Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[OT] - Abstenção - "Uma greve à democracia"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: [OT] - Abstenção - "Uma greve à democracia"

por Elias » 30/9/2013 18:08

ebalves Escreveu:Boas,

Gostaria de ver um grafico da abatenção por idades: dos grupo dos eleitores com mais de 100 anos -> por ex 10000 individuos e etc. Deve haver tantos eleitores que já votam nas barcas de Gil Vicente.

Cumps,

EA

ebalves,

Embora sem responder totalmente à tua pergunta, sugiro que dês uma vista de olhos neste doc. no qual é traçado o perfil do abstencionista europeu:
http://www.europarl.europa.eu/pdf/eurob ... _PT_v2.pdf

Muito interessante, pelos dados que fornece (tanto a nível de idade, como de ocupação e principalmente em termos de motivação para não votar).
Seria interessante que houvesse um estudo desses cá.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 30/9/2013 18:00

MAV8 Escreveu:Por curiosidade, na Freguesia de Marrazes/Barosa (2ª maior em leiria e Urbana), o conjunto da abstenção, brancos e nulos atingiu uns surpreendentes 75%. Mais um pouco e só vota quem está nas listas.

As tuas contas não estão correctas, MAV8.

Vejamos:
Votantes = 39,70%
Abstenção = 60,30%

Brancos = 9,46%
Nulos = 5,83%
Brancos e nulos somados = 15,29%

Nota contudo que estes 15,29% devem ser calculados sobre o número de votantes, os quais são 39,70% do total.
Assim o total de brancos e nulos face ao universo de eleitores é de 0,1529 x 0,3970 = 6,07%

Deste modo, o total de abstenções + brancos + nulos foi de 66,37% (dois terços e não três quartos do total).

por eba » 30/9/2013 17:54

Elias Escreveu:Breakout claríssimo da resistência dos 40%, que vinha travando o "título" desde 1989.

Qual será o "target" deste movimento?

(Gráfico: publico.pt)

Boas,

Gostaria de ver um grafico da abatenção por idades: dos grupo dos eleitores com mais de 100 anos -> por ex 10000 individuos e etc. Deve haver tantos eleitores que já votam nas barcas de Gil Vicente.

Cumps,

EA

Registado: 29/11/2007 3:01

por MAV8 » 30/9/2013 17:46

Elias Escreveu:Breakout claríssimo da resistência dos 40%, que vinha travando o "título" desde 1989.

O que tiro desse gráfico é que mais de metade dos Portugueses optaram por não escolher qualquer dos candidatos a votos nas suas áreas de voto utilizando para isso uma das 3 formas que têm para o fazer.

Por curiosidade, na Freguesia de Marrazes/Barosa (2ª maior em leiria e Urbana), o conjunto da abstenção, brancos e nulos atingiu uns surpreendentes 75%. Mais um pouco e só vota quem está nas listas.

Registado: 10/11/2006 10:43

por Elias » 30/9/2013 17:38

Breakout claríssimo da resistência dos 40%, que vinha travando o "título" desde 1989.

Anexos
abstencao.PNG
abstencao.PNG (160.03 KiB) Visualizado 3207 vezes

por MarcoAntonio » 18/2/2013 23:02

Outra coisa: os que não respondem basicamente não existem, não entram em qualquer cálculo. A sondagem baseia-se em respostas/entrevistas efectivas; quando alguém opta por não responder o processo terá de ser repetido até os requisitos da amostra estarem preenchidos (ou é efectuado um ajuste sobre a amostra para compensar); só contam os que efectivamente colaboram com a sondagem.

Quando alguém opta por não responder, não resulta daí uma entrevista efectiva. É equivalente a não atender o telefone sequer.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 18/2/2013 22:52

Os valores que mencionei são directamente comparáveis com os 46% deste mês e os 43% de Janeiro, trata-se do mesmíssimo parâmetro.

Dá uma olhada no documento depositado na ERC que ele contém o histórico dos resultados anteriores. Os 46% deste mês está mais ou menos na média (os 43% do mês passado é que foi um valor historicamente baixo, no contexto do passado recente pelo menos).

