Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cinco anos depois...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por J9 » 7/11/2012 17:45

Muito bom post!

Revejo-me em todos os pontos negativos... na parte da organização nem tanto! :lol: ... embora tenha os meus trades sempre todos registados.

Este post vem exactamente na altura ideal em que estou eu próprio a fazer uma reflexão acerca da minha breve (?) experiência de bolsa e se este é o tipo de investimento que mais se adequa ao meu perfil...

Tenho aliás um dead line mental de conseguir começar a obter resultados até ao final do ano, caso contrário acho que nãqo compensa o desgaste que me causa e o tempo que me toma... e o tempo também é dinheiro! :wink:

Abraço e obrigado por me ajudares pensar mais um pouco acerca deste assunto. :)

Registado: 29/11/2007 4:00

por dfviegas » 7/11/2012 17:44

Primeiro que tudo parabens pela coragem.

A meu ver uma coisa a melhorar rapidamente será mesmo o valor das comissões 1,5% é realmente uma perda inicial muito grande para começar um trade, se a isto somarmos o que vem ai para o ano.

Ou seja o que depreendo em relação a este aspecto é que as tuas entradas devem ser com valores muito pequenos ou então o teu banco/corretora é a mais cara do mercado.

Em minha opinião deves tomar duas soluções mudança de corretora e aumento de capital para investir, a isto acresce ainda o facto de pedires dinheiro emprestado para investir, que é mais um encargo muito avultado.

Acabei por não perceber como é que o teu capital actual é 90% mas tiveste 30% de perdas efectivas não deverias ter 70%.

Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Um ano depois...

por artista_ » 7/11/2012 17:31

Tridion Escreveu:Quase um ano depois de me ter iniciado no trading um balanço do que tenho andado a fazer é imperativo para por as ideias em ordem!

Instrumento financeiro - CFD's sobre acções

Capital inicial - 100%
Capital actual - 90%
Perdas (10%) - 55% para comissões + 15% custos de empréstimo = 30% de perdas efectivas
% de trades positivos - 45%

Pontos fortes:
- bom money management
- percentagem de trades positivos e que seriam mais se não fosse tomadas decisões irreflectidas

Pontos melhorados:
- identificação de padrões
- melhoria do tempo de entrada/saída (todos os dias á mercado :lol: não vale a pena forçar entradas)
- diminuição do risco por trade (1%)
- risk/reward melhorado
- registo semanal das posições

Pontos fracos:
- Pouco tempo para acompanhar os mercados
- descontrolo psicológico devido a factores externos que me fazem tomar decisões imponderadas
- dificuldade em aceitar perdas
- pouca lucidez na tomada de decisão após ter começado a perder algum dinheiro, o que me fez perder ainda mais
- falta de humildade a seguir a dois trades ganhadores :roll:

Oportunidade para melhorar:
- estudar mais. Ler e reler os clássicos. Utilizar ainda mais o caldeirao para expor dúvidas e perguntar a quem sabe
- a mudança de corretora parece-me óbvia, as comissões foram a minha pior perda. Normalmente as comissões, em cada trade, representam cerca 1.5% do investimento
- aumentar o meu time-frame de negociação devido ao facto de ter pouco tempo para acompanhar os mercados
- aperceber-me das alturas de mais stress e não tomar qualquer decisão de novas entradas
- escrever num manual as condições essenciais para entrar e sair de um activo, e só sob essas condições é que é tomada a decisão
- perceber e aceitar que as minhas perdas em termos mensais equivalem aproximadamente a uma assinatura completa do meo fibra
- ser mais humilde

Conclusões:
- estar alavancado não potenciou as minhas perdas
- o trading é sem dúvida a actividade mais difícil e mais interessante que já pratiquei
- perdi em dinheiro ganhei em saber, aplicando conhecimentos do trading na minha vida particular, nomeadamente segue a tendência, uma perda pode sempre ser maior, se uma coisa acontece consistentemente é porque vai voltar a acontecer...
- até ao fim do ano vou ficar descansado a dar mais atenção à família e a estudar...para o ano há mais.

Obrigado a todos e participem para que eu possa melhorar! :P

Excelente reflexão! Quem me dera ter isso tão organizado com tu! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pata-Hari » 7/11/2012 17:25

Uau, ia fazer um comentário semelhante ao do Ulisses. Claro e bem analisado. E tão, tão, tão real. Descreves tudo o que normalmente nos impede de melhores resultados, nomeadamente a dificuldade em aceitar perdas, a falta de tempo e a importancia das comissões. Parabéns pela excelente reflexão.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Parabéns

por MWC » 7/11/2012 17:23

Antes de mais parabéns Tridion...um testemunho muito interessante, preciso e conciso.

Podes revelar o teu capital inicial? Tal como dizes as as comissões são muito elevadas relativamente ao capital investido por trade....

Utilizas que tipo de estratégia?

Continua com o bom trabalho :)

Registado: 11/1/2011 14:42

por Ulisses Pereira » 7/11/2012 17:14

Não me parece que o Tridion seja um principiante. Aliás, a reflexão que ele fez é claramente de alguém que não é um principiante.

