Forex - tópico geral - 4º T - 2012
Eu aposto numa ida aos 2270/80 (zona de intersecção daquelas LT) antes de 2350.
Esta profecia termina hoje às 21.00...
BN
Esta profecia termina hoje às 21.00...
BN
- Anexos
-
- eurusd 14-08-2012 h1.gif (17.35 KiB) Visualizado 4252 vezes
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Tal como está a acontecer no EUR/USD, também no EUR/JPY parece estarem a criar-se condições para uma inversão da tendência. Três notas importantes para o curto prazo neste par:
A LTD de médio prazo está neste momento na zona dos 97;
A zona de resistência entre os 97.20/97.80;
A LTA de curto prazo.
Caso haja uma quebra em alta desta zona de resistência e da LTD está dado um forte sinal para a inversão de tendência e provavelmente para uma visita à zona dos 101/102.

Caso haja uma quebra em alta desta zona de resistência e da LTD está dado um forte sinal para a inversão de tendência e provavelmente para uma visita à zona dos 101/102.
- Anexos
-
- JPY Spot.png (16.1 KiB) Visualizado 4313 vezes
Bom tarde,
Cada ves mais ocupado, mas ainda assim atento.
Se é verdade que no médio e longo prazo o EUR/USD está "ursino", no curto prazo, temos ainda o tal processo de "bottoming out" que é até muito frequente na época de Verão. Se for válido, poderemos ainda ver o par a avançar no fim do Verão, em conjunto com um renovado bom humor dos mercados.
No entanto, temos que ter em atenção que a crise do Euro está de férias no Mediterrâneo
.
E quando se acabarem as férias, veremos se vai ou não haver tréguas a sério. Nesse caso, o EUR ainda teria muito para se depreciar, para satisfação da indústria Alemã... e não só !!
Boa semana e um abraço
dj
Cada ves mais ocupado, mas ainda assim atento.
Se é verdade que no médio e longo prazo o EUR/USD está "ursino", no curto prazo, temos ainda o tal processo de "bottoming out" que é até muito frequente na época de Verão. Se for válido, poderemos ainda ver o par a avançar no fim do Verão, em conjunto com um renovado bom humor dos mercados.
No entanto, temos que ter em atenção que a crise do Euro está de férias no Mediterrâneo

E quando se acabarem as férias, veremos se vai ou não haver tréguas a sério. Nesse caso, o EUR ainda teria muito para se depreciar, para satisfação da indústria Alemã... e não só !!
Boa semana e um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Para complementar a análise feita na outra semana, deixo hoje uns gráficos com uma perspectiva temporal mais ampla.
Coloquei este primeiro gráfico para destacar a importância que as Linhas de Tendência tiveram na evolução do par. Primeiro a LTA e agora a LTD.
Este segundo gráfico tem duas formações bastante importantes para servirem como referência no curto/médio prazo:
H&S Invertido no diário;
Pá Ventiladora Ascendente activada;
Se a isto acrescentarmos a broadening bottom já apresentada no gráfico de 4h, penso que estamos perante muitos ingredientes para sustentar uma inversão de tendência no curto médio prazo.
Há dois sinias que têm de ser dados para percebermos melhor que a cotação se está a movimentar no sentido ascendente. A quebra da zona dos 1.2330, em primeiro lugar e depois os 1.2440.
Coloquei este primeiro gráfico para destacar a importância que as Linhas de Tendência tiveram na evolução do par. Primeiro a LTA e agora a LTD.
Este segundo gráfico tem duas formações bastante importantes para servirem como referência no curto/médio prazo:

Se a isto acrescentarmos a broadening bottom já apresentada no gráfico de 4h, penso que estamos perante muitos ingredientes para sustentar uma inversão de tendência no curto médio prazo.
Há dois sinias que têm de ser dados para percebermos melhor que a cotação se está a movimentar no sentido ascendente. A quebra da zona dos 1.2330, em primeiro lugar e depois os 1.2440.