No caso da Aximage, os abstencionistas já excluem OBN (outros, brancos e nulos) e os que se manifestam indecisos.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 18/2/2013 22:46

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Não me lembro de alguma vez ter visto uma sondagem a prever 46% de abstenção :shock:

Que nada, a mesma aximage previa/indicava abstenção de 47.1% em Dezembro e chegou pelo menos aos 48.9% (há cerca de um ano atrás).

E isso não incluía os chamados NS/NR?

por MarcoAntonio » 18/2/2013 22:26

Elias Escreveu:Não me lembro de alguma vez ter visto uma sondagem a prever 46% de abstenção :shock:

Que nada, a mesma aximage previa/indicava abstenção de 47.1% em Dezembro e chegou pelo menos aos 48.9% (há cerca de um ano atrás).
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 18/2/2013 22:17

Não me lembro de alguma vez ter visto uma sondagem a prever 46% de abstenção :shock:

PSD, Passos e optimistas recuperam em Fevereiro
18 Fevereiro 2013, 07:55 por Sara Antunes | saraantunes@negocios.pt

PS continua à frente do PSD nas intenções de voto, mas face à última sondagem da Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã, o partido liderado por Passos Coelho recupera terreno, enquanto todos os restantes partidos cedem.

O PSD conseguiria 29,1% dos votos dos portugueses se as eleições fossem hoje, de acordo com a sondagem. Este valor é superior aos 26,3% registados em Janeiro (ver tabelas em baixo).

E o partido liderado por Passos Coelho é o único que consegue melhorar face ao mês passado. O PS passa de 32,9% para 32%, o CDS de 10,3% para 8,7%, a CDU de 11,8% para 11,5% e o BE de 7,4% para 6,3%.

De acordo com a mesma fonte, a abstenção também aumentaria de 43%, em Janeiro, para 46,2%, em Fevereiro. A percentagem de votos em branco ou nulo também cresceria para 10,3%.

A maioria dos inquiritos na sondagem considera que o Governo está a governar "pior" do que o esperado. São 67% dos inquiridos a ter esta opiniãi contra 5,30% que pensa que está a fazer melhor e 26,9% que considera que está a governar tal como se esperava.

A avaliação de Cavaco Silva não fica melhor. 61,3% dos inquiridos considera que o Presidente da República tem actuado "mal", contra 24,2% que considera que tem estado "bem" e 10,8% cuja avaliação da sua actuação é "assim-assim".

Quanto aos líderes dos dois maiores partidos, os inquiridos dizem confiar mais em António José Seguro do que em Passos Coelho para primeiro-ministro, mas a diferença é diminuta - 31,6% contra 31,4%. Sendo que os números apontam para que o líder do PS tenha perdido alguma força face à sondagem realizada em Janeiro, altura em que conseguiu que 34,1% dos inquiridos demonstrasse confiança. 31,6% dos inquiridos diz que não confia em nenhum dos dois para liderar o país.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... reiro.html

por Automech » 8/6/2011 21:46

Elias Escreveu:Creio que existe algo na Constituição que proíbe a existência de um número único para identificar os cidadãos.

Exactamente Elias. É algo a que foi dada tanta importância que até está na constituição ! Resquícios da PIDE e do antigo regime. Deviam ter medo que algum político se lembrasse de obrigar o pessoal a trazer um código de barras na testa. E quase 40 anos depois, lá continua... :roll:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Pickbull » 8/6/2011 21:15

Além de que o CC não tem sequer o número de eleitor!

Registado: 23/1/2008 19:18

por Elias » 8/6/2011 21:01

rmachado Escreveu:Agora já não deve ser assim.. com o cartão de cidadão este tipo de coisas deve ter acabado.

Isso é para quem tem. Mas muita gente ainda não tem esse cartão. Eu, por exemplo, não tenho.

fooman Escreveu:Para começar queria só dizer que acho uma parvoíce completa haver um número de BI, número de contribuinte, número de SS, número de eleitor, etc etc etc. Devíamos ter apenas um número - o de Contribuinte - nada mais.

Creio que existe algo na Constituição que proíbe a existência de um número único para identificar os cidadãos.

por fooman » 8/6/2011 18:44

rmachado Escreveu:fooman

Exacto.

