REN - Tópico Geral
REN aproveita crédito chinês para baixar custo da sua dívida
11 Outubro 2012 | 20:00
Miguel Prado - miguelprado@negocios.pt
Grupo levanta 800 milhões de euros, que permitirão reembolsar dívida em 2013 e pagar projectos em Portugal.
A REN – Redes Energéticas Nacionais firmou com o China Development Bank (CDB) as condições para um financiamento de 800 milhões de euros. Partido em duas tranches, uma para reembolso de dívida e outra para financiar investimentos da empresa, o crédito chinês terá para a REN a vantagem de permitir ao grupo baixar o custo médio da sua dívida.
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
(Albert Einstein)
rg7803 Escreveu:
É uma opinião seguramente, respeito-a...mas não concordo!
Abraço.
Por isso é que uns compram enquanto que outros vendem.
Bons investimentos!
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
- Registado: 29/11/2007 3:18
fernmato Escreveu:rg7803 Escreveu:fernmato Escreveu:ig25191 Escreveu:Esta menina é interessante para quem está interessado em Dividendos!!!
ou será que estou errado?
A taxa de dividendo é bastante atractiva!!
Existem outros títulos com DY superior e aliado a algum potencial de crescimento (Portucel, EDP, Mota).rg7803 Escreveu:ig25191 Escreveu:Esta menina é interessante para quem está interessado em Dividendos!!!
Andas aqui desde 2007 e ainda não aprendeste nada ...?
Quando olhas para o gráfico da REN o que é que vês?
Qual achas que é a tendencia principal?
Porque achas que será uma boa compra?
Esquece essa treta dos dividendos. Dá-nos lá razões, argumentos a sério.
rg7803, para quem está interessado em rendimento, não vejo a REN como má alternativa. Se o titulo continuar a descer será ainda melhor. É tudo uma questão de dolar(euro) cost averaging
por essa lógica quem comprou PTC (portugal telecom) à 3 anos atrás deve estar rico, certo?
se o título continuar a descer será ainda melhor!? mas tu tens noção do que escreveste !? mas o que é que o cost averanging tem a ver, explica-me lá a ver se eu entendo?
Para começar... as minhas intervenções neste forum não são frequentes mas não deve ser por isso que deixam de poder ter algum valor.
Claro que têm alor. Todas as participações, desde que construtivas têm valor. Não te esqueças que estou aqui principalmente a aprender (aliás como a maioria).
Vou ver se me faço entender. Para quem investe com um horizonte temporal de 5-10 anos, oscilações de MP (admito que a queda da REN seja uma tendência de LP) são menos relevantes.
Não concordo. Aplica esse raciocinio ao BCP. Deves sempre observar (nessa optica) a tendencia de longo prazo; i.e. as oscilações de MP são irrelevantes se a tendencia de LP for crecente, e se fores um investidor de LP. Aí sim...
Mantendo o mesmo nível de actividade, a REN tenderá a manter o mesmo dividendo. Se a tendência de MLP continuar (queda do titulo) e o investidor continuar a acumular durante o período da queda, o que é hoje um DY de 8,4% poderá ser no futuro um DY acima de 10%/12%. A acumulação, ajudará a mitigar a queda do titulo proporcionando um DY cada vez superior. No entanto, obviamente o ideal seria aliar um DY elevado com uma mais valia.
O teu raciocinio baseia-se num pressuposto que nem sempre é verdade, na manutenção do dividendo, daí o valor crescente do DY que apontas. É o caso do BES, salvo erro, em que o dividendo foi minguando acompanhando a evolução da cotação. Penso que haverá um bom numero de casos em que esta situação se verifica.
A minha humilde opinião sobre esta questão...
É uma opinião seguramente, respeito-a...mas não concordo!
Abraço.
“Buy high, sell higher...”.
rg7803 Escreveu:fernmato Escreveu:ig25191 Escreveu:Esta menina é interessante para quem está interessado em Dividendos!!!
Existem outros títulos com DY superior e aliado a algum potencial de crescimento (Portucel, EDP, Mota).rg7803 Escreveu:ig25191 Escreveu:Esta menina é interessante para quem está interessado em Dividendos!!!
rg7803, para quem está interessado em rendimento, não vejo a REN como má alternativa. Se o titulo continuar a descer será ainda melhor. É tudo uma questão de dolar(euro) cost averaging
por essa lógica quem comprou PTC (portugal telecom) à 3 anos atrás deve estar rico, certo?
se o título continuar a descer será ainda melhor!? mas tu tens noção do que escreveste !? mas o que é que o cost averanging tem a ver, explica-me lá a ver se eu entendo?
Para começar... as minhas intervenções neste forum não são frequentes mas não deve ser por isso que deixam de poder ter algum valor.
