Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MozHawk » 16/1/2008 11:19

Ulisses,

Nunca é demais dar-te os parabéns. Na mouche e o mercado lá foi às proximidades dos 11440. Fui "forçado" a desfazer-me de alguns papeis que hoje também estavam a corrigir (com mais-valias, menos-valias e zero-valias). Agora é esperar que tenhas razão e que o suporte suporte isto...

Um abraço,
MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por iurp » 16/1/2008 9:13

Releiam a análise do Ulisses na 1º página sobre o PSI 20.

Abraço
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por Auditor » 15/1/2008 20:19

TP1, o BCP ???

Quem manda são os americanos e não o BCP. Uma subida na cotação do BCP podia apenas ajudar 1 ou 2 dias, e depois ?

Enquanto não devolverem o Freddy Adu aos americanos vamos continuar com estas quedas. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por Ulisses Pereira » 15/1/2008 20:15

TP1, volto a repetir o que escrevi há umas semanas atras:

Abaixo dos 12550, os ursos dominavam no curto prazo e as quedas iam acelerar. Aconteceu.

Abaixo dos 11440, é dado o grande sinal do fim do "Bull Market" e os ursos dominam também no longo prazo.

Por isso, enquanto isso não acontecer é uma correcção.

Saber qual é o meu "feeling" é completamente irrelevante para o caso. As minhas frias análises são bem mais importantes.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por TP1 » 15/1/2008 20:11

È possivel que esta vitoria esmagadora do Santos Ferreira, origine um inversão no BCP e este dar uma nova força ao Psi?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

por TP1 » 15/1/2008 19:47

Ulisses Pereira Escreveu:No actual "Bull Market" já tivemos várias correcções desta grandeza.

Os investidores esperarem por esses 11400? Tu já ouviste esses 11400 pontos referidos em mais algum lado? Esse é o valor chave que eu tenho apontado mas muito poucos em Portugal estarão sequer a olhar para esse valor.

Eu tento ser o mais frio possível nas análises. E aquilo que escrevi há umas semanas não me parece que necessite de ser alterado. A análise tem funcionado na perfeição e apenas há que ir seguindo as orientações que foram dados e os pontos chave.

Nestes alturas muito conturbadas, é fácil deixarmo-nos levar pelas emoções e alterarmos tudo o que fomos pensando e planeando. Mas isso conduz sempre ao erro.

Um abraço,
Ulisses


Ulisses, qual tua opinião (fria) neste momento? Isto é uma correcção, ou estamos a caminho do bear?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 15/1/2008 19:27

No actual "Bull Market" já tivemos várias correcções desta grandeza.

Os investidores esperarem por esses 11400? Tu já ouviste esses 11400 pontos referidos em mais algum lado? Esse é o valor chave que eu tenho apontado mas muito poucos em Portugal estarão sequer a olhar para esse valor.

Eu tento ser o mais frio possível nas análises. E aquilo que escrevi há umas semanas não me parece que necessite de ser alterado. A análise tem funcionado na perfeição e apenas há que ir seguindo as orientações que foram dados e os pontos chave.

Nestes alturas muito conturbadas, é fácil deixarmo-nos levar pelas emoções e alterarmos tudo o que fomos pensando e planeando. Mas isso conduz sempre ao erro.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Auditor » 15/1/2008 19:20

Ulisses com o aproximar dos 11400 não pode fazer com que o pânico aumente ainda mais, e que os investidores nem esperem que seja atingido este "breakpoint" ? Neste Bull Market já estivemos alguma vez numa situação parecida a esta?

Obg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por Ulisses Pereira » 15/1/2008 19:15

É um suporte mais ténue, mas pode haver reacção. Contudo, o meu ponto de referência e que considero crucial são mesmo os 11400 pontos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Jiboia Cega » 15/1/2008 19:13

Ulisses,

Achas que nos 11800 não poderá haver reacção?

Obrigado

Jibóia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

por Ulisses Pereira » 15/1/2008 19:02

Eu mantenho completamente inalterada a análise que fiz no início deste ano aqui:

Mas creio que a zona mais importante para o mercado português se situa, grosso modo, entre os 12554 e os 12732 pontos. Uma quebra consistente (não basta uma tupruta marginal ou de apenas uma sessão para a considerarmos consistente), em baixa, dessa zona poderá ser um dos mais fortes sinais de inversão do mercado, pelo menos no curto/médio prazo. Claro que para falarmos em sinais claros de início de "Bear Market", em termos de longo prazo, já teríamos que estar a referirmo-nos à zona de suporte nos 11400 pontos. Mas isso já é uma história que ficará para contar noutra altura.


Quebrado o suporte dos 12550, os ursos tomaram conta do curto prazo do PSI e aceleraram as quedas provocando danos fortes na carteira dos pequenos investidores portugueses que, tradicionalmente, apenas possuem acções em carteira (não negociando instrumentos financeiros que lhes permitiriam ganhar com as quedas).

