Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Famílias podem deduzir no IRS até 250 euros de IVA em 2013

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 19/7/2012 3:45

Exacto, a pena é simples, fechar a actividade.

Aora quero ver como é a um médico , aos advogados (muitos deles politicos) , arquitetos e etc.


Conclusão: esta Lei e para apanhar o ze que vende caracois e finos


Outra solução simples e obvia era: a AT ser a entidade que fornecia o sitsema de facturação . ou maquinas lacradas ou la o que seja.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Automech » 19/7/2012 3:40

Lion_Heart Escreveu:Voces nao devem ter conhecimento ou nao prestam atenção mas por ex. em Espanha , Brasil ou Polonia (tres exemplos que conheço) , em todo o lugar e emitida uma factura, seja loja, cafe ou rest.

Em Itália podem encerrar o estabelecimento caso não passem a factura e o cliente pode ser multado à saída se não a trouxer. Os Italianos não são muito de seguir regras mas esta posso garantir que a levam mesmo muito a sério.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Lion_Heart » 19/7/2012 3:36

Voces nao devem ter conhecimento ou nao prestam atenção mas por ex. em Espanha , Brasil ou Polonia (tres exemplos que conheço) , em todo o lugar e emitida uma factura, seja loja, cafe ou rest.

Simplesmente porque e de Lei e a Lei é dura.

No UK ainda e pior .

Aqui a Lei tem sempre a porta do cavalo que permite a quem seja esperto nunca pagar nada.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Automech » 19/7/2012 3:36

Alguma sugestão Lion ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Lion_Heart » 19/7/2012 3:31

Eu conheço fiscais e a minha conclusão é simples:

Gente poderosa 0 , locais que eles gostem 0 , ciganos e Romenos 0.

Quem paga? o pobre e honesto pequeno cidadão que não tem como se defender e acima de tudo é Honesto.
Esse paga pelos outros todos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Automech » 19/7/2012 3:30

Estou a contar os minutos para que alguém venha dizer que é um método pidesco e que o estado é ladrão e não pode fazer isto.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Automech » 19/7/2012 3:28

É verdade Elias, mas a ideia nem é que haja um batalhão de fiscais, mas sim que a lei seja suficientemente dura para dissuadir e depois que haja meia dúzia de casos exemplares (sejam eles escolhidos ou não). E já agora uma forma de denúncia fácil (telefone, email, página na net) só para manter o respeitinho.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Elias » 19/7/2012 3:21

AutoMech Escreveu:Se à primeira infracção fechassem o local por um mês + multa equivalente a 1.000 vezes o valor da factura não emitida e à segunda fechassem definitivamente + cadeia, a coisa era capaz de ser mais eficaz.


Eu até estou de acordo.

O problema neste país é que depois as coisas não são feitas como deve ser e há um grande risco de tratamento desigual. O que não falta neste país são casos de comportamentos "selectivos" por parte das autoridades que têm em vista perseguir os inimigos, proteger os amigos e aplicar a lei aos restantes.

Ou seja, se um fiscal for para a rua para fiscalizar a cena das facturas, o mais provável é que decida fiscalizar um estabelecimento com o qual não simpatize e que opte por não fiscalizar o estabelecimento do amigo, do primo, do conhecido. Não quero embarcar em generalizações excessivas e sugerir que todos agiriam desta forma, mas também não vou ser ingénuo ao ponto de pensar que todos iriam proceder de forma isenta e imparcial e que não iria haver diferenças de tratamento.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Automech » 19/7/2012 3:07

Se à primeira infracção fechassem o local por um mês + multa equivalente a 1.000 vezes o valor da factura não emitida e à segunda fechassem definitivamente + cadeia, a coisa era capaz de ser mais eficaz. E, claro, os quatro fiscais do Koreano à paisana, só para apanhar uns quantos a titulo de exemplo. O Koreano em jeito de brincadeira tocou no ponto mas é mesmo assim.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por JMHP » 19/7/2012 3:01

Elias Escreveu:
JMHP Escreveu:Estamos bem então.... Muito bem. Se outros são, logo vivemos bem com isso, então porque razão tanta lamentação?!... Não somos felizes assim?!


