Finanças & Fundos de Investimento
Viva LTCM
Eu apenas fiz uma pergunta mas não era minha intenção fazer apagar o comentário. Nada disso. Peço desculpa se foi interpretado dessa forma. O que eu queria saber, e é isso que tem valor, é o ponto a que o LTCM queria chegar com o post. Era por algo mais do que por ser do Bill Gross?
Obrigado e peço desculpa por algum mal-entendido.
VIXIUM
Eu apenas fiz uma pergunta mas não era minha intenção fazer apagar o comentário. Nada disso. Peço desculpa se foi interpretado dessa forma. O que eu queria saber, e é isso que tem valor, é o ponto a que o LTCM queria chegar com o post. Era por algo mais do que por ser do Bill Gross?
Obrigado e peço desculpa por algum mal-entendido.
VIXIUM
- Registado: 21/10/2012 19:07
VIXIUM Escreveu:LTCM
And the point is? Li o artigo mas no meio da informação ou me escapou alguma coisa ou é apenas pelo facto de o artigo ser escrito pelo William Gross. Salvo isso, uma constatação que não tem grande novidade, digo eu. Estou correcto?
Obrigado
VIXIUM
Coloquei o artigo porque existem, penso eu, “caldeireiros” que admiram o Bill Gross e gostam de saber o que ele pensa/escreve. Mas parece que sobrevalorizei a minha apreciação daquilo que considerei factual. Para não embustear mais ninguém vou apagar o post.
Obrigado pela sua observação.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
LTCM
And the point is? Li o artigo mas no meio da informação ou me escapou alguma coisa ou é apenas pelo facto de o artigo ser escrito pelo William Gross. Salvo isso, uma constatação que não tem grande novidade, digo eu. Estou correcto?
Obrigado
VIXIUM
Obrigado
VIXIUM
Boa noite:
Obrigado pela preocupação VirtuaGod. Para já estou a entrar no TR, no GB e no DI. 50% + 25% + 25%. Depois vou reforçando nestes e abrindo outras posições. Para já sinto-me confortável acima e já aproveitei a dica para subir um pouco o DI.
Quanto a aprendizagem, e talvez por defeito de profissão, enquanto não ler tudo e mais alguma coisa sobre fundos não descanso. Algumas teses de mestrado têm-me ajudado. Alguns livros idem. Há alguns papers e bases de dados académicas que ajudam mas depois, como sempre nestas coisas da investigação, a partir de um dado momento descolam da realidade para entrarem em desenvolvimento matemático puro o que deixa de, para efeitos práticos, ter interesse.
Vou também aproveitar para ler o que agora me é oferecido. Obrigado pela «política» acima da técnica. Não podia haver resposta mais desconfortável para alguém que procura racionalizar e detesta política. Diz-se por cá: é a vida!
Há uns dois anos, talvez, encontrei um paper da altura da entrada no euro mas perdi-lhe o rasto. O paper defendia que não podia haver saídas por causa do efeito dominó. Mais, seria mais fácil a pouco e pouco uma Alemanha começar a fazer moeda sua que um país sair do Euro. A Grécia tem sabido gerir bem e fazer o seu braço de ferro. Assim como a Espanha. Nós penso que estamos um pouco desnorteados e com medo de que sejamos a vítima ou o exemplo. Só encontro essa explicação para um OE como este. Embora tenhamos pouca margem para manobra. Ou seja, na minha opinião a discussão deve fazer-se ao nível do que é e será o Estado e não devemos continuar a insistir em diminuir despesa que já poucos conseguem encontrar sem criar uma dor tremenda: na saúde, no ensino, na segurança social. Enfim. Partiria rapidamente para uma outra lógica, eu que não sou fã do tipo de discussões políticas que normalmente ocorrem: pouco out of the box e pouco estruturadas. Talvez seja possível passar uma parte da saúde a privado (com regras de protecção social), plafornar reformas e fazer uns quantos MBO's no Ensino Superior.
Bem, já não estou a falar de fundos e esta semana tive muito pouco tempo.
Obrigado pela ajuda de todos e em particular do VirtuGod.