Aproximamo-nos daquele que considero ser o suporte chave deste "Bull Market": a zona dos 11400 pontos. Só uma ruptura dessa poderá, na minha opinião, colocar ponto final do "Bull Market" dos últimos anos da praça portuguesa.

Deixo os gráficos actualizados.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (25.15 KiB) Visualizado 6280 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (23.31 KiB) Visualizado 6290 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Ghan » 15/1/2008 18:21

scpnuno Escreveu:Ghan

Há neste momento muitos colegas nossos com prejuizos, infelizes e com razões para isso.

Não queres repensar o teu post?

Pensa, se estivesses "do outro lado", gostavas de ler?

Eu tenho como opção de vida oferecer o ombro para que alguém chore, deitar sal nas feridas parece-me de uma crueldade tremenda...


Mas tu é que sabes...


scpnuno,

Não, não repenso o meu post:

Também eu estou com prejuizos elevadissimos.

Estou dentro de alguns titulos a longo prazo com perdas enormes. Um dos exemplos é Banif a 5,30. Tenho aproveitado estes momentos para reforços e para reduzir o meu preço médio em alguns títulos.

Portanto, também eu estou "do outro lado" como tu referes...

O teu aviso devia ser dirigido não a mim, mas sim a outros users que por aí andam, nomeadamente ao Sr. iurp.
 
Mensagens: 44
Registado: 15/1/2008 14:00

por scpnuno » 15/1/2008 18:18

Ghan Escreveu:Fantástico. Uns proclamam o fim do mundo, outros estão no desespero, outros mandam fechar a Bolsa. Estamos na fase da paranoia colectiva. Perfeito momento para entrar. Por favor continuem com estas vossas atitudes e vendam aí ao desbarato que é para eu amanhã fazer o meu último reforço. Obrigado a todos e participem !


Ghan

Há neste momento muitos colegas nossos com prejuizos, infelizes e com razões para isso.

Não queres repensar o teu post?

Pensa, se estivesses "do outro lado", gostavas de ler?

Eu tenho como opção de vida oferecer o ombro para que alguém chore, deitar sal nas feridas parece-me de uma crueldade tremenda...


Mas tu é que sabes...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por Ghan » 15/1/2008 18:09

iurp Escreveu:Será bom reler a análise do Ulisses sobre o PSI 20.

300 pontos nos separa tecnicamente do Bear Market, embora eu considere que psicologicamente já lá estamos. Os ursos tomaram conta disto e agora ou hibernam na Primavera e os touros retomam o controle ou então vamo-los ter por uns bons anos.

Abraço


Fantástico. Uns proclamam o fim do mundo, outros estão no desespero, outros mandam fechar a Bolsa. Estamos na fase da paranoia colectiva. Perfeito momento para entrar. Por favor continuem com estas vossas atitudes e vendam aí ao desbarato que é para eu amanhã fazer o meu último reforço. Obrigado a todos e participem !
 
Mensagens: 44
Registado: 15/1/2008 14:00

por iurp » 15/1/2008 17:59

Será bom reler a análise do Ulisses sobre o PSI 20.

300 pontos nos separam tecnicamente do Bear Market, embora eu considere que psicologicamente já lá estamos. Os ursos tomaram conta disto e agora ou hibernam na Primavera e os touros retomam o controle ou então vamo-los ter por uns bons anos.

Abraço
Editado pela última vez por iurp em 15/1/2008 18:17, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por SMALL2007 » 14/1/2008 21:58

Os bancos andam a ser "aconselhados" pelo Banco de Portugale outros auditores a reduzirem a exposição a empresas industriais, de forma a diminuirem o interesse cruzado na gestão de novos financiamentos.

Não terá esta pressão alguma coisa a ver com o descambar da cotação da SON.IND, por arrasto também?
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por Ulisses Pereira » 14/1/2008 21:51

Ulisses, gostava que me esclarece-se uma coisa na Sonae Industria, se possível:

Sendo que a cisão da Sonae Indústria da Sonae SGPS ocorreu em final de 2005 (salvo erro), gostava de saber como obteve uma cotação durante o tempo que a mesma esteve ausente do mercado bolsista. (não sei se foi muito ou pouco, estive a tentar procurar coisas aqui no caldeirão, mas a pesquisa só vai até post's com 1 ano)


Enologo, desculpa o atraso na resposta. Passou-me por completo... :roll:

Não sei bem a resposta até porque nunca foi acção que acompanhasse muito. Mas se estão na minha base de dados cotações muito antigas é porque ela esteve sempre cotada ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Pintas25 » 14/1/2008 16:09

eu acho que estamos a assistir a um panic sell de quem já realizou mais valias e está com medo que isto venha muito mais por ai abaixo.
para já estou 70% liquido e com uma vontade enorme de ir aos saldos mas acatando os conselhos de quem está cá a muito mais tempo vou ver se os "ursos" se acalmam um pouco.
 
