90…

Um abraço e bons negócios

Fernando dos Aidos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 620
Registado: 5/11/2002 2:26

por MarcoAntonio » 19/11/2002 1:17

Fernando dos Aidos, ainda sobre a questão dos canais e porque este aspecto me parece importante porque toca num ponto sensível, o de desenharmos figuras que aparentemente estão lá ou forçarmos figuras que não estão lá...

Repare no canal que tem na PT: qual a utilidade daquele canal, cuja linha de suporte aponta no final deste ano para os 2€ e em meados do ano que vem para... zero?
É lógico que a PT nunca mais na vida dela vai testar o suporte daquele canal. Portanto aquela linha não está lá a fazer nada, não dá qq informação útil (nem creio q tenha agora qq significado). É por essa razão que digo no outro post q se não conseguir numa escala logarítmica é porque ele não existe. Se ele existe tem de estar nas duas escalas: na logaritmica como um só e na linear como vários canais com inclinções cada vez menores. Se para um determinado time-frame só existe na linear, então não é um canal... É essa a minha opinião.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 19/11/2002 0:58

Viva,

Deixo mais abaixo o post ao qual penso que o Fernando dos Aidos se referia (foi colocado ainda no SicOnline há poucas semanas atrás). E aproveito para deixar algumas notas:

Em relação a algo que refiro no texto, sobre as escalas lineares darem origem a MAIS entradas falsas, isso é uma evidência matemática incontornável: dado o mesmo activo (o mesmo comportamento) em duas escalas, uma linear e outra logarítmica, a escala linear vai produzir mais sinais, alguns deles são falsos (porque o título não quebrou qualquer tendência ou ritmo de queda, apenas devido às características da escala acaba por cortar a LT) e não surgem na logarítmica. Esta é uma diferença substancial. No entanto, temos o outro aspecto que é o da saída. Aí passa-se o inverso, a escala linear surge mais tarde (aparecendo mais espaço para o activo subir). Aí, a escala linear pode ter o efeito psicológico que foi referido aqui (muitos estarem a olhar para ela e acabarem por a auto-validar). Isso é verdade em parte acontece. No entanto, ao contrário do que possam pensar, existem muitos investidores e analistas que utilizam a escala logarítmica (por exemplo, um dos mais importantes sites que existem sobre AT e Gráficos Bolsistas - o Stock Charts - apresenta sempre os gráficos com escala logaritmica, por defeito). Além disso, a Análise Técnica não é «desenhada» para funcionar só porque as pessoas acreditam nela!... Na realidade, a Análise Técnica (ou algumas abordagens da AT) funcionavam melhor antes de acreditarem nela e deixaram de funcionar ou tornaram-se menos eficientes assim que muitos tomaram contacto com ela... Portanto, esse é um argumento que pode ser considerado falacioso. Por exemplo, eu acredito que um pequeno disparo surja e provoque um falso break-out devido à AT ou aos seus seguidores, no entanto uma mudança de tendência verdadeira não acredito que se dê devido à AT... A AT não manda nos destinos do título e não é por passar uma linha que a realidade da empresa muda, pelo contrário é quando a cotação da empresa passa determinada linha que poderemos considerar que algo «poderá ter mudado» na empresa. Parece o mesmo mas não é, é bastante diferente.

Outro aspecto: para mim, o facto de uma escala linear em alguns casos representar uma linha (arbitrária) que na realidade representa uma curva de aceleração que nada diz que os títulos devem seguir (aliás, a prática diz que não, o comportamento dos títulos é idêntico qualquer que seja o seu valor absoluto, excluindo as anormalidades introduzidas por spreads bid/ask elevados), só esse facto leva-me a optar pela logaritmica porque essa representa uma linha que faz sentido e tem fundamento (representa, tal como o nome indica, a tendência, ou seja o ritmo ou variação da cotação do activo ao longo do tempo). Quebrada essa linha, o activo quebrou esse ritmo e isso poderá ser tomado como sinal de inversão ou a génese de um novo movimento.

Em escalas de curto-prazo ou quando a variação é pequena, tal problema não se coloca. Os gráficos ficam idênticos. Sendo assim, não faz mal algum continuar a usar o logarítmico. A minha opção é deste modo utilizar sempre o logarítmico. Posso fazer zoom in e zoom out ao gráfico sem me preocupar com a escala e sem ter que desenhar novas linhas para time-frames diferentes.