Vou ver se me faço entender. Para quem investe com um horizonte temporal de 5-10 anos, oscilações de MP (admito que a queda da REN seja uma tendência de LP) são menos relevantes.
Mantendo o mesmo nível de actividade, a REN tenderá a manter o mesmo dividendo. Se a tendência de MLP continuar (queda do titulo) e o investidor continuar a acumular durante o período da queda, o que é hoje um DY de 8,4% poderá ser no futuro um DY acima de 10%/12%. A acumulação, ajudará a mitigar a queda do titulo proporcionando um DY cada vez superior. No entanto, obviamente o ideal seria aliar um DY elevado com uma mais valia.
A minha humilde opinião sobre esta questão...
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
ig,
qdo te pedi que definisses a tendencia principal não estava a pedir uma sessão de espiritismo, ok...
mas é importante definires o que é a tendencia no CP/MP/LP; há várias maneiras de definir essa tendencia...
agora se identificas que uma dada cotada está com tendencia descendente, pese embora o facto de pagar um bom dividendo (por exemplo um DY>10%), qual a vantagem de entrar longo nesse título?
qdo te pedi que definisses a tendencia principal não estava a pedir uma sessão de espiritismo, ok...

mas é importante definires o que é a tendencia no CP/MP/LP; há várias maneiras de definir essa tendencia...
agora se identificas que uma dada cotada está com tendencia descendente, pese embora o facto de pagar um bom dividendo (por exemplo um DY>10%), qual a vantagem de entrar longo nesse título?
fernmato Escreveu:ig25191 Escreveu:Esta menina é interessante para quem está interessado em Dividendos!!!
rg7803 Escreveu:ig25191 Escreveu:Esta menina é interessante para quem está interessado em Dividendos!!!
RG..
Quando olhas para o gráfico da REN o que é que vês? --> vejo monotonia...
Qual achas que é a tendência principal? --> não sou bruxo, mas gostava, assim enriquecia rapidamente,

Porque achas que será uma boa compra? --> não disse que era uma boa compra, apenas referi "Esta menina é interessante para quem está interessado em Dividendos!!!", apenas um comentário, nada mais...
Esquece essa treta dos dividendos. Dá-nos lá razões, argumentos a sério. --> RG, como disse foi apenas um comentário, nada mais, pois a monotonia da acção dá-me sono!!!!
- Registado: 29/11/2007 3:54
ig25191 Escreveu:Esta menina é interessante para quem está interessado em Dividendos!!!
Existem outros títulos com DY superior e aliado a algum potencial de crescimento (Portucel, EDP, Mota).
rg7803 Escreveu:ig25191 Escreveu:Esta menina é interessante para quem está interessado em Dividendos!!!
ig25191 Escreveu:Esta menina é interessante para quem está interessado em Dividendos!!!
Andas aqui desde 2007 e ainda não aprendeste nada ...

Caríssimos.
Publiquei uma análise a pedido de um leitor atento ao meu blogue, sobre a REN, deixo aqui parte da análise, pelo que podem consultar a análise completa em Careca da Bolsa.
Deixo as imagens em baixo, que suportam a análise que fiz.
Agradeço comentários e opiniões.
Obrigado.
Publiquei uma análise a pedido de um leitor atento ao meu blogue, sobre a REN, deixo aqui parte da análise, pelo que podem consultar a análise completa em Careca da Bolsa.
O que podemos facilmente constatar com a visualização da imagem em baixo, é que para a REN só tem havido um sentido, esse é o descendente, mesmo em 2009 tendo havido uma reacção ficou aquém das reacções no restante PSI-20, tendo lateralizado durante todo o ano. Com a entrada em 2010, ocorre um acentuar da queda até aos dias de hoje o que perfaz uma queda de mais de 50% da cotação em 6 anos. Encontrando-se à praticamente um ano numa lateralização sem fim, nem mesmo com a privatização a valores entre os 2,5€ e os 2,9€ levam a que a mesma tenha uma reacção positiva.
No entanto a REN tem um negócio estável, vive num monopólio, mas também não conseguirá crescer muito mais dentro de portas, o que justifica a falta de interesse que o mercado dota esta cotação, brindando-a com a tal lateralização sem fim.
Deixo as imagens em baixo, que suportam a análise que fiz.
Agradeço comentários e opiniões.
Obrigado.