JMHP,

Não estou a dizer que devemos ser assim ou deixar de ser só porque os outros fazem isto ou aquilo.

Apenas quis frisar que aquilo que por vezes é denominado como "mentalidade tuga" é na verdade muito mais comum lá fora do que se possa pensar. Não nos iludamos a pensar que somos diferentes.

A minha reflexão era sobre a terminologia e não sobre a atitude.


Talvez porque eu pessoalmente ter experimentado outro país com outra mentalidade diferente me leve a ignorar mais mediocridade para além da nossa.

Eu não quero viver numa ilusão nem me conformar com a infelicidade de viver num país assim, porque sei que existe outra realidade possível para além da nossa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por Elias » 19/7/2012 2:56

JMHP Escreveu:Estamos bem então.... Muito bem. Se outros são, logo vivemos bem com isso, então porque razão tanta lamentação?!... Não somos felizes assim?!


JMHP,

Não estou a dizer que devemos ser assim ou deixar de ser só porque os outros fazem isto ou aquilo.

Apenas quis frisar que aquilo que por vezes é denominado como "mentalidade tuga" é na verdade muito mais comum lá fora do que se possa pensar. Não nos iludamos a pensar que somos diferentes.

A minha reflexão era sobre a terminologia e não sobre a atitude.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por JMHP » 19/7/2012 2:48

Elias Escreveu:
JMHP Escreveu:Este tópico está a revelar bem a mentalidade dos portugueses em geral, a tão apelidada de mentalidade "Tuga".

(...)

Merecemos mesmo o país que temos.... é mesmo à nossa medida. Parvos são os nossos credores.. :wall:


JMHP,

Não sei se isto é uma idiossincrasia tuga.

Aparentemente, no resto dos países do sul da Europa e na maior parte dos países de leste a situação não é muito diferente.


Estamos bem então.... Muito bem. Se outros são, logo vivemos bem com isso, então porque razão tanta lamentação?!... Não somos felizes assim?!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por Elias » 19/7/2012 2:26

JMHP Escreveu:Este tópico está a revelar bem a mentalidade dos portugueses em geral, a tão apelidada de mentalidade "Tuga".

(...)

Merecemos mesmo o país que temos.... é mesmo à nossa medida. Parvos são os nossos credores.. :wall:


JMHP,

Não sei se isto é uma idiossincrasia tuga.

Aparentemente, no resto dos países do sul da Europa e na maior parte dos países de leste a situação não é muito diferente.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por JMHP » 19/7/2012 2:15

Este tópico está a revelar bem a mentalidade dos portugueses em geral, a tão apelidada de mentalidade "Tuga".

Basicamente a maioria está afirmar e a reconhecer que nós portugueses somos um povo estúpido e sem emenda, parece que as ideias e propostas não funcionam nunca neste país (não admira...), nada serve, não funciona, não presta... Será que o verdadeiro e grande problema do país não começa mesmo logo na cabeça das pessoas?! :roll:

Como já aqui várias vezes tenho desabafado... Pior que os políticos e corruptos deste país é o próprio povo que se resigna à sua própria incapacidade e ausência de orgulho e confiança ao mesmo tempo que procura disfarçar a sua responsabilidade individual e colectiva da mediocridade em que vive mergulhado.

Merecemos mesmo o país que temos.... é mesmo à nossa medida. Parvos são os nossos credores.. :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por Elias » 19/7/2012 1:59

Fonte: jornaldenegocios
Anexos
descontos iva.PNG
descontos iva.PNG (234.51 KiB) Visualizado 1704 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por A330-300 » 19/7/2012 1:34

O anúncio que fazem é:
"Podem poupar até 250 euros"

O problema é o "até".

Na prática,uma família normal e corrente com renda até aos 2000 euros onde tem que pagar casa, escola de crianças , etc , mesmo que peça as faturas todas ,como não tem muita margem orçamental para gastar ,não vão a restaurantes , etc, se virem aí 20 euros de volta é muito.

