Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPN - Aumento dos juros dos depósitos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rmachado » 4/11/2008 19:50

O problema é exactamente este que o nuno referiu.

Eu acredito que um banco para operar em Portugal segue as leis e que temos mecanismos de controle para evitar actos de gestão danosa (não estamos a falar de crises, erros de análise and so on..), mas ao que parece actos ilicitos.

Pelos vistos não funcionam e como tal a Pata (e outros) tem razão quando não gostam deste "PREC" parte 2.

Eu quase que garanto que não fosse a crise (e o aparente emprestimo de 200 milhoes da CGD), o banco falia e pronto..

Assim o contribuinte paga e prontos... não temos dinheiro para fazer outras coisas, mas para "salvar" bancos já temos...

Ainda outro dia achei piada ao BES.. resultados com lucros mas vamos "buscar" dinheiro as garantias do estado... mas então onde está o lucro? Contabilidade criativa?

Enfim... apertem-se as leis para estes crimes...

Nestas alturas começo a gostar do discurso dos "vermelhos"...

Registado: 24/8/2004 10:42

por nunoacs1 » 4/11/2008 19:37

Pata:
Mas nem todos nós têm tempo e/ou capacidade para analisar a situação de um banco.
Todos nós crescemos a confiar nos bancos, não?
Meti o meu dinheiro no q dava mais, claro que sim, mas quem me dera conseguir/poder ganhar como vocês nas bolsas, mesmo com risco, mas nem todos têm esses conhecimentos, por isso confiei num banco....
Obrigado pela sua opinião, pode ter a certeza que me "abriu os olhos".
Grande abraço a todos!!

Registado: 29/11/2007 11:13

por nunofaustino » 4/11/2008 2:46

- GOE - Escreveu:Vejo muita gente contra o a nacionalização do BPN...

Eu pessoalmente estou plenamente de acordo com esta nacionalização, em primeiro lugar porque protege os seus clientes os quais não devem ser prejudicados por procurarem o melhor retorno para o seu dinheiro..

E estas taxas tanto eram oferecidas no BPN como o são no BPI ou noutro banco qualquer, são é somente oferecidas para montantes de capital mais significativos..

Se se tivesse deixado falir o BPN a reacção mais imediata seria um efeito domino no sistema bancário Português e isso sim seria gravíssimo ..

GOE, as taxas oferecidas pelo BPN só muito recentemente tiveram rival. E mesmo agora conseguias taxas bem acima da média, havendo 1 ou 2 bancos com melhores taxas (sem ser meramente promocionais).

Qto a deixar ou não falir... eu compreendo a decisão, mas acho que deveria ter sido nacionalizada a SLN e não o BPN... se ficamos com os osso, que venha a pouca carne agarrada.

Um abr
nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por nunofaustino » 4/11/2008 2:44

vitcosta Escreveu:Pata, colocar no mesmo saco a Dona Branca e o BPN, e desejar igual castigo aos seus clientes é uma perversão de todo o nosso sistema.

Para o homem comum, não havia até agora, algo mais seguro que o seu depósito no banco, seja ele BPN ou não, fossem 25000 euros ou não.

Desejar que clientes perdessem parte dos seus depósitos, é algo de grave, algo que ameaçaria o sistema democrático e poderia acabar com militares na rua.

Por mim falo, negoceio em bolsa, já ganhei e já perdi, mas se mexessem nos meus depósitos a prazo, aí não sei....

Vitor, quer queiras, quer não queiras, quando depositas $$ num banco estás a dar a tua confiança na administração. Estás a dizer "eu confio que vocês me dão este dinheiro mais uns juros quando eu quiser". Tu assumes SEMPRE um risco do banco desaparecer. E cada banco paga de acordo como risco associado à sua falência (mais coisa menos coisa). Ou seja, tu ao depositares $$ num banco que te paga mais do que a média, estás a assumir um risco de falência maior do que a média. Tão simples e directo quanto isso.

Qto aos depósitos e à sua segurança, foi para isso que foi criado o FGD que garante os depósitos até 25000€ (volto a avisar para verificarem se o vosso banco está coberto pela FGD. Nem todas instituições bancárias estão). Tudo acima desse valor são os TODOS os contribuintes (os que depositaram no BPN, na CGD e os que não têm $$ para depositar em banco nenhum) que vão pagar. Não tenhas ilusões quanto a isto.

Neste caso, cada português pagou 70€ para comprar o BPN. São 70€ a mais que tens de pagar em impostos ou receber a menos de prestação social. São 70€ que são gastos aqui e não noutro local.

