Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Só perco se vender"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 29/10/2008 23:22

Portanto, quem comprou PTM a 140 euros ou outro valor próximo e hoje ainda as detém (e há pessoas nessa situação) indubitavelmente não está a perder dinheiro, certo asdrubal?

E, mais interessante é que possivelmente nunca irá perder, levando as acções para a cova...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por _asdrubal_ » 29/10/2008 23:19

Facto: a mais ou menos valia só é realizada quando é efectuada a venda.

Portanto sim, só se perde ou só se ganha quando se vende.

Não sei onde está a dúvida.

Registado: 4/9/2008 15:20

por bolo » 29/10/2008 23:15

Martins_Braz Escreveu:A estratégia é a seguinte:
... Se não houver rebound significativo nos próximos dias, faço a venda controlada de metade do capital investido...

Cuidado! Enquanto acharmos que a nossa estratégia está certa, não devemos negá-la ou errá-la!

Agora fiquei baralhado quando tentava perceber a sua estratégia! Admite vender se isso significa perder dinheiro.

Se não houver rebound significa que irá cair, o que não terá qualquer problema se não vender. Imaginando que cai para metade do preço de hoje, enquanto não vender não há perda efectiva pois não está assumido. É apenas potencial. Quando, mais tarde ela recuperar o que perdeu e superar o preço de compra aí pode vendê-la e realizar o ganho.

É isto! Certo?

A isto chama-se estratégia. E tem como objectivo o lucro! Que mais se poderá dizer?! Parece-me que respeita dois principio: estratégia e objectivo de criação de riqueza!

É a estratégia que maximiza a aplicação de capital e minimiza o risco? Não sei pois já me baralhou todo!
Continuo a desconfiar que não, mas já não tenho idade para contas tão míudas! Depois dos 350 é tudo muito subjectivo!
Editado pela última vez por bolo em 29/10/2008 23:20, num total de 1 vez.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por corvo47 » 29/10/2008 23:04

Pelo que vejo e sinto já tens a tua opinião formada acerca da Radio One.

1º Em Bear Market nunca assumo mais do que 5% de perca num negócio.
2º Em Bull Market assumo no máximo 7%.

Dito isto nunca estive a perder 35% numa acção.

Pelo que li noutro tópico tens cerca de 300 000 acções a 0,11.Acções a este preço só compraria numa fase em que estivesse com muitos ganhos, quase por brincadeira e no máximo umas 5000.Este tipo de acções são o que considero refugo.Se a empresa recuperar tudo bem ,se não recuperar está perdido. No entanto o investimento foi pequeno.
A probabilidade de recuperação regra geral é muito reduzida.

Portanto das duas uma:
-Essa coisa dá a volta e tens uma grande "fezada".
-Eu então estoira e tens uma grande "enfezada".

Regra geral não invisto assim e com esses montantes até me arrepio.
Mas cada um sabe o que tem, o que pode perder e quer ganhar.

Este tipo de investimento faz-me lembrar a minha filhota ,quando tem de escolher um livro ,para eu lhe contar uma história antes de dormir e não sabe qual escolher.
E apontado alternadamente para um livro e outro vai dizendo:
-Ananim Ananão ficas tu e eu não,
Sapatinho de borracha meinha de algodão.

Desejo-te boa sorte e que seja uma boa experiência.

Um abraço.

Registado: 14/3/2008 22:39

por Woodhare » 29/10/2008 22:59

Eu acho curioso esta história do estar a perder tanto. Ou seja segundo o que muitos defendem o investidor está em segurança perdendo 10% agora e 10% daqui a umas semanas e 10% daqui a uns tempos porque usa um stop loss. E isto não é dinheiro parado. É o quê, perda em movimento?
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por artista_ » 29/10/2008 22:48

artista Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:Neste preciso momento estou a "perder" cerca de 35% num acção.

Quem defende que a afirmação "só perco se vender" está errada o que é que aconselha?

