Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Qual a dimensão da sua carteira de investimentos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Qual a dimensão da sua carteira de investimentos?

Votação encerrada em 4/11/2012 15:51

Até 10 mil euros
61
27%
10 a 25 mil euros
34
15%
25 a 50 mil euros
37
17%
50 a 100 mil euros
33
15%
100 a 250 mil euros
31
14%
250 a 500 mil euros
12
5%
0.5 a 1 milhão de euros
8
4%
Mais de 1 milhão de euros
8
4%

Total de votos : 224

por atomez » 5/10/2012 19:36

Parafraseando:

Até 10 mil euros - Smart
10 a 25 mil euros - carrito pequeno
25 a 50 mil euros - familiar médio
50 a 100 mil euros - carro grande
100 a 250 mil euros - luxo
250 a 500 mil euros - superluxo
0.5 a 1 milhão de euros - superdesportivo
Mais de 1 milhão de euros - exótico
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por sergix » 5/10/2012 19:12

Até 10 mil euros - Moto
10 a 25 mil euros - Carro
25 a 50 mil euros - apartamento antigo em 2ª mão
50 a 100 mil euros - T1
100 a 250 mil euros - apartamento novo
250 a 500 mil euros - T5 bem localizado
0.5 a 1 milhão de euros - luxo
Mais de 1 milhão de euros - só em sonhos

Registado: 4/1/2008 2:33

por Zecatreca_1001 » 5/10/2012 19:04

sergix Escreveu:Está se a formar um gap entre 50 a 100 mil euros

:lol:
Eu acho que o gap está no intervalo dos 0,5-1

Registado: 29/11/2007 10:54

por sergix » 5/10/2012 18:57

Está se a formar um gap entre 50 a 100 mil euros

por MarcoAntonio » 5/10/2012 18:54

O valor é o actual, obviamente. E também já agora, alavancagem não conta (alavancagem é crédito e/ou risco aplicado ao investimento e investimento é o capital próprio).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por serpim1 » 5/10/2012 18:52

No caso das acções, consideramos o montante investido ou o que valem neste momento :?: :?:
É que pode fazer toda a diferença :wink:

Registado: 19/8/2009 19:28

por Tridion » 5/10/2012 18:50

Daqui a 5 anos quando voltarem a fazerem a mesma pergunta já devo estar último escalão 8-)

Registado: 13/5/2010 17:53

por rnbc » 5/10/2012 18:46

Alavancagem não conta, obviamente. De resto acho que qualquer ativo detido exclusivamente para rendimento deve contar.
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

Re: Qual a dimensão da sua carteira de investimentos?

por artista_ » 5/10/2012 18:41

MarcoAntonio Escreveu:
artista Escreveu:Já fiz asneira, coloquei a opção só para investimentos em ações, dá para alterar Marco?! :oops:

Não, não dá para alterar (está lá escrito no primeiro post).

:wink:

Também não faz mal, só com as ações já estou no último escalão! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 5/10/2012 18:24

sergix Escreveu:Imaginem que 1 desse 1000 telefonemas ou contactos de uma região digamos, Barrancos diz que vota em PAN, esse contacto é considerado é eliminado dão lhe um peso inferior por se tratar de um partido que costumar ter poucos votos?

Obviamente não, esse procedimento não tem nada de científico. Existe muito onde ler sobre sondagens se realmente estiveres interessado no tema.

Existe também um blog portugês muito bom sobre sondagens, da autoria de Pedro Magalhães (que provavelmente já terás visto na TV pois ele tem surgido com alguma frequência) onde podes aprender bastante sobre sondagens, curiosidades, informações úteis, esclarecimentos sobre procedimentos, cautelas e leituras que se podem tirar ou não tirar das sondagens, etc:

http://margensdeerro.blogspot.pt/
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/10/2012 18:20

artista Escreveu:Já fiz asneira, coloquei a opção só para investimentos em ações, dá para alterar Marco?! :oops:

Não, não dá para alterar (está lá escrito no primeiro post).

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por sergix » 5/10/2012 18:16

Imaginem que 1 desse 1000 telefonemas ou contactos de uma região digamos, Barrancos diz que vota em PAN, esse contacto é considerado é eliminado dão lhe um peso inferior por se tratar de um partido que costumar ter poucos votos?