Com isto, eu não estou a desejar que as pessoas percam as suas poupanças nem nada que se pareça. Acho é que as pessoas têm de ter consciência do que implica a escolha de um banco e escolher sabendo onde se estão a meter (com os dados existentes num determinado momento).

Um abr
Nuno

por Alemao » 4/11/2008 0:38

Pergunto se é natural um banco vender dinheiro, p. ex. um crédito à habitação à taxa Euribor +0,5% e comprar o dinheiro à taxa Euribor +1% (as comissões não justificam tudo).
Se alguém me conseguir convencer que uma merçearia compra a 50 para vender a 45 e que vai durar muitos anos no mercado a fazer esses preços... então vou começar a acreditar que deve haver porcos a andar de bicicleta...

Desculpem mas tenho de concordar com a Pata!

Registado: 1/7/2003 22:40

por - GOE - » 4/11/2008 0:32

Vejo muita gente contra o a nacionalização do BPN...

Eu pessoalmente estou plenamente de acordo com esta nacionalização, em primeiro lugar porque protege os seus clientes os quais não devem ser prejudicados por procurarem o melhor retorno para o seu dinheiro..

E estas taxas tanto eram oferecidas no BPN como o são no BPI ou noutro banco qualquer, são é somente oferecidas para montantes de capital mais significativos..

Se se tivesse deixado falir o BPN a reacção mais imediata seria um efeito domino no sistema bancário Português e isso sim seria gravíssimo ..

Registado: 5/12/2007 16:26

por vitcosta » 4/11/2008 0:24

Pata, colocar no mesmo saco a Dona Branca e o BPN, e desejar igual castigo aos seus clientes é uma perversão de todo o nosso sistema.

Para o homem comum, não havia até agora, algo mais seguro que o seu depósito no banco, seja ele BPN ou não, fossem 25000 euros ou não.

Desejar que clientes perdessem parte dos seus depósitos, é algo de grave, algo que ameaçaria o sistema democrático e poderia acabar com militares na rua.

Por mim falo, negoceio em bolsa, já ganhei e já perdi, mas se mexessem nos meus depósitos a prazo, aí não sei....

Registado: 29/11/2007 14:17

por Zenith » 3/11/2008 23:25

Pata-Hari Escreveu:Canguru, sim, receber os 25 000 euros seria o correcto. O banco falia por má gestão e os depositantes receberiam os fundos correspondentes ao fundo de garantia. Isto nada tem a ver com a crise financeira que terá sido a última gota.

As pessoas têm que aprender a assumir riscos de meter dinheiro nas donas brancas, nas afinsas, nos BPNs onde o dinheiro cresce das árvores. O binómio é sempre igual: maior lucro, maior risco. O milagre do maior lucro sem risco, não existe.

Sim, o banco de portugal tem tido uma actuação miserável. Como teve no BCP. Como teve na Afinsa.

As pessoas têm que se habituar que o estado não é pai e mãe e que não zela por nós cegamente (por falta de competencia, em grande parte). É preciso crescer e aprender.

O ponto que poderia ser discutido é exactamente se devia haver falência ou nacionalização. Tendo optado pela nacionalização tem de assumir os compromissos do BPN (salvo os que possam ter aspectos ilegais), mesmo que esses compromissos sejam ruinosos, caso contrário estariam a violar um acordo comerciale era a caixa de Pandora aberta.

Registado: 29/11/2007 14:36

por Pata-Hari » 3/11/2008 23:11

Canguru, sim, receber os 25 000 euros seria o correcto. O banco falia por má gestão e os depositantes receberiam os fundos correspondentes ao fundo de garantia. Isto nada tem a ver com a crise financeira que terá sido a última gota.

As pessoas têm que aprender a assumir riscos de meter dinheiro nas donas brancas, nas afinsas, nos BPNs onde o dinheiro cresce das árvores. O binómio é sempre igual: maior lucro, maior risco. O milagre do maior lucro sem risco, não existe.

Sim, o banco de portugal tem tido uma actuação miserável. Como teve no BCP. Como teve na Afinsa.

As pessoas têm que se habituar que o estado não é pai e mãe e que não zela por nós cegamente (por falta de competencia, em grande parte). É preciso crescer e aprender.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por canguru » 3/11/2008 23:06

Pata-Hari Escreveu:Nuno, salvaste o teu capital (às custas dos impostos de todos, ou seja, de todos nós). Dá graças e tenta tirar uma lição para o futuro.