Mensagens: 134
Registado: 7/1/2008 18:02

por iurp » 14/1/2008 16:02

Se O PSI não ressalta hoje, digamos que é mesmo muito, muito mau.Tudo leva a crer que sim, mas o SPX com aquele objectivo de novamente ir aos 1370 ( sabe-se lá se hoje ou nos próximos dias)ou temos um ou dois pesos pesados a aguentar o índice ou...podemos ter grande queda.

Vamos indo e vamos vendo.

Todo o cuidado é pouco como dizia o Midas há uns tempos atrás.

Abraço
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por Ulisses Pereira » 14/1/2008 13:59

Michael, o dia que me marcou mais foi em 1998 e está descrito em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ight=crash .

Quanto à tua segunda questão, discordo da tua perspectiva. Julgo que os suportes são relevantes e, quando são quebrados, dão indicações fundamentais aos investidores para activarem "stops" e os fixarem como futuras resistências.

No caso da Sonae, concordo contigo e tenho afirmado alguma relutância em lhes atribuir especial importância, já que o ajuste provocado pelo "spin-off" da Sonae Capital faz com que todo o factor psicológico dos suportes/resistências se perca nos gráficos .

Quanto à generalidade das acções, o que tenho verificado é que a quebra dos suportes tem feito acelerar o movimento de correcção dos títulos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por michael » 13/1/2008 21:28

Excelente trabalho de análise Ulisses.

Deixo-te no entanto 2 perguntas ou pedidos:

1º Será que eras capaz de descrever aqueles dias loucos de pânico na bolsa? O que originou, como foi ao longo do dia, o que te marcou mais?

2º As resistências funcioanm bem quase em todos os títulos mas os suportes não suportam nada, parece-me. Exemplo do 1º gráfico da SONAE que é o mais descarado, talvez. A subir criam resistências resistentes mas a partir não vejo nenhum suporte. Se não funcionou no passado porque haveremos de esperar que funcionem agora?

Mas agradeço imenso as tuas análises acho que prestas um grande serviço (gratuíto!) a todos os pequenos investidores e como estes curtos dias vieram a confirmar as tuas análises são excelentes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 332
Registado: 28/12/2006 1:38
Localização: Lisboa

por TintimSidnei » 12/1/2008 23:56

:clap:
Editado pela última vez por TintimSidnei em 19/1/2008 11:59, num total de 1 vez.
Você deve investir o seu dinheiro em uma empresa que até um idiota consiga administrar, porque um dia um idiota o fará.

Quando decidir contratar alguem há três qualidades principais intregridade, inteligência e energia, mas a integridade é a mais importante porque sem ela as outras duas darão cabo de si.
Buffetology
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 33
Registado: 30/12/2007 17:21

por Enslaved » 12/1/2008 1:05

Resina Escreveu: Já não me recordo se nas quedas anteriores o valor de fecho foi no mínimo, isso seria interessante.
Abraço


tens aqui uma visão global do comportamento da sonae nas últimas sessões :wink: .
Anexos
sonae.JPG
sonae.JPG (45.71 KiB) Visualizado 6035 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por enologo » 12/1/2008 0:54

Ulisses Escreveu:Enologo, não me recordo da questão. Podes repeti-la?


A minha questão inicial era:
enologo Escreveu:Ulisses, gostava que me esclarece-se uma coisa na Sonae Industria, se possível:

Sendo que a cisão da Sonae Indústria da Sonae SGPS ocorreu em final de 2005 (salvo erro), gostava de saber como obteve uma cotação durante o tempo que a mesma esteve ausente do mercado bolsista. (não sei se foi muito ou pouco, estive a tentar procurar coisas aqui no caldeirão, mas a pesquisa só vai até post's com 1 ano)


Ao qual o rural teve a amabilidade de escrever:
rural Escreveu:A Sonae Indústria nunca foi retirada do mercado. Embora com reduzido free-float nunca deixou de ser transaccionada.Por isso não é de admirar que haja histórico das cotações desde 1993.
Abraço


E eu depois coloquei a razão da duvida:
enologo Escreveu:Rural, pode até ser, mas então porque razão no site da euronext, só aparece cotação para datas após a cisão? Isso é que me fez levantar a dúvida!


Ulisses, o meu obrigado desde já!

Nota: Isto está na pág.5 deste tópico!

Imagem
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 270
Registado: 1/11/2006 11:28
Localização: Almeirim

por sobatista » 11/1/2008 23:23

parabens.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17
Registado: 24/2/2007 11:53
Localização: Trás-dos-Montes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, joao garcao, JoeP, jota2022, machadosoares31, malakas, Masterchief, pattern, PAULOJOAO, serdom, Shimazaki_2, Sinedrio, xabregas da calçada e 157 visitantes