Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por intraric » 23/10/2012 16:28

artista Escreveu:Em relação a alguns vou "desligando", não há mesmo pachorra... ainda não consegui perceber se o problema deles é quererem provar que têm razão ou se acham que tentando levar alguns a pensar como eles aqui no forum podem, de alguma forma, influenciar a evolução das cotações... ou se é outro problema qualquer que me escapa! :roll: :mrgreen:

Penso que seja um misto de tentar influenciar o mercado e um pouco de optimismo em ver o retorno no seu investimento.

Eu por exemplo estava a perder bastante com esta brincadeira (em percentagem 65%). Ainda ando em fase de aprendizagem e o capital empatado é pequeno. E agradeço a vários foristas pelo seu empenho e paciência.

Vendi as minhas acções que estavam a um preço médio de 0.192 e com o montante realizado fui à AC sem empatar nada, e fiquei com um preço médio de 0.116.

Como estou longo e a longo prazo agora deixo rolar.

Na minha opinião aquela vela Gravestone Doji de dia 19/10 confirmou-se, deve coincidir com a retirada da Sonangol do reforço.
Fui alertado para isto por um post aqui, procurei e deixo para as pessoas ao mesmo nível que eu um link que considerei útil: http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:chart_analysis:introduction_to_candlesticks

Sou da opinião, que está a testar aqui um suporte nos 0.076 à espera do anúncio de resultados (5 Novembro se não me engano). Pelo comportamento da Banca e outros mercados, está a aguentar-se bem, visto que está tudo no vermelho.

Pedia aos foristas (e é apenas um apelo) que não entrassem em discussões pouco frutuítas e quase pessoais e a fazerem-no de preferência vão cortando nas citações ou utilizem o privado.

Volto a pedir que alguém dedique algum tempo a analisar os gráficos de cotações do JNegócios, que tem uma área de análise técnica.

Obrigado & Cumprimentos.
If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians.
Warren Buffett

Registado: 21/9/2011 17:20

por STRESSZERO » 23/10/2012 15:58

Sinceramente acho que ele está em negação, estoirou o massa toda e ainda não acredita. :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 16/9/2011 9:25

por artista_ » 23/10/2012 15:47

Em relação a alguns vou "desligando", não há mesmo pachorra... ainda não consegui perceber se o problema deles é quererem provar que têm razão ou se acham que tentando levar alguns a pensar como eles aqui no forum podem, de alguma forma, influenciar a evolução das cotações... ou se é outro problema qualquer que me escapa! :roll: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por nook » 23/10/2012 15:18

Stresszero Escreveu:JS123, ai essa gabarolice...é que se for-mos por aí deve de haver muito boa gente neste caldeirão com muito mais motivos para se gabar que tu. De exercícios de adivinhação estamos todos fartos :!:

Vendeu no máximo comprou no mínimo... grandes mais-valias... falar de algo que não pode provar e passado n tempo... que interesse tem isto :?: :?: :?: Que paciência!!

O único trade que apresentou aqui no fórum foi a venda a 0,076 e disse que aquilo ia descer no dia seguinte uma enormidade... ainda foi aos 0,085 ---> teriam sido + de 10% de ganhos!!

E não se cala com que sabe o mínimo e vai comprar e depois vai subir... todavia o que vimos foi que não acertou no máximo e se acção estivesse por aqueles valores nunca mais cá aparecia :!: :!:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Todavia como voltou ao preço que vendeu... já é o maior do mundo!!! Haja pachorra para este tipo de gente!!! Só nos saem é duques e cenas tristes!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por MPCER » 23/10/2012 15:11

Tonirai, obrigado pela lição. Que vergonha...
Mas reconhecer a nossa propria ignorância e nossas limitações, protege-nos, torna-nos mais cautelosos e, quiçã, impede a nossa natural propensão para as aventuras.
Na verdade, em bolsa, "só" conheço investimentos a longo e curto prazo; o objectivo é sempre a obtenção de retorno; as estretégias são indiferentes desde que sejam eficazes.