VIXIUM
Obrigado pela preocupação VirtuaGod. Para já estou a entrar no TR, no GB e no DI. 50% + 25% + 25%. Depois vou reforçando nestes e abrindo outras posições. Para já sinto-me confortável acima e já aproveitei a dica para subir um pouco o DI.
Quanto a aprendizagem, e talvez por defeito de profissão, enquanto não ler tudo e mais alguma coisa sobre fundos não descanso. Algumas teses de mestrado têm-me ajudado. Alguns livros idem. Há alguns papers e bases de dados académicas que ajudam mas depois, como sempre nestas coisas da investigação, a partir de um dado momento descolam da realidade para entrarem em desenvolvimento matemático puro o que deixa de, para efeitos práticos, ter interesse.
Vou também aproveitar para ler o que agora me é oferecido. Obrigado pela «política» acima da técnica. Não podia haver resposta mais desconfortável para alguém que procura racionalizar e detesta política. Diz-se por cá: é a vida!
Há uns dois anos, talvez, encontrei um paper da altura da entrada no euro mas perdi-lhe o rasto. O paper defendia que não podia haver saídas por causa do efeito dominó. Mais, seria mais fácil a pouco e pouco uma Alemanha começar a fazer moeda sua que um país sair do Euro. A Grécia tem sabido gerir bem e fazer o seu braço de ferro. Assim como a Espanha. Nós penso que estamos um pouco desnorteados e com medo de que sejamos a vítima ou o exemplo. Só encontro essa explicação para um OE como este. Embora tenhamos pouca margem para manobra. Ou seja, na minha opinião a discussão deve fazer-se ao nível do que é e será o Estado e não devemos continuar a insistir em diminuir despesa que já poucos conseguem encontrar sem criar uma dor tremenda: na saúde, no ensino, na segurança social. Enfim. Partiria rapidamente para uma outra lógica, eu que não sou fã do tipo de discussões políticas que normalmente ocorrem: pouco out of the box e pouco estruturadas. Talvez seja possível passar uma parte da saúde a privado (com regras de protecção social), plafornar reformas e fazer uns quantos MBO's no Ensino Superior.
Bem, já não estou a falar de fundos e esta semana tive muito pouco tempo.
Obrigado pela ajuda de todos e em particular do VirtuGod.
VIXIUM
Boas,
Sobre a conversa de protecção de capital nos fundos que o VIXIUM iniciou fiquei a pensar pois sabia que tinha lido algo interessante sobre o que realmente me preocuparia caso saissemos do euro.
O problema não é os fundos passarem para escudos, isso para mim nem é questão, são fundos internacionais que com certeza continuarão em euros. Não vejo que tipo de impacto a nossa saída do euro por ter nos fundos em termos de serem ou não denominadas em euros. O problema seria controlo de capitais como eu em cima disse. Deixo em baixo o PDF sobre controlo de capitais, um artigo no CFA Magazine. Lá tem também o nome de um White Paper que aprofunda isso, que ainda não tive a oportunidade de ler. Uma das conclusões é exactamente: “It’s crucial to recognize that Political Risk is your biggest risk today, even bigger than Market Risk.”
Sobre o pessoal que anda a ler livros sobre fundos de investimento pessoalmente acho que não deviam perder muito tempo nisso e focarem-se antes em ler livros sobre construção de portfolios. Esta é a base. Livros como:
The Little Book of Commonsense Investing: The Only Way to Guarantee Your Fair Share of Stock Market Returns
Portfolio Design: A Modern Approach to Asset Allocation
Asset Allocation, 4th Ed: Balancing Financial Risk
Para finalizar, o tópico está a ir a uma velocidade que eu não estava à espera, talvez pelo fim dos descontos nas obrigações nacionais, não sei. Mas irei muito em breve fazer vários updates pois vejo pessoas um pouco perdidas, perder tempo com coisas que não me parecem muito interessantes mas acima de tudo, pessoas com uma ânsia de conhecimento desta área que acho que deverão ser bem direccionadas!!