Vender ou manter?

Não sei qual é o título, desconheço as razões da entrada, o prazo de investimento, o plano que definiste... assim não posso dar qualquer opinião, até porque penso que se trata de um título que não acompanho!

Mas que estás a perder estás, vendendo estarás apenas a assumir as perdas, não vendendo as tuas perdas aumentarão ou diminuirão consoante a evolução das cotações!

Já agora, e se venderes e voltares a comprar logo a seguir ao mesmo preço? perdeste ou não??

abraço

artista

Martins_Braz Escreveu:Vejo pelas respostas às minhas perguntas que pensam que já deveria ter vendido e seguido para outra.

Mas dado que ainda não vendi, devo vender o mais depressa possível.

Eu penso de forma diferente, por questão de estratégia, como muito bem alguém disse.

Vamos a ver quem tem "razão" (espero ser eu ). Quando as vender, comprometo-me a colocar aqui o preço positivo ou negativo.

Mas razão em relação ao quê?? a ganhares ou a perderes??? isso não tem nada a ver com o assunto! A questão é que agora estás a perder, ninguém aqui te disse que virias ou não a ganhar ou a perder...

Além disso quem é que te disse que deverias vender? acho que poucos ou mesmo ninguém, muitos disseram que na sua forma de investirem nunca chegariam a uma situação de estar a perder tanto que usariam um stop...

Mas acho que isto explica tudo:

Martins_Braz Escreveu:Como é capital de bolsa, estou disposto a perder tudo.

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 29/10/2008 22:47

Martins_Braz Escreveu:Não concordas?

É claro que não concordo.

Não concordo porque não era esse o espírito do exemplo, baseado num modelo simples sem constrangimentos práticos.

O espírito do exemplo, quando digo "decide comprar", é o de que compra mesmo.

Estou a assumir que vejo a possibilidade de comprar a esse valor e compro mesmo...

O resto são constrangimentos práticos. Por exemplo, se eu "fizer essa decisão a esta hora da noite" o mercado está fechado e portanto não posso executar essa decisão e daqui até amanhã o valor disponível para venda pode mudar. É isto que agora estás a discutir e como é óbvio eu não me estava a focar em nada disso...

Imaginemos que o mercado está aberto, a cotação é essa e eu estou a ponderar comprar. E que se decidir comprar, comprarei mesmo a esse valor. Uma vez que tenha decidido e comprado, qual é a diferença para o investidor A?

Não é nenhuma...

A ideia era mostrar que a partir deste momento, é indiferente se as acabo de comprar (ao valor actual) ou se já a tenho em carteira há 1 ano.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Martins_Braz » 29/10/2008 22:32

Adrox Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
Jesse James Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:Neste preciso momento estou a "perder" cerca de 35% num acção.

Quem defende que a afirmação "só perco se vender" está errada o que é que aconselha?

Vender ou manter?

Mech, Enslaved, artista, pedrom, etc... fico a aguardar as V. recomnedações.

Cumprimentos,

Eu aconselho a que nos próximos trades, tenhas em conta algumas regras de position sizing e money management.

Começa por colocar uns stops, para que isso nunca mais aconteça.
Protege o capital.

um ab

JJ

Fiquei na mesma... isso quer dizer para vender ou para manter?

P.S.: Só quero mesmo que respondas a isso se fores da opinião que "só se perde quando se vende" é um erro.

Obviamente que DEPENDE DA ESTRATÉGIA.

Se quando entraste na acção puseste um stop a 40%, e disseste só saio quando bater neste stop.

Então é claro que não vendes, porque ESTÁS A SEGUIR A ESTRATÉGIA.

Se na estratégia disseste, so vendo daqui a 2 anos, independemente de subir 90% ou descer 90%, também não vendes, porque ESTÁS A SEGUIR A ESTRATÉGIA.

Se a tua estratégia é: só vendo a ganhar, tambémm não vendes porque ESTÁS A SEGUIR A ESTRATÉGIA.