Parece-me de muito pouco bom senso atacar os depositantes do BPN a dizer que todos eles estão a salvos “às custas dos impostos de todos”. Dou-te várias razões e um exemplo prático:

- Os depositantes estiveram sempre abrangidos pelo fundo de garantia (25.000€ / conta);

- Posteriormente o governo veio assegurar todos os depósitos sem limite de quantia.

- Se algo falhou (e interveio tardiamente) foi o BdP e a sua supervisão;

O Zé Manel que mora no concelho de Mogadouro tem umas cabras, tem a 4ª classe e tem uma poupança de 15.000€. Estás-me a dizer que é suposto esse senhor ir monitorizando os comportamentos devaneios dos dirigentes do BPN? E ir comprado o JN e aceder a fóruns de finanças?

Registado: 6/4/2008 22:41

BCP com telhados de vidro

por trader de elite » 3/11/2008 20:48

O BCP está também sobre investigação no caso Operação furacão,sabemos o que o filho do Jardim Gonçalves perdeu uns milhões que esse banco tinha lhe emprestado.Sabemos depois que o pai perdoou essa divida,sabemos que alguns fundos do BCP estão em muito má posição.Os off shores são o esconderijo perfeito para camuflar muitos relatórios.E tenho sérias dúvidas que este banco passe incólume desta crise.A ver vamos.

Registado: 29/11/2007 12:28

por nunoacs1 » 3/11/2008 20:34

nunofaustino e Pata-Hari:
Têm razão no que dizem sobre os meus comentários e opinião sobre o depósito no BPN, no entanto eu sou apenas um pequeno "aforrista" que lá meteu o dinheiro para ganhar algum de juros.
Agora, apanhei um susto, sim, mas tenho o estado a "segurar as costas", já não era sem tempo, não?

Sou funcionário público desde 2000 e desde 2000 tenho pago os meus impostos e as despesas de muita gente com braços e pernas para trabalhar, chegou a minha hora de gozar algum do "meu" que deposito todos os meses nas contas deles.

Mas obrigado pela opinião, especialmente para a Pata, de quem vou, seguramente, no futuro seguir as suas opiniões, extremamente certeiras (demais até, neste caso) porque no fundo sou apenas um "classe média" que quer ter algum de lado para eventuais problemas no futuro....

Só espero que nenhum dos "maiores" tenha uma azia para eu não ter de pagar o "Kompensan"
Grande abraço a todos!!

Registado: 29/11/2007 11:13

por nunofaustino » 3/11/2008 17:11

nunoacs1 Escreveu:
Pata, eu apenas tenho algum dinheiro lá (andei um pouco assustado até aos anuncios do governo) e claro que me preocupo com os juros, é dinheiro q me custa a ganhar, fiquei com ele retido durante 6 meses e agora ficava sem ele?
claro que custa..
não tenho culpa dos erros dos outros

Caríssimo, a partir do momento que depositas $$ no banco estás (ou deverias estar) a assumir que confias no banco. Ou seja, estás a dar o teu aval à gestão do banco e estás a dizer que a gestão do banco está a ser correcta e que confias neles para que guardem o teu $$.

Se eles erram e o banco vai pelo cano, então seria normal que pagasses alguma coisa (se tivesses acima dos 25000€ garantidos pelo FGD) pelos erros deles uma vez que confiaste neles para guardarem/gerirem o teu $$.

Um abr
Nuno

PS - de notar que eu tive conta no BPN e que retirei o $$ de lá (como disse publicamente à alguns meses atrás) por não acreditar na capacidade deles para se manterem à tona da água. Infelizmente, eu e muitos forenses estávamos certos...

Ora bem

por All night long » 3/11/2008 16:49

Pata-Hari Escreveu:Nuno, salvaste o teu capital (às custas dos impostos de todos, ou seja, de todos nós). Dá graças e tenta tirar uma lição para o futuro.

Na ultima frase fico sem perceber qual a lição a tirar disto. Salvar o capital às custas de todos nós transmite-lhe uma certa culpa, que a meu ver não tem qualquer proposito. Um depositante NUNCA poderá ter culpa num fenomeno destes. :!: o depositante ao fazer um deposito não assume qualquer risco de investimento, se os depositos estão em risco ou as intituições que os gerem a culpa deve-se ao banco e não ao trabalhador que lá pos o dinheiro, portanto o colega não salvou capital as custas de ninguem, mas antes vamos todos nós pagar pelos investimentos absurdos de um gestor/es qualquer.