Considerando que são 1500 votos desse 50% indecisos e abstenção, distruibuidos pelos varios distritos, para essa região iria ser um voto em 50? 25? daria logo 2-4% o que já é muito.

(não vou postar mais sobre sondagens neste tema)

por artista_ » 5/10/2012 18:15

MarcoAntonio Escreveu:Qual a dimensão da sua carteira de investimentos?

Pretende-se que se inclua não só activos como acções e derivados mas também depósitos a prazo, obrigações, etc.

Já fiz asneira, coloquei a opção só para investimentos em ações, dá para alterar Marco?! :oops:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jeso » 5/10/2012 18:12

Espero que isto não vá agravar o I.R.S. :?

Registado: 24/6/2006 12:52

por MarcoAntonio » 5/10/2012 17:36

sergix Escreveu:
Nas sondagens também so participa quem quer.

Nas sondagens participa quem quer mas isso já é levado em linha de conta no processo de selecção. As sondagens publicadas na imprensa obedecem a procedimentos científicos, existe bastante informação sobre isso se quiseres saber mais.

sergix Escreveu:Nunca fui contactado para sondagens em eleições e já há dezenas de mais de songagens por eleição, qual é a probabilidade de nunca se contactado?!

Enorme. A amostra típica nas sondagens de intenção de voto anda entre os 500 e os 1500 inquiridos.

Num exercício muito simples (se considerarmos uma amostra puramente aleatória de 1000 individuos, um universo de 10 milhões e onde qualquer um pode ser contactado) a probabilidade de tu seres contactado para uma dada sondagem seria na ordem de 1 em 10 mil.

Se o processo fosse repetido 100 vezes, a probabilidade de não seres contactado em nenhuma delas era ainda assim 100 vezes maior do que a probabilidade de seres contactado pelo menos uma vez.

Para além da dimensão da amostra ser desde logo uma boa razão para não seres contactado com uma razoável probabilidade, podem existir razões adicionais (algumas das sondagens, não todas, utilizam determinados métodos que te podem excluir a ti em particular - por exemplo, utilizar um telefone fixo e tu não dispores de um). Não é por tu em particular ficares de fora que a amostra é necessariamente de má qualidade (em todo o caso, nem todas as empresas utilizam este método).

sergix Escreveu: Devem ligar sempre aos mesmos.

Como disse, alguns métodos restrigem o universo (não são sempre os mesmos, mas há uma parte da população que acabará por não ser contactada com certeza). Isto não significa porém que a amostra seja necessariamente de muito má qualidade nem tão pouco significa que esse processo passa a ser comparável a um inquérito no forum (ou na TV ou num site de um jornal, etc) porque não é.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 5/10/2012 17:28

sergix Escreveu:Nas sondagens também so participa quem quer.

Não é verdade. Só participa quem for seleccionado. Se não fores seleccionado, não podes participar.

sergix Escreveu:Nunca fui contactado para sondagens em eleições e já há dezenas de mais de songagens por eleição, qual é a probabilidade de nunca se contactado?! Devem ligar sempre aos mesmos.

Em vez de começares a disparar acusações, que tal começares por tentar perceber como funciona a amostragem?

Para começar, cada sondagem tem uma amostra de cerca de 1000 participantes. Portanto, mesmo que haja "dezenas" de sondagens (digamos, umas 50), isto vai abranger um total de 50 mil cidadãos. A este ritmo, seriam necessários 200 anos para que todos os cidadãos fossem amostrados, em média, uma vez. Como não vivemos 200 anos, é perfeitamente natural que muitas pessoas nunca sejam "sondadas" ao longo da vida. Por isso o facto de nunca teres sido contactado para sondagens eleitorais não só é natural como até é a situação mais provável. Eu só fui uma vez e já foi há uma data de anos.

Em segundo lugar, muitas sondagens (não sei quantas) baseiam-se em contactos para telefones fixos. Quem não tiver telefone fixo, não é amostrado. Não sei se este critério ainda se mantém, mas durante muitos anos era o principal critério.

Registado: 5/11/2002 12:21

por sergix » 5/10/2012 17:23

Elias Escreveu:
sergix Escreveu:Tão valido como qualquer sondagem

Isso não é verdade. As sondagens respeitam critérios de amostragem, por região, sexo, eventualmente idade, etc. Isso é feito de modo a garantir a representatividade da amostra.