Em relação a algo que o Fernando dos Aidos referiu, sobre canais. Curiosamente, consigo traçar mais facilmente canais no longo prazo com escalas logaritmicas do que com escalas lineares. E quando não consigo, chego à conclusão de que não há canal nenhum para traçar (nada obriga a que exista um canal, e um canal de longo-prazo numa escala linear pode representar na realidade um triângulo com 20% numa extremidade e 10% na outra)...

Mais uma nota: já quase no fim, antes de postar, vi o post da Pata. Pata, o que eu tenho detectado (e já vi outros autores fazerem referência a isso) é que o que tende a acontecer (no longo-prazo) é as Linhas sobre escalas logaritmicas serem mais consistentes (mais pontos de contacto). Ou seja, para a mesma linha tens mais reacções. Para conseguires o mesmo número de reacções numa escala linear tens de, normalmente, desdobrar a mesma linha em várias de time-frames mais pequenos. Aliás, tens um bom exemplo acima: observa bem os gráficos da PT nas duas escalas e diz de tua justiça qual deles apresenta as reacções à linha de tendência mais precisas e mais consistentes!...

Agora os tais posts:

<i>Em relação a esta gostaria de referir o seguinte, tenho visto traçarem LT`s de longo prazo em gráficos com escala linear e já fiz algumas referências ao que penso sobre este assunto noutros espaços, mas vou repeti-lo: não é aconselhável traçar LT`s de longo prazo em gráficos com escala linear por uma razão muito simples - essas LT`s podem induzir o analista em erro e criar sinais de entrada (break-out) antecipados e tecnicamente errados. Num gráfico de longo prazo a variação do activo tende a ser maior (e aí é que reside o problema). Se a escala é linear as LT`s tendem a ser insustentáveis, ou seja, mesmo que a tendência se mantenha a LT acaba por ser quebrada invariavelmente, porque uma recta num gráfico com escala linear representa uma queda cada vez maior à medida que o tempo passa. Portanto, a quebra de uma dessas LT`s pode traduzir-se num sinal sem qualquer fundamento (basta o título não acelerar na queda que virá, a prazo, quebrar uma dessas LT`s). Por coincidência (ou talvez não, creio mesmo que não é) as LT`s traçadas em gráficos com escala logarítmica (em que uma recta passa a traduzir-se uma queda percentual constante - ou seja, a linearidade está na velocidade da queda em termos percentuais) tendem a ser mais consistentes e a tocar o gráfico mais vezes nos pontos máximos (regra geral é o que acontece com as LT`s traçadas em gráficos logarítmicos de longo prazo). Pessoalmente até uso sempre este tipo de escala (mesmo em gráficos de curto-prazo) embora aí as diferenças sejam negligenciáveis.

----
Parte2: A pedido da Pata faço a comparação do mesmo gráfico com os dois tipos de escala
----

Óptima sugestão, Pata. Ora cá vai...

Olhar para o passado cria-nos certas armadilhas, dado que sabemos como tudo decorreu podemos não nos aperceber da real sequência dos acontecimentos. Por isso no gráfico coloco duas linhas e a seguinte questão: qual das linhas corresponde à minha linha no gráfico não linear?

Pois essa questão é essencial para saber se a diferença das escalas é determinante ou não, e se sim, quando é que é determinante, senão vejamos:

1. Por um lado, se considerarmos a linha a lilaz, numa perspectiva de presente, temos a seguinte questão: de momento a diferença não é crítica de facto (algumas dezenas de pontos que não representam mais do que um par de sessões em média). No entanto, não sabemos quando a linha vai ser cruzada!
Pois se a tendência de longo prazo se mantiver, as linhas prolongam-se «para sul» aumentando a disparidade entre elas. Como não sabemos quando vão ser cruzadas pelo índice poderá ser um pouco prematuro dizer se a diferença entre elas é crítica ou não.