Invés de andarem a procura de "mortos", deviam era perceber pq é que os vivos deixaram de pagar impostos... e se querem manter cá a morada deviam pagar cá os impostos ou fazer uma declaração (na eventualidade de ser algo temporário).

Enfim... temos ainda muito que andar.

Queria fazer um "Like" mas não encontro o botão!

Registado: 29/11/2007 3:26

por rmachado » 8/6/2011 18:43

fooman

Exacto.

Invés de andarem a procura de "mortos", deviam era perceber pq é que os vivos deixaram de pagar impostos... e se querem manter cá a morada deviam pagar cá os impostos ou fazer uma declaração (na eventualidade de ser algo temporário).

Enfim... temos ainda muito que andar.

Registado: 24/8/2004 10:42

por fooman » 8/6/2011 18:37

rmachado Escreveu:
Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:
Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Não deviam ser os cadernos limpos dessas pessoas e essas pessoas votarem nos circulos fora do País?

Se tu soubesses a burocracia que envolve essa transferência, mudavas logo de ideias... :roll:

Uhm...

Explica lá isso pf Elias.

Um amigo meu mora no estrangeiro (Europa) há 10 anos e um dia resolveu transferir a inscrição de eleitor para lá. Foi ao consulado do país respectivo e disseram-lhe que tinha de apresentar o cartão de eleitor para poder ser feita a transferência. Ele então explicou "mas é que eu perdi o cartão de eleitor porque já não moro em Portugal há muitos anos e não sei onde é que ele está".

A resposta veio pronta: "nesse caso tem de ir a Portugal à junta de freguesia onde está recenseado para pedir uma segunda via".

E o meu amigo nem queria acreditar: "está a dizer-me que eu tenho de ir a Portugal para obter uma segunda via de um cartão cuja único objectivo é ser trazido aqui para vocês o destruírem e poderem emitir um cartão de eleitor pela emigração?"

"Pois..."

Claro que o meu amigo nunca transferiu a inscrição dele. Casos como este devem ser aos milhares.

É preciso dizer mais alguma coisa?

Agora já não deve ser assim.. com o cartão de cidadão este tipo de coisas deve ter acabado.

Para começar queria só dizer que acho uma parvoíce completa haver um número de BI, número de contribuinte, número de SS, número de eleitor, etc etc etc. Devíamos ter apenas um número - o de Contribuinte - nada mais.

O problema que o Elias demonstra é que os sistemas estão todos a funcionar (dizem eles) mas as embaixadas/consulados ainda estão fora do sistema. Daí, não se justifica, por exemplo, que eu me tenha registado no consulado da Holanda há mais de 2 anos e ainda tenha a possibilidade de votar em Portugal (e infelizmente não a tenho aqui). O que o Cavaco e o Portas deviam pedir era que se ligassem os consulados à rede global para que se pudessem limpar os registos. O registo nos consulados deveria ser obrigatório, com penas pesadas (coimas, etc). O controlo de tudo isto teria que ser feito pelo Ministério das Finanças, bastando, para isso, checkar quem deixou de pagar impostos e averiguar o porquê. (Já agora a declaração de impostos devia ser obrigatória, mesmo não havendo rendimentos, mas isto só acontece nos países desenvolvidos).

Registado: 29/11/2007 3:26

por rmachado » 8/6/2011 18:01

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:
Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Não deviam ser os cadernos limpos dessas pessoas e essas pessoas votarem nos circulos fora do País?

Se tu soubesses a burocracia que envolve essa transferência, mudavas logo de ideias... :roll:

Uhm...

Um amigo meu mora no estrangeiro (Europa) há 10 anos e um dia resolveu transferir a inscrição de eleitor para lá. Foi ao consulado do país respectivo e disseram-lhe que tinha de apresentar o cartão de eleitor para poder ser feita a transferência. Ele então explicou "mas é que eu perdi o cartão de eleitor porque já não moro em Portugal há muitos anos e não sei onde é que ele está".

A resposta veio pronta: "nesse caso tem de ir a Portugal à junta de freguesia onde está recenseado para pedir uma segunda via".

E o meu amigo nem queria acreditar: "está a dizer-me que eu tenho de ir a Portugal para obter uma segunda via de um cartão cuja único objectivo é ser trazido aqui para vocês o destruírem e poderem emitir um cartão de eleitor pela emigração?"