- Anexos
-
- USD Spot.png (19.3 KiB) Visualizado 4411 vezes
-
- USD2 Spot.png (18.15 KiB) Visualizado 4420 vezes
Elias Escreveu:Esta análise é dedicada ao VirtuaGod

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
migluso Escreveu:J Alves Escreveu: A acrescentar a este pormenor temos também a zona dos 50% de fibo que estão a 1.2280. Uma reacção em alta a esta zona com a superação em alta da zona dos 1.2380/1.2440 poderão colocar o euro perante um espectacular movimento de alta.
J,
Se traçarmos uma fibo entre o mínimo da cabeça e o máximo do ombro direito, os 50% caem ali nos 2240...
Que dizes? Consideras um eventual movimento àquela zona como sendo um pullback "normal" da figura em causa, ou consideras que já é ir longe demais?
BN
Há uma questão importante nos HS, é que são figuras que durante a sua formação e depois no clássico pullback, costumam ter muito ruido e alguns falsos movimentos. Repara que 40 pips no forex representa uma % pequena no par, por isso considero normal para um pullback.
Se esta zona não aguentar, então sim teremos o HS invalidado, mas a broad não. Um movimento abaixo da zona que referes poderá provocar uma ida até à zona dos 1.2150 e aí sim será posta em causa a broad.
Esta análise é dedicada ao VirtuaGod que ganhou o passatempo "Dow Jones".
A análise vai em timeframe diário.
Olhando para o gráfico do EURUSD só vejo sinais bear por todo o lado, que passo a elencar:
- média móvel 50 dias (vermelha) em queda
- média móvel 200 dias (verde) em queda
- mm 50 abaixo da mm 200 (death cross ocorrem em Outubro do ano passado)
- cotação abaixo da mm50 e da mm200
- LTD de médio prazo que já vem desde Setembro do ano passado e está agora nos 1,26 tem travado os avanços compradores
- quebra de suporte nos 1,265 que é agora uma resistência
- MACD negativa
- cotação em mínimos de mais de 2 anos (isto no final de Julho, já que recentemente recuperou ligeiramente)
Em termos de médio/longo prazo não vejo qualquer sinal bull. No curto prazo destaco uma divergência positiva na MACD e a vontade deste indicador em passar a positivo.
Em termos de upside identifico uma importante zona de resistência nos 1,265 - aqui existe uma resistência horizontal (antigo suporte) e também a LTD que chegará a essa zona no princípio de Setembro.
Por outro lado identifico um suporte importante na zona 1,19 - 1,20. Se esta zona for quebrada, começarei a acreditar seriamente numa ida à paridade no espaço de 2 anos ou menos
Assim a minha opinião sobre o EUR-USD é a seguinte:
Curto prazo = neutro (passando a bull acima de 1,24 e passando a bear abaixo de 1,19)
Médio prazo = bear (passando a neutro com a quebra da LTD)
Longo prazo = bear (sem perspectivas de passar a bull)
Disclosure: não tenho qualquer posição no EURUSD.
EDIT: substituí o gráfico às 19h20 porque o anterior tinha um erro nas MM
A análise vai em timeframe diário.
Olhando para o gráfico do EURUSD só vejo sinais bear por todo o lado, que passo a elencar:
- média móvel 50 dias (vermelha) em queda
- média móvel 200 dias (verde) em queda
- mm 50 abaixo da mm 200 (death cross ocorrem em Outubro do ano passado)
- cotação abaixo da mm50 e da mm200
- LTD de médio prazo que já vem desde Setembro do ano passado e está agora nos 1,26 tem travado os avanços compradores
- quebra de suporte nos 1,265 que é agora uma resistência
- MACD negativa
- cotação em mínimos de mais de 2 anos (isto no final de Julho, já que recentemente recuperou ligeiramente)
Em termos de médio/longo prazo não vejo qualquer sinal bull. No curto prazo destaco uma divergência positiva na MACD e a vontade deste indicador em passar a positivo.
Em termos de upside identifico uma importante zona de resistência nos 1,265 - aqui existe uma resistência horizontal (antigo suporte) e também a LTD que chegará a essa zona no princípio de Setembro.