Posto isto, tens que dizer qual a estratégia que estás a seguir, e discutir A ESTRATÉGIA, e não trades individuais.

A estratégia vai ter trades negativos e trades positivos, ou não ter trades (no caso de nunca se vender). Mas a estratégia é o que nos permite, à medida que aumentamos os trades (longo prazo), termos rentabilidades positivas ou negativas... A estratégia é a unica maneira de avaliarmos as nossas acções, só depois de fazermos 60 ou 70 trades, podemos saber se temos uma estratégia vencedora ou não. Qualquer pessoa com sorte pode ter 1 trade vencedor de 300%, agora ter 100 trades vencedores de 1% ou 2%, já é preciso ter uma sorte do catano (ou a estratégia ser mesmo boa)...

E portanto na minha opinião o que se deve discutir é a estratégia, e não trades individuais, pk esses vão haver sempre positivos e negativos independemente da estratégia.

Este trade até te pode correr bem, e tu pá proxima vais seguir A MESMA ESTRATÉGIA, e se te correr mal, ficas com ele todo enterrado. Mesmo que seja uma probabilidade de 1% de perderes, como investes quase todo o teu capital num trade, basta esse 1 % acontecer, isto é, fazeres +- 100 transacções para ires de vela..

Discutindo a estratégia:
VENDER SÓ QUANDO SE ESTÁ A GANHAR, é uma estratégia horrivel, então quando se investe 100% do capital em cada trade, mais horrivel fica.

Eu ficava muito contente se o meu pai me tivesse deixado Torre Alta ou Lisnave, em vez de comprar 2 vivendas nem que fosse na Baixa da Banheira, ao menos ainda podia ir morar para lá...

Mas se tu gostas de papel de parede original, força, enche-te de penny stocks e nunca mais vendas.

Posto isto só se perde quando se vende, não é um erro, é uma má estratégia de investimento...

Cumprimentos.

A estratégia é a seguinte: a apresentação dos resultados será agora no dia 6 de Nov.. Na expectativa de bons resultados face à acentuada queda da acção nos últimos dois meses, aguardo que haja rebound. Se não houver rebound significativo nos próximos dias, faço a venda controlada de metade do capital investido (sem prejuízo de voltar a reforçar se a cotação descer ainda mais e desde que haja liquidez para isso).

Se o rebound for de pouca monta (para os 0,10 ou 0,11) pondero ainda aguardar por meio do ano de 2009 para definir a estratégia a seguir.

Registado: 17/7/2008 13:21

por Martins_Braz » 29/10/2008 22:29

Vejo pelas respostas às minhas perguntas que pensam que já deveria ter vendido e seguido para outra.

Mas dado que ainda não vendi, devo vender o mais depressa possível.

Eu penso de forma diferente, por questão de estratégia, como muito bem alguém disse.

Vamos a ver quem tem "razão" (espero ser eu :)). Quando as vender, comprometo-me a colocar aqui o preço positivo ou negativo.

P.S.: As acções em causa são ROIAK (Radio One).

por Jesse James » 29/10/2008 22:28

Eu, por exemplo, estou à espera de fazer um grande negócio, com um contentor de preservativos que comprei há cerca de 17 meses.

Comecei a pensar, que a arvore da borracha, como é mais feia que a frente de uma berlier, há-de ter o seu fim.

Depois temos o pessoal do xuning e das pistas, que queimam borracha mais depressa do que eu gasto azinho. Além disso, vejo pelo meu puto que em cada duas contas, apaga quatro. Ora isso multiplicado aí por 4 estudantes que andam aí no mundo e arredores, vejam lá.

Fiz um sum no excel (aquelas lojas)et voilá:

Não tarda a borracha acaba. Talvez mais dois anos, 24 meses no máximo.