Já agora, Pata, subentendo que a lição que pretende tirar disto, é que investir num banco acarreta riscos, nem que seja em deposito, a minha pergunta é , em que banco será seguro depositar, ou podemos terminantemente esquecer a segurança dos depositos bancarios???

Registado: 29/11/2007 1:50

por pedrom » 3/11/2008 11:52

Tenho acompanhado o tópico e tenho estado calado e também não me interessa quem tem razão ou porque a tem!!!!

O que me interessa referir é que vivemos no pais das maravilhas e só não aproveita as oportunidades que a vida dá quem é parvo!!! :evil: :evil: :evil:

Se entrarmos em recessão ("entrarmos" porque ninguém se entende pois uns dizem que já estamos) gostava de ver o estado a ter o mesmo cuidado com as empresas que está a ter com os bancos!!! Só que isto não vai acontecer.....

Neste momento e como conheço algumas empresas com muitas dificuldades e dividas ao fisco só me ocorre uma coisas: Porque é que o estado não a nacionaliza já que já lá tem o capital?

Além de ser completamente contra quem não paga impostos, não será uma oportunidade para os empresários deste pais terem um sócio como o estado que mete lá uns administradores pagos por mim, ou então compra a empresa e fica com ela livrando os seus sócios e gerentes/administradores de uma carga de trabalhos?

Carga de trabalhos??!?!?! Devo estar bebado!!!! Alguém neste pais é preso por gestão danosa ou outra coisas parecida com isso!!!!!

Vou terminar deixando 2 quetões para quem souber responder:
- Não deveria estar o BCP na mesma situação devido ás fraudes que tem sido faladas?
- Numa empresa normal quando existe fraude ou irregularidades diversas, existem multas altissimas. No caso do BPN ao passar para as mão do estado quem é que vai pagar as multas? O estado? os antigos administradores? Os novos? Os acionistas? Os clientes? Os portugueses? Ou será o "ninguém"?

Pais das maravilhas....... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por JPtuga » 3/11/2008 11:31

Acompanhei este tópico nos ultimos dias, e realmente um ou outro forista "picaram-se" com as interrogações da Pata, e chegaram ao ponto de a atacar pessoalmente e ao Ulisses, inclusive com insinuações pouco abonatórias. Do lado da Moderação penso que a resposta, sempre baseada em argumentos,e bom senso, foi exemplar. O tempo, e a nacionalização da instituição em causa deram-lhes a razão.
Há que distinguir que, essencialmente, não houve um ataque ao BPN per se, nem aos seus funcionários, nem aos seus clientes. Houve sim o apontar de factos, duvidar do que se estava a passar e tentar avaliar da real situação da Instituição.

Se houve aqui um vilão, esse foi a anterior gestão do banco, e provavelmente dos accionistas, que consentiram, o existir de todas estas "operações paralelas", ocultaram informações a toda a gente, e fizeram toda a especie de falcatruas, as quais serão certamente reveladas nos próximos tempos, numa novela que ainda vai fazer correr muita tinta. Conforme um outro forense já apontou, há que louvar a actuação da actual gestão, a equipa do Dr. cadilhe, que começou a "desenterrar" muita m**** , tentou aferir a verdadeira situação da instituição, e salvá-la, e teve a coragem de denunciar as tais operações duvidosas, ao BdP e á PGR. Não foi por acaso que apesar da "nacionalização" o próprio Ministro das finanças, apenas nomeou dois administradores para o conselho de gestão, e manteve a confiança no Dr. Cadilhe. podiam ter optado, por
suspender imediatamente todo o conselho de gestão.
Uma nota para a actuação do BdP, que foi francamente má e reactiva. Este caso demonstra, na minha opinião, a falência total do papel do BdP, enquanto entidade supervisora do sistema bancário, coisa que já tinha mostrada com o caso do BCP, a novela OPA BCP/BPI e outros casos relacionados. Penso que, não fossem os tempos correntes, com a crise financeira mundial que atravessamos, e caso o BdP tivesse actuado a tempo, o BPN teria sido deixado cair (Falir), e toda esta confusão, sairia mais barata ao contribuinte, não haveria tanta parangona de jornal, e o sistema bancario nacional continuaria a sua vida, normalmente. Talvez daqui a algum tempo, o Governo opte por convidar o Dr. Constâncio a sair (sem reforma milionária), e que venha gente nova e competente para o BdP(wishful thinking...)

