Baixar a prestação da casa já.
Re: vou dar o meu exemplo.....
afosag Escreveu:tinha euribor a 12meses, para tirar partido ja das descidas, pedi ao banco para passar para euribor 3meses. tu tens a 6 meses, em vez de estares a espera 6 meses pedes pra passar pra 3 meses. Nao tem custos.
Mais uma vez, depende do que está escrito no contrato. A alteração do indexante pode acarretar custos.
O post do Migvar também faz sentido: quando as txs descem, interessa-me um indexante curto, quando sobem...
Isso é verdade, mas não nos esqueçamos que no caso de uma subida ela também se vai reflectir mais rapidamente. Não acredito muito que os bancos aceitem constantes alterações na taxa de referência consoante dá mais ou menos jeito ao cliente.
Se assim for, assim que a euribor chegar a minimos (espero que isso aconteça) o melhor é negociar a indexação à euribor 12 meses.
Eu quando fiz o meu crédito à habitação a taxa estava alta (finais do ano passado) e como tal preferi que fosse indexado à euribor 3 meses, para permitir um reflexo mais rápido numa prevísivel descida da taxa de juro.
Se assim for, assim que a euribor chegar a minimos (espero que isso aconteça) o melhor é negociar a indexação à euribor 12 meses.
Eu quando fiz o meu crédito à habitação a taxa estava alta (finais do ano passado) e como tal preferi que fosse indexado à euribor 3 meses, para permitir um reflexo mais rápido numa prevísivel descida da taxa de juro.
- Registado: 29/11/2007 10:37
vou dar o meu exemplo.....
tinha euribor a 12meses, para tirar partido ja das descidas, pedi ao banco para passar para euribor 3meses. tu tens a 6 meses, em vez de estares a espera 6 meses pedes pra passar pra 3 meses. Nao tem custos.
- Registado: 19/11/2007 10:42
JPtuga Escreveu:Já agora, desculpem lá meter-me no meio, mas um caso real, o meu já deu uma baixa na prestação.
Banco BPI
revisão taxa a 04-12:
taxa simples: 4,7950%
TAE: 5,1400%
A prestação baixou em consequência da revisão +- € 20,00
Não amortizei capital.
Simplesmente porque tinha chegado o momento de revisão da taxa, com certeza.
Os contratos a tx variável são revistos de acordo com o período da própria taxa: de 3 em 3 meses para Eur3m, de 6 em 6 meses para Eur6m e assim sucessivamente.
Como já foi dito aqui, e bem, uma amortização antecipada não força a revisão da taxa, antes o re-cálculo da prestação mensal com base no valor do indexante em vigor (a não ser que o contrato diga algo diferente).
As taxas são revistas no último dia da última prestação do período a que respeitam com base na média da taxa respectiva do mês anterior. Confuso? Se a taxa é revista em 31/12 e o indexante é a Eur6m então a nova taxa é determinada com base na média das Eur6m do mês de Novembro.
Um impacto mais forte nas prestações de CH far-se-á sentir, julgo eu, só para quem tem contratos a rever a partir de 31/01. Se as txs continuarem a descer, quanto mais tarde melhor... têm é de aguentar uma prestação "mais alta" durante mais alguns meses...
Não era mal visto termos também por cá taxas a 0%... só pagavamos o spread, praticamente!!! Nada mau

Um abraço a todos.
No meu caso, tenho o empréstimo indexado à Euribor 3 meses.
A taxa vai ser revista ao dia 15 de Dezembro (digo vai porque ainda não recebi a carta a comunicar a revisão), e nos termos do contrato vão aplicar a média do mês anterior à revisão da taxa, ou seja, no meu caso vai ser revista com base na média do mês de Novembro, o que, considerando que a taxa tem andado a baixar há cerca de 46 dias já vou sentir algum impácto dado que a anterior taxa aplicada (média do mês de Setembro) era de 5,019%.
Isto é, a média de Novembro da euribor a 3 meses foi de 4,238%, enquanto que a taxa da euribor a 3 meses à data de hoje é de 3,155% (era bom que já tivesse aplicação imediata), só espero que, pelo menos até finais de Janeiro de 2009 (mês da próxima média aplicável)a euribor continue a descer.