Mas como alguns já referiram anteriormente , casos há que mais vale a pena não pedir fatura por sair mais barato, e como verificar se compensa ou não requer um cálculo algo complexo para se fazer no momento que se contrata o serviço , as pessoas não vão pedir e acabou.

Ao final do ano terão ali umas faturazecas de restaurantes do almoço com a família e pouco mais e verão de volta 10 , 20 euritos.Se muito. E no ano seguinte já se está tudo a marimbar porque não compensa a chatice de estar a pedir fatura e ficar à espera , etc.

Acho que esta medida vai acabar como a de 2003. Sem efeito.

A330
 
Mensagens: 1503
Registado: 30/1/2005 12:51
Localização: Lx

por Elias » 19/7/2012 0:26

Koreano Escreveu:Vitor Gaspar, se me estás a ler, toma nota da receita:

- Pegas nos tostões que ias "perdoar" ao IRS da malta e na ultima semana de 2012 enches o país de outdoors com a tua cara e a seguinte frase: "- EM 2013, VOU ENTRAR A MATAR!"

- No dia 1 de janeiro requisitas 4 funcionarios publicos daqueles que não fazem puto o dia todo, com os seguintes perfis:
- 1 bêbado
- 1 gordo lambão
- 1 gajo do "tuning"
- 1 " gaja" boa

- Metes 100 euros na mão de cada um e mandas a gaja boa para um cabeleireiro, o do tuning com o chasso para a oficina, o gordo para o restaurante e o bebado para a tasca, todos com camaras ocultas.

- Obviamente, todos sairão dos estabelecimentos sem factura e os 100 euros. De seguida mandas os ditos regressarem ao estabelecimento, acompanhados dos teus colegas fiscais das finanças e da policia

- Os colegas fiscais entregarão ao proprietário do negócio uma multa de 50000 euros e os srs da Psp algemarão o tal proprietario para que de imediato se inicie o cumprimento da sua pena de prisao por crime de evasão fiscal, em flagrante.

- O telejornal da rtp de dia 1 abre obrigatoriamente com as imagens gravadas do sucedido

- No dia 2 repetes todos os passos anteriores. Quando chegarmos aos Reis, ja ninguem neste país terá colh@&$ para arriscar nao passar uma fatura.


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: muito bom!!!!
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Koreano » 19/7/2012 0:23

Agora um bocadinho mais a sério.

Esta medida parece-me uma fantochada de primeira. Mais ridicula era dificil.

Se o objectivo é reduzir a fraude fiscal através do contributo dos cidadãos, pagando-lhes para isso até 250 euros por ano, desconfio que não o vão conseguir. Se com fiscais profissionais, que ganham milhares por mês, não con seguiam, ia agora ser o Zé,por 50 euros por ano, que o ia fazer?

Vitor Gaspar, se me estás a ler, toma nota da receita:

- Pegas nos tostões que ias "perdoar" ao IRS da malta e na ultima semana de 2012 enches o país de outdoors com a tua cara e a seguinte frase: "- EM 2013, VOU ENTRAR A MATAR!"

- No dia 1 de janeiro requisitas 4 funcionarios publicos daqueles que não fazem puto o dia todo, com os seguintes perfis:
- 1 bêbado
- 1 gordo lambão
- 1 gajo do "tuning"
- 1 " gaja" boa

- Metes 100 euros na mão de cada um e mandas a gaja boa para um cabeleireiro, o do tuning com o chasso para a oficina, o gordo para o restaurante e o bebado para a tasca, todos com camaras ocultas.

- Obviamente, todos sairão dos estabelecimentos sem factura e os 100 euros. De seguida mandas os ditos regressarem ao estabelecimento, acompanhados dos teus colegas fiscais das finanças e da policia

- Os colegas fiscais entregarão ao proprietário do negócio uma multa de 50000 euros e os srs da Psp algemarão o tal proprietario para que de imediato se inicie o cumprimento da sua pena de prisao por crime de evasão fiscal, em flagrante.