"Pois..."

Claro que o meu amigo nunca transferiu a inscrição dele. Casos como este devem ser aos milhares.

Agora já não deve ser assim.. com o cartão de cidadão este tipo de coisas deve ter acabado.

por Elias » 8/6/2011 17:38

rmachado Escreveu:
Elias Escreveu:

Uhm...

"Pois..."

por rmachado » 8/6/2011 16:44

MarcoAntonio Escreveu:
rmachado Escreveu:
Quanto aos teus 70% que não mudam de voto... olha que estás muito enganado.. quem não muda muito de voto são as pessoas mais velhas..

Então não foi o que eu disse?

Eu disse que na maioria não eram os jovens...

:wink:

Percebi ao contrário... sorry

por MarcoAntonio » 8/6/2011 16:25

rmachado Escreveu:
Quanto aos teus 70% que não mudam de voto... olha que estás muito enganado.. quem não muda muito de voto são as pessoas mais velhas..

Então não foi o que eu disse?

Eu disse que na maioria não eram os jovens...

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por rmachado » 8/6/2011 13:23

Elias Escreveu:

Uhm...

por Elias » 8/6/2011 13:02

por rmachado » 8/6/2011 12:14

Marco

A noticia (melhor dissendo o conteúdo) não me parece muito certo... ou dizendo melhor.. é uma interpretação, ela tb muito para o lado que interessa.

Se estamos a falar de 15 milhões, mas 5 milhões não residem cá mas estão cá inscritos, tb pagam impostos cá?

Não deviam ser os cadernos limpos dessas pessoas e essas pessoas votarem nos circulos fora do País?

é que na pratica a abstenção é empolada por pessoas que não podem votar pela simples razão de não estarem cá...

Eu acho que devemos melhorar o sistema e usar a morada fiscal para efeitos de votação.

Quanto aos teus 70% que não mudam de voto... olha que estás muito enganado.. quem não muda muito de voto são as pessoas mais velhas.. e eu sei do que falo pois estive nas mesas nos últimos 5 atos eleitorais e as freguesias urbanas foram onde se verificou mais alterações de voto..
Já nas freguesias rurais onde segundo os censos a população diminui por exôdo dos mais jovens.. manteve-se muito igual.

por MarcoAntonio » 7/6/2011 22:08

Esta notícia coloca a questão dos cadernos eleitorais sobre nova perspectiva:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=489513

Como disse ontem na minha estimativa, os eleitores a residir no estrangeiro - cerca de 200 mil registados - pecariam por certo por defeito. E que provavelmente muito dos que emigraram continuavam registados como eleitores residentes. Bom, não só muitos já emigraram e não mudaram a residência enquanto eleitores como segundo a notícia têm mesmo a opção de continuar registados no seu local de origem. À falta de mais informação, eu considerei que os efeitos dos eleitores que já não estão cá se cancelava com o efeito dos residentes que ainda não são portugueses e/ou eleitores registados. Mas o desvio pode ser significativo e isso pode muito bem explicar os menos de 1M de diferença tomando por base a população residente...

Como já tenho vindo a dizer - e é notório que entre a classe política há quem não se canse de tentar escamotear a questão por detrás dos cadernos eleitorais para minimizar a abstenção - ela será sempre bastante elevada. Mesmo pegando na minha estimativa de ~8.6 milhões de eleitores residentes, assim que forem contabilizados os votos da emigração, a abstenção real vai ser sempre da ordem dos 36 a 37%, sendo que se trata de uma abstenção que só considera um mini-universo dos eleitores emigrados!
Imagem

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 7/6/2011 21:26

MarcoAntonio Escreveu:Engraçado que eu acho que uns 70% dos que votam estão-se a marimbar para o país.

São os 70% que no dia das eleições vão votar num "clube" e nunca mudam o sentido do voto, nem que caia o carmo e a trindade...

Por sinal, a maior parte destes não são jovens.

E esta, hein?

Eu ja te tinha dito isso. E até é facil quantificar por partidos (no PCP então é certinho) a quantidade de "clubistas" e "tachistas".
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], LMMV, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69 e 150 visitantes