2. A segunda alternativa é olhar para o gráfico com uma perspectiva de passado e é talvez a parte mais interessante deste «exercício». Imaginemos que nos encontramos na passagem de ano 2001/2002 (para facilitar coloquem a mão sobre o gráfico daí para a frente, para verem o que veríamos no gráfico nessa data). Ora, nessa altura a linha a lilaz não faz qualquer sentido (não existe sequer) e a azul é então nessa data a que corresponde à linha traçada no meu gráfico com escala logarítmica. A linha até é bastante consistente numa escala linear, diga-se em abono da verdade!...
Ora, na primeira semana de março, para quem estivesse a seguir o gráfico com escala linear, deu-se um break dessa linha, com algum volume até na parte inicial, que consistiu para quem seguia o gráfico nesse formato num forte sinal de entrada, até porque, segundo esse critério, o S&P esteve cerca de um mês acima da LT (bem mais do que normalmente se «dá de barato» - uns pares de sessões - para se confirmar quebras em prazos mais alargados. Já para quem seguiu o gráfico com escala logarítmica, não existiu break-out nenhum, mas antes mais um teste à LT, com algum volume no teste e com pronta queda do mesmo volume na altura em que o S&P faz uma doji semanal e maior queda ainda na semana seguinte com uma vela negra a confirmar o pré-sinal de inversão. Para quem estivesse a seguir o gráfico em escala logarítmica, foi pois apenas mais um teste à resistência e uma oportunidade para vender (ou shortar), não para comprar (ou alongar).

Enfim, trata-se de um excercício aplicado a um caso particular e em si não prova nada de especial. O fundamento da minha argumentação não são estes gráficos, antes eles servem de exemplo para o que expliquei no post anterior. Em prazos alargados e dado que a variação em valor absoluto tende a ser maior, as LT`s traçadas podem induzir o analista em erro e seguramente dão mais sinais falsos que as traçadas sobre gráficos com escala logarítmica. E nalguns casos podem dar sinais sem qualquer fundamento (indo bem para além da «antecipação» que foi visível neste gráfico). Para isso teríamos que escolher outro exemplo com variações mais acentuadas para assistir a situações bem mais críticas (por exemplo, a Pararede). Lembrem-se no entanto, se tentarem esse exercício, não só em visualizar a LT actual mas também as que foram visíveis no passado e que originaram falsos sinais!

Agora uma nota, que me parece importante nesta altura: isto é um pormenor, apesar de tudo. A AT não se limita a este pormenor e existem excelentes analistas, verdade seja dita, que usam sempre gráficos com escalas lineares e não é por isso que deixam de ser excelentes analistas. Existem muitos outros aspectos a ter em linha de conta e bastava por exemplo que um hipotético analista que estivesse a usar uma escala linear tomasse em linha de conta o volume para, talvez, não ficar muito satisfeito com o break-out a que estava a assistir... </i>
Anexos
escala_linear.gif
escala_linear.gif (16.65 KiB) Visualizado 6670 vezes
escala_logaritmica.gif
escala_logaritmica.gif (15.7 KiB) Visualizado 6668 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Pata-Hari » 19/11/2002 0:51

Curioso Fernando, no outro dia numa discussão com o Marco António eu dizia exactamente o mesmo, usando a mesma teoria explicativa. Concordo que faz mais sentido do ponto de vista matemático, mas penso que a reacção (possivelmente por fenómeno de self-fulfilling prophecy), é mais comum às escalas normais.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Escalas

por Fernando dos Aidos » 19/11/2002 0:02

Caro TM

Já houve vários posts acerca desta questão (da escala que se deve usar no eixo das ordenadas dos gráficos das cotações). Se bem me recordo, há um recente do Marco António, que usa os gráficos semi-logarítmicos em qualquer “time-frame” (não tenho aqui o link).

Teoricamente (“whatever that means”…) o Marco António tem razão, pois esse gráfico representa de modo igual uma variação percentual igual. Quando eu comecei a usar a análise técnica, comecei com gráficos semi-log por esse motivo. No entanto, cedo me apercebi de que, em várias situações, a análise era muito mais límpida usando o gráfico em escala normal. Talvez porque uma elevada percentagem de intervenientes nos mercados financeiros usa gráficos na escala normal, o efeito da “self-fulfilling prophecy” torne esta escala importante.

É claro que, quando há uma variação muito grande na cotação (quer seja num período de tempo longo ou curto), é praticamente obrigatório usar a escala logarítmica no eixo das ordenadas.