Ora como os preservativos são feitos de derivados da dita e como fazer o amor ainda não paga selo, tenho a certeza que aquele contentor guardado ali no cais de cacilhas, ainda me vai dar muito dinheiro...
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por Woodhare » 29/10/2008 22:28

Eu gostava que alguém me explicasse como se usa stop loss em investimentos de longo prazo. Curioso que o Security Analysis e o Intelligent Investor aparecem sempre citados na bibliografia recomendada e eu nunca li nada nesses livros sobre stop loss.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

por artista_ » 29/10/2008 22:26

Vender ou manter?

Não sei qual é o título, desconheço as razões da entrada, o prazo de investimento, o plano que definiste... assim não posso dar qualquer opinião, até porque penso que se trata de um título que não acompanho!

Mas que estás a perder estás, vendendo estarás apenas a assumir as perdas, não vendendo as tuas perdas aumentarão ou diminuirão consoante a evolução das cotações!

Já agora, e se venderes e voltares a comprar logo a seguir ao mesmo preço? perdeste ou não??

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Martins_Braz » 29/10/2008 22:25

MarcoAntonio Escreveu:Comissões à parte, decidir manter hoje uma acção em carteira é a mesmíssima coisa que ter o dinheiro que elas valem e nesse momento decidir compra-las!

É exactamente a mesma coisa.

Não é exactamente a mesma coisa. Por exemplo, tenho grande parte do capital de sociedade que está hoje a cotar nos € 1,89 e que comprei a € 0,82.

Podes dizer que o meu capital é = y acções x 1,89. Mas isso é errado porque se as decidir vender todas amanhã na abertura então, como se trata de umaacção pouco líquida, o preço rapidamente passa para os 1,70 ou 1,50 por exemplo.

Logo o capital final (oque ganhei ou que perdi) não corresponde à cotação ideal. Enquanto as tens em carteira só tens a expectativa de as vender por aquele valor... não quer dizer que as vendas. Daí o potencial e o real serem coisas diferentes.

Óbvio que não fico contente por ter acções a desvalorizar (na lógica de não estar a perder dinheiro). Mas se a acção nunca será vendida enquanto estiver a perder (pelo menos essa é a ideia) então a desvalorização potencial é irrelevante.

Não concordas?

por Woodhare » 29/10/2008 22:25

Vender ou manter?

Cumprimentos,

Para mim depende do título em questão e do tempo que estás disposto a esperar. Não acho que 35% seja muito.

por Adrox » 29/10/2008 22:15

Martins_Braz Escreveu:
Jesse James Escreveu:

Vender ou manter?

Cumprimentos,

Eu aconselho a que nos próximos trades, tenhas em conta algumas regras de position sizing e money management.

Começa por colocar uns stops, para que isso nunca mais aconteça.
Protege o capital.

um ab

JJ

Fiquei na mesma... isso quer dizer para vender ou para manter?

P.S.: Só quero mesmo que respondas a isso se fores da opinião que "só se perde quando se vende" é um erro.

Obviamente que DEPENDE DA ESTRATÉGIA.

Se quando entraste na acção puseste um stop a 40%, e disseste só saio quando bater neste stop.

Então é claro que não vendes, porque ESTÁS A SEGUIR A ESTRATÉGIA.

Se na estratégia disseste, so vendo daqui a 2 anos, independemente de subir 90% ou descer 90%, também não vendes, porque ESTÁS A SEGUIR A ESTRATÉGIA.

Se a tua estratégia é: só vendo a ganhar, tambémm não vendes porque ESTÁS A SEGUIR A ESTRATÉGIA.

Posto isto, tens que dizer qual a estratégia que estás a seguir, e discutir A ESTRATÉGIA, e não trades individuais.

