Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 22/10/2012 13:47

jrnabolsa Escreveu:A análise técnica antecipa-se sempre à fundamental. Veja-se alguns comentários quando as cotadas caem: porquê tantas quedas? estranho não há razão para tamanhas quedas, a cotada até apresentou lucros!
Quando sobem: porquê tantas subidas seguidas? A cotada até teve prejuízos avultados.
É assim...
PS: ler mais Ullisses

Eu até admito que não se acredite na AT, agora dizer que a AT não apresenta argumentos, e depois não apresentar um único argumento de AF para a defender... vai lá vai! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jrnabolsa » 22/10/2012 13:44

A análise técnica antecipa-se sempre à fundamental. Veja-se alguns comentários quando as cotadas caem: porquê tantas quedas? estranho não há razão para tamanhas quedas, a cotada até apresentou lucros!
Quando sobem: porquê tantas subidas seguidas? A cotada até teve prejuízos avultados.
É assim...
PS: ler mais Ullisses

Registado: 4/1/2010 15:57

por artista_ » 22/10/2012 13:36

Joca601 Escreveu:
artista Escreveu:
Joca601 Escreveu:
balta Escreveu:Sem me querer imiscuir na discussão, garanto que pela simples análise dos nºs comparativos das Demonstrações financeiras, essencialmente Balanço e DR, já se pode dizer muito duma empresa mesmo sem saber quem ela é.

correto, a isso chamo uma análise estática das demosntrações financeiras... mas esses dados, só são importantes para a análise imediata. Para elaborar uma previsão a cinco anos, temos de considerar vários pressupostos. a validade ou a probabilidade de acontecerem os determinados pressupostos, podem ou não garantir a validade da previsão.

E não há "sumo" nenhum??? Um dado ou dois? Qualquer coisa?! É que assim qualquer um pode vir dizer o que quiser...

isso, é o que acontece com a análise aos gráficos ou análise técnica.

Não, estás enganado, cada um faz a análise que quer, mas mostra aqui os dados, para todos poderem discutir, criticar, etc...

O que tu estás a fazer é o mesmo que os analistas técnicos viessem aqui dizer algo do género "estive a fazer uma análise técnica ao BCP e cheguei à conclusão que o BCP vai subir até aos 20 cêntimos nos próximos 6 meses"... então e como chegaste a essas conclusões? "bem isso é cá comigo, eu uso um método muito difícil de transmitir aqui"! :shock: :roll:

Aliás, tal como a análise técnica, na análise fundamental também há muitas diferenças, cada analista tira conclusões diferentes, ás vezes, muito diferentes. Do confronto das diferentes análises e argumentos das mesmas é que podemos aprender alguma coisa, tirar conclusões... mas "nada" serve para quê?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Investbem » 22/10/2012 13:35

Joca601 Escreveu:
artista Escreveu:
Joca601 Escreveu:
balta Escreveu:Sem me querer imiscuir na discussão, garanto que pela simples análise dos nºs comparativos das Demonstrações financeiras, essencialmente Balanço e DR, já se pode dizer muito duma empresa mesmo sem saber quem ela é.

correto, a isso chamo uma análise estática das demosntrações financeiras... mas esses dados, só são importantes para a análise imediata. Para elaborar uma previsão a cinco anos, temos de considerar vários pressupostos. a validade ou a probabilidade de acontecerem os determinados pressupostos, podem ou não garantir a validade da previsão.

E não há "sumo" nenhum??? Um dado ou dois? Qualquer coisa?! É que assim qualquer um pode vir dizer o que quiser...

Meus caros, uma analise fundamental devidamente feita é muito trabalhosa e muito, muito demorada, não é como a técnica, por isso tem muitos custos... Meus caros, embora não a use, sinceramente e não levem a mal da minha opinião, sou de acordo que quem lhe quiser aceder, terá de pagar parcialmente todo o trabalho, pesquisa e tempo dispensado, tudo isso é dinheiro. Esta resposta foi-me dada à alguns anos por um analista de um grande banco nacional com quem trabalhava, quando lhe perguntei porque me estava a aconselhar determinada ação... :? Na altura não gostei de ouvir aquela resposta, mas hoje concordo com ela.
Editado pela última vez por Visitante em 22/10/2012 13:45, num total de 2 vezes.

Registado: 29/11/2007 3:56

por Joca601 » 22/10/2012 13:25

artista Escreveu:
Joca601 Escreveu:

Registado: 7/1/2012 13:03

por artista_ » 22/10/2012 13:15

Joca601 Escreveu:

por balta » 22/10/2012 13:12

Artista como bem o compreendo, também estou um pouco nesse dilema, se devo aliviar carga, falta-me a convicção acertiva para o fazer. Exito e entro em duvida e já não faço nada tenho um stop e já não é mau.

