Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - Os eurotouros não desistem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Semitela » 2/6/2008 12:03

Bem ,

Aqui vai a minha opinião :

Tendo em conta o abrandamento tanto nos EUA como na Europa , dificilmente haverá subidas tanto de um lado como do outro . Agora o par deverá mover-se de forma mais clara e com mais força para o lado da economia que recuperar mais rapido :) E já sabem quem é . Eles induzem o resto do mundo no abrandamento e serão eles a retirar-nos dessa situação .

Acho que o maximo já foi atingido , fizemos um lower high na casa dos 1.58 , e estamos nos 1.55 a caminho dos 1.53 . Se este suporte voltar a funcionar podemos lateralizar . Caso quebre temos os famosos 1.4966 ou 1.50 como target até ao 2º semestre .

Arriscaria num primeiro movimento altista das taxas de juro nos EUA ainda este ano .

Abraços

Registado: 19/10/2006 9:36

por Branc0 » 2/6/2008 11:00

JdN Escreveu:O Banco Central Europeu (BCE) deverá manter a taxa de juro inalterada até ao final do ano devido ao aumento da inflação na Zona Euro, de acordo com as expectativas dos economistas contactados pela Bloomberg.

Os responsáveis do BCE vão reunir-se no dia 5 de Junho e, segundo os economistas contactados pela Bloomberg, deverão manter a taxa de juro inalterada nos 4% até, pelo menos, Fevereiro de 2009.

Estas expectativas contrariam as que eram avançadas anteriormente quando os economistas acreditavam que o BCE deveria reduzir a taxa de juro de referência na região no mês de Setembro do presente ano.

A inflação na Zona Euro, que atingiu os 3,6% no mês de Maio, continua acima da meta de 2% definida pelo BCE, sendo esta a principal razão para a manutenção de juros na região, uma vez que com uma taxa mais baixa, torna-se mais difícil controlar a subida dos preços.

"A inflação é a maior ameaça ao crescimento económico neste momento" afirmou Holger Schieding, economista chefe do Bank of América citado pela agência noticiosa norte-americana.

Também no dia de hoje, Klaus Liebscher, membro do BCE afirmou que uma taxa de juro mais baixa não beneficiaria a economia da Zona Euro.

"Ninguém me pode convencer que seremos capazes e estimular o crescimento económico" com uma taxa de juro mais baixa, afirmou o membro da autoridade monetária da Zona Euro.

Apesar das notícias sobre a manutenção de juros, o euro negociava pouco alterado mas em queda de 0,03% para os 1,5550 dólares.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por prose » 1/6/2008 22:36

rosso Escreveu:Djovarius,

Concordo contigo, e até penso que os juros sobem na Europa antes de subirem nos States. Várias pessoas do BCE têm feito declarações a preparar o terreno nesse sentido. Achas mesmo que é bluff?

Espero não estar enganado, estou longo no EURUSD e a perder :|

bem..eu tb tenho feito entradas longas no par..mas num traiding diario..
tambem acredito mais na subida do par...mas....
lá nos lixamos com o credito habitação se o BCE sobe mais...
ai ai

Registado: 10/3/2008 20:19

por rosso » 30/5/2008 17:26

Djovarius,

Concordo contigo, e até penso que os juros sobem na Europa antes de subirem nos States. Várias pessoas do BCE têm feito declarações a preparar o terreno nesse sentido. Achas mesmo que é bluff?

Espero não estar enganado, estou longo no EURUSD e a perder :|

Registado: 13/3/2008 22:29

por EuroVerde » 30/5/2008 16:21

Quero uma vez mais agradecer e concordar com DJovarius porque é um dos forenses que eu mais gosto de ler e constantemente relaciono as suas ideias com as minhas que me dão muito a aprender. Dos seus escritos ajudam imenso tanto aos novatos como aos veteranos, a oferecer-nos uma visão da situação actual e futura.
Agora, se é preciso esperar pelos resultados do 2º semestre, os mercados já deveriam estar a descontar.

Registado: 29/11/2007 11:19

por djovarius » 30/5/2008 15:23

Muito boa tarde,

Obrigado pela discussão no tópico numa época em que tenho menos possibilidades de fazer "updates" constantes.

Bem, eu queria referir-me somente à forte depreciação do EUR/USD, desde pouco acima de 1.58 até à zona de suporte actual, que se encontra em torno de 1.55 e um pouco abaixo.
O mercado passou a descontar um possível retorno à subida dos juros lá nos EUA, admitindo que o FED considera "emergencial" uma taxa tão baixa como a actual. Nesse caso, o USD ganha força.
Aliás, o mercado do petróleo também está muito sensível a esse possível evento, que seria já no segundo semestre deste ano.