Irei fazer uma nova zona na primeira página dedicada a aprendizagem/ensino. Com artigos/White Papers, livros e locais que acho interessantes para pesquisar coisas relacionadas com investimentos! Um "Perguntas e Respostas" e um "Como é que escolho os fundos?".
Sobre a conversa de protecção de capital nos fundos que o VIXIUM iniciou fiquei a pensar pois sabia que tinha lido algo interessante sobre o que realmente me preocuparia caso saissemos do euro.
O problema não é os fundos passarem para escudos, isso para mim nem é questão, são fundos internacionais que com certeza continuarão em euros. Não vejo que tipo de impacto a nossa saída do euro por ter nos fundos em termos de serem ou não denominadas em euros. O problema seria controlo de capitais como eu em cima disse. Deixo em baixo o PDF sobre controlo de capitais, um artigo no CFA Magazine. Lá tem também o nome de um White Paper que aprofunda isso, que ainda não tive a oportunidade de ler. Uma das conclusões é exactamente: “It’s crucial to recognize that Political Risk is your biggest risk today, even bigger than Market Risk.”
Sobre o pessoal que anda a ler livros sobre fundos de investimento pessoalmente acho que não deviam perder muito tempo nisso e focarem-se antes em ler livros sobre construção de portfolios. Esta é a base. Livros como:

Para finalizar, o tópico está a ir a uma velocidade que eu não estava à espera, talvez pelo fim dos descontos nas obrigações nacionais, não sei. Mas irei muito em breve fazer vários updates pois vejo pessoas um pouco perdidas, perder tempo com coisas que não me parecem muito interessantes mas acima de tudo, pessoas com uma ânsia de conhecimento desta área que acho que deverão ser bem direccionadas!!
Irei fazer uma nova zona na primeira página dedicada a aprendizagem/ensino. Com artigos/White Papers, livros e locais que acho interessantes para pesquisar coisas relacionadas com investimentos! Um "Perguntas e Respostas" e um "Como é que escolho os fundos?".
- Anexos
-
CFA Mag Capital Controls.pdf
- (118.62 KiB) Transferido 336 Vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Rick Lusitano Escreveu: è bom para se iniciar no mundo dos fundos.
Trata:
fundos de investimento (abertos, fechados), categorias (tesouraria, obrigações, acções);
"PPR" ("401(k) e 403(b) retirement plans");
ETFs;
"hedge funds".
Firmas de fundos recomendadas:
Vanguard; Fidelity; Dodge & Cox; Oakmark; T. Rowe Price; TIAA-CREF
E não menciona a PIMCO?
Já comecei a ler.. é muito mais simples que o outro para mera iniciante. E concordo contigo, convém apanhar as ideias essenciais e manter uma distância segura relativamente às sugestões/omissões.
Infelizmente, dessas só a Fidelity existe cá (acho)
Chico_laranja Escreveu: Em último caso podias ficar com a conta a descoberto por 3€ e depois pagares juros por isso. Clarifica bem isso.
e fiquei... mas como consultava todos os dias a conta regularizei logo no dia.
a situação aconteceu-me por 2 vezes...
já enviei email a pedir esclarecimentos, estou a aguardar a resposta deles
Chico_laranja Escreveu:
O que te deve ter acontecido é teres feito a compra por nº de UP's.
é provavel que o processo tenha sido esse, mas a verdade é que eu seleccionei a opção "por montante" (tenho a certeza disso)
- Registado: 24/9/2012 22:51
(apagado)
Editado pela última vez por LTCM em 27/10/2012 13:01, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
fcortez Escreveu:ptss Escreveu:Chico_laranja Escreveu:Se subscreveste 1000€, o maior desvio que encontrarás será de 1 cêntimo por causa dos arredondamentos.
Só no dia efectivo da compra é que sabes quantas UD's compraste e pode ser em fracção arredondado à centésima se não me engano.
Eu subscrevi há dias 1k€ PIMCO DI e fiquei com 75.70 UD's pois a cotação nesse dia foi de 13.21 (dava 75.7002271.....).
pois.. mas não foi isso que aconteceu..
Uma das vezes tb foi 1k e acabou por subscrever 1003€.