Registado: 6/4/2005 10:39

por balta » 22/10/2012 13:08

Quando falo em comparativa é a de poder ler pelo menos os dados dos ultimos 3 anos, assim a análise perde muito da sua estática e ganha alguma dinâmica, uma vez que mostra as ultimas tendências, que nem sempre são f+aceis de alterar, agora concordo com o que diz, é bom ter acesso ao plano estratégico, pelo menos, para poder aferir e estrapolar para o futuro.

por Joca601 » 22/10/2012 13:01

por artista_ » 22/10/2012 12:57

balta Escreveu:Aos entendidos em trading, O que se pode ler nas entrelinhas do dia de negociação que hoje se verifica? Não ata nem desata, não sai dali, sem volume, é sinal de correcção para amanhã depois de na sexta se ter segurado embora com uma vela feia??
A compra abaixo destes valores também não se avizinha fácil, pelo menos hoje.

Para tentar obter alguma informação minimamente útil no intraday, seria necessário um gráfico de períodos curtos (p. ex. 1h). Sendo certo que qualquer informação não passa disso mesmo, devendo ser apenas suporte de cada estratégia, e essa inclui tomar decisões que têm sempre um grau de erro considerável!

A vela de sexta foi fraca, mesmo considerando que foi feita num contexto adverso... eu hoje reduzi a minha posição a 0,082! Estarei certo? Não sei, mas é assim que negoceio, quando um título sobe bastante do meu ponto de entrada e dá um sinal de fraqueza eu reduzo a minha posição!

por balta » 22/10/2012 12:55

Sem me querer imiscuir na discussão, garanto que pela simples análise dos nºs comparativos das Demonstrações financeiras, essencialmente Balanço e DR, já se pode dizer muito duma empresa mesmo sem saber quem ela é.

por Joca601 » 22/10/2012 12:51

carrancho Escreveu:
Joca601 Escreveu:
carrancho Escreveu:joca601,

Então essa AF sai ou não sai joca?!?

o que queres saber?

ou melhor, por onde queres começar?

Quero que me mostres as tuas contas, a análise fundamental completa, que me digas que valor que seria para ti o valor justo do bcp actualmente e no prazo que antecipas e porquê. Espero que seja mesmo AF, como disseste que te identificas com o Hallo, espero que não seja AN (análise de notícias) com chinezices à mistura e uma interminável lista de informações que não servem para coisa nenhuma se não for para as refletir nas contas de uma AF.

Por acaso sabes quanto tempo demora a fazer uma análise financeira profunda a um balanço de uma empresa como o bcp?

Carrancho, acho que estás equivocado, fazer análise financeira não é traçar uns riscos num gráfico e já está.

no caso do bcp, há vária partes de negócio e várias centenas de rubricas... não é possível apresentar uma análise financeira completa num espaço como este.

Existe muita matéria no site da cmvm por onde estudar e tirar conclusões. saber os impactos de determinadas modificações na gestão e no balanço do banco são essenciais para fazer uma previsão consistente,isto claro, dentro de um determinado canal obedecendo às tolerâncias. Os pressupostos são muito importantes na elaboração da previsão, a previsão para o bcp pode sofrer alterações se houver alterações nos pressupostos, o que eu chamo de previsões dinâmicas.

também podes fazer uma previsão estática com os dados conhecidos, mas isso não me parece importante para quem quer investir a 5 anos.

por balta » 22/10/2012 12:44

Aos entendidos em trading, O que se pode ler nas entrelinhas do dia de negociação que hoje se verifica? Não ata nem desata, não sai dali, sem volume, é sinal de correcção para amanhã depois de na sexta se ter segurado embora com uma vela feia??
A compra abaixo destes valores também não se avizinha fácil, pelo menos hoje.

Re: s

por artista_ » 22/10/2012 12:33

luislobs. Escreveu:Nao acham estranho a Sonangol ter de ir ao mercado para comprar?

Em condicoes normais estes grandes negocios até se fazem fora de bolsa, leva-me a crer que ninguem está disposto a desfazer-se das posicoes que terá.
..

.

Cada um vê o que quer! :)

Luís, estas situações são muito frequentes, empresas que vão ao mercado reforçar, ou reduzir, as suas posições!