Registado: 29/11/2007 2:36

por STRESSZERO » 23/10/2012 15:02

JS123, ai essa gabarolice...é que se for-mos por aí deve de haver muito boa gente neste caldeirão com muito mais motivos para se gabar que tu. De exercícios de adivinhação estamos todos fartos :!:

Registado: 16/9/2011 9:25

por JS123 » 23/10/2012 14:49

lfhm Escreveu:
JS123 Escreveu:
lfhm Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:...e sobre o BCP que está agora a tocar nos 0.075? alguém tem alguma coisa a acrescentar? acham que esta retracção é suficiente para o titulo respirar e voltar às subidas?

O BCP está prestes a quebrar a LTA que se tinha vindo a formar desde o inicio de Setembro.

Caso num haja reacção, será expectável uma ida aos 0,067.

Boas,

Cuidado a resistencia por aogra está nos 0,075, ainda és acusado de fala barato, fundamenta esse teu target

Olha bem para o teu grafico e não visualizas em suporte bem mais sólido entre 0,06 e 0,062.
E mesmo assim mete a rede pois isto é trabalhar no arame.

Entra nos mínimos e sai conformtavelmente antes da nova subida estoirar.

Bons negócios.

Os 0,067 serão a primeira zona de suporte mas concordo que até poderá ser mais sólida nos 0,062. Mesmo assim os 0,067 parecem-me ser a barreira entre o bull e o bear de médio prazo, repara no cruzamento de LTA com LTD.

Quanto ao 0,076 podem funcionar como suporte mas o objectivo foi chamar à atenção de que estava a negociar por baixo da LTA, que é bastante íngreme e não parece sustentável.

Além disso parece expectável que a banca continue em correcção nos próximos dias.

Cuidado temos visto linhas ascendentes desde fins de maio 2010 com mais toque e mais validade pois eram espaçados de pelo menos um mês e todas foram quebradas

nesta linha SUPER ascendente desde 18/9 a 23/10 em pouco mais de um mês o BCP teve uma forte valorização (na minha modesta opinião especulação)

O dia 11 SET é pragmático, tivemos uma amplitude desde 0.058 a 0.074.

Despois disso já tivemos a cotação em 0.055 e 0.081 certo?

o intervalo do dia 11 SET que procedeu ao AC pode traduzir os verdadeiros valores da cotada em média teremos 0,066 €.
Quando falas em 0,067 € poderemos estar em bom porto, mas melhor do que isso será 0,06 / 0,062 e aí sim estamos em bom porto e a jogar em casa, repara que 0,062 foi o valor técnicao da acção antes do AC (em que se corrigiu o valor da acção deduzindo o valor do direito)

As novas acções deveriam valer tecnicamente 0,062 €, mas a especulação fez com que a subida fosse um milagre para alguns, nomeadamente para mim que sem investir um centimo a mais fiquei sem participar no AC com o mesmo n~de acções a que tinha direito no AC.

Foi só aproveitar a subida / venda e descida/ compra em temopos de negociação dos direitos, vendi as acções e os direitos diversas vezes, resulktados em tempos de euforia no último dia de negociação dos direitos limpei a carteira, 0zwero direitos e zero acções, foi só esperar a comprar masi acções do que tinha direito com o mesmo capital que tinha antes do inicio do processo, não investi nada e acompanhei o AC.

Lógico que alianhei as acções a 0,076 € e fiz um excelente mais valia.

O que eu quero agora é comprar a preço correcto que deve ser 0,060 / 0,062, ou talvés 0,066/0.067, tendo em conta uma possivel valorização da acção ao fim de um mês, mas a correcção da banca pode ser imprevisivel e tenho ordens de compra colocadas a 0,058 / 0,06 / 0,062.

Pescou com linha curta, mas o isco esta lançado quando atingir as primeiras são minhas atre pode a estrategia correr mal, não tenho o condão de adivinhar.

Mas na verdade vos digo, se não realizar as comopras nesses valores e a acção vir para 0,066/0,067 tenho mutio tempo para comprar. Ela até pode ir aos 0,10 que eu fico à espera.

Nunca validar linhas ascendentes com menos de 3 pontos espaçados menos de um mês cada um, esta linha tem aoenas um mês e quase todos os ponto continuos, dá para no mínimo desconfiar.

Apreendi que mais vale uma boa mais valia, do que andar às arranhas a correr riscos, fazer uma pequena valia aqui outra acolá e depois bater com os tintis no chão.