A taxa vai ser revista ao dia 15 de Dezembro (digo vai porque ainda não recebi a carta a comunicar a revisão), e nos termos do contrato vão aplicar a média do mês anterior à revisão da taxa, ou seja, no meu caso vai ser revista com base na média do mês de Novembro, o que, considerando que a taxa tem andado a baixar há cerca de 46 dias já vou sentir algum impácto dado que a anterior taxa aplicada (média do mês de Setembro) era de 5,019%.
Isto é, a média de Novembro da euribor a 3 meses foi de 4,238%, enquanto que a taxa da euribor a 3 meses à data de hoje é de 3,155% (era bom que já tivesse aplicação imediata), só espero que, pelo menos até finais de Janeiro de 2009 (mês da próxima média aplicável)a euribor continue a descer.
- Registado: 29/11/2007 10:37
Pelo que ouvi dizer, o recalculo da taxa pode ser efectuado com a taxa actual do teu empréstimo ou a taxa referência deste mês dependendo do teu banco.
De qquer modo, se conseguires que a taxa de juro seja revista agora e novamente em Abril só tens a ganhar.
Um abr
Nuno
De qquer modo, se conseguires que a taxa de juro seja revista agora e novamente em Abril só tens a ganhar.
Um abr
Nuno
Editado pela última vez por nunofaustino em 17/12/2008 16:04, num total de 1 vez.
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Já agora, desculpem lá meter-me no meio, mas um caso real, o meu já deu uma baixa na prestação.
Banco BPI
revisão taxa a 04-12:
Não amortizei capital.
Banco BPI
revisão taxa a 04-12:
Não amortizei capital.
- Registado: 29/3/2007 12:40
Pergunto se tenho alguma vantagem agora em dezembro de fazer uma pequena amortização extraordinária (p.e. 1000€)
Amortizar 1000€ num emprestimo de por ex. 100.000 ou mais , praticamente nem vais sentir a diferença na prestação, mais vale investi-los.
Editado pela última vez por carf2007 em 17/12/2008 14:59, num total de 1 vez.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Re: Baixar a prestação da casa já.
mandachuva Escreveu:A actual forte queda da euribor só se vai reflectir na prestação da casa após o período de contratação. No meu caso (Euribor 6 meses) a prestação subiu em Outubro (devido à media das taxas nos 6 meses precedentes) e agora só volta a descer em Abril.
Pergunto se tenho alguma vantagem agora em dezembro de fazer uma pequena amortização extraordinária (p.e. 1000€) de forma a ser revista imediatamente a taxa e beneficiar logo em janeiro de uma menor taxa. Ou a redução que irei ter em abril (se a euribor se mantiver ou desce é claro) irá compensar o que estou a pagar agora a mais?
Obrigado
Olá Manda-chuva,
ao amortizar é feita a revisão das taxas à data da mesma amortização? Não sabia e se é verdade penso que é uma boa ideia mas acho um pouco esquisito os bancos deixarem passar esse pequeno pormenor que nos permite moldar a revisão aos nossos interesses.
Já agora a taxa não é calculada com base na média dos 6 meses anteriores (como possivelmente tens no contrato, eu tenho o dia util anterior) mas sim com base na média do mes anterior à revisão. Ao amortizares agora em fim de Dezembro/principio de Janeiro seria com base na média de Novembro pois a prestação de Janeiro refere-se ao mês de Dezembro. A média de novembro levará a uma prestação mais baixa mas a diferença não é muita, a média de Dezembro é que já é uma grande diferença. Há um tópico do Marco António com essas médias:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=66009
Não faz mal!...
Baixar a prestação da casa já.
A actual forte queda da euribor só se vai reflectir na prestação da casa após o período de contratação. No meu caso (Euribor 6 meses) a prestação subiu em Outubro (devido à media das taxas nos 6 meses precedentes) e agora só volta a descer em Abril.
Pergunto se tenho alguma vantagem agora em dezembro de fazer uma pequena amortização extraordinária (p.e. 1000€) de forma a ser revista imediatamente a taxa e beneficiar logo em janeiro de uma menor taxa. Ou a redução que irei ter em abril (se a euribor se mantiver ou desce é claro) irá compensar o que estou a pagar agora a mais?
Obrigado
Obrigado
Quem está ligado: