Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Vagaroso » 5/4/2017 17:48

Na escolha dos ETFs levam em consideração se estão sediados na Irlanda ou no Luxemburgo?

Registado: 28/4/2016 17:40

por Mouro_Emprestado » 4/4/2017 23:26

VirtuaGod Escreveu:Como ter a performance do MSCI World Index com fundos de investimento

No outro dia nas minhas análises e pesquisas descobri algo curioso. Uma combinação de 2 fundos que replica de forma quase perfeita o MSCI World Index, ou melhor, o ETF que segue este índice. O objectivo deste post é apenas ajudar às pessoas terem opções. É literalmente quase igual por isso cada um que escolha o seu veneno :mrgreen:

Achei curioso os fundos começarem a distanciar-se nos últimos anos. Esperava o contrário, como o constante aumento de eficiência dos mercados. A análise começa em 2007-02-13, data em que os 3 activos estão em negociação. Os fundos ganham por 0.3%/ano ao longo destes 10 anos e pouco, mas o que achei bem mais impressionante foi a correlação quase perfeita.

ETF

db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C (EUR) | XMWO | LU0274208692

Fundos

50% GS Glbl CORE Equity E Close Acc | LU0257370246
50% MFS Meridian Global Equity A1 EUR | LU0094560744

EDIT: A diferença está toda em 2013. Esse ano os fundos fizeram 23.6% e o ETF 18.6%. A correlação é ainda maior do que pensava pois se tirar este ano a performance é muito muito semelhante ano após ano. Não há um ganho nos últimos anos como disse acima. É só mesmo em 2013 :wink:

És um gajo chato, mandas um Fundo cá para fora que não está disponível no Best :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (o GS não me aparece pelo menos com esse ISIN :( )

Estive foi a comparar o Meridian com o iShares Core MSCI World (é melhor que o ETF da Db, embora tenha menor historial) e, a 5 anos, a performance é mesmo muito idêntica (ligeira vantagem negligenciável para o ETF).

Registado: 13/9/2013 0:16

por VirtuaGod » 4/4/2017 15:32

avataris Escreveu:Cada vez mais acredito que o segredo é estar quieto.

Andava aí uma carrada de fundos moribundos, como o Invesco ballanced risk (1 ano 10.35% ), o Templeton Global Total Ret N Acc EUR (1 ano 19.46% ), Deutsche Concept Kaldemorgen NC (1 ano 11,27%) e que estão novamente em altas.

Sabes que partilho do sentimento.

Não sou a favor de alterações por razão de se estar desiludido com o comportamento de um fundo no curto prazo. Isso entra no campo de timming. Mas o facto de pensar que mais vale estar quieto no curto prazo não invalida o estudo e melhoramento de carteiras futuras.

Ainda tenho a carteira grande, e nem do Invesco Balanced Risk Allocation me livrei muito. Mas o novos reforços foram já no formato semelhante à 4Fundos. Eventualmente o peso da carteira grande (e fundos como o IBRA ou os Templeton) será demasiado pequeno para ter um impacto significativo na performance geral.

Afirmei mais aí atrás que acredito ainda numa boa subida dos Templeton, e se subirem uns 12 a 15% este ano (já vão com 4%) estarei muito tentado em vende-los. Vendi alguma da parte do IBRA depois desta boa performance do ano passado (vendi no inicio do ano mais ou menos ao valor que está agora).

O equilíbrio entre mudar pouco as carteiras e a criação de melhor carteiras é complicado e não é algo que acorde de manhã e me lembre de alterar tudo. Simplesmente se vai evoluindo, não revoluciono as carteiras.

Senão ainda estava aqui a falar de carteira quase 90% Pimco, como em 2012... (mas também não os vendi no final de 2013 depois da fraca performance, só vendi parte em finais de 2014/inícios de 2015). O objectivo será ir sempre optimizando e mexendo cada vez menos, mas acabo por desenvolver carteiras/ideias novas mais ou menos de 3 em 3 anos. Quem sabe daqui a 3 anos tenho uma carteira optimizado por simulações de monte carlo e machine learning :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P.S. As yields actuais têm um impacto grande no comportamento de fundos obrigacionistas, o que faz com que eu ainda consiga ter um pequeno hedge em high yield por exemplo (e se alguém quer saber a minha posição acho que está com taxas desinteressastes e diminuí o peso que tinha aí em termos de aposta/timming no início do ano). Essa é uma situação que ainda não explorei nas carteiras que vou pondo aqui no fórum mas poderá naturalmente fazer parte de uma futura carteira "satélite"/ que ajude na performance da principal, assim que aprenda como analisar e incluir isso de uma forma sistemática.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por chico_laranja » 4/4/2017 11:23

Mas isso é o que que mais se defende no investimento e um dos melhores ensinamentos dos Lazy portfolio.

O problema é que muita gente confunde investimento com trade.

Se a malta pegasse na carteira que tinha há 5 anos e fizesse as contas a quanto tinha hoje muitos não veriam grandes diferenças ou até teriam surpresas desagradáveis ao ver que tinham ganho mais se tivessem estado quietos :-"
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por daniel__ » 4/4/2017 1:52

Cada vez mais acredito que o segredo é estar quieto.

Andava aí uma carrada de fundos moribundos, como o Invesco ballanced risk (1 ano 10.35% ), o Templeton Global Total Ret N Acc EUR (1 ano 19.46% ), Deutsche Concept Kaldemorgen NC (1 ano 11,27%) e que estão novamente em altas.
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por VirtuaGod » 4/4/2017 0:35

zekinha Escreveu:O teu "serviço" e partilha de conhecimento e analises tem sido excepcional :clap:

Obrigado. Tenho imenso gosto em partilhar conhecimento. Pena não conseguir fazer metade do que pretendo por falta de tempo (mas vem aí um projecto em grande no Verão :wink: ). Espero que seja ainda só o início. Sei que já lá vão quase 6 anos mas tenho esperança que tenha a oportunidade de acabar muitos projectos/ideias que tenho. Ainda estou muito num processo de aprendizagem. Qualquer dia quem sabe deixo aqui uma coisa organizada como deve ser, para ver se a formação financeira deste país anda um pouco para a frente :wink:

zekinha Escreveu:Estive a ver no activo bank onde tenho conta e não tem o MFS... :roll:
Há algum fundo semelhante, que se possa "substituir"?

Já abandonei muito a ideia de andar a mudar e inventar, dou-me sempre mal. Todavia encontrei um fundo que me parece que é igualmente interessante, mas se o activo não tem o MFS muito menos deve ter este: Capital Group New Perspective Fund (LUX) T LU1295554163. Mas não consigo testar no R porque é cotado em USD (teria de ser em EUR) por isso não respondo pela capacidade de reproduzir o ETF como com o MFS.

Não quero estar a fazer publicidade mas honestamente é daquelas coisas que nunca percebi. Há definitivamente um banco melhor para cada activo e não sei porque o pessoal não usa o Best para fundos de investimento ou a Go Bulling para obrigações por exemplo e o Activo para o dia a dia (cartões sem custos etc etc)

Obviamente que provavelmente não usaria nenhum destes para o crédito da casa por exemplo. Felizmente não há ng que nos proibe de abrir conta noutro banco :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por zekinha » 3/4/2017 21:52

VirtuaGod Escreveu:Como ter a performance do MSCI World Index com fundos de investimento

No outro dia nas minhas análises e pesquisas descobri algo curioso. Uma combinação de 2 fundos que replica de forma quase perfeita o MSCI World Index, ou melhor, o ETF que segue este índice. O objectivo deste post é apenas ajudar às pessoas terem opções. É literalmente quase igual por isso cada um que escolha o seu veneno :mrgreen:

Achei curioso os fundos começarem a distanciar-se nos últimos anos. Esperava o contrário, como o constante aumento de eficiência dos mercados. A análise começa em 2007-02-13, data em que os 3 activos estão em negociação. Os fundos ganham por 0.3%/ano ao longo destes 10 anos e pouco, mas o que achei bem mais impressionante foi a correlação quase perfeita.

ETF

Fundos

EDIT: A diferença está toda em 2013. Esse ano os fundos fizeram 23.6% e o ETF 18.6%. A correlação é ainda maior do que pensava pois se tirar este ano a performance é muito muito semelhante ano após ano. Não há um ganho nos últimos anos como disse acima. É só mesmo em 2013 :wink:

O teu "serviço" e partilha de conhecimento e analises tem sido excepcional :clap:

Estive a ver no activo bank onde tenho conta e não tem o MFS... :roll:
Há algum fundo semelhante, que se possa "substituir"?

Registado: 29/11/2007 14:35

por VirtuaGod » 2/4/2017 0:11

Como ter a performance do MSCI World Index com fundos de investimento

ETF

Fundos

Anexos
newplot.png

por VirtuaGod » 28/3/2017 15:18

Anexos
monkey_business.PNG
monkey_business.PNG (74.9 KiB) Visualizado 14524 vezes

por VirtuaGod » 27/3/2017 20:09

É cliente do bankinter? Só pode com essa quantidade de fundos deles que recomendaram.

O que acho estranho é que não consigo ver o histórico? Tens outro local de informação? O que é o banco enviou?

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000YNLU

http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000YNM1

Consigo ver todos os fundos que não não são do bankinter e não estou impressionado.