O Ulisses é que sabe temos tempo para tudo na vida, há que saber esperar sem stressm, se não apanhaes o comboio no arranque apnhas na estação seguinte ou na outra subsequente. quanto mais estações passrem (pontos válidos), mas certeza existe na valorização da viagem...Até temos tempo para morrer quanto mais para comprar o que ainda por cima está caro (especulação).

Repito acredito na Valorização doe toda a banca, maas subidas abruptas valha-me Deus... sóo mesmo para pescar na maré baixa.

A anca vai subir e muito , mas não temos 2 a 5 anos para ver esses crescimento aocntecer.

Para já as notícias não são favoraveis aos paises do Sul da Europa, com o adiamento da questão do fundo Garantia bancária europeu.

Registado: 29/11/2007 9:27

por tonirai » 23/10/2012 14:39

Figueiraa1 Escreveu:
Paradelacerqueira Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:Paradelacerqueira

A dúvida que ficou no forum foi se estavas curto ou longo.

Figueiraa1
Curto prazo

Estás longo?

Que confusão! :lol:

Como o Paradelacerqueira disse, não domina os termos técnicos que se usam...

Como ele já confirmou, está curto... prazo.
Mas trata-se de um investimento longo (compra).

Paradelacerqueira, já agora aprendes este primeiro jargão de negociação:
- "Estar curto" não tem nada a ver com o prazo do investimento. Trata-se de investir/apostar na queda do título (ganhar com as quedas);
- "Estar longo" não tem nada a ver com o prazo do investimento. Trata-se de investir/apostar na subida do título (ganhar com as subidas).

Registado: 19/4/2007 18:26

por artista_ » 23/10/2012 13:43

Paradelacerqueira Escreveu:Artista, verdade o que falou.
Mas relativamente ao BCP em investimentos de curto prazo, manter-me-ei fiel a essa estratégia até ao momento que ela não me dê retorno.

Mas não te esqueças que quando ela não te der retorno tens acumuladas perdas significativas. Imagina que o BCP agora cai até aos 5 cêntimos, quando lá chegar tu já tens posições compradas desde os 8 cêntimos... evidentemente que dificilmente cairia em linha reta, talvez acabasses por minimizar uma parte do prejuízo com algumas vendas, mas mesmo assim, se isso acontecer terás certamente perdas avultadas... como tiveram quem entrou no BCP a 1 euro, 50 cêntimos, 30, 20, etc...

De qualquer forma, boa sorte!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por MPCER » 23/10/2012 13:35

Artista, verdade o que falou.
Mas relativamente ao BCP em investimentos de curto prazo, manter-me-ei fiel a essa estratégia até ao momento que ela não me dê retorno.

por MPCER » 23/10/2012 13:28

Artista
Como falei usei essa estratégia nos períodos indicados e apenas em relação ao BCP. Quando abandonei essa estratégia foi pq deixei de ter retorno.

por artista_ » 23/10/2012 13:24

Paradelacerqueira Escreveu:Artista
Só negoceio em acções. essa estratégia usei-a desde Dezembro até Março, desde maio a meados de Agosto e após o fecho do aumento de capital.

Pois, mas imagina que a usavas durante todo o ano passado! Estarias constantemente a aumentar a tua posição perdedora! Como disse lá atrás, estratégias ganhadoras são muitas, quase todas, quando as bolsas sobem, quando descem é que a porca torce o rabo, e aí é que está o cerne da questão!

por Figueiraa1 » 23/10/2012 13:22

Paradelacerqueira Escreveu:Figueiraa1
Curto prazo

Estás longo?
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por MPCER » 23/10/2012 13:21

Artista
Só negoceio em acções. essa estratégia usei-a desde Dezembro até Março, desde maio a meados de Agosto e após o fecho do aumento de capital.

por MPCER » 23/10/2012 13:20

Figueiraa1
Curto prazo

por artista_ » 23/10/2012 13:10

Paradelacerqueira Escreveu:Para quem perdeu tempo a ler meu post:
Não sei se é "reforço de posições curtas" ou "estratégia de baixar o preço médio" (como falei não domino os conceitos nem a linguagem bolsista).
Mas com esse exemplo real tentei explicar como lifo com o BCP em investimentos de curto prazo.
Faz meses que uso essa estratégia e ninguém, no forum ou fora dele, e nas actuais circunstâncias me convencerá a mudar meu "relacionamento" com o BCP...
Abraço

Mas explica lá só uma coisa, para que não haja dúvidas (eu não tenho muitas), tu apenas compras ações não é? não usas outro tipo de aplicações, CFD, ETF, etc?