Mas continuo a discordar desta ideia. O FED, historicamente, sempre elevou os juros básicos quando o sistema bancário está estável (estamos longe disso) e quando a Economia real está também ela estável com o consumo (mais de 65% do PIB) em patamares de crescimento sólido.
Ora, continuamos a assistir a uma desacelaração do consumo ao mesmo tempo que o sector imobiliário continua muito fraco, em recessão, até.
O crescimento do PIB em 0.9% não dá quaisquer garantias. Está a meio caminho entre recessão técnica e crescimento aceitável.
Perante todo o cenário descrito acima, não se vislumbram juros mais elevados no horizonte.
Reliqueficar a Economia ainda parece ser uma prioridade, embora o aumento dos preços seja já uma preocupação um pouco mais evidente.
Note-se que os "falcões" do BCE têm evitado subir os juros, apesar da retórica dura.
E sendo assim, não se vê o FED actual a apertar o cerco à Economia como se verificou em 1979.
Mas, à época, muitas coisas eram diferentes: havia que evitar uma total derrapagem dos preços como começava a ocorrer, por exemplo, na América Latina.
A situação é diferente hoje em dia.
E se é verdade que os juros não ficarão neste patamar muito tempo, também me parece prematuro dizer que nos próximos 2 a 4 meses haja margem para subidas.

E assim, provavelmente, o USD voltará a ser pressionado. Basta que os níveis de consumo apontem para uma quase recessão.
E para isso há que esperar pelos dados finais do 2º trimestre.

Abraço e bom fds

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Re

por Cem pt » 26/5/2008 15:24

Branc0 Escreveu:Bem, visto que é feriado pelas américas deixo aqui um link para se entreterem neste marasmo.

Obviamente, basta ver pelo site que é um artigo tendencioso por isso ouvir com espirito critico pois não deixa de ser interessante.

Is the dollar doomed?

De facto o artigo do link está espectacular, recomendo vivamente para quem não leu com a devida atenção, consegue estar ao nível do nosso amigo Djovarius!
Não acho que esteja tendencioso, está isso sim muito bem pensado.
Obrigado pela sugestão.
Cem

Registado: 4/3/2008 17:21

por Branc0 » 26/5/2008 13:59

Bem, visto que é feriado pelas américas deixo aqui um link para se entreterem neste marasmo.

Obviamente, basta ver pelo site que é um artigo tendencioso por isso ouvir com espirito critico pois não deixa de ser interessante.

Is the dollar doomed?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

HKD - Esta para breve?

por C.N. » 23/5/2008 10:05

Ola,

Obrigado Djovarius por continuares a animar os Forexianos com cronicas regulares e interessantes. Fiquei contente por teres postado o grafico do CHF pois utilizei o mesmo num seminario sobre of futuro do USD a cerca de dois meses atras.

Bem, hoje gostava de lancar o debate sobre o HKD. Actualmente o CNY esta cerca de 12% mais forte que o HKD o que talvez nao faca mais sentido visto as economias de Hong Kong e da China estarem ligadas. Com a inflacao a disparar em HK e as taxas de juro ligadas ao FED e nao ao banco central local, sera agora que o peg ao USD feito em 1983 vai ser alvo de um reajuste? Se sim, para quanto e como ganhar dinheiro com isso? Para informacao nos ultimos 12 meses o USD/HKD andou num range de 800 pips, entre 7.83 e 7.75. Hoje esta nos 7.80

A seguir.

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por Crómio » 22/5/2008 22:48

Rabbi Escreveu:Por isso, consciênte, penso que, mesmo por nós (consumidores)
às vezes nem seria necessário
os combustiveis aumentarem de preço para
começarmos a não consumir tanto
Infelizmente, só cortamos no consumo quando
nos aumentam preços.
por vezes, nós próprios é que somos a causa e o efeito, do
nosso próprio feito.