Sim a carteira 4Fundos é actualmente o "topo de gama" no que diz respeito às minhas análises. Se for pouco $ é o que recomendo, se for muito transformo-a em 8 fundos (basicamente os outros 4 são fundos com a mesma ideia por detrás e não tem impacto na rentabilidade, só por uma questão de diversificação).

Depois deixo aqui os outros 4 fundos mas por enquanto gostava era de ver o histórico dos fundos do bankinter!

por SERRA LAPA » 27/3/2017 19:08

Virtua:

A um amigo meu um banco tentou vender a seguinte carteira de fundos:

LU1496043248

LU0114723033

LU0740858229

LU1496043081

LU0987487500

PTYBCFHM0017

Com uma distribuição uniforme por todos eles. Em conversa referi que eras a pessoa que mais conhecimento tinha de análise de fundos. Ele então pediu-me se tu poderias fazer o favor de emitir a opinião sobre eles e sobre a distribuição do capital por eles.
Já agora ainda defendes que a melhor estratégia é a carteira 4 fundos?
Obrigado.

Registado: 17/3/2008 4:57

por chico_laranja » 22/3/2017 12:40

Uma boa comparação :clap:

O problema é ter essa comparação num ciclo completo de economia (aquelas 4 fases que agora não me lembro o nome e que tem um boneco catita tipo relógio com os sectores que + beneficiam e + sofrem em cada fase :wall: )
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por VirtuaGod » 21/3/2017 21:56

Mouro_Emprestado Escreveu:Só para ser chato VG, mas o db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C (ISIN: LU0274208692, ticker XMWO:GR) pode ser usado para comparar a 10 anos. 8-)

50% Fidelity Consumer Industries LU0114721508 + 50% Goldman Sachs Global Small Caps LU0245181838

VS

db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C

desde 2007-04-20 (inception do Goldman Sachs e em data que existem os 3 em conjunto). Tudo sem hedge.

O ETF a azul e os fundos a laranja.
Anexos
newplot.png
newplot2.PNG
newplot2.PNG (7.13 KiB) Visualizado 13644 vezes

por VirtuaGod » 21/3/2017 15:02

alvaroB Escreveu:Tenho de acertar com o tópico da próxima vez.

Sem preocupação. Em caso de dúvida podes sempre vir pedir ajuda ao pessoal aqui do tópico :wink: Antes isso que comprares algo que não percebes completamente :!:

P.S. E pensa mudar para os fundos em vez de andar a comprar estruturados. Vais ver que não te arrependes!!

por alvaroB » 21/3/2017 2:15

VirtuaGod Escreveu:
alvaroB Escreveu:O Banco Big está com a subscrição do Big ETF Itália. Penso que se insere aqui tendo em conta que caso haja perdas só irão até aos 10% (se não estou enganado).
Parece-me algo interessante. Recomendam?

Não se insere muito no objectivo do tópico. Trata-se de um produto estruturado, não de fundo de investimento. De qualquer das formas esses 10% de perda máxima estão lá. Mas os ganhos tb são só de 50% do que o ETF/índice subir. Não é só vantagens :-) (para além de ter risco de crédito do BIG). Não seria algo que eu comprasse!!

Tenho de acertar com o tópico da próxima vez. Obrigado pela explicação, realmente apenas os 50% de ganhos e penso que acrescentar custos de comissão (não confirmei quais) torna a coisa pouco interessante.

Registado: 21/1/2017 12:56

por VirtuaGod » 21/3/2017 0:04

Alguém fez uma análise em R de todas as cartas do buffet aos shareholders do berkshire. Em baixo a word cloud resultante.

Post completo aqui: http://michaeltoth.me/sentiment-analysis-of-warren-buffetts-letters-to-shareholders.html
Anexos
Buffet word cloud.PNG
Buffet word cloud.PNG (114.05 KiB) Visualizado 13827 vezes

por VirtuaGod » 20/3/2017 23:50

alvaroB Escreveu:O Banco Big está com a subscrição do Big ETF Itália. Penso que se insere aqui tendo em conta que caso haja perdas só irão até aos 10% (se não estou enganado).

Não se insere muito no objectivo do tópico. Trata-se de um produto estruturado, não de fundo de investimento. De qualquer das formas esses 10% de perda máxima estão lá. Mas os ganhos tb são só de 50% do que o ETF/índice subir. Não é só vantagens :-) (para além de ter risco de crédito do BIG). Não seria algo que eu comprasse!!

por Mouro_Emprestado » 20/3/2017 21:30

chico_laranja Escreveu:VG

O novo fundo da EEF não é de financeiras mas sim um global.