Seguem-se novos episódios da novela, numa TV, ou quiçá, num balcão próximo de si.

Registado: 29/3/2007 12:40

por Pata-Hari » 3/11/2008 8:32

Sysiphus, tio patinhas e fbaptista, não há nada de especial em chamar-se à atenção para algo a não ser quando nos acusam de interesses obscuros (em que se torna mais chato). O que faz pena é que sistemáticamente se continua a cair nas mesmas coisas, não há memória e as coisas parecem não ter utilidade para o futuro. Vocês também o teriam feito se tivessem opinião forte sobre algo.

Outra noticia:

03 Novembro 2008 - 00h30

Banco nacionalizado
'Operação Furacão' leva BPN à falência
A informação sobre uma "operação clandestina", como lhe chamou ontem Vítor Constâncio, apanhada há meses pelos investigadores da ‘Operação Furacão’, deu um golpe mortal no BPN e apressou a nacionalização quando a situação deste banco se fragilizou nos últimos dias. O Ministério Público detectou uma operação de centenas de milhões de euros sem qualquer suporte contabilístico num balcão virtual do Banco Insular de Cabo Verde, que gerou um elevadíssimo valor incobrável.

Leia todos os pormenores sobre este caso, em exclusivo, na edição do CM desta segunda-feira.
Administrador Fórum

por fbatista72 » 3/11/2008 6:49

Cara Pata, eu raramente entrevenho neste fórum, mas ao ler todo este tópico fiquei bastante espantado pelo nível de conhecimentos e de percepção dos acontecimentos.
Apenas tenho que lhe dar também os parabéns. As suas palavras acabam de ganhar, para mim, uma importância acrescida aqui no fórum.

Registado: 3/3/2004 18:21

por tiopatinhas » 3/11/2008 1:58

Parabéns à Patinha :lol: :wink: Demonstrou elevação na discussão, conhecimento de causa :wink: È aquela máquina :!: A Patinha não anda cá há dois ou três dias :lol: :lol: :lol:
De facto esta morte há muito que estava anunciada. Apenas foi protelada e despoletada pela pólvora descoberta há semanas...
Tenho pena do Miguel C que é um excelente profissional e foi meter-se nisto...não tenho explicação para sua atitude de gerir um banco destes... :roll: :roll: Não havia nexexidade :mrgreen:

Registado: 17/3/2005 14:58

Boa Pata!!!

por SisiphuS » 3/11/2008 1:20

Grande Pata!

És a maior! Quem diria que passadas tão poucas horas dos teus comentários o Teixeira dos Santos te viesse dar razão?

E quanto mais pancada te davam aqui no forum, mais vincada se mantinha a tua posição e nada melhor que uma "patada de luva branca" como esta para encerrar esta discussão.

1 grande bj e temos que fazer aquele almoço a 9 :wink: que já andamos a adiar há mais de 3 ou 4 meses.
If the descent is thus sometimes performed in sorrow, it can also take place in joy. The struggle itself toward the heights is enough to fill a man's heart. One must imagine Sisyphus happy.

Albert Camus

Registado: 5/7/2008 8:50

por Caló » 3/11/2008 0:09

A garantia do estado a toda a banca (20 mil milhões de euros) é à custa de quem? não será dos impostos de todos Nós?

Registado: 24/10/2005 22:10

Segurança vs rentabilidade

por portucel » 2/11/2008 23:25

Com os depósitos assegurados pela CGD é o melhor banco para fazer um DP de alta rentabilidade com a "massa" bem segura!!!

:P

Registado: 10/11/2006 16:05

por Rockerduck » 2/11/2008 22:55

Pata-Hari Escreveu:Foi dito hoje que o BPI tem os melhores rácios de capital, tendo o BES os menores. Se não estou em erro, o BPI tem um rácio de 9%.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=337806
No final de Setembro, o rácio de capital do banco era de 11%, o tier I de 7,4% e o “core capital” de 6,5%.

Creio que é tier I que o ministro das finanças referiu. Tenho ideia que ao BPI bastam pouco mais de 80 milhões de euros para atingir os 8%.
De notar que os valores são de final de Setembro.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por jose.dias » 2/11/2008 22:41

Exacto esses foram os dados divulgados

Registado: 29/11/2007 9:18

por Pata-Hari » 2/11/2008 22:35

Foi dito hoje que o BPI tem os melhores rácios de capital, tendo o BES os menores. Se não estou em erro, o BPI tem um rácio de 9%.
Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Bing [Bot], Dragon56, HFCA, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 176 visitantes