A estratégia vai ter trades negativos e trades positivos, ou não ter trades (no caso de nunca se vender). Mas a estratégia é o que nos permite, à medida que aumentamos os trades (longo prazo), termos rentabilidades positivas ou negativas... A estratégia é a unica maneira de avaliarmos as nossas acções, só depois de fazermos 60 ou 70 trades, podemos saber se temos uma estratégia vencedora ou não. Qualquer pessoa com sorte pode ter 1 trade vencedor de 300%, agora ter 100 trades vencedores de 1% ou 2%, já é preciso ter uma sorte do catano (ou a estratégia ser mesmo boa)...

E portanto na minha opinião o que se deve discutir é a estratégia, e não trades individuais, pk esses vão haver sempre positivos e negativos independemente da estratégia.

Este trade até te pode correr bem, e tu pá proxima vais seguir A MESMA ESTRATÉGIA, e se te correr mal, ficas com ele todo enterrado. Mesmo que seja uma probabilidade de 1% de perderes, como investes quase todo o teu capital num trade, basta esse 1 % acontecer, isto é, fazeres +- 100 transacções para ires de vela..

Discutindo a estratégia:
VENDER SÓ QUANDO SE ESTÁ A GANHAR, é uma estratégia horrivel, então quando se investe 100% do capital em cada trade, mais horrivel fica.

Eu ficava muito contente se o meu pai me tivesse deixado Torre Alta ou Lisnave, em vez de comprar 2 vivendas nem que fosse na Baixa da Banheira, ao menos ainda podia ir morar para lá...

Mas se tu gostas de papel de parede original, força, enche-te de penny stocks e nunca mais vendas.

Posto isto só se perde quando se vende, não é um erro, é uma má estratégia de investimento...

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por The Mechanic » 29/10/2008 22:06

...e não é só isso, Enslaved...

É que nem é só a questão do "já perdi ou não " ! É tambem a quesão do Capital empatado !
50,000 Euros ( por ex. )metido na EDPR desde a sua colocação , ou na SONI desde o ano passado, alem de ser capital desvalorizado , é capital parado !
Esse Capital, podes colocá-lo em DP , ou investi-lo noutras acções ou , se tens "simpatia" por aquela acção, podes voltar a comprá-la mais tarde . Mas se os mercados estão em queda, váis estar longo...praquê !!?
Pra provares que tens razão ?! ...que a acção irá, eventualmente subir ?! Se voltar ao mesmo valor dentro de 1 ano , ainda por cima váis ficar contente ?! Por teres capital empatado e a desvalorizar durante um ano ?!
...mas lá está, cada um , sabe de sí ...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por MarcoAntonio » 29/10/2008 22:06

newinvestor Escreveu:Sendo novo no Forum, apenas tenho uma pequena opinião sobre o tema que é a seguinte.
Ninguem ganha nada até vender o titulo, como ninguem perde até vender. Tratam-se de perdas potenciais, ou ganhos potenciais.

Porque avaliar neste momento as acções que se detém ao valor a que as comprou?

Porquê eses valor, que não é um valor actual e que não corresponde ao valor que actualmente o mercado paga por elas? Já agora, porque não as avaliar a outro valor qualquer de outro momento qualquer?

Por exemplo, comprou-se SON (imaginemos) a 0.7 euros...

Neste momento está cotada a 0.5 euros.

Em Maio/Junho esteve cotada a 1 euros.

Em Setembro esteve cotada a 0.4 euros.

Em Janeiro esteve cotada a 1.6 euros.

Porquê avaliar a acção em 0.7 euros? O que é que esse valor tem de especial? Não significa nada, imaginemos que o nosso vizinho comprou em qualquer um dos outros momentos que eu referi?

Avaliar as acções a qualquer preço que não seja o actual é uma mera ilusão. É, como alguém aqui disse, dizer que não se está bebado só porque não se soprou no balão: ora, não precisas de soprar no balão (vender) para saber quanto vale neste momento as acções que deténs em carteira. E o mesmo se passa se estivermos a falar de uma casa, de um terreno ou de qualquer outro valor. Se vamos avaliar a preços irrealistas que neste momento ninguém nos paga, estamo-nos a enganar a nós próprios...