- O telejornal da rtp de dia 1 abre obrigatoriamente com as imagens gravadas do sucedido

- No dia 2 repetes todos os passos anteriores. Quando chegarmos aos Reis, ja ninguem neste país terá colh@&$ para arriscar nao passar uma fatura.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 25/5/2012 9:54
Localização: Arraiolos / Lisboa

por Elias » 19/7/2012 0:00

Arte-Sacra Escreveu:Essa tanga de que se todos pagarem, todos pagaremos menos, já não pega.

O Estado, na última década, aumentou exponencialmente a eficácia fiscal.
O eficiência da cobrança voluntária e coerciva está nos máximos.
Nunca cobrou tantos impostos, como cobra actualmente.
Nunca teve taxas tão elevadas como as actuais.

E no entanto: É INSUFICIENTE. :shock:

As taxas sobem, a factura fiscal aumenta, mas a despesa do Estado aumenta ainda mais.

Há décadas que afirmam essa tanga, de que se todos pagarem, todos pagaremos menos.

Simplesmente, a realidade na última década, desmente e comprova que:

Quanto mais o Estado cobra, mais gasta.

Logo, terá de cobrar menos, para gastar menos. Ponto.


Arte Sacra,

Excelente resumo. :)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Arte-Sacra » 18/7/2012 23:39

Essa tanga de que se todos pagarem, todos pagaremos menos, já não pega.

O Estado, na última década, aumentou exponencialmente a eficácia fiscal.
O eficiência da cobrança voluntária e coerciva está nos máximos.
Nunca cobrou tantos impostos, como cobra actualmente.
Nunca teve taxas tão elevadas como as actuais.

E no entanto: É INSUFICIENTE. :shock:

As taxas sobem, a factura fiscal aumenta, mas a despesa do Estado aumenta ainda mais.

Há décadas que afirmam essa tanga, de que se todos pagarem, todos pagaremos menos.

Simplesmente, a realidade na última década, desmente e comprova que:

Quanto mais o Estado cobra, mais gasta.

Logo, terá de cobrar menos, para gastar menos. Ponto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 246
Registado: 4/5/2008 16:15

por Koreano » 18/7/2012 23:30

ferreira10 Escreveu:
Koreano Escreveu:Pouco tempo após a entrada em vigor das medidas, estreará um novo programa na TV:

Extreme Facturingue!

Acompanharemos donas de casa da classe alta, que lutam contra o aborrecimento diário, consumindo desenfreadamente nas oficinas, gabinetes de estética e cabeleireiros e solicitando facturas com Nif de gente pobre, a quem mais tarde entregarão a papelada como caridade... Lili Caneças de apresentadora.


:lol: :lol: :lol: ! Koreano se calhar estás a brincar, mas manda uma olhadela aqui a esta noticia do JN; a dizer que à semelhança do Brasil também poderão ser aqui sorteados prémios por pedir factura.E esta hein?

Fonte JN:

"...Está em causa uma medida que o Governo considera de grande relevo no combate à fraude, e que pretende replicar aquilo que se passa em Estados como Porto Rico, algumas províncias chinesas ou em São Paulo, no Brasil: devolver uma parte do IVA aos consumidores que peçam factura, em determinados sectores de actividade, eventualmente associando-lhe sorteios de automóveis para estimular a adesão. ..."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=568783


Isso então é que seria a comédia completa... o Estado fazia uns sorteios de Mercedes e BM's e lá vinha o Louçã para o telejornal reclamar que as probabilidades iriam favorecer os ricos capitalistas, que são os que mais consomem, e que iriam acrescentar mais bólides à garagem...

Aposto que o Valentim Loureiro ganhava logo um
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 25/5/2012 9:54
Localização: Arraiolos / Lisboa

por Arte-Sacra » 18/7/2012 23:29

Dialmedia Escreveu:É curiosa a atitude dos utilizadores aqui no forum, que indirectamente acabam eles próprios por justificarem a necessidade que levou à implementação desta medida! Senão vejamos:

:arrow: Alguns queixam-se que é preciso gastar + de 21.000€ em compras com 23% de IVA para recuperar o montante -> A vossa mentalidade é: O Estado dá-vos um incentivo "de borla" e vocês criticam a medida e que não vale a pena porque não vão conseguir aproveitar o bónus ao máximo! Então se o Estado colocasse um limite de 2.500€? Era mau que no final do ano recebessem "apenas" 400 ou 500€ desse limite? Pois...