Aqui não há qualquer critério. É na base do "participa quem quer".

Nas sondagens também so participa quem quer.

Nunca fui contactado para sondagens em eleições e já há dezenas de mais de songagens por eleição, qual é a probabilidade de nunca se contactado?! Devem ligar sempre aos mesmos.

por Sr_SNiper » 5/10/2012 16:57

Já se movimenta aqui mais de 2M de euros...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Elias » 5/10/2012 16:53

sergix Escreveu:Tão valido como qualquer sondagem

Isso não é verdade. As sondagens respeitam critérios de amostragem, por região, sexo, eventualmente idade, etc. Isso é feito de modo a garantir a representatividade da amostra.

Aqui não há qualquer critério. É na base do "participa quem quer".

por Dialmedia » 5/10/2012 16:51

Há também a questão da alavancagem, se deveria ser considerada ou não no montante da carteira.

Registado: 26/1/2007 17:07

por sergix » 5/10/2012 16:51

Elias Escreveu:- isto não é uma amostra aleatória: só participa quem quer logo não estás a amostrar nada;

- não sabes se a informação fornecida é verdadeira (em contexto de investimento, há muito quem minta acerca do seu património e dos seus ganhos - não estou a dizer que isto aqui é tudo uma cambada de mentirosos, mas basta haver um quarto de respostas falsas, por exemplo, para te causar um enviesamento grande dos resultados);

- os participantes do Caldeirão, mesmo que participassem todos, podem não constituir uma amostra representativa do investidor português. Estou a lembrar-me de uma votação que houve aqui há tempos a perguntar em qual partido votariam e o resultado era substancialmente diferente do que se obtém em eleições reais.

Tão valido como qualquer sondagem, mas relativamente às sondagens, o partido mais votado em termos nacionais pode não obter o maior numero de deputados, pois o numero de deputados por circulo eleiroral não está uniformemente distribuido pelo numero de votantes.
Editado pela última vez por sergix em 5/10/2012 16:52, num total de 1 vez.

por sergix » 5/10/2012 16:46

A titulo sugestivo sugeria um topico/poll sobre o ultimo e actual escalão IRS, complementado daqui a uns meses pelo novo escalão. Gostaria de fazer essa poll, mas não me entendo com esses instrumentos.

por Elias » 5/10/2012 16:45

Sr_SNiper Escreveu:Quase que se podia extrapolar o resultado desta votação, para uma visão sobre os investidores em Portugal.
Ainda tem poucos votos, vamos esperar uns dias.

Eu acho que não podes extrapolar grande coisa, por diversos motivos; assim de repente ocorrem-me três:

- isto não é uma amostra aleatória: só participa quem quer logo não estás a amostrar nada;

- não sabes se a informação fornecida é verdadeira (em contexto de investimento, há muito quem minta acerca do seu património e dos seus ganhos - não estou a dizer que isto aqui é tudo uma cambada de mentirosos, mas basta haver um quarto de respostas falsas, por exemplo, para te causar um enviesamento grande dos resultados);

- os participantes do Caldeirão, mesmo que participassem todos, podem não constituir uma amostra representativa do investidor português. Estou a lembrar-me de uma votação que houve aqui há tempos a perguntar em qual partido votariam e o resultado era substancialmente diferente do que se obtém em eleições reais.

Não estou a dizer que isto não é interessante - claro que é - mas sim que não devemos generalizar em demasia a partir daqui.

por sergix » 5/10/2012 16:42

acções e derivados 67%
depósitos 11% (fundo de desemprego)
obrigações 13%
PPR 6%
Liquidez 3%
Editado pela última vez por sergix em 5/10/2012 21:48, num total de 1 vez.

por Sr_SNiper » 5/10/2012 16:31

Quase que se podia extrapolar o resultado desta votação, para uma visão sobre os investidores em Portugal.
Ainda tem poucos votos, vamos esperar uns dias.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AC2719, AlfaTrader, Apramg, Google [Bot], HFCA, Jonas74, Manchini888, OCTAMA, peterteam2, Pmart 1, xeidafome e 304 visitantes