Agora, quanto a ganhos e perdas potenciais, isso é o que se passará no futuro (relativamente a este momento). Podemos vir a ganhar ou a perder, conforme seja essa evolução futura.

Comissões à parte, decidir manter hoje uma acção em carteira é a mesmíssima coisa que ter o dinheiro que elas valem e nesse momento decidir compra-las!

É exactamente a mesma coisa.

Qual é a diferença entre:

A - Tem acções 1.000 Sonae's (cotadas neste momento a 0.50 euros) e decide mantê-las;

B - Tem 500 euros e decide comprar 1.000 Sonae's a 0.50 euros...

É claro que o passado do investidor A e B são diferentes. Mas o passado já não muda, né?...

Mais uma vez aconselho a leitura deste artigo que roda em torno do mesmo tipo de questão:

O Paradigma da Roleta

No passado já não se mexes mais, já nada podemos fazer quanto ao passado. Portanto, o que conta é o "daqui para a frente" e como se constatará, o daqui para a frente é exactamente igual para o investidor A e para o investidor B e relativamente a este momento ambos ganharão e perderão o mesmo se vierem a vender no mesmo momento no futuro...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/10/2008 22:17, num total de 2 vezes.
Imagem

Administrador Fórum

por Enslaved » 29/10/2008 21:52

The Mechanic Escreveu:
Martins_Braz escreveu:
Neste preciso momento estou a "perder" cerca de 35% num acção.

Vender ou manter?

Eu não aconseho nada . Cada um faz o que bem entender do seu dinheiro ...

O que te digo é que a mim, não vês tu com acções na Carteira a perder 35% .
E como não admito "experiências " dessas ( não admito no sentido de que é impensável ver um titulo em carteira descer 35% comigo a olhar pra ele , sem fazer nada , porque ... "há-de subir! " ), não posso dar-te conselhos .

Mais ... mesmo que quisesse, nem te dava conselhos , porque tu não os queres . Já me têm mandado pm e e-mails a pedir opiniões sobre aspectos do trading e de uma ou outra Carteira em particular e eu tenho todo o gosto e dá-la ( sempre salvaguardando que a decisão é da pessoa ). Mas tu não queres opiniões , uma vez que estás convicto de que estás correcto e nem equacionas que possas não o estar...

E queres saber mais !? Estás mesmo correcto ! Porquê ?! Porque o dinheiro é teu e se o ganhas ou se o perdes é lá contigo. No próprio trading, cada um tem a sua razão e ponto final...

Se a tua maneira de negociar te tráz lucros , então está correcta e deves procurar melhorá-la pra te trazer ainda mais lucro. Se tráz prejuizo, então não está e deves procurar melhorá-la .

Tudo o resto, é ruido...

Um abraço ,

The Mechanic

As palavras do Mech são as minhas. É para mim angustiante imaginar ver todos os dias no meu streamer um valor de -35 % numa acção. Cada dia que passa ainda deve ser mais angustiante. Tanto que depois começava a pensar deixar para os meus netos (como muita gente diz e faz).

Podes ter sempre a sorte de recuperares essas menos valias, mas o que isso mostra é que entraste numa acção sem nenhuma estratégia de perdas e/ou ganhos. Mostra só um taxista a guiar contra a mão que não consegue admitir os seus erros.

Abraços

Abraços
Surf's up and down in the markets
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/

Registado: 28/2/2007 18:24

por mapaman » 29/10/2008 21:51

Martins_Braz Escreveu:
newinvestor Escreveu:Sendo novo no Forum, apenas tenho uma pequena opinião sobre o tema que é a seguinte.
Ninguem ganha nada até vender o titulo, como ninguem perde até vender. Tratam-se de perdas potenciais, ou ganhos potenciais.

Novato mas esperto... exacto POTENCIAIS.