Embora não invista a pensar nisso, a questão será saber se eles ainda estão a reforçar ou já têm o que querem. E, mesmo que queiram mais não é líquido que o façam já... enfim, as possibilidades são infinitas, por isso é que gosto dos gráficos, eles têm lá tudo o que interessa!

s

por luislobs. » 22/10/2012 12:15

Nao acham estranho a Sonangol ter de ir ao mercado para comprar?

Em condicoes normais estes grandes negocios até se fazem fora de bolsa, leva-me a crer que ninguem está disposto a desfazer-se das posicoes que terá.
..

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por carrancho » 22/10/2012 12:10

Joca601 Escreveu:

o que queres saber?

Quero que me mostres as tuas contas, a análise fundamental completa, que me digas que valor que seria para ti o valor justo do bcp actualmente e no prazo que antecipas e porquê. Espero que seja mesmo AF, como disseste que te identificas com o Hallo, espero que não seja AN (análise de notícias) com chinezices à mistura e uma interminável lista de informações que não servem para coisa nenhuma se não for para as refletir nas contas de uma AF.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Joca601 » 22/10/2012 11:50

o que queres saber?

Re: Sonangol

por leazinho » 22/10/2012 11:36

D272727 Escreveu:Como é que com uma compra de 40 milhoes se passa de 11 para 15 % do BCP?

Penso que só é obrigatório comunicar assim que atingir 15% ou passar os 40M podem fazer a diferença de estar abaixo deste Nºs ou passa-los.
Grão a grão chegaremos ao milhão?

Registado: 29/11/2007 9:39

Sonangol

por Unaspanne » 22/10/2012 11:18

Como é que com uma compra de 40 milhoes se passa de 11 para 15 % do BCP?

Registado: 29/11/2007 2:53

por carrancho » 22/10/2012 11:18

joca601,

Abraço,
Carrancho

por racaires » 22/10/2012 11:17

Joca601 Escreveu:
pvg80713 Escreveu:não tenho postado neste tópico, porque começo a acreditar que o BCP está "negro". sinceramente cada vez mais acho que o BCP vai desaparecer para os angolanos.

não queria deixar de fazer uma pergunta a quem souber :

qual o preço médio por acção de um tipo como o Berardo ?

ou seja alguém que tenha entrado entre 2 a 3 euros.

O Berardo já disse, que só sabe se ganha ou perde quando vende.... admito que com este acompanhamento do AC, ele tivesse reduzido a sua média para baixo de 1 euro. O pior não são os berardos, o pior são os pequenos investidores que não podendo acompanhar o AC ficam com a sua posição bastante diluída.

Mas o que é tem a ver o futuro negro do bcp com a diluição da posição do Berardo?
a teixeira duarte optou por vender no AC, estes devem precisar de liquidez urgente. caso contrário não consigo perceber a estratégia deste investimento.

a sonangol optou por reforçar no capital. por duas razões, tem dinheiro e concerteza que tem aqui um investimento de longo prazo rentável.
Caveat Emptor

Registado: 29/11/2007 12:20

por Joca601 » 22/10/2012 10:57

pvg80713 Escreveu:não tenho postado neste tópico, porque começo a acreditar que o BCP está "negro". sinceramente cada vez mais acho que o BCP vai desaparecer para os angolanos.

O Berardo já disse, que só sabe se ganha ou perde quando vende.... admito que com este acompanhamento do AC, ele tivesse reduzido a sua média para baixo de 1 euro. O pior não são os berardos, o pior são os pequenos investidores que não podendo acompanhar o AC ficam com a sua posição bastante diluída.

a teixeira duarte optou por vender no AC, estes devem precisar de liquidez urgente. caso contrário não consigo perceber a estratégia deste investimento.

a sonangol optou por reforçar no capital. por duas razões, tem dinheiro e concerteza que tem aqui um investimento de longo prazo rentável.

por FGRACIA3 » 22/10/2012 10:51

Bom dia. Estou dentro do BCP outra vez.
:mrgreen: :mrgreen:
O BCP só me dá alegrias.
Acredito que hoje vai subir bastante, depois da excelente notícia do reforço dos angolanos.
nos próximos dias é bem capaz de ir aos 0,09.
EU ACREDITO. Mas se não for paciencia, meto um stop bem apertadinho. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 23/1/2008 5:01

por pvg80713 » 22/10/2012 10:42

não tenho postado neste tópico, porque começo a acreditar que o BCP está "negro". sinceramente cada vez mais acho que o BCP vai desaparecer para os angolanos.