A EEF é que tinha uma dúzia de fundos sectoriais e para não criar um fundo de raíz incorporou tudo no dos bancos (reusando o ISIN) daí em muito lado ainda referirem aquilo como um fundo sectorial da área da banca

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... apital.pdf

Aqui tens o antes e o depois do LU0114064917

O mais simples é ver que o novo Benchmark é o MSCI World Index e antes era o MSCI World Financials Index

Posso estar muito enganado (mesmo muito!), mas agora parece ser um fundo smart beta que tenta replicar o índice MSCI World com menor volatilidade (low vol ou min vol, não sei). Só que, enquanto que o fee de gestão da classe Z é de 0,5% ao ano (competitivo com um ETF semelhante), a classe R disponível no Best tem uns bem mais pornográficos fees de gestão superiores a 2%.

:wall: :wall: :wall:

por alvaroB » 20/3/2017 15:48

O Banco Big está com a subscrição do Big ETF Itália. Penso que se insere aqui tendo em conta que caso haja perdas só irão até aos 10% (se não estou enganado).

Registado: 21/1/2017 12:56

por chico_laranja » 20/3/2017 13:22

VG

O novo fundo da EEF não é de financeiras mas sim um global.

A EEF é que tinha uma dúzia de fundos sectoriais e para não criar um fundo de raíz incorporou tudo no dos bancos (reusando o ISIN) daí em muito lado ainda referirem aquilo como um fundo sectorial da área da banca

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... apital.pdf

Aqui tens o antes e o depois do LU0114064917

O mais simples é ver que o novo Benchmark é o MSCI World Index e antes era o MSCI World Financials Index

por VirtuaGod » 20/3/2017 0:08

Jonhy_Rico Escreveu:Com a mudança recente no Eurizon (EURIZON FUND EQUITY WORLD SMART VOLATILITY R ACC LU0114064917) ele passou a fazer overlap com algum destes 4?

Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR LU0114721508
BGF Global SmallCap E2 LU0171288508
Franklin European Growth N Acc € LU0122612764
MS INVF US Advantage BH LU0341469269

Não. É um fundo de bancos. Caiu 85% em 2008. Não é o objectivo. O fundo novo não tem nada a haver com consumer staples nem com global equity "normal"

por Jonhy_Rico » 19/3/2017 20:58

VirtuaGod Escreveu:A azul o NN (L) Food & Beverages X Cap EUR LU0332193779 e a laranja um antigo favorito meu, o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR LU0114721508. O NN até tem uma ligeira vantagem de sharpe (devido a menor desvio padrão), mesmo o Fidelity apresentando melhores retornos. Pena não apanhar 2008. O inception do NN foi apenas em 2010-06-18.

Gostei bastante do NN. Sei que os 2k do valor da UP é um entrave para algumas pessoas mas se puderem parece-me uma excelente alternativa ao Eurizon Consumer Staples que "desapareceu".

Com a mudança recente no Eurizon (EURIZON FUND EQUITY WORLD SMART VOLATILITY R ACC LU0114064917) ele passou a fazer overlap com algum destes 4?

Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR LU0114721508
BGF Global SmallCap E2 LU0171288508
Franklin European Growth N Acc € LU0122612764
MS INVF US Advantage BH LU0341469269

Estou a considerar seriamente incluir o Food & Beverages X Cap EUR LU0332193779, ou então Nordea-1 Global Stable ou o Pictet-Quality Global Equities R EUR para colmatar a mudança do Eurizon, mas não queria liquidar o "novo" Eurizon.

Registado: 18/7/2014 8:38

por VirtuaGod » 19/3/2017 15:41

Mouro_Emprestado Escreveu:Nem de propósito VG: http://seekingalpha.com/article/4056286 ... turn?ifp=0 (é um pouco tangencial é certo).

Engraçado como a lista das low volatility é o que acho que um bom analista compraria individualmente. Nada como comprar empresas com bom histórico (e aborrecidas) do que aquelas que estão na moda. Mas o pessoal gosta é de facebooks e snapchats.

Cada vez mais adopto a posição do Charlie Munger, nos investimentos não tens que acertar muito, apenas tens de falhar pouco. Se as pessoas se focassem no risco em vez de nos retornos :roll:

por Mouro_Emprestado » 19/3/2017 13:01

Nem de propósito VG: http://seekingalpha.com/article/4056286 ... turn?ifp=0 (é um pouco tangencial é certo).

por VirtuaGod » 18/3/2017 20:24

A azul o NN (L) Food & Beverages X Cap EUR LU0332193779 e a laranja um antigo favorito meu, o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR LU0114721508. O NN até tem uma ligeira vantagem de sharpe (devido a menor desvio padrão), mesmo o Fidelity apresentando melhores retornos. Pena não apanhar 2008. O inception do NN foi apenas em 2010-06-18.

Gostei bastante do NN. Sei que os 2k do valor da UP é um entrave para algumas pessoas mas se puderem parece-me uma excelente alternativa ao Eurizon Consumer Staples que "desapareceu".
Anexos
FCIvsNN_FB.png

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Ze nabo e 54 visitantes