No Activobank tens a opção de subscrever por montante ou por unidades.
Eu escolhi por montante e mesmo assim não respeitou..
pelo que suponho que o que faz é: pelo montante que se põe ele calcula as unidades à data da ordem, e quando a subscrição é "efectivada" tem em conta as unidades que tinham sido calculadas anteriormente...
De qualquer forma vou ver se eles me esclarecem quanto a isso
Estranho...!!!
No best o que se passa é exactamente como chico_laranja referiu.
VÊ no teu banco qual foi a causa disso ter acontecido, pois acho que não deveria ter sido assim, a partir do momento que optas pelo montante... !!!
ptss
O que descrevo foi no Best (mesmo que quisessem mais dinheiro não dava pois a conta à ordem tinha exactamente 1000€.
O que te deve ter acontecido é teres feito a compra por nº de UP's.
Se subscreves 1000€ eles o máximo que fazem é subscrever 999,99€, ficando 1 cêntimo na conta á ordem como já me aconteceu no Millennium pois a centésima/milésima ou lá o que era acima já requeria 1000.01€.
Esse desvio de 3€ é uma anormalidade grande. Em último caso podias ficar com a conta a descoberto por 3€ e depois pagares juros por isso. Clarifica bem isso.
- Registado: 29/11/2007 2:37
ptss Escreveu:Chico_laranja Escreveu:Se subscreveste 1000€, o maior desvio que encontrarás será de 1 cêntimo por causa dos arredondamentos.
Só no dia efectivo da compra é que sabes quantas UD's compraste e pode ser em fracção arredondado à centésima se não me engano.
Eu subscrevi há dias 1k€ PIMCO DI e fiquei com 75.70 UD's pois a cotação nesse dia foi de 13.21 (dava 75.7002271.....).
pelo que suponho que o que faz é: pelo montante que se põe ele calcula as unidades à data da ordem, e quando a subscrição é "efectivada" tem em conta as unidades que tinham sido calculadas anteriormente...
Estranho...!!!
No best o que se passa é exactamente como chico_laranja referiu.
VÊ no teu banco qual foi a causa disso ter acontecido, pois acho que não deveria ter sido assim, a partir do momento que optas pelo montante... !!!
- Registado: 23/11/2007 15:40
Chico_laranja Escreveu:Se subscreveste 1000€, o maior desvio que encontrarás será de 1 cêntimo por causa dos arredondamentos.
Se subscreveste 1000€, o maior desvio que encontrarás será de 1 cêntimo por causa dos arredondamentos.
- Registado: 29/11/2007 2:37
VirtuaGod Escreveu:Reiposto Escreveu:Fiz o investimento ontem no best no PIMCO mas apenas esta calcinado o valor, quanto tempo leva estas operacoes ?
Terça ou Quarta entraD+3
Relativamente a esse "lag" temporal, aconteceu-me que dei ordem de subscrição de um determinado valor e efectivamente quando fui ver (em D+3) tinha sido subscrito um valor superior ao que eu tinha indicado.
Suponho então que as subscrições são sempre feitas em unidades e que como o fundo subiu nesses 3 dias daí o valor mais elevado (diferença de meia dúzia de euros)...
É efectivamente assim que se processa?
(para o caso foi subscrito no ActivoBank)
Reiposto Escreveu:Fiz o investimento ontem no best no PIMCO mas apenas esta calcinado o valor, quanto tempo leva estas operacoes ?
Terça ou Quarta entra

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Rick Lusitano Escreveu:E não menciona a PIMCO?
Deixa lá, pelos vistos tb não menciona a blackrock que é só a maior gestora do mundo com mais que a PIMCO e a Vanguard juntas

Manushe Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:(Observação: Já li "Mutual Funds For Dummies", e não fala de critérios específicos de escolha entre fundos).
Obrigada pela indicação! Também li boas referências e este: "Morningstar Guide to Mutual Funds: Five-Star Strategies for Success"
Anyone que o conheça e aconselhe também a Dummies?