Parece que isto é muito difícil de entender... mas só para quem quer.

olá,

não sendo eu para aqui chamado,vou dar a minha opinião que vale o que vale:

comprei edpr com o maximo permitido,cerca de 3500 euros mais coisa menos coisa,e, vendi a cerca de 7.91,apliquei o dinheiro na galp,e recuperei a diferênça!

Quem não vendeu,está como está,com menos de metade do valor investido e continua à espera que o milagre aconteça!

raramente me arrependo de vender a perder,pois tenho conseguido até à data ir buscar esse valor noutro lado, e isso devo a este fórum e a quem de uma forma despreocupada vai partilhando o seu saber.

cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

Re: STOPS

por Enslaved » 29/10/2008 21:44

Joker Escreveu:Amigos, só quem não negoceia com Stops é que tem este tipo de duvidas. E a meu ver negociar com Stops (loss ou profit) é uma regra basica para quem anda neste negocio. Claro que só me mentalizei disso na 1ª vez que "Ainda não perdi, porque não vendi" :roll: , mas a partir dessa altura passou a ser uma regra de ouro nos meus trades.

Abraços

Olha quem é ele, o joker :lol: :lol: :lol:.

Stops, gestão de capital e estratégia são essenciais.

Abraços
Surf's up and down in the markets
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/

Registado: 28/2/2007 18:24

por The Mechanic » 29/10/2008 21:39

Martins_Braz escreveu:
Neste preciso momento estou a "perder" cerca de 35% num acção.

Vender ou manter?

Eu não aconseho nada . Cada um faz o que bem entender do seu dinheiro ...

O que te digo é que a mim, não vês tu com acções na Carteira a perder 35% .
E como não admito "experiências " dessas ( não admito no sentido de que é impensável ver um titulo em carteira descer 35% comigo a olhar pra ele , sem fazer nada , porque ... "há-de subir! " ), não posso dar-te conselhos .

Mais ... mesmo que quisesse, nem te dava conselhos , porque tu não os queres . Já me têm mandado pm e e-mails a pedir opiniões sobre aspectos do trading e de uma ou outra Carteira em particular e eu tenho todo o gosto e dá-la ( sempre salvaguardando que a decisão é da pessoa ). Mas tu não queres opiniões , uma vez que estás convicto de que estás correcto e nem equacionas que possas não o estar...

E queres saber mais !? Estás mesmo correcto ! Porquê ?! Porque o dinheiro é teu e se o ganhas ou se o perdes é lá contigo. No próprio trading, cada um tem a sua razão e ponto final...

Se a tua maneira de negociar te tráz lucros , então está correcta e deves procurar melhorá-la pra te trazer ainda mais lucro. Se tráz prejuizo, então não está e deves procurar melhorá-la .

Tudo o resto, é ruido...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por pedrom » 29/10/2008 21:38

Martins_Braz Escreveu:
pedrom Escreveu:

Vender ou manter?

Cumprimentos,

Estás disposto a perder ("perder") quanto?

Isto é que tem que contar na tua decisão!!!

Normalmente a tua maneira de negociar deve ser igual a de algumas pessoas que conheço, só vendo a ganhar!!!

Na minha opinião isto vai cair muito mais pois a economia real ainda não está em recessão segundo os politicos e para mim já está e não se resolve com os "mil milhões" que andam para ai, não sei por onde....

Com isto não quero dizer que sou um grande negociante, pois nem tenho feito negócios nenhuns, mas com o tempo aprendi a proteger o capital com perdas minimas. Até te posso dizer que deve estar a fazer ano e meio em que a unica asneira que fiz foi com a edpr quando baixei o stop de 5% para 6% :wink:

Antes desta asneira fiz várias grandes e passei por momentos angustiantes pois podia ter saido muito mais cedo!!! Hoje venho a descobrir que sai praticamente no topo e sinto-me bem pelo que fiz!!!