Por outro lado identifico um suporte importante na zona 1,19 - 1,20. Se esta zona for quebrada, começarei a acreditar seriamente numa ida à paridade no espaço de 2 anos ou menos
Assim a minha opinião sobre o EUR-USD é a seguinte:
Curto prazo = neutro (passando a bull acima de 1,24 e passando a bear abaixo de 1,19)
Médio prazo = bear (passando a neutro com a quebra da LTD)
Longo prazo = bear (sem perspectivas de passar a bull)
Disclosure: não tenho qualquer posição no EURUSD.
EDIT: substituí o gráfico às 19h20 porque o anterior tinha um erro nas MM
- Anexos
-
- eurUSD Spot.png (21.6 KiB) Visualizado 4551 vezes
Editado pela última vez por Elias em 9/8/2012 19:21, num total de 1 vez.
- Registado: 5/11/2002 12:21
EUR/NZD gráfico diário.
Pouco há a dizer acerca deste par, a tendência é claramente descendente desde à umas semanas atrás.
Penso ser uma boa oportunidade para me juntar a este movimento descendente.
A vela de hoje apesar de ainda não estar acabada pareçe estar a querer formar uma Bearish Pin Bar, que mostra como o preço rejeitou esta zona de resistência assinalada no gráfico.
O que me está a deixar de pé atrás é o facto de amanha ser sexta-feira e eu não gosto de ter posições abertas à sext-feira por causa do fim-de-semana.
Legenda: SL = Stop Loss; ENTRY = Preço de venda da ordem; TP = Take Profit
Gráfico EUR/NZD diário
Pouco há a dizer acerca deste par, a tendência é claramente descendente desde à umas semanas atrás.
Penso ser uma boa oportunidade para me juntar a este movimento descendente.
A vela de hoje apesar de ainda não estar acabada pareçe estar a querer formar uma Bearish Pin Bar, que mostra como o preço rejeitou esta zona de resistência assinalada no gráfico.
O que me está a deixar de pé atrás é o facto de amanha ser sexta-feira e eu não gosto de ter posições abertas à sext-feira por causa do fim-de-semana.
Legenda: SL = Stop Loss; ENTRY = Preço de venda da ordem; TP = Take Profit
Gráfico EUR/NZD diário
- Anexos
-
- Sem Título.png (18.27 KiB) Visualizado 4585 vezes
J Alves Escreveu: A acrescentar a este pormenor temos também a zona dos 50% de fibo que estão a 1.2280. Uma reacção em alta a esta zona com a superação em alta da zona dos 1.2380/1.2440 poderão colocar o euro perante um espectacular movimento de alta.
J,
Se traçarmos uma fibo entre o mínimo da cabeça e o máximo do ombro direito, os 50% caem ali nos 2240...
Que dizes? Consideras um eventual movimento àquela zona como sendo um pullback "normal" da figura em causa, ou consideras que já é ir longe demais?
BN
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
nc_trader Escreveu:Peço desculpa, aquela vela nao é uma pin bar porque nao fecha dentro da vela anterior.
Fica sem efeito este gráfico.
Por acaso esse é um "preciosismo" a que não dou grande importância.
Para mim, a localização e o tamanho da cauda são os aspectos principais deste género de vela.
Mas não deixas de ter razão. Para todos os efeitos não é uma PB pela razão que apontaste.
BN
Amigo Ferreira,
Andava eu à procura de um texto para um outro tópico, e na mesma página encontrei isto:
http://www.scribd.com/doc/7120419/Day-T ... Kathy-Lien (final da pág. 29)
BN
Andava eu à procura de um texto para um outro tópico, e na mesma página encontrei isto:
Taking a step back, currency prices move primarily based on supply and demand. That is, on the most fundamental level, a currency rallies because there is demand for that currency. Regardless of whether the demand is for hedging, speculative, or conversion purposes, true movements are based on the need for the currency. Currency values decrease when there is excess supply. Supply and demand should be the real determinants for predicting future movements. However, how to predict supply and demand is not as simple as many would think. There are many factors that contribute to the net supply and demand for a currency, such as capital flows, trade flows, speculative needs, and hedging needs.
http://www.scribd.com/doc/7120419/Day-T ... Kathy-Lien (final da pág. 29)
BN
E concordo com tudo o que o J Alves disse do ponto de vista técnico...