A PT é um bom exemplo deste dilema. Como notou no seu post (e já foi aqui referido pelo Ulisses e pelo Marco António), aproximamo-nos da LTD de longo prazo, cuja localização se encontra a 6.8 ou 7.4 consoante a escala usada. Qual vai ser relevante?

Penso que aqui prevalece a opinião da maioria. Se muita gente estiver a olhar para o gráfico na escala normal, quando a cotação chegar perto dos 6.8 os “bear” vão atacar em força e os “bull” vão hesitar, o que tornará esse valor numa forte resistência… mesmo que, teoricamente, devesse ser o valor de 7.4.

Um motivo por que eu uso a escala normal no caso concreto da PT, é o poder traçar um canal de longo prazo (muito largo, é certo, mas, ainda assim, um canal). Não me parece que seja possível traçar esse canal no gráfico semi-logarítmico.

No entanto, não existe consenso acerca desta questão. No caso da PT logo veremos como reaje aos 6.8.

Um abraço e bons negócios

Fernando dos Aidos

PS – Acabo de ver o post do Dwer que me parece conter, essencialmente, o mesmo ponto de vista.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 620
Registado: 5/11/2002 2:26

Outra vez as escalas....

por Dwer » 18/11/2002 23:29

Talvez a pergunta devesse ser posta assim: qual é a escala comummente utilizada? Se a maior parte dos agentes do mercado usam a semi-logarítmica então será esta que conta. Vice-versa, se for a linear então é para esta que devemos olhar.

Na minha opinião são as pessoas, os intervenientes nos mercados, que estabelecem os limites, que me parecem principalmente psicológicos; resistências, suportes, linhas de tendência são lidas e entendidas pelo mercado pela vontade da maioria.

Resumindo: se a maioria é logarítmica então é assim que devemos interpretar os gráficos; se for linear, sejamos lineares.

A questão a pôr será: qual é a maioria? log ou lin?

Cá por mim sou lin, mas se houver mais logs passo-me já para o outro lado.

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

a todos II

por TM » 18/11/2002 23:11

posso enviar 2 gráficos na mesma mensagem? Se sim, como?
Anexos
ptc_normal.png
ptc_normal.png (30.79 KiB) Visualizado 6744 vezes
 
Mensagens: 63
Registado: 5/11/2002 0:46

a todos

por TM » 18/11/2002 23:09

Fernando dos Aidos Escreveu:...devido à proximidade da LTD de longo prazo nos 6.80-6.90...


Caro Fernando,

Qual é a escala do seu gráfico? É que a minha está por default em semi-log. Parece que no curto prazo não há influência! Mas no longo prazo há influência...e grande!
Gostava de introduzir esta nova discussão que, neste exemplo perfeito é muito importante!
Importante porque, com a escala semilog, a mesma LT que fala está proxima dos...7.50! Pois é!

Aqui deixo o(s) meu(s) gráfico(s)! O semilog (que utilizo) e o normal, que está muito parecido com o seu!

Espero comentários de todos, pois a diferença para este caso é, no minimo, grande!
Anexos
ptc_semilog.png
ptc_semilog.png (31.01 KiB) Visualizado 6745 vezes
 
Mensagens: 63
Registado: 5/11/2002 0:46

por R_Martins » 18/11/2002 15:37

JN Escreveu:Alguem escreveu:
Que belas subidas, não nos resta que dizer.O que é que modou?...

Nao, o mercado munca reage as mudanças, ele antecipa-as!


Caro JN

Que bela utopia...
Antecipa-as?... Quantos vezes o mercado americano já antecipou a melhoria da economia nos últimos 30 meses?
Se bem me informaram a Reserva Federal, baixou as taxa de juros á menos de 15 dias.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
 
Mensagens: 1611
Registado: 5/11/2002 9:23

por JN » 18/11/2002 15:28

Alguem escreveu:
Que belas subidas, não nos resta que dizer.O que é que modou?...

Nao, o mercado munca reage as mudanças, ele antecipa-as!
Um abraço
JN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 770
Registado: 11/11/2002 17:41
Localização: Estoril

Re: PTC

por R_Martins » 18/11/2002 15:10

Fernando dos Aidos Escreveu:Caro ghost,

A PTC deve ser das acções portuguesas mais discutidas neste forum (e noutros...). Sugiro que veja as opiniões deixadas recentemente por vários intervenientes.

Pessoalmente, parece-me que é tarde para uma entrada longa, i.e., o risco não compensa, especialmente devido à proximidade da LTD de longo prazo nos 6.80-6.90... a não ser que seja para apanhar apenas alguns ticks...

Deixo ficar o gráfico de lp.

Abraço


Caro Fernando

Que belo gráfico para lavar o olho esquerdo...
A lavagem do direito vai ter custos muito altos. Que belas subidas, não nos resta que dizer.O que é que modou?...
Parabens aos corajosos!!!
R. Martins

Fernando dos Aidos
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
 
Mensagens: 1611
Registado: 5/11/2002 9:23

A propósito do avatar

por Touro » 18/11/2002 14:08

Caro Fernando dos Aidos,

É para ver que nestas coisas dos mercados ninguém escapa a fazer o papel de urso (de vez em quando)... nem mesmo os touros!
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

por Flying Turtle » 18/11/2002 13:16

Touro Escreveu:Caro Fernando dos Aidos,

Fosse ela aos 6,8/6,9€, se reparar é uma subida superior a 5,7%. Não é de deitar fora. Apesar de no final da semana passada estar um pouco céptico relativamente a estas subidas da PTC, com pouco volume e com maior pressão vendedora, estou a começar a render-me à evidência. O facto é que ela está a subir paulatinamente e o COF parece querer começar a compor-se. O volume é que insiste em não aumentar. Acredito que se o volume aumentar, há condições para atingir a tal LTDlp de que o meu amigo fala.


Tudo isso é verdade, caro Touro, mas o problema é que o rácio risco/benefício não é muito animador: Enquanto que uma entrada próxima de um suporte pode permitir rácios risco/benefício na ordem dos 10 ou mesmo mais, neste caso duvido que possa sequer chegar a 2...

Isto digo eu que, por ausência durante a passada semana, não pude entrar no momento oportuno. Agora vou esperar por mmelhor oportunidade. Mas lá que custa vê-la subir e ficar de fora, quanto a isso...

Um abraço
Pedro
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

PTC

por Fernando dos Aidos » 18/11/2002 13:14

Caro Touro,

Tem toda a razão: não é de deitar fora. No entanto, não me parece que a relação recompensa/risco seja atractiva. É que eu coloco a LTDlp como objectivo máximo da subida (chegará lá?); quanto ao "target" para uma queda...

No entanto, esta subida sem volume tem deixado muito boa gente a "ver navios". Suponho que será quando todos se renderem à evidência e entrarem que começará a cair... (A PT tem destas coisas: gosta de enganar toda a gente...)

Um abraço e bons negócios.

Fernando dos Aidos

PS - Gosto imenso do seu "Avatar". Só que parece mais um urso furioso do que um touro...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 620
Registado: 5/11/2002 2:26

por Touro » 18/11/2002 13:01

Caro Fernando dos Aidos,

Fosse ela aos 6,8/6,9€, se reparar é uma subida superior a 5,7%. Não é de deitar fora. Apesar de no final da semana passada estar um pouco céptico relativamente a estas subidas da PTC, com pouco volume e com maior pressão vendedora, estou a começar a render-me à evidência. O facto é que ela está a subir paulatinamente e o COF parece querer começar a compor-se. O volume é que insiste em não aumentar. Acredito que se o volume aumentar, há condições para atingir a tal LTDlp de que o meu amigo fala.
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

PTC

por Fernando dos Aidos » 18/11/2002 12:28

Caro ghost,

A PTC deve ser das acções portuguesas mais discutidas neste forum (e noutros...). Sugiro que veja as opiniões deixadas recentemente por vários intervenientes.

Pessoalmente, parece-me que é tarde para uma entrada longa, i.e., o risco não compensa, especialmente devido à proximidade da LTD de longo prazo nos 6.80-6.90... a não ser que seja para apanhar apenas alguns ticks...

Deixo ficar o gráfico de lp.

Abraço

Fernando dos Aidos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 620
Registado: 5/11/2002 2:26

Prognosticos para a PT

por ghost » 18/11/2002 11:35

:?: :?: :?: :?: :?: .....o meu estado de espirito em releção a entrada na ptc e mesmo este :?: :?:

Quem é que me ajuda a dissipar este estado?

Atentamente
 
Mensagens: 26
Registado: 5/11/2002 1:30


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 392 visitantes