Outra coisa que descobri é que não consigo ganhar dinheiro com as descidas além de muita gente que se pode estar sempre a ganhar, esse tipo de ferramentas ainda não é para mim!!!

Pedrom:

Como é capital de bolsa, estou disposto a perder tudo. A bolsa é um local onde se pode perder tudo com maior facilidade do que, por ex., num depósito a prazo. Por isso quem vem para bolsa a pensar que não pode perder tudo, penso que vem enganado.

Também é óbvio que o objectivo é ganhar dinheiro e não perder dinheiro.

Assim, sendo: aconselhas a venda ou a manutenção.

é que segundo a V. lógica, eu já estou a perder....

Vender, penso que irá cair muito mais.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por salvadorveiga » 29/10/2008 21:06

mesmo sem vender ESTA-SE A PERDER... Por alguma coisa na contabilidade quando se esta' a perder tem que se fazer as amortizaçoes do valor desses activos...

Esta discussão não tem cabimento, ja' chateia que cada um fique na sua pronto...

Registado: 12/3/2008 22:06

por bolo » 29/10/2008 21:00

Existe um princípio de que as coisas valem nada mais nada menos do que o seu valor!

Pode parecer descabido e até incompreensível tal equação, mas o valor, seja ele real, especulado, emocional, certo para muito, errado para outros, e estando a falar de valor de mercado livre é igual ao seu preço, sem tirar nem por.

Quando fazemos as contas à nossa carteira, sejam elas diárias, mensais, anuais ou qualquer outro período, vamos somar a valorização de cada bem que temos. O mesmo se aplica às acções em carteira.

Meus amigos, se elas foram compradas a 10 e hoje valem cinco, parece-me que estamos com um certo azar. Se elas valem cinco e foram compradas a 2,5 parece que estamos com aquela sorte, mas que elas valem 5 isso, para o bem e para o mal, ninguém nos tira.

Se as temos porque acreditamos que elas amanhã estarão a 6, isso já é uma aposta que fazemos para o futuro.

Pode haver pessoas que se dêem bem com outro género de contabilidades e desde que o façam com convicção e um objectivo definido parece-me bem!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Martins_Braz » 29/10/2008 20:46

pedrom Escreveu:

Vender ou manter?

Cumprimentos,

Estás disposto a perder ("perder") quanto?

Isto é que tem que contar na tua decisão!!!

Normalmente a tua maneira de negociar deve ser igual a de algumas pessoas que conheço, só vendo a ganhar!!!

Na minha opinião isto vai cair muito mais pois a economia real ainda não está em recessão segundo os politicos e para mim já está e não se resolve com os "mil milhões" que andam para ai, não sei por onde....

Com isto não quero dizer que sou um grande negociante, pois nem tenho feito negócios nenhuns, mas com o tempo aprendi a proteger o capital com perdas minimas. Até te posso dizer que deve estar a fazer ano e meio em que a unica asneira que fiz foi com a edpr quando baixei o stop de 5% para 6% :wink:

Antes desta asneira fiz várias grandes e passei por momentos angustiantes pois podia ter saido muito mais cedo!!! Hoje venho a descobrir que sai praticamente no topo e sinto-me bem pelo que fiz!!!

Outra coisa que descobri é que não consigo ganhar dinheiro com as descidas além de muita gente que se pode estar sempre a ganhar, esse tipo de ferramentas ainda não é para mim!!!

Pedrom:

Como é capital de bolsa, estou disposto a perder tudo. A bolsa é um local onde se pode perder tudo com maior facilidade do que, por ex., num depósito a prazo. Por isso quem vem para bolsa a pensar que não pode perder tudo, penso que vem enganado.

Também é óbvio que o objectivo é ganhar dinheiro e não perder dinheiro.

Assim, sendo: aconselhas a venda ou a manutenção.

é que segundo a V. lógica, eu já estou a perder....

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caldeirum, cali010201, Google [Bot], hugob0ss, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2 e 227 visitantes