Estar no mercado e não ter acesso a posições curtas é como tentar ganhar uma maratona só com uma perna.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 7/11/2012 17:09

Porquê CFDs em vez de acções mesmo?
Acções ficar-te-ia mais barato, estavas em mercado regulado, e estarias directamente no mercado a actuar.

Eu não recomendo cfds para principiantes, nem muitas entrada curtas. O tempo conta e corre atrás desse tipo de instrumentos. E ainda para mais para quem não tem tempo de andar a acompanhar assíduamente os mercados é um risco os cfds.

Acções seria por ventura melhor. :wink:

Registado: 29/11/2007 11:19

por otangas » 7/11/2012 17:08

Parabéns pelo tópico e pela honestidade.

Da minha parte, há muito tempo que identifiquei o meu problema: controlo "emocional".

Esse problema manifesta-se em 2 aspectos de aparente fácil resolução:

- Não querer assumir as perdas e prolongá-las no tempo (problema que considero ter conseguido ultrapassar ao ser cada vez mais rígido comigo mesmo em relação à colocação dos stops).

- Não deixar correr os lucros (problema que se tem revelado ser bem mais difícil de ultrapassar). Quando passo a ter uma posição ganhadora com "algum" lucro, tenho a tendência de fechar a posição nas quedas "intermédias", pensando sempre que a tendência de subida está a chegar ao fim. Pontualmente "acerto" e de facto a tendência de subida acaba, mas tipicamente fico a ver o retomar das subidas e a fazer contas ao lucro que podia ter tido.

Mas pronto, já levo uns 3/4 anos disto e tenho conseguido melhorar os resultados de ano para ano. E enquanto tiver um trabalho que me permita seguir os mercados com alguma frequência, por lá continuarei neste mundo, na esperança de continuar a conseguir esta "melhoria contínua".

Registado: 25/3/2009 22:02

por Tridion » 7/11/2012 16:50

Obrigado Ulisses.

O trading é mesmo uma actividade difícil. Parabéns por conseguires fazer disto vida.

És certamente uma boa pessoa, a ver pelo conhecimento que partilhas de bom-grado aqui no caldeirão.

Mais uma vez obrigado.

Registado: 13/5/2010 17:53

por Ulisses Pereira » 7/11/2012 16:34

Tridion, uma das reflexões mais importantes aqui partilhadas.

Parabéns pela lucidez e pela coragem.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Cinco anos depois...

por Tridion » 7/11/2012 16:13

Quase um ano depois de me ter iniciado no trading um balanço do que tenho andado a fazer é imperativo para por as ideias em ordem!

Instrumento financeiro - CFD's sobre acções

Capital inicial - 100%
Capital actual - 90%
Perdas (10%) - 55% para comissões + 15% custos de empréstimo = 30% de perdas efectivas
% de trades positivos - 45%

Pontos fortes:
- bom money management
- percentagem de trades positivos e que seriam mais se não fosse tomadas decisões irreflectidas

Pontos melhorados:
- identificação de padrões
- melhoria do tempo de entrada/saída (todos os dias á mercado :lol: não vale a pena forçar entradas)
- diminuição do risco por trade (1%)
- risk/reward melhorado
- registo semanal das posições

Pontos fracos:
- Pouco tempo para acompanhar os mercados
- descontrolo psicológico devido a factores externos que me fazem tomar decisões imponderadas
- dificuldade em aceitar perdas
- pouca lucidez na tomada de decisão após ter começado a perder algum dinheiro, o que me fez perder ainda mais
- falta de humildade a seguir a dois trades ganhadores :roll:

Oportunidade para melhorar:
- estudar mais. Ler e reler os clássicos. Utilizar ainda mais o caldeirao para expor dúvidas e perguntar a quem sabe
- a mudança de corretora parece-me óbvia, as comissões foram a minha pior perda. Normalmente as comissões, em cada trade, representam cerca 1.5% do investimento
- aumentar o meu time-frame de negociação devido ao facto de ter pouco tempo para acompanhar os mercados
- aperceber-me das alturas de mais stress e não tomar qualquer decisão de novas entradas
- escrever num manual as condições essenciais para entrar e sair de um activo, e só sob essas condições é que é tomada a decisão
- perceber e aceitar que as minhas perdas em termos mensais equivalem aproximadamente a uma assinatura completa do meo fibra
- ser mais humilde

Conclusões:
- estar alavancado não potenciou as minhas perdas
- o trading é sem dúvida a actividade mais difícil e mais interessante que já pratiquei
- perdi em dinheiro ganhei em saber, aplicando conhecimentos do trading na minha vida particular, nomeadamente segue a tendência, uma perda pode sempre ser maior, se uma coisa acontece consistentemente é porque vai voltar a acontecer...
- até ao fim do ano vou ficar descansado a dar mais atenção à família e a estudar...para o ano há mais.

Obrigado a todos e participem para que eu possa melhorar! :P
Editado pela última vez por Tridion em 13/5/2015 20:07, num total de 2 vezes.

Registado: 13/5/2010 17:53

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 148 visitantes