Obrigado por partilhares um pouco da tua sabedoria,
Um bem haja para ti também Adin.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Rabbi_Steinsaltz » 22/5/2008 22:33

Olá Amigos, :oops:

Reparemos que estes preços de petróleo
agora identificados como máximos históricos
Estão sendo impulsionados em parte, por,
expeculadores, de futuros.
Isso faz com que,
as empresas petroliferas comecem fortemente a reunir esforços
para
investir, encontrar, pesquisar, explorar novos e novos blocos ou poços futuros.
(Seremos compensados?)
Não é pelo fato de Árabes aumentarem hoje ou
diminuirem
produção que, baixa.
Estou com convicção que para
as economias do mundo desenvolvido (Europa e USA)
ficarem mais lineares e virem de novo à retoma
isto
terá que ser primeiro
limpo por uma recessão. (Nem que seja leve)
As coisas estão feitas assim!
restringe-se a concessão de crédito tanto
a empresas
como
a individuais. (um impedimento ao investimento)
(Diga-se de passagem que aí os mercados descem)
Quem tem capital liquido
Investe nessa altura, com isto tudo em mínimos.
Depois,
depois, começam-se a reunir pouco a pouco
condições para que os mercados comecem
muito devagarinho subindo, ainda dentro do maior péssimismo possível.
Qualquer economista
saberá certamente que, nada melhor para se criarem bolhas nos mercados que taxas de juro
baixas.
Tudo tem um reflexo no futuro. (não no presente)
Agora pensemos um pouco por nós próprios.
Para onde caminhamos? E onde estamos?
Os 100 euros,
é o valor aí na Europa que
se torna no limiar da exaustão total. E da possibilidade a que as familias
podiam começar a não pagar pelos combustiveis.
Nos dias de hoje,
Um cêntimo acima dos 100 euros,
Haveria uma grande discrepancia a quem está
disposto a comprar e a quem está disposto a vender.
A partir desse valor (nos dias de hoje)
O Mundo não andava para a frente
Regrediriamos, e ninguém abdica do que se tem hoje.
Por isso, consciênte, penso que, mesmo por nós (consumidores)
às vezes nem seria necessário
os combustiveis aumentarem de preço para
começarmos a não consumir tanto
Infelizmente, só cortamos no consumo quando
nos aumentam preços.
por vezes, nós próprios é que somos a causa e o efeito, do
nosso próprio feito.

Um bem haja
Adin
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.

Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.

Registado: 14/3/2008 3:46

por Crómio » 22/5/2008 19:31

Caro Rabbi,

Obrigado pela resposta, tenho a acrescentar que a certeza é o maior inimigo do investidor.

Uma questão que agradecia muito se respondesses:

Porquê os 100€ barril?
Acho interessante esse ponto de vista na relação Euro/Dólar/Crude mas não percebo bem o porquê.

Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por - GOE - » 22/5/2008 19:09

Rabbi_Steinsaltz Escreveu:Olá Amigo Crómio,

Realmente tivemos desde o dia 14 de Março
umas subidas. Confirmadas hoje.
Um ano é um ano! (Não até Agora)
e,
isso não quer dizer que, de Março a um ano não estejamos
acima do valor do fundo tocado em Março
último...
e estaremos certamente...
No entanto, dada a realidade Americana
que tem influência no resto do mundo
Não foram ainda contabilizadas todas
as amortizações de Activos
E torna-se um pouco impreciso
eu avaliar a situação até o preço das casas
estabilizar de vez!
Assim, a Fed diz-nos que não baixa as taxas
E o oléo sobe.
Assim, a incerteza é o pior aliado do
INVESTIDOR

Caro Rabbi, pelas suas palavras depreendo que prevê uma correcção forte nos mercados e um período de crise, recessão ou deflação.. seja o que for...

E ao mesmo tempo acredita que este cenário recuperará no prazo de um ano... É isso?.... :roll:

Registado: 5/12/2007 16:26

por aefernandes » 22/5/2008 19:01

incertezas até eu tenho o que é fácil porque nada entendo disto, Será que algum dia tenho a certeza de recuperar 60% que num mes se foi com este par e outros?

Registado: 21/4/2008 15:02

por Rabbi_Steinsaltz » 22/5/2008 18:56

Olá Amigo Crómio,

Realmente tivemos desde o dia 14 de Março
umas subidas. Confirmadas hoje.
Um ano é um ano! (Não até Agora)
e,
isso não quer dizer que, de Março a um ano não estejamos
acima do valor do fundo tocado em Março
último...
e estaremos certamente...
No entanto, dada a realidade Americana
que tem influência no resto do mundo
Não foram ainda contabilizadas todas
as amortizações de Activos
E torna-se um pouco impreciso
eu avaliar a situação até o preço das casas
estabilizar de vez!
Assim, a Fed diz-nos que não baixa as taxas
E o oléo sobe.
Assim, a incerteza é o pior aliado do
INVESTIDOR
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.

Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.

por Crómio » 22/5/2008 18:33

Rabbi Escreveu:Amigos. É a primeira vez que entro no forúm;
Comprem Agora
e se querem porventura fazer dinheiro, não
vendam os papeis que agora compram
pelo menos
durante um ano. Depois vendam no topo.
Uma empresa fora do ramo
tecnologico.ok.
e um bem haja a todos os leitores consagrados. Não percam Nunca e
isso passa por não vender. a partir de hoje.
agradeço

Esta mensagem foi afixada dia 14 de Março e até hoje mantém-se válida, apesar de não terem sido dados factos ou argumentos que pudessem fazer a previsão valer algo mais que uma adivinhação.

No entanto, caro Rabbi, este discurso vai contra o que tens vindo a defender ultimamente acerca do preço do crude a 100€ e da queda que tem que haver de cerca de 40%.

Rabbi, podes explicar melhor o teu interessante ponto de vista?
Obrigado.

E obrigado DJO, pela constância dos comentários, infelizmente ando retirado do mercado forex mas sigo sempre este tópico.

Abraço a todos.

William Bernstein

por Rabbi_Steinsaltz » 22/5/2008 18:07

Olá Amigo DJ,

Isso,
infelizmente vamos todos sentir
os reflexos agora da crise
Creio o crude em 100 euros
E torna-se interessante conjugar
Este inseparavel par.

Até lá,
teremos bear markets.
Inflacção e recessão?
Temos que fazer os mercados descontar
muito mais que
-38.2% desde o último máximo.
:oops:

por djovarius » 22/5/2008 13:21

Boa tarde e bom feriado,

Mais uma vez lembro que o tópico em actualização é este e o outro é para "arquivo", porque já tinha muitas páginas.

Um abraço especial para o prose que necessita de respirar antes de se aventurar mais nestas andanças.

Fica o apelo sério para todos e para qualquer mercado. Alavancagens brutais não dão só ganhos brutais. O inverso é verdadeiro.

E o EUR/USD anda claramente a dar sinais de subida, andando já a namorar os 1.58 antes de uma pequena correcção. Mas é em 1.59 e em 1.60 que se encontram as fortes resistências que podem impedir o par de se aventurar para níveis próximos de 1.65 que é um "target" muito interessante tendo em conta a influência dos preços do petróleo.
Hoje, um regresso so Ouro aos 1.000 dólares é consistente com um EUR/USD em possíveis novos máximos que assinalei acima e com o crude em NY entre 145 e 150 dólares/barril.

Acreditem que se por acaso o crude lá chegar, as autoridades monetárias da zona Euro vão desejar que o EUR se valorize ainda mais.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por djovarius » 20/5/2008 12:12

Ainda a propósito da discussão sobre o Bear market do USD: há algum tempo que queria colocar este gráfico do USD/CHF (par histórico que nunca mudou via conversão monetária) que mostra que o USD não está só agora em "bear market", mas realmente tem estado sempre assim desde o final do padrão Ouro, com normais retracções de uns anos de duração (5 - 7 anos), naturais num "bear" secular como este.

O bom desta história é que todos os movimentos, por terem prazos tão alargados são sempre negociáveis.

Fica o gráfico

dj
Anexos
FED.png
FED.png (13.92 KiB) Visualizado 6366 vezes

EUR/USD - Os eurotouros não desistem

por djovarius » 20/5/2008 11:56

Finalmente o novo tópico !!

E desta feita vai começar com o detalhe do dia:
Apesar do péssimo resultado do indicador ZEW da Alemanha, temos o EUR a subir, não apenas face ao USD como face ao Iene e Libra Esterlina, embora aqui de forma modesta. Será que o sentimento favorável ao EUR continua forte!? Assim parece !!

Semelhante apenas o padrão das retracções de Fibonacci nos gráficos seguintes, referentes ao EUR/USD , EUR/GBP e EUR/JPY
Para o médio / longo prazo nada nos leva a "shortar" o EUR, salvo quedas de curto prazo. No essencial nada mudou.

E agora vamos usar este tópico, pois o outro já vai longo.

Abraço

djovarius
Anexos
EUUS.png
EUUS.png (40.09 KiB) Visualizado 6462 vezes
EUGP.png
EUGP.png (25.91 KiB) Visualizado 6452 vezes
EUJP.png
EUJP.png (27.37 KiB) Visualizado 6426 vezes

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Google [Bot], Phil2014 e 89 visitantes