Mutual Funds For Dummies, 6th Edition
Eu li o MF for Dummies, 6th Edition (2010), achei-o muito virado para a realidade americana, nomeadamente referente á fiscalidade federal/estatal. É bom para se iniciar no mundo dos fundos.
Trata:
fundos de investimento (abertos, fechados), categorias (tesouraria, obrigações, acções);
"PPR" ("401(k) e 403(b) retirement plans");
ETFs;
"hedge funds".
Firmas de fundos recomendadas:
Vanguard; Fidelity; Dodge & Cox; Oakmark; T. Rowe Price; TIAA-CREF
Foi interessante saber que os americanos preferem os fundos de tesouraria em vez das conta-poupança ("bank savings account") e depósitos a prazo ("certificate of deposit" (CD)).
E não menciona a PIMCO?

Azul10 Escreveu:Costumas planear essas entradas com base em expectativas futuras de evolução do fundo ou com análises que faças como dos Rolling 12M (por exemplo)?
Ou é um exercício conjunto?
Não faço muita análise sobre quando entro, sou um pouco contra "Market Timming" a olho. Ou seja se a rentabilidade a 1 ano tiver acima da rentabilidade a 3 anos não é por isso que deixaria de entrar. MAS se eu vir uma oportunidade onde ache que um fundo está muito desvalorizado, tipo a rentabilidade a 1 ano MUITO abaixo da rentabilidade a 3 anos então posso deslocar uma parte de um fundo que esteja a subir muito para este que está parado.
Sobre Market Timming não é que seja contra. Pelo contrário, porque até uso um sistema de muito longo prazo semelhante ao que se fala aqui: A Quantitative Approach to Tactical Asset Allocation.
Podes ver alguns dos resultados mais recentes aqui:Ivy Portfolio For August
Embora não use isto nos fundos tomo em atenção os sinais com base no S&P e ter uma ideia se devo/posso arriscar mais ou, se pelo contrário, devo diminuir o risco!!
Sistemas de Long Term Trend Following estão longos em SPY desde o início do ano +/-!!
Reiposto Escreveu:Quando tiver mais alguns cobres volto a solicitar a tua opiniao se ainda nao cobrares taxas.
Eu taxas pelo tópico? Nããã, e um dia que (hipotéticamente) escreva um livro sobre investimentos podem contar com o PDF na primeira página

Reiposto Escreveu:quando for achares que se deve sair
Nunca ou quando precisares do $

VirtuaGod Escreveu:Com algum risco?? PIMCO D.I. all the way, provavelmente não terá o risco tão algo como queres mas terá o retorno (pelo menos estou convencido disso)![]()
Nas ultimas páginas há contufo uns fundos de acções que podes gostar. Eu gosto do Eurizon C.S. que está na primeira página mas por exemplo o US Fundamental growth apresenta bons retornos, o problema é isto cair.
Podes fazer 50/50 entre o PIMCO D.I. e um fundo de acções já referido
O investimento esta feito no PIMCO D.I agora quando for achares que se deve sair deixa por ai um sinal

Rick Lusitano Escreveu:(Observação: Já li "Mutual Funds For Dummies", e não fala de critérios específicos de escolha entre fundos).
Obrigada pela indicação! Também li boas referências e este: "Morningstar Guide to Mutual Funds: Five-Star Strategies for Success"
Anyone que o conheça e aconselhe também a Dummies?
JonhyRico Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Com algum risco?? PIMCO D.I. all the way, provavelmente não terá o risco tão algo como queres mas terá o retorno (pelo menos estou convencido disso)![]()
Mesmo com a rentabilidade a 1 ano acima da a 3 anos e esta acima da de 5 anos? Não estará um pouco quentinho demais para entrar?
Quero ter este. É um dos poucos do Top que ainda não tenho. =)
Esta quentinho sim. Não deixaria de entrar por isso se bem que sempre cauteloso. Não me admiraria se levasse uma correção de 3%. Prefiro fasear as entradas em 2 ou 3, durante sei lá 4/6 meses, do que ficar à espera!!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Dar Adal, darkreflection, Esquinas3, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, Luzemburg, malakas, Manchini888, MPAM, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006 e 88 visitantes