NC,
Essa PB teria melhor aspecto se esse rabo tivesse rompido o round number... (a perversidade desta frase?!?! lol)))
Mas desconfio que a PA desse par, mais do que ter "vida própria", seja mais influenciada pelo que se passa no usdjpy e mesmo eurjpy.
BN
NC,
Essa PB teria melhor aspecto se esse rabo tivesse rompido o round number... (a perversidade desta frase?!?! lol)))
Mas desconfio que a PA desse par, mais do que ter "vida própria", seja mais influenciada pelo que se passa no usdjpy e mesmo eurjpy.
BN
ferreira10 Escreveu:Relativamente à segunda pergunta,extrapolando agora para o caso Europeu, fico com a ideia de que se o BCE está em vias de optar por medidas que ao parece vão aumentar a massa monetária, seria suposto que a divisa associada, o euro, perdesse, a longo prazo, valor?!
Os «circuitos mentais» que uso para justificar este recente rally do eurusd são estes; dada a continuada crise da zona euro, qualquer declaração que seja percepcionada pelo mercado como fazendo parte de uma solução para a sua resolução, acaba por se sobrepor aquilo que seria o movimento natural da divisa, em face das medidas que foram anunciadas.Mas tal movimento, não me parece que se possa manter por muito mais tempo.Estarei eu a pensar de forma correcta?
Concordo com tudo o que disseste Ferreira.
Como disseste, a preocupação imediata do mercado é a estabilização e a normalização (redução dos spreads entre os países) do mercado de dívida de certas economias da zona euro. Tudo o que se faça que vá naquele sentido, deverá ser positivo para o euro, pelo menos no curto prazo.
O meu palpite é que basta uma medida concreta (ou uma forte expectativa de que ela se venha a verificar) para levar o euro ao target daquele H&S (o BCE causou-lhe um defeito no ombro direito...lol), que pelas minhas contas anda entre os 2650 e os 27.
No médio/longo prazo, no teu texto está implícita a lei da oferta e da procura.
Na minha opinião, algo que quem negoceia moeda deve ter sempre presente (nem que seja no subconsciente

Ceteris paribus, um aumento da oferta de euros deveria levar à diminuição do seu preço.
Mas o ceteris paribus nunca se verificará, principalmente contra o dolar - com uma FED ávida para imprimir e défices comercial e orçamental crónicos e com tendência para crescer, na minha opinião o dolar apresenta sérios riscos de descida caso a zona euro estabilize (mesmo com o BCE a ter que imprimir um trilião) e a FED opte por outro QE.
BN
- Anexos
-
- eurusd 09-08-2012 h4.gif (18.46 KiB) Visualizado 3840 vezes
Fundo no EURUSD porquê?
Há algumas figuras de AT que nos podem levar a esta leitura. As figuras mais fortes são na minha opinião a Broadening Bottom e o H&S Invertido. Uma ressalva. Enquanto a broad ainda está em formação o H&S Invertido encontra-se já activo, estanto neste momento a fazer um pullback à neckline.
Este reteste à neckline, conforme se pode verificar no gráfico 4H, pode estar a ser feito com a formação de uma bandeira de alta, o que pode ser uma boa garantia de que este movimento correctivo não é mais que o clássico pullback dos H&S e poderá representar uma excelente oportunidade de entrada longa.
Em termos de trading, considero importante uma vigilância apertada a esta zona dos 1.2280/1.2310, zona da neckline, pois estamos perante uma zona muito interessante para abrir posições longas. A acrescentar a este pormenor temos também a zona dos 50% de fibo que estão a 1.2280. Uma reacção em alta a esta zona com a superação em alta da zona dos 1.2380/1.2440 poderão colocar o euro perante um espectacular movimento de alta.
Há algumas figuras de AT que nos podem levar a esta leitura. As figuras mais fortes são na minha opinião a Broadening Bottom e o H&S Invertido. Uma ressalva. Enquanto a broad ainda está em formação o H&S Invertido encontra-se já activo, estanto neste momento a fazer um pullback à neckline.
Este reteste à neckline, conforme se pode verificar no gráfico 4H, pode estar a ser feito com a formação de uma bandeira de alta, o que pode ser uma boa garantia de que este movimento correctivo não é mais que o clássico pullback dos H&S e poderá representar uma excelente oportunidade de entrada longa.