:arrow: Não vale a pena estar a guardar facturas de 5 ou 6€ do restaurante que os cêntimos que ganho são mínimos -> Logo dois erros na mesma frase! Na verdade há que ser inteligente e aproveitar as facturas gordas para beneficiar deste desconto, nomeadamente as revisões ao automóvel que valem logo por várias "refeições". E mesmo que não tenham facturas gordas, as refeições de facto tem pouco valor unitário mas, se frequentam todos os dias um restaurante, então são centenas de facturas no final do ano que já valem alguma coisa.

E por fim, acho que a verdadeira essência desta medida passou ao lado de todos e mostra o individualismo e egoísmo do cidadão português. Esta medida NÃO é para o vosso bem em particular, embora o benefício sirva como incentivo.

Esta medida serve sim para combater a invasão fiscal ao apelar a todos os cidadãos que assumam a atitude de pedir um documento que ajuda o Estado a receber os impostos a que tem direito! Se todos pagassem, o IVA se calhar não precisava de ser 23% mas sim de 20%, bem como o IRC, bem como os cortes dos subsídios, etc... E agora recorram às vossas contas que tanto gostam de fazer para verificarem que se calhar 3% a menos no IVA em todos os produtos é mais benéfico do que estar quieto só porque dá "trabalho" e o benefício não é grande coisa... Talvez assim entendam que o verdadeiro ganho aqui não são esses 250€ mas sim o impacto com que a sociedade e todos os cidadãos poderão beneficiar com a diminuição no futuro da carga fiscal.

Cumps.


Resumindo o texto:

"Invasão fiscal" :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 246
Registado: 4/5/2008 16:15

por Dom_Quixote » 18/7/2012 23:27

ferreira10 Escreveu:(...) esta noticia do JN; a dizer que à semelhança do Brasil também poderão ser aqui sorteados prémios por pedir factura.E esta hein? (...)


Bagão Félix já tinha aventado essa hipótese há uns anos numa entrevista na tv. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por _urbanista_ » 18/7/2012 23:27

Elias Escreveu:
Pois, acho que é disso mesmo que se trata: uma invasão fiscal :twisted:


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 488
Registado: 29/6/2009 12:38
Localização: 20

por Elias » 18/7/2012 23:22

Dialmedia Escreveu:É curiosa a atitude dos utilizadores aqui no forum, que indirectamente acabam eles próprios por justificarem a necessidade que levou à implementação desta medida! Senão vejamos:

:arrow: Alguns queixam-se que é preciso gastar + de 21.000€ em compras com 23% de IVA para recuperar o montante -> A vossa mentalidade é: O Estado dá-vos um incentivo "de borla" e vocês criticam a medida e que não vale a pena porque não vão conseguir aproveitar o bónus ao máximo! Então se o Estado colocasse um limite de 2.500€? Era mau que no final do ano recebessem "apenas" 400 ou 500€ desse limite? Pois...


Acho que estás a ver mal as coisas.
O estado propõe-se devolver 5% do IVA ou seja dos 23% que pagas o Estado devolve-te um ponto percentual.

Exemplo:
Até aqui um gajo ia ao mecânico e podia optar por pagar 100 euros sem factura ou 123 com factura.

A partir de agora um gajo vai ao mecânico e podia optar por pagar 100 euros sem factura ou 123 com factura. E depois o Estado devolve um euro e assim só pagaste 122.

Acho que muita gente vai continuar a preferir os 100 euros.

Dialmedia Escreveu:[b]Esta medida serve sim para combater a invasão fiscal


Pois, acho que é disso mesmo que se trata: uma invasão fiscal :twisted:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Giovannni, Opcard, PAULOJOAO e 129 visitantes