Registado: 19/4/2005 11:11

por carrancho » 22/10/2012 10:29

carrancho Escreveu:Hallo,

Quem te ler até julga que é verdade. :) Conta lá como foi o meu único trade no bcp desde que aqui te registaste (+- 1ano), sff. Não te esqueças de referir o erro que cometi, postei e assumi.

Já agora, podes explicar melhor essa dos "discipulos da AT" não poderem aspirar ao "jackpot"?
Tenho a sensação que, isto indo para norte, tu even já muito "discipulo" estará jackpot! Sem stresses :roll:

O que não é verdade foi o que disseste, que eu éra um indicador contrário para ti. Desde que aqui apareceste, acima dos 30 cêntimos, só fiz um trade no bcp, se queres mesmo procurar a verdade eu ajudo-te, a entrada foi a 6 de fevereiro, após apresentação dos piores resultados de sempre do bcp. Nas duas sessões seguintes teve uma valorização fantástica e tu reforçaste a tua posição acima de 20 cêntimos (já depois de eu ter entrado e ainda não tinha fechado). Também te posso adiantar que a minha foi fechada, por activação de stop a 0.145 (da altura), logo abaixo do suporte na zona dos 0.15. Na verdade o que deixei foi esfumarem-se os ganhos. Já o reforço que fizeste na altura, continua bem negativo.

Mas quero acreditar que foi um equívoco e não uma mentira descarada! Por isso continuo a aguardar que rectifiques isto...

Hallo Escreveu:
carrancho Escreveu:
Joca601 Escreveu:
Abraço,
Hallo

boas,

se há investidor com quem me identifico, é realmente com o Hallo.

cumprimentos,

Eu também, tudo o que ele defende de como se deve estar no mercado... eu defendo exactamente o oposto! :) E este último post é bem o exemplo disso, o que também não é novidade para ninguém, muito menos para o amigo Hallo. :P

Quanto ao bcp, penso que até seria positivo nas próximas sessões vir testar confirmando a quebra da resistência/novo suporte que coincidindo com a lta seria ouro sobre azul. Hallo, estou mesmo a ver-te vender as tuas para pressionar a cotação até aos 7.5 e recomprar tudo aí provocando o ressalto... só para me veres entrar longo no bcp!!! :wink:

Amigo Carrancho,

Meu amigo de longa data. Se há coisa ou sinal que estou á espera é que entres para reduzir a minha posição. :)

Já o fiz no passado e todos os dias procuro por um "post" teu. Que infelizmente tem sido raro de ler.

É claro que não faz parte da minha estratégia a tua forma de investir ou se entras ou não. Mas se há coisa ou sinal que nunca falha é quando entras vir um momento "bear" terrivel logo em seguida. :)

Há amigos que nunca falham.

Não leves a mal, mas tú representas para mim uma boa percentagem dos técnicos que agem com os mesmos métodos.

Eu preferia acompanhar as subidas e os investimentos dos grandes grupos financeiros sabendo que tenho a vantagem de não ter prejuízos como eles têm. Em vez de seguir os discipulos da análise técnica que agem todos de forma similar.

Só o Estevão é que pode dizer como é!!! A ver vamos se durante muito tempo. Já lhe ligaste a perguntar como se investe no BCP. Ele é que sabe.

Um abanão na cotação não me demove do meu objectivo. E se queres um abanão forte dou-te o exemplo dos 0,098 até aos 0,18€ e voltar aos 0,073€. Podes-me dizer que os "stops" evitavam muita coisa. Mas como me justificas que pretendo um retorno de 200% a 500% sobre um investimento e que trabalho com "stops". Tinha que ser especialista em trânsito. Cada vez que o gato saltasse lá andava eu atrás dele.

Mas atenção amigo. Respeito a tua forma de investir. Simplesmente sou diferente. E espero que respeites a minha.

Não me ponhas com a doença dos entra e sai, e isto e aquilo e se tivesse feito ou não. Não é ser preguiçoso é ser inteligente. Grandes fortunas em bolsa, estatisticamente superior a 90% foram todas feitas com posições longas e investimentos a longo prazo. O resto é conversa.

É como ir ao casino e jogar na mínima. Vais acabar por perder como se jogasses na máxima. Mas nunca tens a oportunidade de te sair o "Jackpot". E atenção não gosto de comparar a bolsa a um casino.
É que num casino raramente sai o "Jackpot" e na bolsa pode acontecer. E além disso mesmo que percas 99%, nunca perdes tudo.

Abraço,
Hallo

E já agora gostava de ler uma explicação para isso do "jackpot" inacessível aos AT's :roll:
Abraço,
Carrancho

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], richardj e 264 visitantes