- Anexos
-
- Ren Diário 05-10-2012
- REN_DIARIO_05102012.JPG (129.53 KiB) Visualizado 7891 vezes
-
- Ren Mensal 05-10-2012
- REN_MENSAL_05102012.JPG (126.61 KiB) Visualizado 7892 vezes
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
- Registado: 29/11/2007 3:04
10/03/2012 | 03:29pm US/Eastern
REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. ("REN"), under article 17 of the Portuguese Securities Code, informs the market of the content of the notification regarding a qualifying holding held by JPMorgan Chase & Co., of 270 Park Avenue, New York, NY 10017, USA ("JPMorgan").
Pursuant to article 16 of the Portuguese Securities Code and articles 2 and 2-A of
CMVM Regulation no. 5/2008, of October 15, as amended by CMVM Regulation no.
5/2010, of October 1, JPMorgan notified REN of a change in its qualifying holding in
REN's issued share capital and the corresponding economic long position.
Said economic long position remains above the thresholds of 2% and 5% of REN's share capital and voting rights, in line with the disclosure dated July 2, 2012, however, the proportions between the holding of ordinary shares (class A) and the terms of forward purchase agreements have changed. The present disclosure is issued due to the fact that said economic long position corresponds exclusively to the holding of shares representing REN's share capital and voting rights.
JPMorgan's economic long position in REN's share capital comprises 28,141,434 shares, corresponding to 5,270% of REN's share capital and voting rights, and corresponds exclusively to the holding of 28,141,434 ordinary shares (class A). The aforementioned change resulted from the acquisition, by J.P. Morgan Securities Ltd., on September 26, 2012, of 8,500,000 REN's shares pursuant to a forward purchase agreement.
Lisbon, October 3rd, 2012.
REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A.
REN - REDES ENERGÉTICAS NACIONAIS, S.G.P.S., S.A.
"O $$$ foi feito para se gastar
, não para se perder
..."

REN - 5 Anos
Recuperando o Sector da Energia, hoje analisamos a REN.
Desde a sua entrada no PSI20, em Julho de 2007, a REN tem consecutivamente vindo a perder valor.Entre Julho de 2007 e Dezembro de 2008, vimos a REN perder praticamente 50 % da sua cotação. Identifica-se em Setembro de 2007 e Dezembro de 2007 o Duplo Topo, activado na zona dos 3,35 €, que levou a REN até à zona dos 2,80 €. Com um forte recuperação em cerca de 5 meses (Janeiro de 2008 a Maio de 2008), a REN recuperou das suas perdas, não tendo a força necessária para ultrapassar a zona dos 3,57 €. De Maio de 2008 a Dezembro de 2008, observamos novamente a REN a entrar num ciclo de quedas, tendo neste período estabelecido, em algumas zonas, um conjunto de Suportes, Junho de 2008 (3,06 €), Julho de 2008 (2,76 €), Dezembro de 2008 (2,43€) e Resistências, Setembro de 2008 (3,06 €), Dezembro de 2008 (2,76 €).
Com um Bull Rally entre, Dezembro de 2008 e Maio de 2009, vimos a REN subir dos 2,38 € até ao valor dos 3,25 €. Após atingido este valor, iniciou um período de quedas até Agosto de 2008, tendo o suporte da zona dos 2,76 €, segurando a REN neste movimento. Entre Setembro de 2009 e Março de 2010, vimos a REN lateralizar num range entre os 2,96 € e os 3,06 €. Em Abril de 2010, assistimos a um falso Break da REN, na zona dos 3,06 €, tendo, após um Gap Down, atingido o suporte da zona dos 2,43 €.
Até Outubro de 2010, e com suporte a uma Linha de Tendência Ascendente, a REN recuperou o seu valor, note-se que, durante este período a cotação nunca teve a força suficiente para quebrar a Resistência dos 2,76 €. Em Outubro de 2010 a REN reagiu em baixa, após aproximação à sua Resitência, tendo mais uma vez, o suporte da zona dos 2,43 € segurado a REN de mais quedas. Entre Novembro de 2010 e Maio de 2011, assistimos a novo período de lateralização, tendo, finalmente em Maio de 2011 quebrado um dos seus principais Suportes.
Note-se entre Maio de 2011 e Dezembro de 2011 um Linha de Tendência Descendente, que levou a REN dos 2,62 € e até á zona do 1,80 €. Entre Junho e Julho de 2011, a zona dos 2,27 € suportou as quedas, e entre Agosto de 2011 e Novembro de 2011 o suporte identifica-se na zona dos 2,03 €.
Atingido o minimo em Dezembro de 2011, a REN iniciou um novo movimento de alta que terminou em Abril de 2012 na aproximação à Resistência da zona dos 2,27 €. Findo este movimento e após um Gap Down, em pouco mais de um mês a REN voltou á zona dos 1,80 € (movimento intradiário).
Nos últimos 3 meses a REN tem formado um Triângulo (figura de consolidação).