Em termos de trading, considero importante uma vigilância apertada a esta zona dos 1.2280/1.2310, zona da neckline, pois estamos perante uma zona muito interessante para abrir posições longas. A acrescentar a este pormenor temos também a zona dos 50% de fibo que estão a 1.2280. Uma reacção em alta a esta zona com a superação em alta da zona dos 1.2380/1.2440 poderão colocar o euro perante um espectacular movimento de alta.
- Anexos
-
- eur4h.jpg (173.11 KiB) Visualizado 3856 vezes
Obrigado pela explicação Migluso.Em tempos já por aqui tinha passado uma pergunta minha acerca de «opções». Pergunta respondida por ti.Mas volta e meia ainda me ponho a perguntar acerca das estratégias que passam pelo exercício de "puts" e/ou calls.
Relativamente à segunda pergunta,extrapolando agora para o caso Europeu, fico com a ideia de que se o BCE está em vias de optar por medidas que ao parece vão aumentar a massa monetária, seria suposto que a divisa associada, o euro, perdesse, a longo prazo, valor?!
Os «circuitos mentais» que uso para justificar este recente rally do eurusd são estes; dada a continuada crise da zona euro, qualquer declaração que seja percepcionada pelo mercado como fazendo parte de uma solução para a sua resolução, acaba por se sobrepor aquilo que seria o movimento natural da divisa, em face das medidas que foram anunciadas.Mas tal movimento, não me parece que se possa manter por muito mais tempo.Estarei eu a pensar de forma correcta?
Relativamente à segunda pergunta,extrapolando agora para o caso Europeu, fico com a ideia de que se o BCE está em vias de optar por medidas que ao parece vão aumentar a massa monetária, seria suposto que a divisa associada, o euro, perdesse, a longo prazo, valor?!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Re: O que fazer p/ ver gráficos
Figueiraa1 Escreveu:Peço desculpa pelo off topic.
Vejo o 2º gráfico do post acima e não o 1º.
No 1º gráfico aparece a imagem dum sapo com a inscrição "domain unregisred"
Isto não aparece s
Alguém quu saiba como resolver?
Cumprimentos,
O primeiro gráfico está alojado no imageshack.
O 2º gráfico foi anexado aqui no fórum.
Vou passar a anexar os gráficos em vez de os alojar no imageshack.
ferreira10 Escreveu:Recebido via Gobulling:
"|forex| O EUR/USD volta a negociar acima dos 1,2370, desencadeando algumas ordens stop e uma rápida subida até ao novo máximo de sessão europeia de 1,2390. O próximo nível de resistência está nos 1,2420, depois nos 1,2450 onde existem evidências de algumas opções."
Referem-se a opções; opções de compra?Para indivíduos que estão curtos? É isso?Ou opções de venda; dai esta resistência ser uma resistência master?
Recebido via Gobulling:
"|JPY - YEN - JAPÃO| A probabilidade de o BOJ apostar em medidas de alívio esta semana é de 50%, diz o BofA Merrill, apontando para a reunião do comité de política monetária agendada para 8 e 9 de agosto"
Quais poderão ser as implicações no mercado cambial da acção levada a cabo por destes indivíduos?
Edit: corrigido o valor da resistência.De 1,2425 para 1,2444.
Boas Ferreira,
1) Quando mencionam opções referem-se a instrumentos derivados.
Um strike price pode funcionar como uma zona de S/R de curto prazo por se tratar de um nível que interessa defender ou atacar (para que a opção seja exercida ou não, desactivada ou não, etc... depende do tipo de opção)
Neste site tens muita informação. Este artigo é um bom exemplo:
http://www.forextraders.com/forex-strat ... ading.html
2) Os bancos centrais, incluindo o BOJ, têm poder de fogo para mover montanhas no curto prazo...
BN
O que fazer p/ ver gráficos
Peço desculpa pelo off topic.
Isto não aparece s
Cumprimentos,
Isto não aparece s
Cumprimentos,
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], MP65, Opcard33, Shimazaki_2, trilhos2006, zulu404 e 105 visitantes