Há quantos meses é que usas essa estratégia? Ela funciona bem quando os títulos sobem, ou pelo menos, não descem, mas nestas fases são muitas as estratégias que funcionam... a grande questão do mercado é ter uma estratégia que funcione quando os mercados estão a cair, esse é que é o grande segredo das bolsas! No meu caso fico fora quando a tendência é de queda...

por Figueiraa1 » 23/10/2012 13:09

Paradelacerqueira

A dúvida que ficou no forum foi se estavas curto ou longo.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por MPCER » 23/10/2012 12:59

Para quem perdeu tempo a ler meu post:
Não sei se é "reforço de posições curtas" ou "estratégia de baixar o preço médio" (como falei não domino os conceitos nem a linguagem bolsista).
Mas com esse exemplo real tentei explicar como lifo com o BCP em investimentos de curto prazo.
Faz meses que uso essa estratégia e ninguém, no forum ou fora dele, e nas actuais circunstâncias me convencerá a mudar meu "relacionamento" com o BCP...
Abraço

por BearManBull » 23/10/2012 12:59

jrnabolsa Escreveu:Essa LTD é pouco consistente na minha opinião :wink:

Até pode ser (e num duvido que tecnicamente é pouco válida), mas quem entrou na quebra fez uns bons trocos e no final resume-se a isso! 8-)

Registado: 15/2/2011 11:59

por artista_ » 23/10/2012 12:54

carrancho Escreveu:
artista Escreveu:
carrancho Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:Entrei longo hoje. Junto ao suporte 0,076€.

carrancho Escreveu:
3- Eu acho que é um erro comprar na apróximação a um suporte, prefiro comprar na reacção ao mesmo.

Eu por acaso prefiro fazer como o amigosdabolsa... Se acredito no suporte (e só considero entrar em suportes que considero importantes), prefiro entrar junto do suporte, se não reagir tenho o stop... se entrar na reação ao stop posso entrar mais acima, com a agravante de depois poder voltar cá abaixo e continuar a queda, o que me faz aumentar o risco já que o stop deverá estar um bocado abaixo do suporte! Convém também ter em conta que apenas invisto quando a tendência é de subida e em títulos bastante líquidos!

Mas cada tem a sua própria forma de investir... apenas relato aqui a minha! :wink:

Refiz a minha posição no BCP, a 0.078... podia tê-lo feito mais abaixo, tinha feito vendido uma parte a 0.082, mas é assim, não tenho bola de cristal! :roll:

Tenho outra ordem para mais um reforço... depois só o stop!

Se te dás bem com essa estratégia, porque não!

Aqui, neste caso particular, ainda mais penso que não é a estratégia mais recomendável.

1- Estamos na presença de um suporte que foi uma resistência quebrada "ontem".

2- Para ser mais convincente, este suporte sairia reforçado ao ser testado após a quebra da resistência.

3- Embora já tenha negociado várias sessões acima da antiga resistência, ainda podemos estar na presença de uma falsa quebra.

4- A probabilidade de o suporte não resistir é por isso ainda muito significativa.

5- comprar na aproximação é comprar na queda, comprar na reacção é comprar a força.

...

Claro que tudo isto é teórico, e muito mais factores estão em constante análise, por exemplo se amanha reagisse em alta mas com uma valorização de 30%, já não me metia lá sem a zona dos 10 ser quebrada ou sem vir abaixo again! :)

Resumindo, eu estou de olho há uns dias na possibilidade de entrar no bcp. Já a semana passada (antes da quebra dos 7.5) disse aqui que seria um cenário para excelente ponto de entrada após quebra da resistência vir testar em alta o novo suporte reforçando também a lta... já só falta a reacção em alta. Mas ainda assim não é a qualquer preço.

Oportunidades por aí fora é o que não falta, se perder uma oportunidade, outra aparecerá. :wink:

Eu estava a falar em termos gerais, se queres que te diga nem reparei que estava no tópico do BCP!