Desde a sua entrada no PSI20, em Julho de 2007, a REN tem consecutivamente vindo a perder valor.Entre Julho de 2007 e Dezembro de 2008, vimos a REN perder praticamente 50 % da sua cotação. Identifica-se em Setembro de 2007 e Dezembro de 2007 o Duplo Topo, activado na zona dos 3,35 €, que levou a REN até à zona dos 2,80 €. Com um forte recuperação em cerca de 5 meses (Janeiro de 2008 a Maio de 2008), a REN recuperou das suas perdas, não tendo a força necessária para ultrapassar a zona dos 3,57 €. De Maio de 2008 a Dezembro de 2008, observamos novamente a REN a entrar num ciclo de quedas, tendo neste período estabelecido, em algumas zonas, um conjunto de Suportes, Junho de 2008 (3,06 €), Julho de 2008 (2,76 €), Dezembro de 2008 (2,43€) e Resistências, Setembro de 2008 (3,06 €), Dezembro de 2008 (2,76 €).
Com um Bull Rally entre, Dezembro de 2008 e Maio de 2009, vimos a REN subir dos 2,38 € até ao valor dos 3,25 €. Após atingido este valor, iniciou um período de quedas até Agosto de 2008, tendo o suporte da zona dos 2,76 €, segurando a REN neste movimento. Entre Setembro de 2009 e Março de 2010, vimos a REN lateralizar num range entre os 2,96 € e os 3,06 €. Em Abril de 2010, assistimos a um falso Break da REN, na zona dos 3,06 €, tendo, após um Gap Down, atingido o suporte da zona dos 2,43 €.
Até Outubro de 2010, e com suporte a uma Linha de Tendência Ascendente, a REN recuperou o seu valor, note-se que, durante este período a cotação nunca teve a força suficiente para quebrar a Resistência dos 2,76 €. Em Outubro de 2010 a REN reagiu em baixa, após aproximação à sua Resitência, tendo mais uma vez, o suporte da zona dos 2,43 € segurado a REN de mais quedas. Entre Novembro de 2010 e Maio de 2011, assistimos a novo período de lateralização, tendo, finalmente em Maio de 2011 quebrado um dos seus principais Suportes.
Note-se entre Maio de 2011 e Dezembro de 2011 um Linha de Tendência Descendente, que levou a REN dos 2,62 € e até á zona do 1,80 €. Entre Junho e Julho de 2011, a zona dos 2,27 € suportou as quedas, e entre Agosto de 2011 e Novembro de 2011 o suporte identifica-se na zona dos 2,03 €.
Atingido o minimo em Dezembro de 2011, a REN iniciou um novo movimento de alta que terminou em Abril de 2012 na aproximação à Resistência da zona dos 2,27 €. Findo este movimento e após um Gap Down, em pouco mais de um mês a REN voltou á zona dos 1,80 € (movimento intradiário).
Nos últimos 3 meses a REN tem formado um Triângulo (figura de consolidação).
- Anexos
-
- 20120923_REN_2011.jpg (62.67 KiB) Visualizado 8311 vezes
-
- 20120923_REN_BEARM2007.jpg (66.11 KiB) Visualizado 8309 vezes
Normalmente, quando ocorrem estas descidas bruscas, como aconteceu hoje com a REN, passados alguns meses a acção atinge novamente esses valores, após semanas sucessivas de quedas. Veremos se ocorre com a REN o mesmo que aconteceu com a EDP e PT (casos mais recentes de quedas bruscas).
C0rr3i4
(Albert Einstein)
(Albert Einstein)
- Registado: 25/10/2010 9:57
Infelizmente, a REN continua a seguir a tendência descendente de longo prazo e, após a entrega de dividendos, começa a descer, tal como se tem verificado em anos anteriores. Estava com ela desde Dezembro do ano passado e saltei fora 2 dias depois da data ex-dividendo. Deu para ganhar algum, para além dos dividendos. Estarei na expectativa nos próximos tempos relativamente a esta cotada.
C0rr3i4
(Albert Einstein)
(Albert Einstein)
Saltitante Escreveu:As situação actual é identica ao mesmo periodo no ano passado.
No entanto a cotação encontra-se agora acima das medias móveis de 125 e 250 dias, para alèm disso a ação tem demonstrado mais força contrariando a maioria das cotadas do psi20..
Vamos ver se consegue romper este topo de dia 27 e afastar-se da LTD de vez..
continuo a achar que com esta cotação ela vem para baixo como nos anos anteriores

havia de subir mais um pouco antes de descontar o dividendo.
espero estar enganado, mas não há duas sem três.
- Registado: 2/4/2010 5:58
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, fosgass2020, HFCA, icemetal, Investbem, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO e 236 visitantes