Em relação ao post do Paradelacerqueira eu continuo a achar que ele fala de baixar preço médio... mas! :roll:

Re: Como me relaciono com o bcp

por carrancho » 23/10/2012 12:48

carrancho Escreveu:
artista Escreveu:
Paradelacerqueira Escreveu:Comprei ontem a .080. Hoje criei um "stop" dando ordem de COMPRA a .075. se esse "stop" for activado, colocarei novo "stop" a .071.
É assim que lido curto com o BCP.
No BCP meu conceito de "stop" é... aquisição!!!
Bons negócios

Isso não é um stop, é uma estratégia de baixar o preço médio... muitos, incluído eu, acham que é uma estratégia errada! Obviamente que cada um sabe de si! :wink:

Obviamente que não leste o que ele escreveu! :twisted:

Bem, também não sei se li bem, eu percebi... reforçar posições curtas.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por carrancho » 23/10/2012 12:42

artista Escreveu:
Paradelacerqueira Escreveu:Comprei ontem a .080. Hoje criei um "stop" dando ordem de COMPRA a .075. se esse "stop" for activado, colocarei novo "stop" a .071.
Bons negócios

Isso não é um stop, é uma estratégia de baixar o preço médio... muitos, incluído eu, acham que é uma estratégia errada! Obviamente que cada um sabe de si! :wink:

Obviamente que não leste o que ele escreveu! :twisted:
Abraço,
Carrancho

por jrnabolsa » 23/10/2012 12:39

artista Escreveu:
Bons negócios

Artista acrescentaria o seguinte: é errada se a cotada em causa estiver bear, mas se estiver em bull, se calhar até é uma boa e lucrativa estratégia. :wink:

Registado: 4/1/2010 15:57

por carrancho » 23/10/2012 12:39

artista Escreveu:
carrancho Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:Entrei longo hoje. Junto ao suporte 0,076€.

carrancho Escreveu:
3- Eu acho que é um erro comprar na apróximação a um suporte, prefiro comprar na reacção ao mesmo.

Eu por acaso prefiro fazer como o amigosdabolsa... Se acredito no suporte (e só considero entrar em suportes que considero importantes), prefiro entrar junto do suporte, se não reagir tenho o stop... se entrar na reação ao stop posso entrar mais acima, com a agravante de depois poder voltar cá abaixo e continuar a queda, o que me faz aumentar o risco já que o stop deverá estar um bocado abaixo do suporte! Convém também ter em conta que apenas invisto quando a tendência é de subida e em títulos bastante líquidos!

Mas cada tem a sua própria forma de investir... apenas relato aqui a minha! :wink:

Refiz a minha posição no BCP, a 0.078... podia tê-lo feito mais abaixo, tinha feito vendido uma parte a 0.082, mas é assim, não tenho bola de cristal! :roll:

Tenho outra ordem para mais um reforço... depois só o stop!

Se te dás bem com essa estratégia, porque não!

Aqui, neste caso particular, ainda mais penso que não é a estratégia mais recomendável.

1- Estamos na presença de um suporte que foi uma resistência quebrada "ontem".

2- Para ser mais convincente, este suporte sairia reforçado ao ser testado após a quebra da resistência.

3- Embora já tenha negociado várias sessões acima da antiga resistência, ainda podemos estar na presença de uma falsa quebra.

4- A probabilidade de o suporte não resistir é por isso ainda muito significativa.

5- comprar na aproximação é comprar na queda, comprar na reacção é comprar a força.

...

Claro que tudo isto é teórico, e muito mais factores estão em constante análise, por exemplo se amanha reagisse em alta mas com uma valorização de 30%, já não me metia lá sem a zona dos 10 ser quebrada ou sem vir abaixo again! :)

Resumindo, eu estou de olho há uns dias na possibilidade de entrar no bcp. Já a semana passada (antes da quebra dos 7.5) disse aqui que seria um cenário para excelente ponto de entrada após quebra da resistência vir testar em alta o novo suporte reforçando também a lta... já só falta a reacção em alta. Mas ainda assim não é a qualquer preço.

Oportunidades por aí fora é o que não falta, se perder uma oportunidade, outra aparecerá. :wink:
Abraço,
Carrancho

por artista_ » 23/10/2012 12:34

Bons negócios

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], josehenry400 e 227 visitantes